Sendo assim, a "inexistência de deus" é um dogma seu.
Faz sentido falar em dogma quando não se tenta defender que algo seja uma verdade inquestionável? Penso que não.
Luis, creio que sua interpretação de dogma, seja no sentido figurativo [pejorativo] de ser "dogmático": autoritário; sentencioso; que procura impor-se pela autoridade; altivo, impositivo, dominador, arrogante.
E o que eu venho relatando é sobre dogma [e dogmático] no sentido "estrito": opinião certa; decisão; algo que não se coloca em dúvida; certeza.
Veja o significado de acordo com o dicionário Aurélio:
DOGMA
[Do lat. dogma, atis < gr. dógma, atos, ?decisão?.]
Substantivo masculino.
1.Ponto fundamental e indiscutível duma doutrina religiosa, e, p. ext., de qualquer doutrina ou sistema:
?Segundo o dogma calvinista, o homem perdeu, pelo pecado original, todas as forças do bem? (Oto Maria Carpeaux, A Cinza do Purgatório, p. 302).
2.Rel. Na Igreja Católica Apostólica Romana, ponto de doutrina já por ela definido como expressão legítima e necessária de sua fé.
Já dogmático:
DOGMÁTICO
[Do lat. dogmaticu.]
Adjetivo.
1.Respeitante a, ou próprio de dogma.
2.Fig. Autoritário; sentencioso. ~ V. realismo ?.
De acordo com o significado que venho utilizando, sua afirmativa sobre a inexistência de deus é um dogma, já que não comporta dúvida. É uma certeza sua; algo indiscutível. E por isto disse que o
ateísmo forte [seguro; que não há dúvida] pode ser entendido como o
ateísmo dogmático [relativo a dogma].
Apenas para complementar, o sufixo nominal "ático" [ex.: dogm
ático] significa: de; próprio de; ou relativo a.
Sua interpretação vem sendo de acordo com o sentido figurado de "dogmático" [autoritário] enquanto eu tenho me mantido no sentido literal.
[Do ingl. agnosticism.]
Substantivo masculino. Filos.
1.Segundo Thomas Henry Huxley (1825-1895), naturalista inglês, posição metodológica que só admite os conhecimentos adquiridos pela razão e evita qualquer conclusão não demonstrada.
2.Atitude que considera inúteis as discussões sobre questões metafísicas, já que estas tratam de realidades incognoscíveis.
3.P. ext. Doutrina, ou atitude, que admite uma ordem de realidade que é incognoscível. [Cf. dogmatismo (1).]
Levando em conta, como eu venho fazendo, o significado de número 1 [
"...evita qualquer conclusão não demonstrada."], não vejo compatibilidade entre "ateísta forte" [pessoa segura; que possui certeza sobre a "inexistência de deus"] com "agnóstico" [pessoa que não toma uma conclusão definitiva acerca do problema lançado].