Votei em nuclear, mas acho que são todas complementares.... algumas talvez se mostrem inviáveis... ou mais restritas a algumas situações.
Imagino que com o encarecimento do petróleo venham a se popularizar diversas alternativas, umas nem tão menos poluentes, sendo mais uma alternativa ao petróleo do que algo proveniente de preocupação com gases de efeito estufa.
Tem outras alternativas ainda não mencionadas aí, que acho bem interessantes:
- carro a ar pressurizado - que segundo disseram inicialmente, limpa o ar utilizado inclusive. No posto de gasolina por enquanto é grátis esse "combustível", mas a pressurização demanda energia também, de qualquer modo. Se não me engano, é melhor que carro elétrico.
- amônia - limpa e interessante, segundo uns, por ser utilizada como fertilizante, o que significa que já há rede de distribuição. O problema é depender também de combustíveis fósseis para produção atualmente. Mas pode ser usado metano, que é pior para o efeito estufa, e tem algumas fontes naturais não aproveitadas no esterco (e flatulênica) de gado, e em lixões. Se não me engano existem em alguns países estações que aproveitam o gás de depósitos de lixo subterrâneos.
...
Vi propaganda de um "reporter eco" que vai passar na rede cultura (espero que não tenha passado), e se não me engano, na chamada havia qualquer coisa sobre energia nuclear. Acho interessante ficar de olho e ver o que falam. Caso for algo questionável, seria interessante que as pessoas mandassem emails com informações como aquelas que o Hendrik passou do livro do Lovelock, sobre que no fim das contas as fontes convencionais de energia historicamente causaram mais mortes em acidentes e são mais prejudiciais à população geral apesar de não terem tido esses casos de poluição "concentrada" que serviram para traumatizar as pessoas.
Bom seria também dar uma estudada no assunto para ver se é isso mesmo exatamente, não escorregar em algum momento e não dar um espantalho...