A gente não pode falar contra que parece alarmista, mas o caso é que acidentes acontecem. Não é que acidentes podem acontecer. ACIDENTES ACONTECEM. E acidentes atômicos são uma grande preocupação porque o que mais se conhece da energia atômica, infelizmente, são as bombas, Chernobyl e tal.
Vou repetir: entre 1963 e 1973 as grandes potências do planeta resolveram se impor umas às outras exibindo seu poderio via armamento nuclear. Realizaram milhares de testes, o equivalente à 20.000 Hiroshimas. A radiação liberada nesses testes foi o equivalente à duas Chernobyls POR SEMANA DURANTE UM ANO. A núvem de radiação produzida por esses testes se espalhou por TODO PLANETA via correntes de ar e TODO MUNDO respirou ou ingeriu essa radiação. Eu nasci em 1973, então provavelmente meu primeiro fôlego foi temperado com plutônio, césio, etc...
Então se estão fazendo alarde sobre o que pode acontecer caso um acidente igual ou superior à Chernobyl aconteça, é bom ter em mente o que aconteceu com as gerações de 60 e 70 e seus posteriores descendentes que foram contaminados por duas Chernobyls por semana durante um ano todo: NADA.
Repito: O veneno é a dose. Veneno não mata. Dose mata. Oxigênio é uma das substâncias mais venenosas que existe e no entanto não morremos. Por que? por que não o respiramos em doses letais.
Assim, vai me desculpar a franqueza, mas ir contra energia nuclear por medo de acidentes nucleares É sim alarmismo. E vem sido usado com sucesso pelos lobies ambientalistas.
O irônico, ou tragicômico, é que isso nos custou décadas de uso contínuo e cada vez mais elevado de energia proveniente do carvão, gás e petróleo, que agora nos colocaram numa bela enrascada. Se tivessem deixado a nergia nuclear em paz, provavelmente agora não estaríamos com esses problemas de CO2 e aquecimento global. Ou seja, é possível que um dos grandes responsáveis pela nossa situação agora e futura sejam os mesmo lobbies ambientalistas que todo mundo resolve escutar quando querem saber o que fazer para "salvar o mundo".