Eu acredito que a solar possa ser melhor utilizada.
Ela pode, mas não é porque não sabemos como. Não tem havido avanços significativos na captura e processamento de energia solar por décadas. E o que temos é ineficiente, inadequado, caro, frágil, tem vida curta e aproveita pouquíssimo do sol.
Eu ainda não entendo porque querem eleger a energia solar como algo que vá resolver nossa crise energética caso resolvamos parar de usar carvão e gás...
E que tal, em dias muito quentes, com o agravante do problema dos raios que provocam câncer e tudo mais,
Sabe quel o lemento que mais causa cancêr no mundo e é responsável por 1/3 do total? oxigênio. Acredito que depois venha tabaco.
usarmos uma roupa que além de gerar energia atráves dos fótons que capta e nos proteger dos mesmos, também gera energia através da captação do calor do nosso corpo, dessa maneira, nos mantendo vestidos, seguros e geladinhos no sol que vier!
Tarcísio, vale aí o que o Dr. Manhattan disse: que critério usar na hora de eleger a melhor alternativa ao carvão, gás e petróleo?
a) Melhor energia em princípio?
b) Melhor energia na prática?
Em princípio, solar é sem dúvida a melhor. Na prática é capenga.
E a gente tá precisando de algo super-mega-prático agora. Algo que possa cortar o grosso das emissões de CO2 e demais gases responsáveis pelo efeito-estufa. E olha que cortar o grosso pode não ser suficiente e seja preciso achar um jeito de limpar o ar. E isso não para resolver os problemas que estão acontecendo e que irão perdurar por décadas. Fazer isso para que daqui uns 50 ou 100 anos nossos descendentes possam ter uma chance de vida.
Então eu acho que a Humanidade não pode ficar perdendo tempo com romantismos ambientalistas muito bonitos em princípio mas inúteis na resolução dos nossos problemas.
Vou até dar um de profeta dos últimos tempos: se a Humanidade não adotar energia nuclear agora de forma maciça, os próximos 50-100 anos serão horríveis e estaremos comprometendo o futuro da Humanidade por mais 100 anos depois dos próximos 100. Não tem alternaiva que reduza, na prática e de forma siginificativa, a liberação dos gases efeito-estufa. Isso porque como não vão poder produzir energia com a mesma eficiencia e na mesma quantidade que as tecnologias que usam carvão, gás e petróleo, vamos continuar nos valendo dessas tecnologias poluidoras para alimentar nossa crescente sede de energia. Pior, porque vamos ter mais e mais terras sendo usadas para agricultura, vamos perder mais e mais ecosistemas, perdendo mais e mais mecanismos verdes que limpam a terra desses gases. Energias alternativas que não a nuclear para uso maciço agora (agora = 50-100 anos) é um tiro no pé.
A não ser que Mandrake apareça agora e tire uma tecnologia super-eficiente e prática para converter os raios solares em energia. O sonho de todo ambientalistas.
Até lá: pé no chão.