Autor Tópico: Neonazismo…  (Lida 15655 vezes)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Neonazismo…
« Resposta #75 Online: 17 de Abril de 2007, 11:48:11 »
Off topic

Neoliberalismo

Agora volte-se ao nacionalismo…

Resultados obtidos no mundo
A mais recente onda liberalizante, que ficou conhecida como "neoliberalismo", teve seu início com a queda do muro de Berlim em 1989 e contagiou rapidamente o mundo Foi promovida pelo FMI, por economistas liberais como Milton Friedman e pela Escola de Chicago, entre outros, sendo por eles apregoada como a solução que resolveria os problemas econômicos mundias, reduzindo a pobreza e acelerando o desenvolvimento global.[32]

Agora, já passados 28 anos que as "receitas neoliberais" vêm sendo aplicadas, em maior ou menor grau, por um grande número de países - entre os quais se inclui o Brasil - a ONU resolveu analisar os resultados obtidos por esses fortes ventos liberalizantes, e medir seus efeitos nas populações dos países onde as práticas neoliberais estão sendo adotadas.

Um livro denominado "Flat World, Big Gaps" [33] ("Um Mundo Plano, Grandes Disparidades" - tradução livre), foi editado por Jomo Sundaram, secretário-geral adjunto da ONU para o Desenvolvimento Econômico, e Jacques Baudot, economista especializado em temas de globalização, analisou essas questões e está despertando grande interesse. Nesse livro seus autores concluem que: "A 'globalização' e 'liberalização', como motores do crescimento econômico e o desenvolvimento dos países, não reduziram as desigualdades e a pobreza nas últimas décadas". [34]

A segunda parte do livro analisa as tendências das desigualdes econômicas que vêm ocorrendo em várias partes do mundo, inclusive na OECD, nos Estados Unidos, na América Latina, no Oriente Médio e norte da África, na África sub-saariana, Índia e China.

As políticas liberais adotadas não trouxeram ganhos significativos para a melhoria da distribuição de renda, pelo contrário: "A desigualdade na renda per capita aumentou em vários países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) durante essas duas décadas, o que sugere que a desregulação dos mercados teve como resultado uma maior concentração do poder econômico." [34]

Supreendentemente, a liberalização do fluxo de capitais financeiros internacionais, que era apontada como uma maneira segura de fazer os capitais jorrarem dos países ricos para irem irrigar as economias dos países pobres, deles sedentos, funcionou exatamente ao contrário.

O fluxo de dinheiro inverteu-se, e os capitais fugiram dos países mais pobres, indo para os mais ricos: "Houve uma tremenda liberalização financeira e se pensava que o fluxo de capital iria dos países ricos aos pobres, mas ocorreu o contrário", anotou Sundaram. "Como exemplo, citou que os EUA recebem investimentos dos países em desenvolvimento, concretamente nos bônus e obrigações do Tesouro, e em outros setores". [34]

No Brasil, por exemplo, recentemente (2006), a Companhia Vale do Rio Doce decidiu investir 18 bilhões de dólares no Canadá, onde adquiriu a Inco [35]. Em fevereiro de 2007 a Vale comprou a mineradora de carvão australiana AMCI Holdings, por 835 milhões de dólares australianos (1,38 bilhão de reais) [36], demostrando assim, mais uma vez, como o fluxo de capitais está indo dos países pobres para os países mais ricos e não ao contrário, como se anunciara.

Cumpre ressaltar que essa "liberalização" de fluxos financeiros é muito assimétrica. Os países que mais defendem a liberalização total dos fluxos de capitais não a praticam dentro de suas fronteiras. Os Estados Unidos, com seu forte discurso liberalizante criou, por exemplo, a "Community Reinvestment Act" (Lei do Reinvestimento Comunitário) que obriga seus bancos a reaplicar localmente parte do dinheiro que captam na comunidade. A Alemanha resistiu a todas as pressões para "internacionalizar" seus capitais; hoje 60% da poupança da população alemã está em caixas municipais, que financiam pequenas empresas, escolas e hospitais. A França criou um movimento chamado de "Operações Financeiras Éticas". A apregoada liberdade irrestrita para os fluxos de capitais parece ter sido adotada só pelos países sub-desenvolvidos, que se vêem freqüentemente submetidos a graves crises causadas por sua vulnerabilidade às violentas movimentações especulativas mundiais. [37]

Essa diferença entre o discurso liberalizante dos países desenvolvidos e suas ações práticas foi reconhecida até por Johan Norberg [38] , o jornalista suéco autor do "best-seller" In Defense of Global Capitalism que "atira coqueteis Molotov retóricos nas potências ocidentais cujo discurso em prol dos livre-mercados é grandemente prejudicado por suas tarifas draconianas sobre a importação de produtos têxteis e agrícolas, as duas áreas onde os países sub-desenvolvidos teriam condições de competir". Le Monde, 12/2/2004.

De maneira geral "a repartição da riqueza mundial piorou e os índices de pobreza se mantiveram sem mudanças entre 1980 e 2000" [34], como já previra Tobin em 1981.

Realmente cada um só vê o que quer... |(
« Última modificação: 17 de Abril de 2007, 11:54:26 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #76 Online: 17 de Abril de 2007, 11:52:53 »

Vamos "jogar" um milhão de africanos miseráveis em Tóquio para ver se daqui a 10 anos eles serão tão prósperos como os atuais habitantes. Claor que não, provavelmente a cidade será arruinada até.

:susto: Nem tanto ao mar e nem tanto à terra...Foi um exemplo infeliz... :?

Então por mais que se critique o nacionalismo, sua vertente moderada e lógica não pode ser desprezada. Por boas intenções, eu como presidente de um país próspero gostaria muito que todo mundo fosse assim, mas não posso dar a solução abrindo as fronteiras sem limite algum, sob pena de arruinar o meu país. Não é questão de xenofobia ou preconceito, é questão sensatez.

Sinceramente não vejo nenhuma sensatez aí...  :umm:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #77 Online: 17 de Abril de 2007, 12:43:47 »

Mudem o título do tópico, o que está é preconceituoso senão CRIMINOSO!

Viva ao nacionalismo!

Ninguém* vai mudar o título do "MEU" tópico!!!!!!!!
Se não gostou ignore-o!!!!!
  :no:

* A não ser a moderação, claro!

Fico feliz em saber que voltou atrás em seu juízo e está lendo minhas postagens :)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #78 Online: 17 de Abril de 2007, 13:16:21 »

Vamos "jogar" um milhão de africanos miseráveis em Tóquio para ver se daqui a 10 anos eles serão tão prósperos como os atuais habitantes. Claor que não, provavelmente a cidade será arruinada até.

:susto: Nem tanto ao mar e nem tanto à terra…Foi um exemplo infeliz… :?

Então por mais que se critique o nacionalismo, sua vertente moderada e lógica não pode ser desprezada. Por boas intenções, eu como presidente de um país próspero gostaria muito que todo mundo fosse assim, mas não posso dar a solução abrindo as fronteiras sem limite algum, sob pena de arruinar o meu país. Não é questão de xenofobia ou preconceito, é questão sensatez.

Sinceramente não vejo nenhuma sensatez aí…  :umm:

A não é? Quer dizer que pra você tudo bem se os famintos da África migrarem todos para Portugal? Pega-se uma balsa e todos vão passando pelas Colunas de Hércules até chegar a Portugal. Lá o bom e generoso Estado português irá acomodá-los, dar assistência, saúde e educação, dar-lhes a oportunidade de viver dignamente não é?

Dinheiro de onde cara-pálida?? Estrutura? educação? saúde? habitação???

Com toda certeza, Portugal seria muito beneficiado por não ter acatado ao que escrevi acima, já que eu não fui "sensato", e teria um grande progresso com mais e mais emigrantes necessitados, que não sabem o idioma do país, são analfabetos, sem perspectiva, sem dinheiro, sem qualificação profissional alguma, com uma cultura totalmente diferente e sem saber praticamente nada de Portugal, de seus costumes, de suas leis, e de seu Estado.

Tem cada idéia...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #79 Online: 17 de Abril de 2007, 14:03:01 »
Gostar eu também gosto, mas não deixa de ser verdade que há questões sócio-econômicas sérias relacionadas com a imigração que precisam ser administradas.  Imigrantes precisam de moradia, emprego, infra-estrutura social e urbana.

Como o Libertarian Party propõe que se faça a esse respeito?

Ué, o mercado se ajusta. Não é assim nos EUA que recebe não sei quantos milhões de estrangeiros por ano?

Quem me dera fosse fácil assim. 

O mercado se ajusta, sem dúvida, mas não necessariamente de uma forma socialmente palatável; mão-de-obra não-qualificada sempre é abundamente e nem sempre é desejada.

Puxa, se liberdade de mercado por si só fosse capaz de realizar tanto milagre eu seria o primeiro a ser "direitista" e com orgulho.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #80 Online: 17 de Abril de 2007, 15:28:43 »

O mercado se ajusta, sem dúvida, mas não necessariamente de uma forma socialmente palatável; mão-de-obra não-qualificada sempre é abundamente e nem sempre é desejada.

Puxa, se liberdade de mercado por si só fosse capaz de realizar tanto milagre eu seria o primeiro a ser "direitista" e com orgulho.

Não entendi, qual o problema?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 17 de Abril de 2007, 15:31:02 »

Não entendi, qual o problema?

Desemprego, humilhação de famílias inteiras, pobreza, tratos desumanos, desespero, doenças, ódio étnico e racial, massas conturbadas, confrontações nas ruas.

"Só" esse tipo de coisa.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #82 Online: 17 de Abril de 2007, 15:31:30 »
A não é? Quer dizer que pra você tudo bem se os famintos da África migrarem todos para Portugal? Pega-se uma balsa e todos vão passando pelas Colunas de Hércules até chegar a Portugal. Lá o bom e generoso Estado português irá acomodá-los, dar assistência, saúde e educação, dar-lhes a oportunidade de viver dignamente não é?

Quem quer saúde e educação, que pague por ela!

Por isso que o governo não deve oferecer nenhum serviço desses.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #83 Online: 17 de Abril de 2007, 15:36:09 »
Desemprego, humilhação de famílias inteiras, pobreza, tratos desumanos, desespero, doenças, ódio étnico e racial, massas conturbadas, confrontações nas ruas.

"Só" esse tipo de coisa.

Não entendi sua lógica.
Desemprego? A economia se adapta. O desemprego é natural. Pobreza? Natural.
Esses são os riscos que os estrangeiros correm ao mudar de país.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #84 Online: 17 de Abril de 2007, 15:55:02 »

"Só" esse tipo de coisa.

Não entendi sua lógica.

Tirou as palavras da minha boca.

Desemprego? A economia se adapta. O desemprego é natural. Pobreza? Natural.
Esses são os riscos que os estrangeiros correm ao mudar de país.

Alooou, Rhyan!

O desemprego é natural, sim.  Fome e muitas desgraças também são naturais.

Isso não é desculpa para ser indiferente a elas - ou ao risco de criá-las.

A economia se adapta, sim - no mesmo sentido em que a natureza se adapta se uma cidade afundar.  Continua sendo uma tragédia.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #85 Online: 17 de Abril de 2007, 17:32:46 »

Com toda certeza, Portugal seria muito beneficiado por não ter acatado ao que escrevi acima, já que eu não fui "sensato", e teria um grande progresso com mais e mais emigrantes necessitados, que não sabem o idioma do país, são analfabetos, sem perspectiva, sem dinheiro, sem qualificação profissional alguma, com uma cultura totalmente diferente e sem saber praticamente nada de Portugal, de seus costumes, de suas leis, e de seu Estado.

Tem cada idéia…

Vou copiar e colar o que eu respondi acima: " :susto: Nem tanto ao mar e nem tanto à terra…Foi um exemplo infeliz… :? "

E atenção, eu também sou a favor de uma política de imigração. Mas sou totalmente contra a xonofobia.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #86 Online: 17 de Abril de 2007, 19:08:49 »

Tem cada idéia…

Vou copiar e colar o que eu respondi acima: " :susto: Nem tanto ao mar e nem tanto à terra…Foi um exemplo infeliz… :? "

E atenção, eu também sou a favor de uma política de imigração. Mas sou totalmente contra a xonofobia.

E quando foi que defendi a xenofobia? Você que disse que o que eu postei não era sensato, ou mais precisamente que não via sensatez. Seu argumento do mar e da terra não tem fundamento, o exemplo não é infeliz: vamos mudar, para um africano miserável só. Mesmo um só continua sendo problema, ele não sabe a língua do país, não conhece a cultura, as leis (não sabe o que pode e o que não pode), não tem onde morar, não tem qualificação profissional alguma, não tem dinheiro, normalmente está faminto e talvez doente. Quem vai arcar com o sujeito? O Estado claro, com hospitais públicos, ensino público, assistência social etc. Se o Estado não fizer (como no grande Brasil), ele vai morar numa favela, levantar um barraco e agravar o problema social. Começa assim 1, 2...4...100, 300... e já temos um grande problema, sobretudo em países pequenos como Portugal. Essas pessoas também vão se reproduzir e não terão condições de dar uma dignidade mínima para a prole que irá depender do Estado também. E assim começa o caos.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Rhyan

• Visitante
« Resposta #87 Online: 17 de Abril de 2007, 20:11:38 »
Alooou, Rhyan!

O desemprego é natural, sim.  Fome e muitas desgraças também são naturais.

Isso não é desculpa para ser indiferente a elas - ou ao risco de criá-las.

A economia se adapta, sim - no mesmo sentido em que a natureza se adapta se uma cidade afundar.  Continua sendo uma tragédia.

No ambiente ultra-liberal que eu imagino, o estrageiro vai pensar bem em ir para lá, pois o governo não está preocupado com nada além da segurança, da Lei e da Ordem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #88 Online: 17 de Abril de 2007, 21:14:09 »
No ambiente ultra-liberal que eu imagino, o estrageiro vai pensar bem em ir para lá, pois o governo não está preocupado com nada além da segurança, da Lei e da Ordem.

Você não tem muito contato com desamparados, pelo visto.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #89 Online: 17 de Abril de 2007, 22:01:22 »
Não, nem quero ter. Cada um com seus problemas.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #90 Online: 17 de Abril de 2007, 22:05:25 »
Os desamparados precisam de ajuda, não seja egoísta, você nunca foi num lugar pobre?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #91 Online: 17 de Abril de 2007, 22:10:16 »
Já, claro. Mas por quê eu devo ajuda-los?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #92 Online: 17 de Abril de 2007, 22:11:33 »
Porque eles precisam.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #93 Online: 17 de Abril de 2007, 22:23:56 »
Rhyan, essa sua afirmação "cada um com seus problemas" não é um tanto oposta à sua defesa à livre imigração?

Raphael

• Visitante
« Resposta #94 Online: 17 de Abril de 2007, 23:37:10 »
Rhyan...

Com o decorrer dos debates aqui sobre críticas ao sistema, eu resolvi me abster sobre alguns deles, mas sobre este eu vou dar o meu "pitaco".

Cara, para pra pensar, isso não é difícil, acredite. :D Não quero que você se ofenda com o que eu vou dizer agora pra você, desde já, está não é a minha intenção aqui. Pra mim, você faz valer simplesmente o fruto do capitalismo individualista consumista que só pensa e precisa olhar pro próprio umbigo. Você diz que a pobreza e a fome são causas naturais do sistema, e diz que não faria nada pra ajudá-los, pois eles não são problema seu, diretamente realmente não são problemas seus, mas indiretamente o são, com certeza.

Os caras bonzinhos que você apoia e que você vota, deveriam fazer valer o que prometem, se eles fizessem pelo menos 1/10 do que eles prometem, acredito que não teriamos tantas desigualdades assim.

Mas sim, você vai dizer, o capitalismo dá certo em outros países e não no nosso, que é lotado de corrupção e blá blá blá.

Mas a crítica que faço ao capitalismo e ao neo-liberalismo é justamente o fruto de não se importar com os outros, isso ocorre porque você com certeza é capaz, inteligente, tem uma família estruturada, etc. As características que o mercado exige de você, são com certeza facilmente cumpridas, mas você tem que entender que nem todo mundo se adapta as idéias do capital.

No mínimo, pra você conseguir um emprego descente(que pague 600,00 reais por mês, como o meu, por exemplo de operador de telemarketing)você tem que possuir segundo grau completo. Mas ótimo, como possuir segundo grau completo com uma família que ganha 350,00 reais por mês com um salário mínimo que temos?

Por este motivo, muitos brasileiros vão pra outros países, e outras pessoas de países pobres vão para países ricos tentarem a vida. Agora fica a pergunta. Quem está errado, nós que colocamos os políticos de merda no poder, ou as pessoas, que são tidas como incapazes por você, pois não se adaptam ao sistema?

Por favor né....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #95 Online: 18 de Abril de 2007, 00:11:00 »
Porque eles precisam.

E, se você não tiver tanta vontade de ser nobre, porque se continuarem desamparados por tempo suficiente, é possível e talvez provável que se vejam em uma situação de precisar tomar o que é seu para sobreviver.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #96 Online: 18 de Abril de 2007, 00:16:31 »
No mínimo, pra você conseguir um emprego descente(que pague 600,00 reais por mês, como o meu, por exemplo de operador de telemarketing)você tem que possuir segundo grau completo. Mas ótimo, como possuir segundo grau completo com uma família que ganha 350,00 reais por mês com um salário mínimo que temos?
Medidas assistencialistas não resolvem esse problema de falta de oportunidades.

Esses tempos atrás eu passei por uma cidade extremamente pequena pobre (não, não foi a praia) que não tem emprego, as coisas lá são caras, e tem um monopólio de uma empresa, então eles não podem criar galinha e nem boi e essas coisas. E qual é o jeito que essa pequena população arrumou pra ganhar dinheiro? Bolsa-Família, então lá as pessoas estão tendo cada vez mais filhos, para poder conseguir mais dinheiro do bolsa-família.

Então esse bolsa-familia pode ajudar emergencialmente, mas só vai aumentar o número de pessoas pobres a medida que eles vão tendo cada vez mais filhos para poder receber mais dinheiro do governo. Mas o que resolveria a longo prazo o problema dessa pequena cidade, seria investimentos, em educação, infra-estrutura, saneamento básico e etc.

A gente paga imposto, o governo deveria fazer isso e não só ficar dando cestas básicas, porque sem investimento em outras áreas ao invéz de ajudar vai acabar só piorando as coisas.

Raphael

• Visitante
« Resposta #97 Online: 18 de Abril de 2007, 00:18:21 »
Fabi, uma excelente observação.

One

• Visitante
« Resposta #98 Online: 18 de Abril de 2007, 05:48:21 »

E um dia os problemas dos outros batem-lhe à porta das mais variadas formas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #99 Online: 18 de Abril de 2007, 06:03:08 »
Aqui no Japão também esta correndo uma onda nacionalista forte… Esta cada vez mais difícil para estrangeiros conseguir visto para entrar aqui.Brasileiros e peruanos dificilmente vão conseguir um visto de turista para visitar o país, a não ser que tenham uma conta bancária bemmm polpuda.

O pior é que brasileiros aqui ficam em terceitro em numero de habitantes, mas são os primeiros em numero de presidiários estrangeiros… Porque será?

A velha história da falta de oportunidades pode ser uma explicação.

Falta de oportunidade aqui?Tem mais emprego que mão de obra, salários altos.......... Não tem deculpa.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!