Autor Tópico: A Circuncisão de Misha  (Lida 24466 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A Circuncisão de Misha
« Resposta #25 Online: 20 de Abril de 2007, 15:19:20 »
Mas se fosse o povo judaico poderia ser acusado de ter uma religião anti-semita... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #26 Online: 20 de Abril de 2007, 15:26:12 »
Não encaro a circuncisão como mutliação, pelo fato de ela não impedir o uso do órgão em questão. Da mesma forma que uma
pessoa que retirou o apêndice.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #27 Online: 20 de Abril de 2007, 15:28:14 »
Não encaro a circuncisão como mutliação, pelo fato de ela não impedir o uso do órgão em questão. Da mesma forma que uma

Também acho, mas por outro lado, a imposição da circuncisão ao menino me parece uma mutilação...  :(

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2007, 15:30:34 »
Bem, por outro lado, sou contra a realização de cirurgias desnecessárias, principalmente se a opinião do paciente não tiver sido
ouvida.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 20 de Abril de 2007, 15:32:46 »
De fato, eu acho que é pior ficar sem as amígdalas do que sem o prepúcio.

Também acho, mas por outro lado, a imposição da circuncisão ao menino me parece uma mutilação…  :(

A imposição fere as liberdades individuais dele, já que não dá para colocar o prepúcio de volta. Não deveria ser feito sem que ele quisesse. Mas não é isso que estamos discutindo nesta tangente :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 20 de Abril de 2007, 15:37:16 »
A imposição fere as liberdades individuais dele, já que não dá para colocar o prepúcio de volta. Não deveria ser feito sem que ele quisesse. Mas não é isso que estamos discutindo nesta tangente :-)

É, eu sei, mas… acho que no caso, sinceramente, a maior relevância não é a mutilação física. Não é tão grave quanto a excisão do clitóris, fisicamente, mas psicologicamente me parece muito semelhante.

Já imaginou o momento em que o menino poderá ser levado a circuncisão contra sua vontade? Isso é um absurdo tão grande quanto a excisão, ainda que os efeitos físicos não sejam comparáveis. Não?
« Última modificação: 20 de Abril de 2007, 15:49:06 por Luz »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 20 de Abril de 2007, 15:56:42 »
De acordo, Luz.  Mas uma comparação mais adequada é com a Eucaristia ou mesmo o Batismo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #32 Online: 20 de Abril de 2007, 16:05:06 »
De acordo, Luz.  Mas uma comparação mais adequada é com a Eucaristia ou mesmo o Batismo.

Peraí..você tá comparando a circuncisão forçada com batismo e eucaristica, colocando-os no mesmo patamar de agressão???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #33 Online: 20 de Abril de 2007, 16:27:43 »
É notório que a circuncisão está demasiado enraizada na cultural ocidental para muita gente considerar que não se trata de mutilação. Comparar a circuncisão com o baptismo e eucaristia parece-me absurdo de tão dispares serem os efeitos físicos.

Definição de mutilação genital no wiki

Outros sites:
   - Doctors Opposing Circumcision
   - Medical Fraud and the Criminal Assault of Boys
   - Circumcision Information and Resource Pages
Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 20 de Abril de 2007, 16:43:42 »

Peraí…você tá comparando a circuncisão forçada com batismo e eucaristica, colocando-os no mesmo patamar de agressão???

Não no mesmo patamar, é claro, já que há um componente físico permanente na circuncisão.  Mas forçar uma criança a participar de uma cerimônia pretensiosa e receber uma água esquisita na cabeça não é exatamente respeitoso.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Abril de 2007, 17:26:54 »

Peraí…você tá comparando a circuncisão forçada com batismo e eucaristica, colocando-os no mesmo patamar de agressão???

Não no mesmo patamar, é claro, já que há um componente físico permanente na circuncisão.  Mas forçar uma criança a participar de uma cerimônia pretensiosa e receber uma água esquisita na cabeça não é exatamente respeitoso.

Ah bom, concordo. Mas não acho que nem sejam parâmetros de comparação, a cincuncisão forçada é incomparavelmente uma agressão muito superior.

Quanto ao batismo e a eucaristia, de fato é um abuso forçar a criança a fazer, contudo, é um "trauma" sanável. É como quando obrigam você na escola a ler aqueles livros horrorosos de Machado de Assis ou do José de Alencar. Você lê, comenta  à respeito, ganha a nota, e continua achando um lixo. (Para quem acha evidentemente). As cerimônias religiosas são um pouco mais agressivas.

O batismo ainda é só uma droga de uma água quando a criança é um bebê, nem tem noção do que ocorre ao seu redor. Os danos são inexistentes praticamente. Já a eucaristia, se forçada é bastante traumática, mas útil para afastar a criança forçada da religião.

Acho que poderia existir algum mecanismo legal para proteção de certos direitos que a criança mesmo pudesse buscar proteção. O conselho tutelar poderia fazer isso. Bastaria ensinar a criança nas escolas onde é o local mais próximo e o telefone, bem como os direitos que possui.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #36 Online: 20 de Abril de 2007, 17:34:59 »
Tá, eu estava querendo evitar isso, mas lá vai:

Eu sou circuncidado e nunca senti, nem minhas parceiras, qualquer diferença para melhor ou pior. Isso de dizer que é mutilação é balela completa.

O que não significa, óbvio, que eu apóie a circuncisão forçada. Só não acho que seja esse big deal todo, de um ponto de vista estritamente físico e fisiológico.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 20 de Abril de 2007, 18:02:17 »
Tá, eu estava querendo evitar isso, mas lá vai:

Eu sou circuncidado e nunca senti, nem minhas parceiras, qualquer diferença para melhor ou pior. Isso de dizer que é mutilação é balela completa.

O que não significa, óbvio, que eu apóie a circuncisão forçada. Só não acho que seja esse big deal todo, de um ponto de vista estritamente físico e fisiológico.

Pois eu não queria ser nem a pal... É uma multilação com conseqüências menores, talvez mais psicológicas, mas não deixa de ser multilação, retira-se um pedaço do corpo da pessoa.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Abril de 2007, 19:18:11 »
Mutilação ou não, é um processo irreversível. Mesmo que não vá fazer falta, se o garoto não quiser, não deve ser feito.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 20 de Abril de 2007, 20:45:07 »
O prepúcio aumenta a sensibilidade do pênis, logo o prazer.
Dizer que isso não é mutilação, não retém funcionamento ou qualquer coisa só pode ser por influência cultural.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 20 de Abril de 2007, 21:22:02 »
Sei. E o fato de eu não me sentir mutilado, ou prejudicado, ou mesmo psicologicamente afetado não conta nada, suponho. Claro, deve ser por influência cultural.

:roll:

Cada um pensa o que quiser... :-)

Raphael

• Visitante
« Resposta #41 Online: 20 de Abril de 2007, 23:11:35 »
Dbohr, matou a charada, pronto, cada um pensa o que quiser. Certo?

Se uns acham que é multilação, que seja, que uns achem que é uma prática religiosa e como tal, deve ser respeitada, que seja. O que acho que não podemos fazer, é sermos etnocentricos e tentar acabar com práticas religiosas, tentando validar os nossos conceitos de moral.

Amon, qual é a surpresa, do "pelos deuses" que você colocou na página anterior?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #42 Online: 20 de Abril de 2007, 23:28:03 »

Circuncisão não é mutilação, Foxes, por mais que se possa opor ao significado religioso do ato…

Não vejo diferença nenhuma entre circuncisão e mutilação. Por mais que seja um ato religioso, não respeitaria tal ato.

Quem quiser cortar o pedaço do pinto fique à vontade, mas no momento em que isso se torna parte de um ritual religioso, inocentes como o Misha acabam sendo obrigados a seguir tais atos. E diferentemente da simples conversão de pensamento, não se pode recuperar o cabaço perdido tão facilmente.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 20 de Abril de 2007, 23:34:07 »
Não vejo problema na circuncisão em si, nem em ela acontecer em um contexto religioso; os únicos problemas estão na restrição da escolha do rapaz.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #44 Online: 20 de Abril de 2007, 23:35:23 »
Espere, Alê. Há dois tópicos aqui.

1) A suposta (se não for Hoax) história do menino obrigado pelo pai a ser circuncidado. Isso é ruim, porque fere a liberdade do garoto, porque é uma imposição de crença, etc. etc. etc. Acho que todo mundo concorda que é uma má idéia.

2) A discussão sobre a circuncisão masculina ser ou não deletéria. Minha experiência pessoal: não é. Não acho que faça diferença ALGUMA. Se bobear ainda melhora a sensibilidade, mas deixa isso para lá.

Tem gente que acha que a circuncisão é a pior coisa que pode acontecer a um homem, o que eu discordo. Sinto muito mais falta das minhas amígdalas do que do meu prepúcio. E definitivamente não sou menos homem por causa da ausência de um pedaço de pele.

Luz

• Visitante
« Resposta #45 Online: 20 de Abril de 2007, 23:35:44 »
Não vejo problema na circuncisão em si, nem em ela acontecer em um contexto religioso; os únicos problemas estão na restrição da escolha do rapaz.

Concordo!

Raphael

• Visitante
« Resposta #46 Online: 20 de Abril de 2007, 23:36:38 »

Então por que disse que está se preocupando comigo no tópico sobre os sonhos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 20 de Abril de 2007, 23:41:44 »
Porque os seus argumentos são alucinados!

Raphael

• Visitante
« Resposta #48 Online: 20 de Abril de 2007, 23:43:16 »
Porque os seus argumentos são alucinados!

Acho melhor discutirmos isso lá no tópico dos sonhos mesmo, se não, iremos desviar o assunto. :ok:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #49 Online: 21 de Abril de 2007, 00:02:28 »
Sei. E o fato de eu não me sentir mutilado, ou prejudicado, ou mesmo psicologicamente afetado não conta nada, suponho. Claro, deve ser por influência cultural.

Cada um pensa o que quiser… :-)
Mutilação é uma palavra com significado, não uma sensação.
Dbohr, matou a charada, pronto, cada um pensa o que quiser. Certo?

Se uns acham que é multilação, que seja, que uns achem que é uma prática religiosa e como tal, deve ser respeitada, que seja. O que acho que não podemos fazer, é sermos etnocentricos e tentar acabar com práticas religiosas, tentando validar os nossos conceitos de moral.

Amon, qual é a surpresa, do "pelos deuses" que você colocou na página anterior?
Eu não concordo que todos devam pensar o que quiserem. Senão, torna-se "ético" essa crença americana de que violência vinda de seu governo só pode ser por democracia ou igualdade dos sexos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!