Talvez seja uma crítica frequente porque é uma crítica convincente e natural, não?
Não. Tomarei Javé como referência (ou padrão) pra explicar..
Em primeiro lugar, em nenhum lugar das escrituras está escrito que não haveria sofrimento, problemas ou quaisquer tipos de desgraça sobre a humanidade, não está escrito em nenhum lugar que o principal motivo pelo qual Deus nos criou era pra obter plena felicidade e satisfação com a vida terrena, a crítica torna-se subjetiva, concebendo o conceito de onibenevolência, quando na verdade, isto se refere ao grau de compaixão por Deus para com sua criação. De modo contrário, o que consta é que, o período de vida terrena nada mais é do que um estágio do qual devemos utilizar como meio de obtenção de atributos espirituais ou morais, independentemente de quaisquer circunstâncias.
Em segundo lugar, eu não estou certo de que um mundo sem 'sofrimento' seria melhor, ou pelo menos, atenderia melhor á expectativa de Javé para com sua criação, pelo contrário, dúvido e muito que isso seja verdade.
Terceiro, pelo simples fato de que existem pessoas que fazem uso da pathos como uma forma de obtenção de humildade ou proximidade com Deus, ou ainda, no mínimo, engolem todas suas lamentações, ao passo que pessoas distantes de tudo isso ainda sim conseguem se tornar ateus (sendo que nem sempre os que sofrem se tornam) me faz perceber que essa crítica não faz sentido..
Não faz sentido dizer que não existe Deus porque existe fome, por exemplo, se existem famintos que por algum motivo crêem ainda mais do que eu (por exemplo), analise a vida como um todo, no máximo que ela pode proporcionar, e não por meros casos, ocasiões.
Na boa? Eu poderia ficar o dia inteiro falando disso...