Autor Tópico: Quais os cinco melhores argumentos Ateístas já criados?  (Lida 28835 vezes)

blue pill

• Visitante
Re: Quais os cinco melhores argumentos Ateístas já criados?
« Resposta #25 Online: 09 de Maio de 2007, 23:27:37 »
O melhor eu acho que é mais ou menos assim:

Argumento Ateísta: Começa com uma pergunta retórica: Se deus criou o universo então quem criou deus ?
Deus é apenas uma forma de explicar as coisas que ainda não se sabe.

Contra-argumento Teísta: Tem coisas que nunca vai se saber.

Contra-argumento Ateísta: Como é que pode-se afirmar que nem mesmo num ponto do futuro nunca vai se saber alguma coisa ? Afinal futuro é futuro, e o que não se sabe, não se sabe.
Não da pra saber o que nós ainda não sabemos, dessa forma não da pra saber nem o que vamos saber e nem o que não vamos saber.

Claro que eu puxei sardinha pro Ateu porque é o que eu mais sei argumentar....

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #26 Online: 10 de Maio de 2007, 00:08:25 »
Um argumento que eu gosto:

"só acredito num deus A MENOS do que você, pelo mesmo motivo que você não acredita em todos os outros"

Um argumento que eu bolei:

"Divindade ? Estamos falando de uma crença criada por um muit antepassado nosso, tentando explicar o que era um trovão, por que tinha caído aquele maremoto, do que se trata o estrondo do volcão. Agora que temos melhores explicações, por qual motivo você quer continuar mantendo crenças antigas ?"

Mas sinceramente o melhor é a busca. Se acha que sabe pouco, seja honesto e fale: "é verdade, talvez não seja ateu", e leia mais. Nada vai ensiná-lo e convencê-lo mais do que ler história, filosofia, mitologia, assim como biologia ou astrofísica, desde um ponto de vista neutro, é claro. Sempre lendo vários pontos de vista e pensando sobre como essas divindades passaram a ser tão marcantes na cultura humana.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 10 de Maio de 2007, 00:18:28 »
2) IMPOSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE UM DEUS CRIADOR DO UNIVERSO, ONIPOTENTE E SUPREMAMENTE BOM: se houvesse tal arquiteto, a criação seria perfeita; não haveria natimortos, abortos espontâneos, anencéfalos, monstros (no sentido biológico).

Isso me fez recordar uma frase…

"O espírito humano tende naturalmente a criticar porque sente, e não porque pensa…"

Na verdade, eu acho impressionante o tanto de vezes que eu já ouvi um ateu fazer essa crítica.

Talvez seja uma crítica frequente porque é uma crítica convincente e natural, não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 10 de Maio de 2007, 10:37:27 »
Um bom argumento ateísta? A crença em deus se tornou desnecessária e prejudicial.

Nunca vi algo mais antropocêntrico do que isso…

Antropocêntrico? Por que?
O que o Rod diz está correto, não tem nenhuma relação real com provar a existência de algo, é mais uma crítica as conseqüências da crença...

"O espírito humano tende naturalmente a criticar porque sente, e não porque pensa…"

Na verdade, eu acho impressionante o tanto de vezes que eu já ouvi um ateu fazer essa crítica.
Rod, é um argumento válido. Se colocasse uma inteligência como formadora do universo, porque vemos tanta falta de inteligência na formação do universo?
Aliás, veja quanto ao próprio corpo humano e mais alguns: http://www.dantas.com/realidadebr/textos/apice.htm

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Maio de 2007, 11:26:27 »
Vejamos… em ordem do conceito mais específico de Deus para o mais geral.

1) INCOERÊNCIA DO DEUS DE ABRAÃO: especificamente no caso do Deus de Abraão, a sua inexistência é certa diante da inconsistência dos relatos e qualidades atribuídos a ele; da própria realidade da existência de pessoas que não crêem em sua existência apesar de supostamente terem sido criadas por ele e de ele querer que creiamos nele; e também devido à constatação de que crer nele não é o bastante sequer para garantir um mínimo de civilidade ou mesmo tolerância entre os próprios crentes.

2) IMPOSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE UM DEUS CRIADOR DO UNIVERSO, ONIPOTENTE E SUPREMAMENTE BOM: se houvesse tal arquiteto, a criação seria perfeita; não haveria natimortos, abortos espontâneos, anencéfalos, monstros (no sentido biológico).  Na verdade, não haveria sequer toda a dificuldade de comunicação e entendimento que efetivamente há.

3) IMPOSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE UM DEUS ONIPOTENTE E SUPREMAMENTE BOM: se houvesse tal Deus, a virtude seria algo claramente desejável (pois Deus nos permitiria perceber que o é) e nossa motivação para alcançá-la seria capaz de transpor qualquer obstáculo razoável; seríamos como flores bem cuidadas em um jardim seguro, e simplesmente desabrocharíamos sem grandes dramas ou riscos.

Dependendo de como você conte, acho que dá mais de cinco.

É incrível como vocês vêem Deus como um ser antropomórfico, baseando-se na bíblia e não na ótica de Descartes e Espinosa…  |(
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 10 de Maio de 2007, 11:27:12 »
2) IMPOSSIBILIDADE DA EXISTÊNCIA DE UM DEUS CRIADOR DO UNIVERSO, ONIPOTENTE E SUPREMAMENTE BOM: se houvesse tal arquiteto, a criação seria perfeita; não haveria natimortos, abortos espontâneos, anencéfalos, monstros (no sentido biológico).

Vai começar a pregação.......................................  :sleepy:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 10 de Maio de 2007, 11:50:12 »
É incrível como vocês vêem Deus como um ser antropomórfico, baseando-se na bíblia e não na ótica de Descartes e Espinosa…  |(

Eu vejo Deus como uma invenção humana... mas por que você não elabora essa questão da diferença entre minha concepção de Deus e a ótica de Descartes e Espinosa?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #32 Online: 10 de Maio de 2007, 12:01:45 »
Eu vejo Deus como uma invenção humana… mas por que você não elabora essa questão da diferença entre minha concepção de Deus e a ótica de Descartes e Espinosa?
Primeiro, você não aceitaria a minha versão.
Segundo, Descartes e Espinosa, tinham opiniões diferentes sobre estrutura de Deus. Descartes achava que Deus é um criador externo do Universo, Espinosa era paneteísta. ( Universo e Deus era a mesma coisa. ) Porém ambos achavam Deus não é antropomófico.
Terceiro, Kant diz que não sabemos, afirmamente, o que é uma coisa, pois não temos meios para afirmar algo, afinal os nossos sentidos são limitados como também o nosso raciocínio.
É isso...   

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 10 de Maio de 2007, 12:30:58 »
Ou seja, é inútil e uma grande perda de tempo acreditar em algum Deus.... É isso? Trocar o que podemos ver, sentir e etc. pela palavra deus não resulta em absolutamente nada. Apenas uma troca de palavras....

blue pill

• Visitante
« Resposta #34 Online: 10 de Maio de 2007, 12:38:33 »
Ou seja, é inútil e uma grande perda de tempo acreditar em algum Deus… É isso? Trocar o que podemos ver, sentir e etc. pela palavra deus não resulta em absolutamente nada. Apenas uma troca de palavras…

Não sei se perda de tempo é o termo correto, isso é muito relativo, porque existe coisas que agente ainda não consegue explicar, e para essas coisas a uma crença não é mal, para essas coisas uma crença não é a negação da realidade, mas apenas a sua opinião.
A ciência desmistificou várias coisas, e tirou o deus de várias explicações, mas ainda existe um monte de coisas que ainda existe mistérios.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 10 de Maio de 2007, 12:54:47 »
É, foi uma mensagem subjetiva quanto ao "inútil e uma grande perda de tempo”, já que há pessoas que se sentem bem acreditando nisso. Não é uma comparação, mas lembrando, há pessoas que se sentem felizes com as drogas...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Maio de 2007, 12:56:56 »
Eu vejo Deus como uma invenção humana… mas por que você não elabora essa questão da diferença entre minha concepção de Deus e a ótica de Descartes e Espinosa?
Primeiro, você não aceitaria a minha versão.
Segundo, Descartes e Espinosa, tinham opiniões diferentes sobre estrutura de Deus. Descartes achava que Deus é um criador externo do Universo, Espinosa era paneteísta. ( Universo e Deus era a mesma coisa. ) Porém ambos achavam Deus não é antropomófico.
Terceiro, Kant diz que não sabemos, afirmamente, o que é uma coisa, pois não temos meios para afirmar algo, afinal os nossos sentidos são limitados como também o nosso raciocínio.
É isso…   

problema de comunicação. a resposta de ateu geralmente é ao cristão, portanto sempre se tem em mente o deus abraâmico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Maio de 2007, 13:47:54 »
problema de comunicação. a resposta de ateu geralmente é ao cristão, portanto sempre se tem em mente o deus abraâmico.
É verdade.
A Igreja sempre foi o objetivo da raiva dos atéus. E não na análise das possibilidades…

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 10 de Maio de 2007, 13:51:02 »
Mancha negra, não acho que seja boa política ficar pressupondo que eu não aceitaria sua versão, nem que nós ateus temos automaticamente raiva da Igreja.  Essa sua atitude não ajuda no entendimento.

Não sei o que exatamente você quer dizer por aceitação da sua versão, mas acho que você vai concordar que entender, concordar e respeitar são coisas diferentes.  Você pode se surpreender comigo.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #39 Online: 10 de Maio de 2007, 14:01:46 »
Talvez seja uma crítica frequente porque é uma crítica convincente e natural, não?

Não. Tomarei Javé como referência (ou padrão) pra explicar..

Em primeiro lugar, em nenhum lugar das escrituras está escrito que não haveria sofrimento, problemas ou quaisquer tipos de desgraça sobre a humanidade, não está escrito em nenhum lugar que o principal motivo pelo qual Deus nos criou era pra obter plena felicidade e satisfação com a vida terrena, a crítica torna-se subjetiva, concebendo o conceito de onibenevolência, quando na verdade, isto se refere ao grau de compaixão por Deus para com sua criação.  De modo contrário, o que consta é que, o período de vida terrena nada mais é do que um estágio do qual devemos utilizar como meio de obtenção de atributos espirituais ou morais, independentemente de quaisquer circunstâncias.

Em segundo lugar, eu não estou certo de que um mundo sem 'sofrimento' seria melhor, ou pelo menos, atenderia melhor á expectativa de Javé para com sua criação, pelo contrário, dúvido e muito que isso seja verdade.

Terceiro, pelo simples fato de que existem pessoas que fazem uso da pathos como uma forma de obtenção de humildade ou proximidade com Deus, ou ainda, no mínimo, engolem todas suas lamentações, ao passo que pessoas distantes de tudo isso ainda sim conseguem se tornar ateus (sendo que nem sempre os que sofrem se tornam) me faz perceber que essa crítica não faz sentido..

Não faz sentido dizer que não existe Deus porque existe fome, por exemplo, se existem famintos que por algum motivo crêem ainda mais do que eu (por exemplo), analise a vida como um todo, no máximo que ela pode proporcionar, e não por meros casos, ocasiões.

Na boa? Eu poderia ficar o dia inteiro falando disso...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #40 Online: 10 de Maio de 2007, 14:48:49 »
Mancha negra, não acho que seja boa política ficar pressupondo que eu não aceitaria sua versão, nem que nós ateus temos automaticamente raiva da Igreja.  Essa sua atitude não ajuda no entendimento.
Que isso, Luis!!! :)
Eu não estou pressupondo, só estou dizendo que qualquer apresentação que eu fizesse sobre a sua opinião não seria válida. Afinal, eu não sou telepata e nem adivinho. Logo, como você acima:   
( … ) mas por que você não elabora essa questão da diferença entre minha concepção de Deus e a ótica de Descartes e Espinosa?
Obviamente, se eu estivesse em seu lugar, eu não aceitaria, mas como é você, eu não sei…

Não sei o que exatamente você quer dizer por aceitação da sua versão, mas acho que você vai concordar que entender, concordar e respeitar são coisas diferentes.  Você pode se surpreender comigo.
Certamente. Você já o fez, só pelo fato de ainda conversar comigo…  :ok:
« Última modificação: 10 de Maio de 2007, 14:51:07 por Mancha Negra »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #41 Online: 10 de Maio de 2007, 14:54:32 »
Não. Tomarei Javé como referência (ou padrão) pra explicar…

Em primeiro lugar, em nenhum lugar das escrituras
Essa crítica não é referente a nenhuma escritura, e sim ao conceito de deus em geral.
Você não precisa tomá-las como base para a crítica, pode questionar somente em hipótese, e por isso lembre-se que nada é válida só por estar nas escrituras.
está escrito que não haveria sofrimento, problemas ou quaisquer tipos de desgraça sobre a humanidade, não está escrito em nenhum lugar que o principal motivo pelo qual Deus nos criou era pra obter plena felicidade e satisfação com a vida terrena
Acho que está escrito umas linhas depois na sua mensagem:
isto se refere ao grau de compaixão por Deus para com sua criação
Ou então você está dando um novo sentido a palavra "compaixão".
EDIÇÃO: Ah sim, relendo acho que entendi, você quer dizer que Deus não tem a compaixão? Agora entendi.

E além do mais, nem era referente a "bondade" a mensagem, usava-se exemplos como "aborto" porque é uma falha biológica do corpo humano, não porque não gostamos. A crítica era referente a inteligência do suposto arquiteto.
ateus (sendo que nem sempre os que sofrem se tornam)
Porque o aumento da qualidade de vida em países é proporcional ao aumento do ateísmo? Você já ouviu "a religião é o ópio do povo"? Isso foi dito porque todas as crenças de salvação são para suprir as lamentações das pessoas…
Porque me parece que o sofrimento está é no teísmo?
Não faz sentido dizer que não existe Deus porque existe fome, por exemplo, se existem famintos que por algum motivo crêem ainda mais do que eu (por exemplo), analise a vida como um todo, no máximo que ela pode proporcionar, e não por meros casos, ocasiões.
A superpopulação e extinção é causada pelas próprias espécies.
Em bases de teorias sobre acasos, a teoria de Darwin explicaria sendo processo natural da seleção e mutação.
Em base da teoria do arquiteto, diria que é até contraditório.
« Última modificação: 10 de Maio de 2007, 14:57:40 por Ilovefoxes »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 10 de Maio de 2007, 15:13:49 »
Iiiiii.... Acho que entrei na seção "religião, crenças e mitos"....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 10 de Maio de 2007, 15:33:35 »
Que isso, Luis!!! :)
Eu não estou pressupondo, só estou dizendo que qualquer apresentação que eu fizesse sobre a sua opinião não seria válida. Afinal, eu não sou telepata e nem adivinho.

Ninguém está te pedindo isso...

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #44 Online: 10 de Maio de 2007, 16:29:02 »
Você já ouviu "a religião é o ópio do povo"?

Sim, infelizmente não consigo controlar todo o excremento que me vêm aos ouvidos...

Porque o aumento da qualidade de vida em países é proporcional ao aumento do ateísmo?

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.. por exemplo, os índices percentuais de suicídio na maioria dos países desenvolvidos é maior do que nos subdesenvolvidos, o que torna esse tipo de comparação um equivoco.

Você realmente já estudou um pouco de sociologia??

e por isso lembre-se que nada é válida só por estar nas escrituras.

Quanto menos conceitos teológicos que você classificou como gerais poderiam ser..

E além do mais, nem era referente a "bondade" a mensagem, usava-se exemplos como "aborto" porque é uma falha biológica do corpo humano, não porque não gostamos. A crítica era referente a inteligência do suposto arquiteto.

E daí? Biblicamente falando isto é mais do que aceitável, não existe nada escrito que se refira a perfeição física. Leia Deuteronomius, Leviticus ou Epístolas (como exemplos) e você vai ver que o que é citado é justamente o contrário, imperfeição... corrupção física e espiritual, como eu disse, vocês fazem essas críticas porque sentem o peso dessas imperfeições, mas não porque reflitem sobre todas as circunstâncias sobre elas, até agora ninguém me provou que existe um modo melhor de se obter a expectativa divina explícita nas escrituras (como em Dt ou Gn).

"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #45 Online: 10 de Maio de 2007, 20:50:11 »
E daí? Biblicamente falando isto é mais do que aceitável, não existe nada escrito que se refira a perfeição física. Leia Deuteronomius, Leviticus ou Epístolas (como exemplos) e você vai ver que o que é citado é justamente o contrário, imperfeição… corrupção física e espiritual, como eu disse, vocês fazem essas críticas porque sentem o peso dessas imperfeições, mas não porque reflitem sobre todas as circunstâncias sobre elas, até agora ninguém me provou que existe um modo melhor de se obter a expectativa divina explícita nas escrituras (como em Dt ou Gn).
Tá bom, tá bom, aí já está entrando em discurso crente ultrapassado…
O arquiteto fez um trabalho mal feito porque: 1) A culpa é do ser humano, não de Deus. 2) Vai nos proporcional uma evolução espiritual. 3) Deus é complexo demais para podermos criticá-lo.

Aliás, vamos rever: explicação do porque a inteligência que criou o universo não age como uma inteligência.
Seria errado concluir que uma explicação mais simples seja que não há inteligência?
Quanto menos conceitos teológicos que você classificou como gerais poderiam ser…
Não entendi, poderia reescrever?
Sim, infelizmente não consigo controlar todo o excremento que me vêm aos ouvidos…
Excremento? Então você sugere que isso não tem nada com a realidade?
Uma coisa não tem nada a ver com a outra… por exemplo, os índices percentuais de suicídio na maioria dos países desenvolvidos é maior do que nos subdesenvolvidos, o que torna esse tipo de comparação um equivoco.

Você realmente já estudou um pouco de sociologia??
Certo, certo, para não lhe dar chance de negar algum dado, vou ser bem mais direto: já verificou as taxas entre QI e religiosidade? Você percebeu que só foge a regra religiosidade ser inversamente proporcional ao QI onde a religião é imposta pelo governo, como nos EUA?

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #46 Online: 10 de Maio de 2007, 21:40:21 »
Não, meu caro... o que estou te dizendo não é ultrapassado :)

Esse tipo de crítica é que é infantil e egocêntrico demais pra ser levado a sério...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #47 Online: 10 de Maio de 2007, 22:11:41 »
egocêntrico
Porque? Você sugere que o ser humano é incapaz de perceber que caso uma inteligência tenha projeto o ser humano, não deveria de haver:
Nos homens, o canal urinário passa por dentro da próstata, uma glândula muito sujeita a infecções e ao inchamento resultante. Isto bloqueia a urina e é um problema comum em homens. Passar um tubo deformável através de um orgão que frequentemente se expande e bloqueia o fluxo no tubo

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #48 Online: 10 de Maio de 2007, 22:54:18 »
Existe coisa bem pior que hiperplastia de próstata… :)

Diga-me, o que você refletiu sobre isso? Onde está o problema pra você?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 10 de Maio de 2007, 22:56:27 »
Lero-lero sucrilho Kellogs.

Sai de bosta nenhuma e chega a nenhum lugar... bom para masturbadores.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!