Posso até discorrer sobre o fato, só não sei o que faz os senhores pensarem que não levaria semanas ou até meses pra que ocorra uma troca significativa de informações..
Basicamente, o cânon bíblico estabeleceu-se da aceitação de que os escritos possuem autoridade divina (reconhecida por uma comunidade ou pelos seus dirigentes, ainda constituidas de cristãos comuns, sem uma divisão interna no cristianismo). Após o estabelecimento de uma diocese central (século após o edito da Tessalônica por Teodósio), o cânon do antigo testamento foi definido através de um conceito teológico da infalibilidade da revelação bíblica composto por quatro princípios:
1ª) Aceitação da Inspiração divina;
2ª) A santidade objetiva dos livros, comparados com a literatura profana;
3ª) A limitação numérica em 22 livros (os 24 livros se originaram da separação de Rute de Juízes, e de Lamentações de Jeremias;)
4ª) O princípio da hermenêutica bíblica como meio de exclusão dos textos apócrifos.
5ª) Princípio da não-contradição e da corroboração histórica.
Foi um processo de acrescentamento gradual. E a divisão em Lei, Profetas e Escritos confirma essa afirmação, foi o resultado do trabalho de um conjunto de pessoas (de uma comunidade cristã). Não foi a autoridade eclesiástica que o criou, esta apenas sancionou e fixou a coleção de escritos que vinham sendo reconhecidos como divinos... e o que se atrubui aos concilhos é que, a difusão do cristianismo entre outros povos indicou a indispensabilidade de se traduzir a Bíblia para outras línguas (como por exemplo). Como fazer se os vários livros ainda não se encontravam definitivamente fixados? Surgem os concílios ecumênicos..
Então, a formação das escrituras foi um processo básico, feito por comunidades cristãs que por algum motivo consideravam arbitrariamente a autoridade divina das escrituras e comporam o AT seguindo alguns princípios..
A maioria das informações que possuo tirei dos livros de Gary Habermas ou de Geisler, mas eu digo que, se existirem divergências quanto ao processo de formação do cânon bíblico, nada mais natural.. cabe a cada um pesquisar quais motivos os historiadores tiveram pra fazer suas conclusões..