Autor Tópico: Convite: Debate inter-blogue  (Lida 41387 vezes)

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
Convite: Debate inter-blogue
« Online: 18 de Maio de 2007, 06:25:29 »
Se você gosta de falar sobre ateísmo e tem um blogue, por favor consulte este meu artigo em que lanço um desafio colectivo sobre o tema "Será o Agnosticismo mais Racional que o Ateísmo?"

Conforme estipulado nas regras as participações terão que ser feitas através de um artigo de blogue.

Obrigado.

Visite o meu blog: Penso, logo, sou ateu

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Convite: Debate inter-blogue
« Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2007, 17:48:04 »
Muito interessante, vou participar!  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2007, 23:49:14 »
Existe sequer alguma contradição que leve o agnosticismo e o ateísmo serem 'opostos'?

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2007, 01:55:06 »
Adriano,

agrada-me saber do seu interesse em participar. Vou ficar aguardando e estou certo que será uma excelente contribuição.

Oceanos,

O mundo não é a preto e branco e as ideais também não. O facto de duas coisas serem diferentes não têm que ser necessariamente opostos. Essa sua questão poderia dar um excelente mote para participar no debate. Já sabe, está convidado.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2007, 02:00:10 »
É que não tenho blog, Helder. Se tivesse participaria.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2007, 02:11:06 »
É possível ser agnóstico ateu, basta considerar Deus como "pouco provável", não "impossível" ou "provável"...

Eu colocaria algo mais polêmico e interessante: "Será que hoje existe uma moda das pessoas se definirem agnósticas não por serem agnósticas, e sim para tentar ficar 'em cima do muro'?"

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2007, 02:17:42 »
Agnosticismo é uma forma de ateísmo fraco.. e nem é questão de ficar em cima do muro.

Eu não creio em deus, digo que sou agnóstico mais como uma forma de mostrar que isso não é muito importante na minha vida (crença em deus).

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2007, 03:22:03 »
e nem é questão de ficar em cima do muro.
Não deveria, mas tenho a impressão que as pessoas usam o termo para defini-las por essa razão...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2007, 10:40:31 »
O problema está no fato de que agnosticismo significa "não ter como saber se Deus existe ou não" e, portanto, não diz nada em relação se a pessoa acredita em Deus ou não.

Uma pessoa pode ainda ter uma opinião do que acha ser verdade, podendo ser "agnóstico ateísta" por exemplo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2007, 02:17:45 »
Eu sei que o tema dá que pensar, mas temos uma semana quase para poder participar. Escrevam vossos textos e ganhem prémios. Ahh, não, não tem prémios, é só mesmo pelo prazer de debater! ;)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2007, 12:17:37 »
Fiz o meu artigo com o título "Será o agnosticismo uma fuga?"
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2007, 13:56:53 »
e nem é questão de ficar em cima do muro.
Não deveria, mas tenho a impressão que as pessoas usam o termo para defini-las por essa razão…

Imagino que em muitos casos parece mesmo, já que crer ou não em Deus não tem em si praticamente nenhuma importância prática.

Seria interessante um mundo em que os ateus tem mais certeza de que faz diferença crer em Deus do que os teístas... já ouvi falar de exemplos na ficção, mas não acho que faça muito sentido no mundo real.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2007, 14:59:13 »

Último parágrafo do texto do Adriano:
E o agnosticismo falha ao deixar margens para a crença em deus, em admitir a possibilidade da existência de uma divindade. Se os teístas são ateus em relação a outros deuses menos no que acreditam, o agnóstico ateu é teísta em relação ao deus que acredita ter possibilidade de existir.~

Como falha??? Qual o problema em admitir a possibilidade da existência de uma divindade? qual o erro? qual o problema? E desde quando admitir a possibilidade de uma divindade existir te torna teísta???

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2007, 16:31:16 »

Último parágrafo do texto do Adriano:
E o agnosticismo falha ao deixar margens para a crença em deus, em admitir a possibilidade da existência de uma divindade. Se os teístas são ateus em relação a outros deuses menos no que acreditam, o agnóstico ateu é teísta em relação ao deus que acredita ter possibilidade de existir.~

Como falha???
Falha justamente em aceitar um possibilidade tão tosta quanto a de uma divindade que não tem a menor utilizade é apenas uma projeção humana num conceito que serve para explicar o que não conhecemos ainda. Um ser divino, sabe o que é uma divindade? O que é deus? Veja que esse conceito não se sustenta por si só.

Qual o problema em admitir a possibilidade da existência de uma divindade?
Juridicamente não tem problema algum, nem moralmente, cada um acredita no que quizer, mas eu pessoalmente não vejo o menor sentido.

qual o erro? qual o problema?
Para mim é um grande erro conceitual mas não tem problema algum, não é nocivo como as grandes religiões monoteístas que impedem o avanço da ciência e até do laicismo. Mas o agnosticismo atrapalha em muito a militância ateísta, pois fica militando em defesa dessa possibilidade de deus existir.

E desde quando admitir a possibilidade de uma divindade existir te torna teísta???
É teísta quanto a essa possibilidade, acredita nessa possibilidade e é ateu para o restante. É igual ao teísta que acretida só em um deus, mas é ateu também para os demais deuses. Se existem milhares de deuses e o teísta acretida em apenas um, e o agnóstico acredita na possibilidade de um, não há muita direfença.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2007, 16:40:25 »
Vejo que você continua com seu conceito torto sobre o que é agnosticismo, Adriano...

Narkus

• Visitante
« Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2007, 16:51:37 »
Bem...
Eu também resolvi participar desse debate e elaborei um texto explicativo onde eu também exponho meu posicionamento pessoal nesta questão.

http://narkus.blogspot.com/2007/05/ceticismo-em-debate-agnosticismo-x.html

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2007, 16:53:59 »
Vejo que você continua com seu conceito torto sobre o que é agnosticismo, Adriano…
Se não sou agnóstico e não acho adequado acatar a possibilidade impossível de uma divindade existir, como quer que eu veja o agnosticismo?

O seu conceito de metafísica é pra lá de torto pra mim também. Mas são detalhes.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2007, 17:00:45 »
Veja-o da forma como ele é, oras. Você não precisa concordar com uma idéia para enfrenta-la da forma que ela é, não é?

E qual o problema do meu conceito de metafísica? O que eu sei da metafísica é que ela não age no mundo físico e ponto. Por isso não sei mais nada dela; nem se ela realmente existe.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2007, 17:07:57 »
Bem…
Eu também resolvi participar desse debate e elaborei um texto explicativo onde eu também exponho meu posicionamento pessoal nesta questão.

http://narkus.blogspot.com/2007/05/ceticismo-em-debate-agnosticismo-x.html

Ótimo texto  :ok:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2007, 17:20:10 »
Veja-o da forma como ele é, oras.
Mas é isso que eu quis dizer, eu o vejo da forma que eu penso que seja, da forma verdadeira.

Você não precisa concordar com uma idéia para enfrenta-la da forma que ela é, não é?

Enfrendo a idéia com argumentação e a argumentação agnóstica é a da impossibilidade de se concluir que deus não existe. Mas não há, além da fantasia e imaginação, como considerar lógicamente a possibilidade de existencia de qualquer divindadade. E esse conceito de divindade que existe para além do universo, e que apenas o criou mas não interfere no mesmo é muito desconexa e sem sentido. 

E qual o problema do meu conceito de metafísica? O que eu sei da metafísica é que ela não age no mundo físico e ponto. Por isso não sei mais nada dela; nem se ela realmente existe.
A Wikipédia que muitos não gostam, tem um bom conceito de metafísica, e com a sua orígem etimológica. Acho mais adequado.

Offline Helder Sanches

• Nível 04
  • *
  • Penso, logo, sou ateu
    • Penso, logo, sou ateu
« Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2007, 07:51:08 »
Finalmente, já coloquei tb o meu artigo para o debate: Compreender e a Pura Indiferença

O prazo limite de participação é já sexta-feira. Participem.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2007, 10:05:48 »
Mas é isso que eu quis dizer, eu o vejo da forma que eu penso que seja, da forma verdadeira.

"Da forma verdadeira"? Dono da verdade absoluta?

Você não precisa concordar com uma idéia para enfrenta-la da forma que ela é, não é?

Enfrendo a idéia com argumentação e a argumentação agnóstica é a da impossibilidade de se concluir que deus não existe. Mas não há, além da fantasia e imaginação, como considerar lógicamente a possibilidade de existencia de qualquer divindadade. E esse conceito de divindade que existe para além do universo, e que apenas o criou mas não interfere no mesmo é muito desconexa e sem sentido.

Tão absurdo quando a dualidade do fóton ha anos atrás…….

A Wikipédia que muitos não gostam, tem um bom conceito de metafísica, e com a sua orígem etimológica. Acho mais adequado.

Wikipédia que estais no céu………

E se algum ateu militante bater na minha porta domingo de manhã leva mais xingo que testemunha de jeová.

Adriano, sinceramente, na minha opinião, seu ateismo ja virou religião.
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 10:10:51 por Barata Tenno »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2007, 10:27:37 »
No pior sentido da palavra...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 22 de Maio de 2007, 10:52:43 »

"Da forma verdadeira"?
Sim da forma que eu considero verdadeira.

Dono da verdade absoluta?
Primeiro que a verdade não nem dono. Segundo que a verdade não é absoluta. E terceiro que este é um ataque ad hominen.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O que é absurdo para os teístas da propabilidade de um deus (agnósticos ateus) é a idéia de não existir deus algum. E para defenderem o seu deus propabilístico agem de forma espantosa.

Veja o absurdo é eu defender que não existe deus ou deuses algum e não o que considera a probabilidade. Estes são muito bem quistos.

Citação de: Oceanos
[quote author=Oceanos link=topic=11533.0.html#msg207232 date=1179777645

Demonsntre um conceito melhor ao invés de fazer crítica vazia e arrogante.

E se algum ateu militante bater na minha porta domingo de manhã leva mais xingo que testemunha de jeová.
Os ateus militantes são inteligentes, se utilizam dos espaços públicos, publícam livros e usam da internet.
Mas isto não impede ofensas, assim como essa frase sua que não tem sentido algum, apenas o de agredir.

Leu o texto "meu ateísmo"? Eu já disse isto várias vezes aqui, mas acontece que ateus tem o termo religião como pejorativo, igual o sentido que está usando.

No pior sentido da palavra…
Não Dantas me parece que você e o One, são os únicos que tem uma conceito "bonitinho" de religião, que está mais pra um conceito estético e pessoal.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 22 de Maio de 2007, 11:15:16 »

"Da forma verdadeira"?
Sim da forma que eu considero verdadeira.

Dono da verdade absoluta?
Primeiro que a verdade não nem dono. Segundo que a verdade não é absoluta. E terceiro que este é um ataque ad hominen.

Isso foi uma pergunta, se você quer considerar um ataque, sabe onde fica o botão para denunciar.

Se você tivesse escrito "da forma que eu considero verdadeira. " tudo ficaria mais claro.

Enfrendo a idéia com argumentação e a argumentação agnóstica é a da impossibilidade de se concluir que deus não existe.
de existencia de qualquer divindadade. E esse conceito de divindade que existe para além do universo, e que apenas o criou mas não interfere no mesmo é muito desconexa e sem sentido.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

O que é absurdo para os teístas da propabilidade de um deus (agnósticos ateus) é a idéia de não existir deus algum. E para defenderem o seu deus propabilístico agem de forma espantosa.

Veja o absurdo é eu defender que não existe deus ou deuses algum e não o que considera a probabilidade. Estes são muito bem quistos.

Existencia de Deus é tão absurdo quanto era a dualidade do fóton.Imagino que qualdo alguém propos essa idéia alguém deve ter dito:

"Mas não há, além da fantasia e imaginação, como considerar lógicamente a possibilidade do fóton ser matéria e onda ao mesmo tempo."

Citação de: Oceanos
[quote author=Oceanos link=topic=11533.0.html#msg207232 date=1179777645

Demonsntre um conceito melhor ao invés de fazer crítica vazia e arrogante.

O Oceanos te teu um, se apegue ao santo que responde as tuas preces.

Os ateus militantes são inteligentes, se utilizam dos espaços públicos, publícam livros e usam da internet.
Mas isto não impede ofensas, assim como essa frase sua que não tem sentido algum, apenas o de agredir.

Inteligente, publicam livros e ultilizam a internet, assim como milhares de evangélicos......

Leu o texto "meu ateísmo"? Eu já disse isto várias vezes aqui, mas acontece que ateus tem o termo religião como pejorativo, igual o sentido que está usando.

Nada diferente do que você usa.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!