Dizer que deus não existe não é chegar a realidade última nem a verdade absoluta é apenas desconsiderar a realidade de uma divindade, saber que não há lógica para a existencia de deus, crença que tem como base a fantasia e a imaginação, sendo inútil e fútil.
Não me leve a mal, mas você tem um problema sério com lógica, Adriano.
Não tenho problema algum com lógica, existem vários tipos de lógica e quando não é definido qual usamos a lógica formal que é mais básica.
Só porque A infere em B, não quer dizer que B vá inferir em A.
Na lógica formal sim.
Deus não é objeto de inferência da lógica proposicional.
E qual é o tipo de lógica adequado? Ou vai admitir que é um conceito ilógico?
Ele tem atributos metafísicos, sobrenaturais.
Exatamente e é através deste atributos que podemos descaracterizar o conceito quando a suposição de um ser real e sim enquadra-lo através de uma abstração e um engano cultural. Assim como a mitologia e as crenças diversas.
Não poderia, de forma alguma, ser objeto de estudo da ciência ou lógica.
A exclusão seria da lógica proposicional. Existem muitas outras inferencias e apricações lógicas. Vide a teoria dos jogos que é um conceito matemático e usado em diversas áreas do conhecimento humano, como a economia e biologia.
E não estou abordando o assunto do ponto de vista científico, pelo menos não na filosofia epistemológica de Popper, embora penso que seja possível enquadrar a hipótese deus não existe, pois esta pode ser falseada com a comprovação da existencia de deus. Mas independente disso eu tomo como referência a filosofia que contém a lógica, pois a lógica é um dos ramos da filosofia.
E deus pode sim ser objeto de estudo da lógica e da filosofia e de fato é. Se pensa que o conceito de deus não pode ser estudado, que fique com a sua auto-limitação do assunto apenas para você e não me venha pregar isto como verdade.
A teologia estuda deus, mas considerando que ele exista, o que a torna parcial. E para além da teologia tem crescido a ciência da religião que estuda as religiões, com grande representação no cenário acadêmico. São as questões "metafísicas" sendo observadas sobre diversos ângulos e olhares para um aprofundamento do entendimento destas religiões. São empregados vários conhecimentos das diversas ciências para o desenvolvimento da ciência da religião.
EXATAMENTE POR ISSO, é impossível argumentar acerca dele.
Anyway, é inútil e fútil. Mas isso só quer dizer que é inútil e fútil, não impossível.
Não é impossível argumentar sobre deus, que não passa de um conceito, e é isso que estamos fazendo. A problemática é que o agnóstico foge e se acovarda da discussão através deste espantalho epistemológico que o agnosticismo é. Simplesmente ignora o assunto por dizer que não é possível argumentar, chega a ser ridículo.
E qual é o motivo de considerar impossível saber que deus não existe? Qual é o conceito de deus que considera impossível de não saber da sua inexistência?
Sua natureza metafísica.
Através do conceito de metafísica que citei da Wikiédia, vemos que isto não é impedimento de saber que deus não existe. A metafísica estuda a realidade, e junto com a ontologia é um dos ramos da filosofia. Se não gosta de assuntos metafísicos não diga ser impossível a estudar. Temos um grande arcabouço teórico acerca da metafísica.
É impossível estudar deus.
Espantalho. É possível estudar deus, eu estudo e muitos estudam. Se acha que para você é impossível não queira fazer disso a regra.
É por isso que os agnósticos não aceitam argumentos a respeito dele.
Claro tem um bom espantalho espistemológico. Nega a discussão sobre o assunto.
Ninguém dá probabilidade de existência de nada, de nada. Tire esse espantalho da sua cabeça.
Não é probabilidade, é certeza absoluta de que não podemos saber da inexistência de deus.
É o espantalho epistemológico.
Para mim tem duas posições, teísta e ateu, ou até mesmo a dúvida é valido. Mas o agnosticismo é desonesto por não ter posição e se julgar superior por não dizer que não participa do debate, pois só fica na teoria e na prática fica se justificando através do conceito de deus.