Autor Tópico: Ceticismo como opinião, não como verdade.  (Lida 23961 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Ceticismo como opinião, não como verdade.
« Resposta #25 Online: 19 de Maio de 2007, 23:21:27 »
Bem, Blue Pill, você está criando seus próprios conceitos de realidade, de existência, de dogma, de ceticismo
Primeiro, não acredito em criação.
:stunned:

O computador que você está usando sempre existiu? É isso?

de modo que eu estou falando sobre realidade, existência, dogma, ceticismo, mas você está falando de quaisquer outras coisas que você acha serem, mas não são realidade, existência, dogma, ceticismo
Então você possui a verdade? Conte para nós que acho que o mundo inteiro ta querendo saber disso des de que a humanidade se conhece por humanidade e des de que o primeiro macaco fez a primeira pergunta.

Não possuo a verdade, estou reproduzindo a verdade daqueles conceitos estabelecidos. E a verdade deles você não pode mudar, porque mudando, você estará criando outro conceito. "O que é é e não pode não ser, e o que não é não é e não pode ser".

Que bizarro você cara.
:crazy:

se quer criar seus próprios conceitos, o faça com um método, e, mesmo assim, a comunicação fica impossível a ponto de estarmos aqui cada um falando através de um idioma diferente e desconhecido.
Cara, todo mundo tem seus próprios conceitos, e nunca o conceito de um é igual ao do outro, acorda pra isso meu querido. Leia "O banquete" e atente-se ao sentido que Sócrates da para "opinião", É só o que temos, não temos verdade, temos sómente opinião sobre qualquer coisa.
É o que falo sempre: Filosofia tem que ser ensinada desde a fase pré-escolar, senão acontece isso o que está acontecendo com você: universalizando idéias. Macaco é macaco, e se o seu conceito de macaco remete a uma baleia, você está falando de não-macaco, e não de macaco.

Como poderíamos entender um conceito da mesma forma que a outra pessoa? Se nem mesmo as palavras nós entendemos iguais, pois cada um acha o que uma palavra significa diferente do que outro acha, apesar de isso tender para a igualdade.
Você faltou na aula que ensina a separar conceitos subjetivos de conceitos objetivos. Dogma, verdade, método, ceticismo, realidade, enfim, são objetivamente conceituados. Se você tem um conceito subjetivo acerca de uma definição objetivamente concebida, seu conceito é qualquer outra coisa, menos a coisa que você pretende conceituar subjetivamente, podendo ser uma quase-coisa, mas nunca a coisa em si.

"Cara, todo mundo tem seus próprios conceitos, e nunca o conceito de um é igual ao do outro, acorda pra isso meu querido. Leia "O banquete" e atente-se ao sentido que Sócrates da para "opinião", É só o que temos, não temos verdade, temos sómente opinião sobre qualquer coisa."

Isso se aplica a conceitos como os de deuses, duendes, fadas, gnomos, elefantes roxos voadores invisíveis. Mas isso não se aplica a conceitos como carro, bode, vaca, dogma, método.

Aceitar que ouve um entendimento completo de sua parte do que é "dogma", "realidade", "ceticismo", ja é por si só um dogma que você cria, que crê nisso, e por consequencia impossibilita uma analize mais profunda.
Trata-se tão somente de análise objetiva de elementos característicos para adequação a um conceito igualmente objetivo e universal.

Portanto cara, você se encaixa no perfil de pensamento que eu descrevi, o cético que tem dogmas e não sabe.
É claro que tenho dogmas, afirmei tê-los mensagens antes desta. Você está criando meu não-saber-ter-dogmas para negar minhas afirmações de ter dogmas. Das três, uma:
1. Ou não sabe ler
2. Ou não compreendeu o que leu
3. Ou não leu.

Acontece que o crente crê num deus que disseram para ele que existe, mas que ele nunca viu, nem ouviu, nem cheirou, nem tocou, nem provou, nem sentiu, nem percebeu de qualquer forma, nem tem motivo para deduzir sua existência, senão pelo fato de alguém ter lhe dito. Já o "cético" não crê naquilo que ele vê, ele vai além, e testa sua percepção e o que está vendo…
Ir além? Além da onde? Do universo ? …
Esse ir além é um dogma.
3. Não compreende o que lê.

E olha que é uma frase simples:

"Já o "cético" não crê naquilo que ele vê, ele vai além [ELE VAI ALÉM DO QUE VÊ], e testa sua percepção e o que está vendo…"

Exemplo para ilustrar: Quando o cético vê um homem flutuando, ele não diz "Oh, que mágico, um homem flutuando" e vai embora para casa acreditando ter presenciado um milagre. Ele vai além [vai além do que está vendo] e se questiona sobre o que faz o homem flutuar. Começa usando a Lógica aí: "homem flutuando, logo, algo o faz flutuar". Se ele consegue descobrir o que faz o homem flutuar, ele afirma a conclusão. Se não consegue, ele não afirma nada - ao contrário do crente, que afirma ser milagre.

HAHAHAHA! Foi Descartes quem disse isso? Nem bêbado…
Isso porque EU é que uso conceitos diferentes do "normal"…… Lê Discurso do Metodo.
No primeiro bimestre de Metodologia do Trabalho Científico eu fiz uma monografia sobre Descartes e sobre esta obra.

blue pill

• Visitante
« Resposta #26 Online: 20 de Maio de 2007, 00:03:35 »
Não possuo a verdade, estou reproduzindo a verdade daqueles conceitos estabelecidos. E a verdade deles você não pode mudar, porque mudando, você estará criando outro conceito. "O que é é e não pode não ser, e o que não é não é e não pode ser".

Estabelecidos por quem ? Quais conceitos ?

Não existe esses tais estabelecimentos, cada um formaliza as coisas da sua maneira, e mesmo entre os grandes filósofos (se é a esses que você quis se referir) existem controvérsias sobre conceitos.

Ninguem é mais do que ninguem para formalizar algo e torna-lo assim mais "verdadeiro", nem mesmo os mestres fazem isso, você é que tem sindrome de inferioridade eu acho...

Agora, se você se considera alguem menos competente que um grande filósofo, então deve mesmo se curvar aquilo que eles estabelecem.

Parece que estou discutindo com uma pessoa que fala outra lingua… Muito estranho, e ainda por cima estressado… arrogante… Não discuto assim, beleza ?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Maio de 2007, 09:31:25 »
Esse pensamento metafísico, do "ser dentro de nós para que possamos ser um ser" do Blue Pill, nem faz sentido…
E o ser dentro do segundo ser? Como o segundo ser pode existir sem ter o terceiro ser com um quarto ser por fora do quinto ser???

"Você existe só porque tem um ser DENTRO de você" - explica 0,00% das coisas, define 0,00% e tem 0,00% de lógica…

Odeio não poder apontar para um árvore e dizer que existe, ficar insistindo que a verdadeira árvore está em outras dimensões…

Esse "ser dentro de nós" do Descartes não é necessariamente uma alma ou coisa do gênero. Na verdade ele é muito melhor identificável com a consciência. O Descartes não disse nada sobre haver uma realidade verdadeira em outras dimensões, o que ele disse é que não se pode ter certeza de que nossos sentidos nos passam informações verdadeiras sobre a realidade, não se pode ter certeza de que nós, neste exato momento, não estamos sonhando - se você assistiu ao filme Matrix dá para ter uma idéia sobre do que Descartes estava falando.

Acontece que Descartes nos garante que há uma coisa sobre a qual podemos ter certeza: a nossa própria existência. Se somos seres autoconscientes capazes de raciocinar sobre a nossa própria existência é porque, sem sombra de dúvida, nós existimos - eu posso duvidar que você existe, posso acreditar que você não passa de uma fantasia da minha imaginação, eu posso duvidar que meu corpo existe, posso acreditar que as minhas mãos, meus braços e tudo o mais sejam outra obra de minha fértil imaginação, entretanto eu não posso duvidar da minha própria existência, pois se eu duvido eu penso e se eu penso então eu existo.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #28 Online: 20 de Maio de 2007, 20:12:40 »
Estabelecidos por quem ? Quais conceitos ?
O que é estabelecer? O que é por? O que é quem? O que é qual? O que é conceito?

Não existe esses tais estabelecimentos, cada um formaliza as coisas da sua maneira, e mesmo entre os grandes filósofos (se é a esses que você quis se referir) existem controvérsias sobre conceitos.
O que é não? O que é existir? O que é esse? O que é tal? O que é cada? O que é formalizar? O que é coisa? O que é sua? O que é maneira? O que é mesmo? O que é entre? O que é grande? O que é filósofo? O que é controvérsia? O que é sobre?

Ninguem é mais do que ninguem para formalizar algo e torna-lo assim mais "verdadeiro", nem mesmo os mestres fazem isso, você é que tem sindrome de inferioridade eu acho…
Então, todas as palavras da sua frase não possuem um significado formalizado?

Agora, se você se considera alguem menos competente que um grande filósofo, então deve mesmo se curvar aquilo que eles estabelecem.

Parece que estou discutindo com uma pessoa que fala outra lingua… Muito estranho, e ainda por cima estressado… arrogante… Não discuto assim, beleza ?
Só responda a uma das perguntas "O que é?" feitas anteriormente.

blue pill

• Visitante
« Resposta #29 Online: 20 de Maio de 2007, 22:26:32 »
Exatamente, ninguem sabe exatamente o que as coisas são, nem eu e nem você, e você disse que eu é que to viajando e você ta falando sobre O QUE É as coisas realmente.

Viu como você é falacioso, como você pode portar a verdade sobre as coisas, sendo que você sabe também não sabe exatamente o que é as coisas ?

Essa sua postura adotada de defender a existência de uma "verdade" da qual o ceticismo se embasa, pra mim é furada, e isso aparece nas pessoas por terem no fundo a necessidade de dogmas, que é exatamente o que eu disse neste tópico, que nem mesmo o ceticismo tem de ser a verdade, mas como todos as outras linhas de pensamento, ser encarada como opinião.

« Última modificação: 20 de Maio de 2007, 22:33:30 por Blue Pill »

blue pill

• Visitante
« Resposta #30 Online: 20 de Maio de 2007, 22:32:48 »
Talvez as pessoas que agem assim e pensam dogmaticamente até mesmo sobre o ceticismo, talvez isso seja por um motivo simples, ao meu ver, elas julgam que o conhecimento está além delas, que está além da sua capacidade, e jogam então a "responsa" e o mérito de descobrimento "exato" das coisas, para os grandes mestres, mas essas pessoas mesmo se remóem em não conseguir as tais "citações divinas" que esses mestres deveriam ter, para justíficar tal proesas metafísicas.

Essa atmosféra de descobertas absolutas, mesmo que sobre alguns pequenos campos de estudo, não existe, existe apenas na cabeça daqueles que tem dogmas.

Os grandes mestres podem ter, e provavelmente tem/tiveram, visão muito melhor do que a maioria das pessoas e do senso comum, mas isso não significa que eles detem também a verdade sobre as coisas, e não significa em absoluto que devemos dar-mos a eles o poder de estabelecer alguma idéia.

Isso é o dogma do ceticismo, que é largamente utilizado aqui.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 20 de Maio de 2007, 22:38:00 »
Solipsismo é uma droga, Blue Pill...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #32 Online: 20 de Maio de 2007, 22:52:30 »
Interessante, nunca tinha ouvido falar que existia essa linha de pensamento.
Quer dizer, alguem antes de mim ja deve ter desenvolvido um raciocínio semelhante, que não devemos defender a ferro e fogo as bases de um conhecimento, porque essas bases não existem, existe apenas uma atmosféra enganosa de que aquilo deve existir.
Mas se não somos capazes de pensar em tais bases, então ela não existe para nós, e aceitar isso de um "mestre" é semelhante a aceitar uma crença.
É isso que muita gente faz aqui, aceita uma verdade que não existe, defende ela, e o pior de tudo, julga que o Carl Sagan sabia :histeria:

Dogmatísmo também é uma droga, é por isso que não devemos seguir nem um e nem outro como se fossemos cegos.

blue pill

• Visitante
« Resposta #33 Online: 20 de Maio de 2007, 23:30:24 »
To lendo aqui sobre solipsismo, o meu pensamento não é tão solipsista assim.
Eu não fico o tempo todo achando que o mundo é uma projeção, mas apenas aceito isso como uma possibilidade, antes de que eu saiba de uma verdade absoluta sobre a natureza do mundo que meus sentidos captam.

A minha idéia original é que, as opiniões de todos aqui não podem ser consideradas verdade absoluta, nem mesmo o metodo ciêntifico e nem mesmo a lógica e nem o ceticismo.
Essas visões, todas são auto-relacionadas o que quero dizer com isso é que ambas alternam entre subniveis de compreensão.

Pensando assim, esses metodos mais racionais de ver o mundo (ceticismo, racionalismo, realismo), do que diferem de metodos mais "burros" como (surrealismo, dogmatismo, irracionalismo) é apenas uma sutil diferença na capacidade de argumentação, mas todos esses estão potencialmente encaixados no mesmo nivel, o nivel de "opinião".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 20 de Maio de 2007, 23:36:12 »
(Haja paciência...)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2007, 23:58:07 »
Pq vc insiste em comentar minhas opiniões luis dantas? Ja não te falei para desconsiderar, assim como eu faço com as suas ?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #36 Online: 21 de Maio de 2007, 00:17:07 »
Pq vc insiste em comentar minhas opiniões luis dantas? Ja não te falei para desconsiderar, assim como eu faço com as suas ?
Se fizesse, essa mensagem não existiria, nem esta. Talvez elas não existam na sua realidade-subjetiva-alternativa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 21 de Maio de 2007, 00:54:26 »

Acho que eu perdi a parte em que era explicado por que eu sou sua propriedade, Pill.

Digo, fala sério... se você tem o direito de falar bobagem, eu tenho o direito de chamar de bobagem, ora essa.

blue pill

• Visitante
« Resposta #38 Online: 21 de Maio de 2007, 02:13:25 »

Acho que eu perdi a parte em que era explicado por que eu sou sua propriedade, Pill.

Você perdeu essa parte porque ela não ta explícita, ela está nas entrelinhas da razão que julguei você ter.

Deixa eu explicar então... A minha intensão é com essa mensagem é: "por gentileza não fale comigo".

Digo, fala sério… se você tem o direito de falar bobagem, eu tenho o direito de chamar de bobagem, ora essa.

O Senhor da ética, nesse caso, porque se refire à mim, e não à opinião ?

Qual sua intensão ? Eu não sei se está muito subntendido, mas não quero ser seu amigo.

Então não dirija a palavra à mim, só à minha opinião ok ?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 21 de Maio de 2007, 02:41:10 »
Blue Pill, o fórum não é seu, você não tem o direito de ditar quem pode responder suas mensagens ou não. Se não quer que respondam, não poste. "Por gentileza" não porque você não é gentil para dizer o mínimo ("eu ignoro sua opinião Luis Dantas") e nem se fosse alguém deveria parar de responder, você não é o único que freqüenta o fórum, o Luis Dantas pode responder suas mensagens para que outros vejam, ou seja, outras pessoas podem adquirir conhecimento para a discussão ou além através das respostas dele.
tal proesas metafísicas.
Como quais? As que se consegue fazer para um público em uma garagem mas que nunca funciona no laboratório?
É isso que muita gente faz aqui, aceita uma verdade que não existe, defende ela, e o pior de tudo, julga que o Carl Sagan sabia
Você julga que um bando de charlatões que ficam chutando coisas sabem contatar entidade multi-dimensionais…

blue pill

• Visitante
« Resposta #40 Online: 21 de Maio de 2007, 03:07:33 »
Blue Pill, o fórum não é seu, você não tem o direito de ditar quem pode responder suas mensagens ou não. Se não quer que respondam, não poste. "Por gentileza" não porque você não é gentil para dizer o mínimo ("eu ignoro sua opinião Luis Dantas") e nem se fosse alguém deveria parar de responder, você não é o único que freqüenta o fórum, o Luis Dantas pode responder suas mensagens para que outros vejam, ou seja, outras pessoas podem adquirir conhecimento para a discussão ou além através das respostas dele.

Cara, não entendo você, quem é você pra dizer que minha cortesia é falsa ?
Você quer falar por mim? Ou pior, quer transmitir sensibilidade por mim ?

tal proesas metafísicas.
Como quais? As que se consegue fazer para um público em uma garagem mas que nunca funciona no laboratório?
Leia o contexto, estava falando de supostos mestres que supostamente haviam "estabelecido" algumas verdades universais que o nightmare defende.
Os estabelecimentos de verdades absolutas sobre alguns objetos da natureza, é a proeza metafísica que eu havia falado.

É isso que muita gente faz aqui, aceita uma verdade que não existe, defende ela, e o pior de tudo, julga que o Carl Sagan sabia
Você julga que um bando de charlatões que ficam chutando coisas sabem contatar entidade multi-dimensionais…
Denovo, não fale por mim.
Você está presumindo que eu sou religioso ? Ou que tenho crença ?

Bom, se seu dicernimento é assim, de que existe duas torcidas, a "cética" e a "religiosa" então acho que você tem que rever seus conceitos sobre o que é opinião.

Quem disse que eu acredito em deus? Quem disse que acredito em mitos? Quem disse que acredito em dogmas?

Quanta prepotência num tópico só...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #41 Online: 21 de Maio de 2007, 03:23:20 »
:demente:

blue pill

• Visitante
« Resposta #42 Online: 21 de Maio de 2007, 03:35:08 »
“Homens convictos são prisioneiros.”  Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #43 Online: 21 de Maio de 2007, 05:00:33 »
Blue Pill, se você queria ofender ele, ao menos comecei a rir, sério, me pareceu com aqueles grupos de trollismo randõmico como "semeadores de discórdia" do Orkut… :histeria:
Cara, não entendo você, quem é você pra dizer que minha cortesia é falsa ?
Você quer falar por mim? Ou pior, quer transmitir sensibilidade por mim ?
Eu sou alguém que leu suas mensagens.
O luis dantas, sua opinião é totalmente descartada por mim, então se quiser poupar o meu e o seu tempo nem precisa postar.
Essa por exemplo…
Você está presumindo que eu sou religioso ? Ou que tenho crença ?
Ah, eu li isso em outros tópicos. Sem ofensas, mas é que são tão sem pé nem cabeça esses tópicos que você discute metafísica que já não sei qual era qual quando respondo…

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 21 de Maio de 2007, 11:11:45 »
Deixa eu explicar então… A minha intensão é com essa mensagem é: "por gentileza não fale comigo".

Qual parte de "você não me dá ordens" você não entende?  Não sei por que esse fricote, mas em qualquer hipótese queira se pôr no seu lugar.

Digo, fala sério… se você tem o direito de falar bobagem, eu tenho o direito de chamar de bobagem, ora essa.

O Senhor da ética, nesse caso, porque se refere à mim, e não à opinião ?

Você próprio escolheu mudar de assunto, não reclame agora.

Qual sua intenção ? Eu não sei se está muito subentendido, mas não quero ser seu amigo.

Então não dirija a palavra à mim, só à minha opinião ok ?

Pill, você não serve para ser meu amigo.  Isso não está em questão.  Eu não vou deixar de pedir coerência ou seriedade de você só porque não me importo contigo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #45 Online: 21 de Maio de 2007, 23:39:53 »
Bom resumindo, um julgou eu ser um crente, o outro diz que eu tenho que rever todos os meus conceitos porque ele determina qual é o conceito REAL de todas as coisas, ou pelo menos das coisas em questão aqui.

Interessante como o ser humano luta de maneiras diferentes pra se sobrepor ao outro, pena que essas maneiras em alguns é tão banal.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #46 Online: 22 de Maio de 2007, 10:29:00 »
Bom resumindo, um julgou eu ser um crente, o outro diz que eu tenho que rever todos os meus conceitos porque ele determina qual é o conceito REAL de todas as coisas, ou pelo menos das coisas em questão aqui.

Interessante como o ser humano luta de maneiras diferentes pra se sobrepor ao outro, pena que essas maneiras em alguns é tão banal.

E você insiste em mostrar que esta certo mesmo todos dizendo que não concordam...... Isso é que é egocentrismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

blue pill

• Visitante
« Resposta #47 Online: 22 de Maio de 2007, 13:50:05 »

E você insiste em mostrar que esta certo mesmo todos dizendo que não concordam…. Isso é que é egocentrismo.

Claro, essa é uma atitude natural de alguem que quer saber a verdade sobre as coisas.

Veja que se eu não concordo com a verdade de vocês, e vocês não concordam com a minha, isso não significa absolutamente nada a não ser exemplifica bem o que eu disse no tópico, nós só temos opinião sobre as coisas, e um método como ceticísmo não tem o poder de ir além disso também. Pois até esse próprio método encontramos paradoxos.

Por exemplo:
Se todos discordam de mim agora, e os "todos" defendem o metodo científico como verdade, como os "todos" poderiam estar certos segundo outra lógica, que não fosse o apelo à maioria ?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 22 de Maio de 2007, 13:58:47 »
Por exemplo:
Se todos discordam de mim agora, e os "todos" defendem o metodo científico como verdade, como os "todos" poderiam estar certos segundo outra lógica, que não fosse o apelo à maioria ?

Se você entendesse o que é o método científico não faria essa alegação de que ele é uma escolha arbitrária de verdade.  Pelo contrário, ele serve exatamente para chegar a conclusões que não dependam de arbitrariedade e sim de fatos comprováveis e testáveis.

Se você não quer aceitar isso, problema seu.

blue pill

• Visitante
« Resposta #49 Online: 22 de Maio de 2007, 14:35:31 »
Por exemplo:

Se você entendesse o que é o método científico não faria essa alegação de que ele é uma escolha arbitrária de verdade.  Pelo contrário, ele serve exatamente para chegar a conclusões que não dependam de arbitrariedade e sim de fatos comprováveis e testáveis.

Insiste no erro.

Primeiro, eu não aceito nada mesmo, se você aceita, dai sim você tem um problema, não pode superar aquilo que aceitou.

Você quer discutir comigo, porque insiste em jogar o onus da sua argumentação para as entidades do ceticismo? Onde estão tais entidades? Onde está o método? Se você não sabe usar o método pra argumentar, é porque você não compreendeu ele.

Então me responda usando o método científico que eu "não compreendi" (e que todos os seus amigos compreenderam).

Porque vocês julgam que estão corretos da verdade só por estarem na maioria ?

Parece que vocês não conseguem entender que toda e qualquer discussão é um duelo entre opinião, e assim se torna um duelo entre pessoas.

Vocês não duelam, vocês "atribuem" verdade para grandes mestres que acham INTELIGENTES e metódicos, no entanto não praticam os mesmos métodos…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!