Autor Tópico: Ceticismo como opinião, não como verdade.  (Lida 23963 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Ceticismo como opinião, não como verdade.
« Resposta #75 Online: 23 de Maio de 2007, 02:03:25 »
É aqui que eu queria chegar… O que é vernáculo ? E porque acredita nele ?
Vernáculo é o Grande Oráculo das definições. Acredito nele porque é a única maneira de se estabelecer uma comunicação eficaz com outros seres da mesma tribo.

Não estou dizem que vermelho não é vermelho, nem que cético não é cético, estou dizendo que CETICISMO È OPINIÂO, NÃO VERDADE.
Isto também não é uma opinião? Sua opinião sobre "opinião não ser verdade" não se auto-exclui de modo a anular seu próprio significado?

Se ceticismo não é verdade por se tratar de opinião, sua opinião de que "opinião não é veradade" não é igualmente uma inverdade? E se ela é inverdade, ela não anula seu próprio postulado?

Não fale por mim, você nunca vai conseguir.
Não mesmo  :biglol:

Talvez tomando o mesmo alucinógeno que você eu consiga chegar perto...

blue pill

• Visitante
« Resposta #76 Online: 23 de Maio de 2007, 02:12:14 »
Vernáculo é o Grande Oráculo das definições. Acredito nele porque é a única maneira de se estabelecer uma comunicação eficaz com outros seres da mesma tribo.

Mas você não duvida da definição das palavras? Quer dizer, a definição das palavras não passou pelo processo do cético ?

Isto também não é uma opinião? Sua opinião sobre "opinião não ser verdade" não se auto-exclui de modo a anular seu próprio significado?

Se ceticismo não é verdade por se tratar de opinião, sua opinião de que "opinião não é veradade" não é igualmente uma inverdade? E se ela é inverdade, ela não anula seu próprio postulado?
EXATO!!! A minha também é opinião, e é a mesma merda que a sua, que a opinião de um cético e a opinião de um religioso... O que muda é suas capacidades de argumentação, e o metodo que cada um usa pra avaliar.

Agora estamos chegando onde eu disse que o ceticismo é uma opinião que no que diz respeito a sua "veracidade" só posso entender que ela é um processo mais refinado de avaliação da verdade, e não um processo que traz a verdade, pois se assim fosse, o conhecimento de tudo deveria ja estar alcançado, em nossas mãos, e portanto, o desdém que vocês ironizam os crentes é um tanto quanto precipitado, não ?

Não entendi a lógica, uma opinião anula uma opinião ? Quer dizer, se eu tenho a opinião de que gosto de azul marinho, e a minha irma tem opinião de que o leonardo di caprio é lindo, as duas não podem coexistir? Uma anula a outra, de forma que as duas deixem de existir ?

Porque uma opinião anula a outra? Eu discordo, eu acho que uma opinião SOMA outra opinião.

blue pill

• Visitante
« Resposta #77 Online: 23 de Maio de 2007, 02:16:45 »
PS: Eu sou uma pessoa que duvida da definição de cada palavra que outra pessoa define, como poderia ser diferente, sem eu entregar o meu intelecto pra outra pessoa ? E eu não gosto muito dessa idéia.

Claro que isso não significa que eu vou dar nomes apenas pras coisas que eu ja ví, eu uso um certo grau de confiança pra analizar essas coisas, não puramente o ceticismo, nem acredito como puro dogma, mas uma mescla dessas e mais tantos outros métodos quanto eu aprendi em toda a minha vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #78 Online: 23 de Maio de 2007, 02:24:48 »
Mas você não duvida da definição das palavras? Quer dizer, a definição das palavras não passou pelo processo do cético?
Se eu fosse duvidar das definições das palavras, travaríamos discussões intermináveis a respeito de cada uma das 19 palavras desta sua pergunta, além da função de cada sinal de pontuação, e do significado de cada palavra das suas respostas.

EXATO!!! A minha também é opinião, e é a mesma merda que a sua, que a opinião de um cético e a opinião de um religioso… O que muda é suas capacidades de argumentação, e o metodo que cada um usa pra avaliar.

Agora estamos chegando onde eu disse que o ceticismo é uma opinião que no que diz respeito a sua "veracidade" só posso entender que ela é um processo mais refinado de avaliação da verdade, e não um processo que traz a verdade, pois se assim fosse, o conhecimento de tudo deveria ja estar alcançado, em nossas mãos, e portanto, o desdém que vocês ironizam os crentes é um tanto quanto precipitado, não ?
Não é objeto do ceticismo a busca da verdade absoluta. De onde você tirou isso?

Não entendi a lógica, uma opinião anula uma opinião ? Quer dizer, se eu tenho a opinião de que gosto de azul marinho, e a minha irma tem opinião de que o leonardo di caprio é lindo, as duas não podem coexistir? Uma anula a outra, de forma que as duas deixem de existir ?

Porque uma opinião anula a outra? Eu discordo, eu acho que uma opinião SOMA outra opinião.
Porque você disse. Você disse que opinião não é verdade:

"CETICISMO È OPINIÂO, NÃO VERDADE" (Blue Pill, 2007).

Se opinião não é verdade, sua opinião sobre opinião não ser verdade é uma inverdade, o que a faz se auto-anular.

blue pill

• Visitante
« Resposta #79 Online: 23 de Maio de 2007, 02:26:27 »
Não existe apenas duas torcidas: Os que estão errados e os que são céticos.

Essa delimitação não existe, e não existe também uma certeza a respeito nem mesmo da definição das palavras...

O pior é que, apesar de um aparente "melhor vislumbre da verdade" entre qualquer pessoa e opinião que ela pode ter, essa chance de um ou outro estar mais correta, também é incerta e desconhecida....

Tudo é opinião, e é uma mescla de tudo que você ja aprendeu, tirando as coisas que esqueceu.

Quer dizer, nós ESTAMOS com esses pensamentos, não somos os donos reais desses pensamentos.

Portanto, não existe dono da verdade.

Por isso eu não subjulgo um religioso.

O que eu tentei deixar subentendido no titulo "Ceticismo como opinião, não como verdade" é que as pessoas parem subjulgar a opinião dos outros, a de religiosos está incluida.

Isso é um sinal de evolução.

blue pill

• Visitante
« Resposta #80 Online: 23 de Maio de 2007, 02:28:19 »
Eu acho que a palavra "COMO" faz bastante diferença ali heim...............................

blue pill

• Visitante
« Resposta #81 Online: 23 de Maio de 2007, 02:29:20 »
Chega por hj.. to com muito sono, se quiser deixar mensagem eu leio e respondo amanha...
Eu acho que agora a rebeldia foi mais acalmada, não sei porque a necessidade de discórdia imediata...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #82 Online: 23 de Maio de 2007, 02:33:54 »
Essa delimitação não existe, e não existe também uma certeza a respeito nem mesmo da definição das palavras…
Heidegger e Gadamer ajoelham-se diante de ti.

O que eu tentei deixar subentendido no titulo "Ceticismo como opinião, não como verdade" é que as pessoas parem subjulgar a opinião dos outros, a de religiosos está incluida.

Não, é um sinal de estagnação.

Você não estaria aí usando um computador se as pessoas não subjulgassem a opinião alheia.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #83 Online: 23 de Maio de 2007, 02:35:18 »
Mas você não duvida da definição das palavras? Quer dizer, a definição das palavras não passou pelo processo do cético ?
Palavras são criadas por pessoas e usada por pessoas, não é mistério em descobrir seu significado...
pois se assim fosse, o conhecimento de tudo deveria ja estar alcançado, em nossas mãos, e portanto, o desdém que vocês ironizam os crentes é um tanto quanto precipitado, não ?
Na resposta a esse quote você estava correto até chegar a esse ponto.
Ceticismo é o meio de alcançar o conhecimento, mas nossas informações são limitadas... você parece dizer que caso um carro não alcance o infinito, ande somente a velocidade da luz, é tão lento quanto um carro que não anda...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #84 Online: 23 de Maio de 2007, 02:49:00 »
Blue Pill, o que é ceticismo?

*Em 3 linhas please, textos longos eu só leio o do Willy Nilly porque ele é muito claro quando escreve, e do Diego jaf porque ele escreve de maneira interessante, e do Atheist porque a gente sabe umas coisas novas sobre biologia, e etc, tem mais gente nessa lista, mas você Blue Pill fica rodando no que você escreve...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Atheist

• Visitante
« Resposta #85 Online: 23 de Maio de 2007, 07:40:17 »
Não existe apenas duas torcidas: Os que estão errados e os que são céticos.

Essa delimitação não existe, e não existe também uma certeza a respeito nem mesmo da definição das palavras…

O pior é que, apesar de um aparente "melhor vislumbre da verdade" entre qualquer pessoa e opinião que ela pode ter, essa chance de um ou outro estar mais correta, também é incerta e desconhecida…

Tudo é opinião, e é uma mescla de tudo que você ja aprendeu, tirando as coisas que esqueceu.

Quer dizer, nós ESTAMOS com esses pensamentos, não somos os donos reais desses pensamentos.

Portanto, não existe dono da verdade.

Por isso eu não subjulgo um religioso.

Já ouviu falar de dicionário?

Se cada um utilizasse o sentido que quisesse para cada palavra, fóruns como estes seriam inúteis.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #86 Online: 23 de Maio de 2007, 13:41:51 »
Já ouviu falar de dicionário?

Se cada um utilizasse o sentido que quisesse para cada palavra, fóruns como estes seriam inúteis.
É, vamos colocar na prática na mensagem do Blue Pill essas "a palavra não significa, é só opinião":
Não existe apenas duas torcidas
"Não" eu entendo como cachorro ou gato. O verbo "existir" significa algo relacionado a água. "Apenas" é relacionado a lixo tóxico. "Duas" é um casamento. "Torcidas" é relacionado ao homossexualismo.
Basicamente, você não pode negar que é só opinião sua que você não disse "Um cachorro nadando no lixo tóxico teve um casamento gay" e que essa opinião não vale nada… ou sei lá que não entendi essas suas teorias sobre opinião…

blue pill

• Visitante
« Resposta #87 Online: 24 de Maio de 2007, 20:52:34 »
Vamos analizar o dicionário, vulgo oráculo, que alguns acreditam.

O dicionário usa várias palavras pra descrever uma palavra, cada palavra usada pra descrever essa palavra também está no dicionário e é descrita por outras palavras que estão no dicionário. E assim consecutivamente até que todo o dicionário seja compreendido por palavras que estão dentro dele mesmo.
Ou seja, qual é acerteza pra afirmar que O Dicionário em sí traz o verdadeiro nome das coisas ?(entenda dicionário não só como o próprio livro, mas como qualquer conjunto de descrição de palavras).

O dicionário assim pode ser visto como um "jogo de palavras".

blue pill

• Visitante
« Resposta #88 Online: 24 de Maio de 2007, 20:56:25 »
Sem o alicerce do "real" significado de cada palavra não existe de forma absoluta, que alguns aqui disseram ter, e agora estou tentando mostrar pelo angulo de que não existe, então eu lhes pergunto, porque é que os seus conceitos, e não o meu, é o verdadeiro conceito a respeito de cada palavra? Se tudo tanto que eu digo quanto o que vocês respondem NÂO for tratado como opinião acerca da verdade?

(pergunta retórica) Sabe como o significado de cada palavra se torna real pra vocês que defendem essa idéia? Se vocês atribuirem um dogma linguístico, e não permitir a analize ainda maior e compreensão da própria linguagem, que é um objeto de estudo também.

blue pill

• Visitante
« Resposta #89 Online: 24 de Maio de 2007, 21:04:53 »
Não quero ver link sobre estudos linguísticos, eu quero discutir com vocês, pois são VOCÊS (alguns) é que eu digo que não tratam o ceticismo como opinião, mas o tratam como verdade.
Se eu quisesse criticar os estudantes de linguística eu não iria postar aqui essas mensagens, portanto não quero discutir com o conhecimento dos links, quero discutir com o conhecimento de vocês.

Se quiserem discutir com links, então eu também posso dar um bom argumento... www.google.com

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #90 Online: 24 de Maio de 2007, 21:14:10 »
Você sabe o que é ceticismo? Me diz o que você acha que é, em poucas palavras.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

blue pill

• Visitante
« Resposta #91 Online: 24 de Maio de 2007, 21:15:35 »
Em poucas palavras, pra mim é: uma postura de descrença.

blue pill

• Visitante
« Resposta #92 Online: 24 de Maio de 2007, 21:17:58 »
E para você fabi ? Sem copiar e colar, o que é o ceticismo em poucas ou muitas palavras, você que escolhe.

SEM copiar e colar, eu quero saber a SUA opinião, o que o seu intelecto é capaz de formalizar a respeito dessa palavra, se eu quisesse saber o que o Aurélio acha que é ceticismo, ou o Nietzsche, ou o professor Pascoale, eu certamente não iria perguntar para você.

Mas pode ler o que quiser sobre de qualquer um em qualquer lugar pra tirar a sua conclusão, só não quero que copie e cole.
Recomento consultar aqui: www.wikipedia.org

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #93 Online: 24 de Maio de 2007, 21:25:21 »
Já assistiu CSI, Gil Grissom? Se assistiu e viu o Grissom, então, ele é cético, só acredita nas evidências. E isso de questionar e só acreditar nas evidências é ceticismo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #94 Online: 24 de Maio de 2007, 21:33:46 »
Já assistiu CSI, Gil Grissom? Se assistiu e viu o Grissom, então, ele é cético, só acredita nas evidências. E isso de questionar e só acreditar nas evidências é ceticismo.

Pra você ver como as opiniões são tão sucetiveis a contextos e momentos, e são tão "fracas".
Sua visão do que seja Ceticismo é de um cara que só acredita em evidências, ja para alguns ilustres da filosofia, ceticismo é não acreditar em NADA.
Ta vendo como uma sutileza muda radicalmente todo o sentido do seu pensamento, como uma palavra e um conceito é tão abstrato que não podemos atingir a realidade com elas? Ta vendo como opinião é fraca? Cada um tem uma diferente e que qualquer ofenciva de impor uma realidade acaba normalmente em um paradoxo ? É o que alguns dos céticos dogmáticos não enxergar, que nem ceticismo pode trazer esse vislumbre do real motivo das coisas, uma senssação de atingir a metafísica, e isso faz esses julgarem-se superior a uma opinião alheia e diferente...
Da pra comparar opinião? Julgar uma com outra? Pode até ser possível, no momento em que o homem atingir a verdade absoluta, mas quem tem verdade absoluta agora? Ninguem...E qual está potêncialmente mais forte? A priori podemos dizer que as melhores argumentações são as melhores opiniões, mas por uma questão simples de formalidade que nós criamos também, e essa formalização também não pode ser a verdade agora, pois repito, ninguem conhece a verdade.
São todos iguais em suas opiniões.

blue pill

• Visitante
« Resposta #95 Online: 24 de Maio de 2007, 21:35:59 »
"Qualquer afirmação não é um simples "sim", é um "sim" para toda a existência."
Vo embora.. to na aula ...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #96 Online: 24 de Maio de 2007, 21:37:28 »
Texto longo e confuso... bom, você quer dar outro nome para palavras convencionadas. Ceticismo não é opnião é apenas questionar as coisas e não acreditar em superstição e etc, somente em provas. Eu quis te explicar uma coisa de maneira simples, mas você quer complicar.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #97 Online: 24 de Maio de 2007, 23:02:29 »
Uma postura de descrença é tão somente uma postura de descrença e sequer faz parte de qualquer elementar do conceito de ceticismo.

O que você acha que é ceticismo é qualquer outra coisa, menos ceticismo.

Sua opinião sobre um conceito é IRRELEVANTE porque o conceito não muda só porque você acha que ele é o que ele não é.

Qualquer opinião sobre um conceito que destoe de sua definição é IRRELEVANTE.

Quer falar sobre ceticismo? O único conceito que interessa é o epistemologicamente estabelecido. Se você acha que ceticismo é um frango sem penas, vá debater num fórum sobre aves.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 25 de Maio de 2007, 10:00:17 »
Gente, já disse e vou repetir: o ceticismo aí do nome "Clube Cético" não é o mesmo de Descartes nem dos gregos da Antigüidade, é o ceticismo científico, tão defendido por Carl Sagan entre outros. É a postura de duvidar do que não tem evidências científicas. Claro que isso é muito diferente do ceticismo cartesiano, que duvidava sistematicamente de tudo que é obtido dos sentidos e de quase tudo revelado pela razão.

Que tal se antes de continuar essa discussão vocês dessem uma olhadinha rápida nesses dois artigos aqui?
http://en.wikipedia.org/wiki/Methodological_skepticism
http://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_skepticism

Em português temos este artigo aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo

blue pill

• Visitante
« Resposta #99 Online: 25 de Maio de 2007, 19:42:15 »
Uma postura de descrença é tão somente uma postura de descrença e sequer faz parte de qualquer elementar do conceito de ceticismo.

O que você acha que é ceticismo é qualquer outra coisa, menos ceticismo.

Sua opinião sobre um conceito é IRRELEVANTE porque o conceito não muda só porque você acha que ele é o que ele não é.

Qualquer opinião sobre um conceito que destoe de sua definição é IRRELEVANTE.

Quer falar sobre ceticismo? O único conceito que interessa é o epistemologicamente estabelecido. Se você acha que ceticismo é um frango sem penas, vá debater num fórum sobre aves.

Seu espírito é escravo de entidades míticas da filosofia.

Eu tento discutir com VOCÊ, e você diz que as coisas ja foram resolvidas, como se existisse um alicerçe de aço que sustenta o ceticismo, mas você nem consegue discorrer uma descrição simples do que seja o ceticismo, e ainda diz que "descrença" não tem nada a ver com o ceticismo, bom, pra mim é bem razoavel, gostaria de ouvir a opinão de outras pessoas, se concordam com a minha opinião que ceticismo é uma postura de descrença, ou se concordam com a sua opinão de que descrença não tem nada a ver com ceticismo (como se discordar de uma definição servisse pra demonstrar a sua definição, tosco).

"Quem não sabe descrever alguma coisa, não sabe essa alguma coisa."

Apelos pra motivos que você desconhece e não enxerga.

Viva o sua realidade dogmática, que eu continuo a não ter certeza de nada, se for pra enxer linguiça, nem posta por favor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!