Autor Tópico: Ceticismo como opinião, não como verdade.  (Lida 23962 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ceticismo como opinião, não como verdade.
« Resposta #50 Online: 22 de Maio de 2007, 14:59:34 »
Porta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #51 Online: 22 de Maio de 2007, 15:09:20 »
Porta.
Eu ja disse que seus comentarios a meu respeito é totalmente desnecessário.
Você não capaz de argumentar, então acaba nisso, em ataque pessoal.
E o pior, nem enxerga que isso é ridiculo igual um crente faz aqui e todos os seus amigos e você rolam de rir...

Rolem de rir da própria comédia que vocês são também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 22 de Maio de 2007, 15:13:27 »
Porta sem espelho.

Você sequer se dá trabalho de ler o que insulta...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #53 Online: 22 de Maio de 2007, 15:16:29 »
… E vocês devem se sentir orgulhosos ao debater com um crente, e constatar a soberania de suas lógicas em relação a eles, quando estes entram em argumentos falaciosos, pois estes o fazem sem saber os "erros"
 que isso representa para o logicísta.

Imagina como eu me sinto agora Luis Dantas, com você me chamando de porta, de que meus conceitos estão errados.

O outro que pressupos eu ser um religioso e armou ja uma barricata anti-argumentação desnecessária, sem eu ter demonstrado religiosidade (ou estaria fazendo isso sem perceber?), agora imagine como vocês se sentem ao conversar com um devóto e descobrir que ele acha que todos os que não são religiosos são "do diabo", o quão imbecil é essa concepção.

Portanto, não me ofende em nada esse tipo de coisa, então não tem necessidade de perder seu tempo e o meu com esses comentários com fundo de alfinetada, você tem NECESSIDADE de que eu responda a alfinetada, se fosse um sentimento verdadeiro sobre a minha pessoa, você iria guardar pra você…

blue pill

• Visitante
« Resposta #54 Online: 22 de Maio de 2007, 15:25:44 »
Porque foge do assunto do tópico? Acho que você nem lembra mais qual era o post inicial, vou reavivar a sua memória.

Eu disse que ceticismo é uma opinião, e que sendo assim ela não é uma verdade absoluta.

-Não estou tentando refutar nem comprovar o ceticismo.
-Não estou tentando refutar nem comprovar o dogmatísmo.
-Não sou religioso.
-Nâo sou cético.
-Não vou ser nada do que vocês tentarem me classificar, porque mesmo que consigam compreender um aspécto geral do meu pensamento, logo em seguida irei lutar pra evoluir mais (eu confio no meu potêncial)

Será que é dificil conceber uma pessoa com esses todas essas visões ?

A discórdia sobre o tópico é puramente necesidade de sobreposição de ego?
Eu não falei nada do que um cético não deveria aceitar…

Não caia na mediocridade Luis Dantas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #55 Online: 22 de Maio de 2007, 16:30:46 »
Me diga como você consegue saber se esse tal ser que nós somos é capaz de julgar as coisas céticamente usando sua consciência,
A consciência é o resultado de nosso cérebro. Ou admitimos essa possibilidade ou consideramos que somos um espírito que até mesmo uma linha do espiritismo que se propõe científica usa o termo consciência como sinônimo.

e não que a consciência em si é um simulacro determinístico - e não existe de fato julgamento nenhum ?
Não consiredo esta possibilidade.

Temos que partir de uma premissa dogmática para usar o ceticísmo como forma de pensamento, a premissa de que somos "emancipados", e nosso julgamento vai ser totalmente imparcial do universo.
Não há necessidade de nosso julgamento ser totalmente imparcial do universo para essa "emancipação"
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 22 de Maio de 2007, 17:22:44 »
Imagina como eu me sinto agora Luis Dantas, com você me chamando de porta,

Reconhecido?

de que meus conceitos estão errados.

Não estão nem errados, Pill.  Fantasia não é real o bastante para estar errada.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #57 Online: 22 de Maio de 2007, 17:43:31 »
Só matando mesmo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #58 Online: 22 de Maio de 2007, 19:40:18 »
Cara, é muito engraçado o Blue Pill, ele sempre manda uma frase "filosofia sério vinda de crédulo metido"... tipo, o cara falando bobagem no tópico e fica respondendo crítica com frases meio manjadas, boas para mostrar que se tem razão na teoria, mas que não tem relação com a situação do tópico...
Dogmatísmo também é uma droga, é por isso que não devemos seguir nem um e nem outro como se fossemos cegos.
“Homens convictos são prisioneiros.”  Nietzsche
Interessante como o ser humano luta de maneiras diferentes pra se sobrepor ao outro, pena que essas maneiras em alguns é tão banal.
Claro, essa é uma atitude natural de alguem que quer saber a verdade sobre as coisas.
Insiste no erro.
Chega a parecer trollismo de tão nonsense que é o cara postar o que posta e vir falando desse jeito... mas ao menos tem intuito mais ofensivo, então dá para imaginar que não seja só por provocação alheia, e sim provocação motivada.

Bom, ao menos prezo-me a responder ao que vejo como "informação errada"...
Você quer discutir comigo, porque insiste em jogar o onus da sua argumentação para as entidades do ceticismo? Onde estão tais entidades? Onde está o método? Se você não sabe usar o método pra argumentar, é porque você não compreendeu ele.
Você não entendeu, o ônus da prova deve ser analisado por você e concluído por você pelo seu raciocínio. Não tem um ícone que ditou essa regra, nenhum cientista a aceitou sem analisá-la antes... o problema é que você parece discordar da capacidade racional do ser humano, o que resume-se: não podemos provar nada, somos burros.

blue pill

• Visitante
« Resposta #59 Online: 23 de Maio de 2007, 00:36:04 »
Estava conversando com um amigo meu e ele me fez umas sugestões pra atual situação em que se encontra a discussão.

Bom, um diz que meus conceitos estão equivocados, acredito que em relação aos conceitos centrais do tópico como: Ceticismo, Dogmatismo, Verdade.

Então eu vou fazer uma nova propósta, ja que essa é uma verdade absoluta (que meus conceitos é que estão errados, se é que isso tem cabimento, pra mim não tem, mas vou supor que tenha).

Já que vocês dizem que a minha crítica contra essa postura de "ceticos dogmatistas" é errada pelo meu mau uso dos conceitos, então, a próposta é a seguinte, digam qual é a definição correta dessas linhas e a definição "ciêntifica", "correta", "suas definições" de Realidade.

Pra mim vocês continuam com o mesmo ponto cego, de não ser capaz de perceber que todos os conceitos, definições, interpretações, são muito particulares e são todos uma "opinião" de quem está usando, e numa discussão saudável o objetivo não é subjulgar a outra pessoa, mas tentar entender o que ela está dizendo. E que não EXISTE entidades que definiram esses conceitos de forma absoluta, não existe mestres que formalizaram a filosofia, a ciência, linguística de modo PADRÃO, isso não existe, ISSO é uma fantasia Luis Dantas. Tais supostas entidades, mestres, eu faço uma analogia com entidades escondidas como um Deus que ninguem nunca viu, a crença nesses deuses que nunca se viu é um dogma e não permite uma contestação por motivos de cegueira.

Vocês acreditam num religioso que diz ter visto deus? E porque acreditam no método de ciêntistas, métodos que vocês nunca viram ? Esses ciêntistas são realizadores de proezas metafísicas ?

Onde está deus ? Onde está o método ?

A partir desse desencadeamento só me leva perceber que a diferença básica entre alguns céticos e os religiosos é o fóco do dogma.

Ja que vocês são os "donos da verdade", então vamos usar os conceitos e definições que vocês querem para as palavras, digam então o que querem que seja: Realidade, Ceticismo, Dogmatismo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #60 Online: 23 de Maio de 2007, 00:50:02 »
Continuaação…

Isso me leva a perceber também que pelo próprio método cético de analizar informações, o conhecimento é impossível, nem o seu próprio conhecimento pode ser verdadeiro, por ainda podemos dúvidar de nós mesmos, e podemos duvidar da dúvida do conhecimento, e assim por diante infinitamente…

Dessa forma, o conhecimento não é nem de longe absoluto PELO PRÓPRIO METODO, ainda mais da forma usada aqui, a dogmática, que é a de transfirir o onus do conhecimento para os grandes mestres míticos e não aceitar contestação sobre o SEU próprio conhecimento, afirmando que o conhecimento atingido por esses tais seres míticos é algo absoluto, e assim, crendo neles, também terá a verdade.

E pra reforçar o que estou querendo fazer eu digo para pararem de acreditar em táis métodos e criar suas próprias concepções sobre "realidade", "dogmatísmo", "ceticismo", e tudo mais, assim como eu faço…

Sem atribuir para esses seres míticos, vocês não conseguem discutir, porque isso ? Pensem no porque…

E sem atribuir esses típos de dógmas do método, só sobra um hipótese: Quem não sabe explicar uma coisa, não sabe essa coisa…

É por isso que o ceticísmo de vocês não é uma verdade absoluta, não passa de uma opinião… simples opinião…

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 23 de Maio de 2007, 01:05:26 »
Trouxa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #62 Online: 23 de Maio de 2007, 01:08:45 »
O dogma que está sendo colocado é o dogma da opinião, é o descarte do conhecimento humando em prol de um devaneio pessoal e subjetivo que não tem o menor sentido a não ser para o próprio criador de tal ilusão.

Assim quando se fala com alguem dogmático só tem olhos para o seu dogma, e é o caso do criador do dogma da opinião. Qualquer coisa que se fale com base em outro pensador ou filósofo, dentro da sua doutrina da "opinião é a única verdade" está errado pois não devemos seguir outros pensamentos, devemos criar o nosso próprio.

« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 01:20:51 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #63 Online: 23 de Maio de 2007, 01:17:31 »
É frustrante notar que alguém é tão tapado...

blue pill

• Visitante
« Resposta #64 Online: 23 de Maio de 2007, 01:21:08 »
Sem contar é claro a mediocridade do "ceticismo internetez", que é aqueles que seguem fielmente os pastores míticos da ciência (que provavelmente não gostariam de ter esses fiéis inoportunos) com um agravante, pela internet.

Esse é o ceticísmo de alguns... Essas informações, conceitos, definições são verdades absolutas, devemos nos curvar ao Papa Carl Sagan.

Amém

(Se o Carl Sagan soubesse como o ceticismo é banalizado desse jeito acho que ele ia ressucitar e dar o soco de uma polegada no caixão dele (tipo Kill Bill) e levantar e assumir publicamente que se converteu ao Catolicísmo.)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 23 de Maio de 2007, 01:22:09 »
Vai dormir, Pill.  Quem sabe ajuda.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #66 Online: 23 de Maio de 2007, 01:23:49 »
Já é trollismo...

Vou lançar a campanha: "Mande o troll se foder"

blue pill

• Visitante
« Resposta #67 Online: 23 de Maio de 2007, 01:30:30 »
Trouxa

Engraçado a imparcialidade desse forum... Se eu tivesse te chamado de Trouxa eu teria sido banido...

Já é trollismo…

Vou lançar a campanha: "Mande o troll se foder"

Eu só estou tentando discutir, argumentar, e vocês estão dentro da atmosféra "não podemos estar errados, um monte de gente inteligente concorda com nós".

Argumentação é trollismo ? Pra mim imbecilidade é trolismo...

Um forum cético que não ha discussão, não admite contestação ? Ué, a proposta não era livre pensamento, e aquela balela toda ? Cade o livre pensamento para julgar o próprio ceticismo? Se vocês não conseguem enxergar que ele é uma "opinião", eu tenho culpa que posso ? Sou troll por causa disso ?

Que engraçado isso, e os valores se invertem.... É bom olhar pra tudo isso e ver que pude ir além, não me limito, nem pago pau pra mestres, eu sei que sou mais capaz do que qualquer um, , isso não quer dizer que desconsidere tudo, uso todas as opiniões pra evoluir....

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #68 Online: 23 de Maio de 2007, 01:35:17 »
Eu sei que vou me arrepender, mas vou entrar no barco de novo...

Qual é o ponto, Blue Pill? Antes, faça o que você pediu algumas postagens atrás: defina o que é:

1. DOGMA
2. CETICISMO
3. REALIDADE
4. VERDADE

Faça isso na sua próxima resposta.

blue pill

• Visitante
« Resposta #69 Online: 23 de Maio de 2007, 01:44:17 »
Ué, foi eu quem disse pra você definir ué, não foi você que disse que os meus conceitos estão errados e você está falando sobre o REAL significa das palavras (isso não faz muito sentido, mas tenho que fazer assim pra você entender)
Então se os seus estão "certos", pra começar a discutir vamos "emparelhar" as definições…Mas enfim, então é o seguinte, se você quiser as minhas definições é só ler o post original, não tem definições exatas mas tem apenas o que eu disse, e é disse que eu acho que você está discordando, afinal, se tivesse discordando das minhas "definições", pra isso você teria de ter visto elas antes, certo? Então isso me leva a crer que o que eu estava "errado" era sobre minhas próprias palavras (isso não faz o menor sentido mesmo).

Dessa forma, a coisa que vai te fazer entender o que eu quis dizer, é você lendo o post original? Isso não é óbvio ?

Se quiser minha a definição, leia o post original e tire suas conclusôes ué… Agora, você diz que a verdade é sua, então diga-nos

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #70 Online: 23 de Maio de 2007, 01:47:29 »
Para além de uma discussão saudável existe o limite entre sanidade mental e a insanidade, que neste caso tem sintomas de patologia clínica, um sintoma claro é o delírio.

Citação de: Psiqweb
Idéias Supervalorizadas
Há situações onde ocorre uma predominância dos afetos sobre a reflexão consciente, com subseqüente alteração do juízo da realidade e com repercussões secundárias no comportamento social do indivíduo. As Idéias Supervalorizadas são conhecidas também como Idéias Prevalentes ou Idéias Superestimadas. É quando o pensamento se centraliza obsessivamente num tópico especialmente definido e carregado de uma enorme carga afetiva.

A imagem literária através da qual se estigmatiza o possuidor das Idéias Supervalorizadas é a do indivíduo fanatizado, cuja convicção acerca de sua Idéia Superestimada desafia toda argumentação em sentido contrário, inclusive a contra-argumentação embasada em elementos lógicos e razoáveis.

Tendo em vista a grande força sentimental propulsora da convicção prevalente, tal pensamento passa a ser dirigido exclusivamente pela emoção, comumente por uma emoção doentia e com total descaso para com a lógica ou para com a razão. A necessidade íntima convocada por este psiquismo problemático pode encontrar algum conforto na adoção de uma crença; seja ela política, religiosa, filosófica ou artística, de tal forma que o indivíduo se encontra cego para todas as evidências que não compactuem com sua idéia prevalente.

Tudo aquilo que possa comprometer ou ameaçar o valor e o significado atribuído à Idéia Supervalorizada é recusado pela consciência e, quanto mais a realidade dos fatos sugerir conclusões contrárias à tais pensamentos, mais claramente perceberemos a sua não-normalidade.

http://virtualpsy.locaweb.com.br/sec=47&art=263

Estou postando isto apenas como tentativa de esclarecer a situação, e que tem essa idéia supervalorizada sua, a de que tudo é opinião. Pelos dados que temos no tópico fica bem clara a idéia supervalorizada de forma anormal. Não estou me propondo ser psiquiatra, sem a fazer diagnóstico, para isso existem os profissionais. Mas como sou paciente psiquiátrico me interessei pelos temas e acho bem útil.  Acho que seria bom consultar um psiquiatra.

Mas não se esqueça que é apenas a minha opinião e não é nada pejorativo apenas estou achando seu comportamento fora do normal.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #71 Online: 23 de Maio de 2007, 01:50:17 »
Sinal amarelo para trollismo.

Minhas definições são aquelas do vernáculo. Se você está contestando-as, defina você antes de querer discutir qualquer coisa. Realidade não é real? Então, defina o que é! Céticos não são céticos? Defina!

Eu estou dizendo que vermelho é vermelho, se você diz que não é, defina o que é vermelho. Se não quer definir, não conteste.

blue pill

• Visitante
« Resposta #72 Online: 23 de Maio de 2007, 01:52:02 »
Ué, foi eu quem disse pra você definir ué, não foi você que disse que os meus conceitos estão errados e você está falando sobre o REAL significa das palavras (isso não faz muito sentido, mas tenho que fazer assim pra você entender)
Então se os seus estão "certos", pra começar a discutir vamos "emparelhar" as definições…Mas enfim, então é o seguinte, se você quiser as minhas definições é só ler o post original, não tem definições exatas mas tem apenas o que eu disse, e é disse que eu acho que você está discordando, afinal, se tivesse discordando das minhas "definições", pra isso você teria de ter visto elas antes, certo? Então isso me leva a crer que o que eu estava "errado" era sobre minhas próprias palavras (isso não faz o menor sentido mesmo).

Dessa forma, a coisa que vai te fazer entender o que eu quis dizer, é você lendo o post original? Isso não é óbvio ?

Se quiser minha a definição, leia o post original e tire suas conclusôes ué… Agora, você diz que a verdade é sua, então diga-nos

Ta vendo como não tem o menor sentido dizer que meus conceitos estão errados? Se vocês nem sabem qual é minha definição sobre as coisas, que não seja pelo que leram até agora? E se é o que leram até agora que está errado, porque não contra-argumentam, se é tão banal assim pra eu ser uma:

Porta.
porta sem espelho
??
troll
trouxa
vive no mudo da alice no país das maravílhas

Se é tão bizarro o que escrevi a ponto de ser esta pessoa, porque a dificuldade de contra-argumentar ?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #73 Online: 23 de Maio de 2007, 01:53:36 »
Sinal Laranja para Trollismo

blue pill

• Visitante
« Resposta #74 Online: 23 de Maio de 2007, 01:55:02 »
Sinal amarelo para trollismo.

Minhas definições são aquelas do vernáculo. Se você está contestando-as, defina você antes de querer discutir qualquer coisa. Realidade não é real? Então, defina o que é! Céticos não são céticos? Defina!

Eu estou dizendo que vermelho é vermelho, se você diz que não é, defina o que é vermelho. Se não quer definir, não conteste.

É aqui que eu queria chegar... O que é vernáculo ? E porque acredita nele ?

Não estou dizem que vermelho não é vermelho, nem que cético não é cético, estou dizendo que CETICISMO È OPINIÂO, NÃO VERDADE.

Não fale por mim, você nunca vai conseguir.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!