Assim, não podemos dizer que o SER não pode evoluir o conhecimento sozinho, mas que é extremamente difícil.
Não só difícil, mas um tanto relativo a certos parâmetros e conceitos específicos.
Dai surge outra questão, se o conhecimento é possível, em função de que o conhecimento "acontece", qual é o parâmetro que indíca o caminho para o conhecimento? A seta está apontada pra onde ?
Ou seria o conhecimento apenas uma soma de zeros que não leva a lugar nenhum ?
Eu não saberia dizer.
Eu vejo mais o conhecimento, como algo um tanto "artificial".
Não temos muito conhecimento real das coisas, apenas de como algumas funcionam, porque as coisas são como são, mas poderiam ser diferentes.
Se eu pulo de um prédio, caio porque a gravidade assim determina...
Isso porque nossa realidade é, como é, mesmo que isso possa ser apenas relativo.
Em sonhos, por vezes eu posso voar, em outros, ao pular de prédios, não posso voar, mas desço vagarosamente, meio que "flutuando" e chego ao chão sem me machucar.
Talvez em nossa realidade, isso não seja muito diferente e, talvez as coisas como hoje são, não o sejam de forma absoluta, mas mera comodidade criada pela vontade de alguém e, que possam funcionar diferente, se essa for nossa vontade.
O conceito de conhecimento fica um tanto estranho quando pensado por essa ótica, talvez, até mesmo as explicações que julgamos conhecimento, sejam irreais.
Não sobra muita coisa para se chamar de conhecimento, não em detalhes e não como algo "certo".
O conhecimento, giraria mais em torno de "saber" que as coisas são relativas e funcionam da forma que convém, podendo mudar de acordo com nossa vontade e conveniência.
Explicar como isso funcionaria de fato na origem, seria conhecer a essência das coisas, algo que ao menos por hora, nos é inacessível.