Autor Tópico: Que tal olhar um pouco pra fora da caverna?  (Lida 23974 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Que tal olhar um pouco pra fora da caverna?
« Resposta #25 Online: 22 de Maio de 2007, 20:52:56 »
O Rubio não deixa de ter uma certa razão.  Nem tudo que é real é cientificamente detectável, principalmente no campo subjetivo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #26 Online: 22 de Maio de 2007, 21:00:26 »
Então qual é a outra vertente da realidade?
Demonstre-a…

Senão somos todos um bando de cegos… só que alguns pensam que mesmo cegos, podem guiar outros cegos por caminhos que não conhecem.

Realidade subjetiva, mundo mental, intuição … perceba que eu não estou me colocando acima de ninguem, como eu disse, sou um leigo, cego, humano também, e tão limitado quanto qualquer outro, nao quero guiar ninguem, so estou dizendo q eu acredito que ciência não eh o unico caminho e nem deveria pretender ser.

"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

Um animal nao consegue ir alem do que a sua propria consciencia o limita a ser, nos somos humanos, nao somos deuses, como podemos ser tao egocentricos pensando que a Realidade EH o mesmo que a nossa consciencia? Como eu disse, para mim, a Realidade vai MUITO alem do que conseguimos compreender.

Ps: A discussão no post original parece estar interessante também, quem se interessar pelo assunto, vale a pena dar uma lida.

"Conhecer a sombra é uma grande armadilha. A certeza de que a sombra não é real e a constatação constrangedora de que existem pessoas que perseguem a sombra, leva à formação de conceitos definitivos e equivocadamente superiores. Posso até dizer que o ateu está um passo à frente do crente, pois já abandonou o culto à sombra. Infelizmente, a ilusão perfeita o convence de já ter encontrado a realidade, não restando mais nada a ser buscado."

Falow.
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 21:21:51 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Maio de 2007, 21:28:00 »
Vocês estão apontando para nuvens no céu e chamando de elefante.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 22 de Maio de 2007, 22:05:45 »
A psicologia estuda tudo isso e com muito mais qualidade, além de várias outras ciências colaborarem.

Ahan, e a cada nova descoberta, percebemos o quanto a realidade que percebemos eh moldada pelo cerebro e pelos nossos sentidos.
A realidade vai muito além de nossos sentidos, o ser humano é capaz de fazer abstrações e tem grande capacidade nessa área. Falar que a realidade é moldada somente pelos nossos sentidos é uma falácia e um erro epistemológico.

A biologia estuda a vida, e sempre as ciências podem umas colaborarem com as outras

A nossa biologia infelizmente ainda não tem acesso a nenhum tipo de vida fora da Terra, mas podemos pensar sobre o que existe por ai … formas de vida completamente diferentes … sentidos completamente diferentes … formas de consciencia completamente diferentes … quem sabe?
Apenas conjecturas, suposições e nada mais.

Eu não acredito em nada que transcente a realidade física, e além dos sentidos humanos praticamento todo o conhecimento que temos é assim.

A realidade fisica eh UMA das vertentes da realidade, e nao eh a unica, e que egocentrismo pensar que nada existe alem dos sentidos humanos … os proprios animais tem sentidos muito diferentes e percebem inumeras coisas as quais nao temos acesso.
Ninguém vê a realidade somente através dos sentidos, essa preconceito com ateus e céticos é ridículo. A própria ciência vai além dos simples sentidos.

Fora que a ciencia se propoe a explicar coisas objetivas, e a realidade NAO EH soh objetiva. Alem do que, existem questoes filosoficas que estão fora do campo cientifico.

Eu nao estou aqui dizendo que a ciencia eh algo ruim, MUITO pelo contrario, eu sou completamente a favor do estudo empirico da realidade, mas eu soh acho que a ciencia eh limitada e que a realidade vai alem dela.

Ps: Eu sou só um curioso, um pensador que ainda tem muito o que aprender, me desculpem se eu nao posso dar exemplos melhores, mas o fato de eu não poder mostrar as coisas "concretamente" não muda nada.
Eu concordo que a ciência não responde tudo e para isso temos a filosofia, para mim se completam.

« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 22:07:48 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #29 Online: 22 de Maio de 2007, 22:30:58 »
A realidade vai muito além de nossos sentidos, o ser humano é capaz de fazer abstrações e tem grande capacidade nessa área. Falar que a realidade é moldada somente pelos nossos sentidos é uma falácia e um erro epistemológico.

Pelos sentidos E pelo CEREBRO.

Apenas conjecturas, suposições e nada mais.

Pois é, podemos apenas supor, mas isso não muda em nada a realidade, não é porque desconhecemos que as coisas deixam de existir.

Ninguém vê a realidade somente através dos sentidos, essa preconceito com ateus e céticos é ridículo. A própria ciência vai além dos simples sentidos.

Vai sim além dos sentidos, mas não capta por exemplo o campo subjetivo consciência, logo é limitada. Alem do que, a propria ciência mostra que a realidade não é tão real assim.

Eu concordo que a ciência não responde tudo e para isso temos a filosofia, para mim se completam.

É por isso que eu preferi chamar as "religiões" orientais, de filosofia, tambem prefiro essa palavra. Mas mesmo as duas não bastam, eu CREIO que existe algo transcendente que não temos acesso, pelo fato de sermos limitados em consciência e conhecimento, mas continuemos caminhando e evoluindo, assim vamos entender cada vez melhor esse Universo misterioso e maravilhoso =)
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 22:43:29 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 22 de Maio de 2007, 22:57:05 »

Vai sim além dos sentidos, mas não capta por exemplo o campo subjetivo consciência, logo é limitada. Alem do que, a propria ciência mostra que a realidade não é tão real assim.

O grande desafio da ciência atual é o estudo do cérebro e suas funções, através da interdicisplinariedade e multidiciplinariedade das diversas ciências. O pensamento, a razão, a memória, a inteligência, a emoção e todas as subjetividades possíveis estão sendo objeto de estudo da ciência e deixando de ser tão subjetivas assim. Temos também a ciência da religião, com grande destaque para a Alemanhã, mas o Brasil também conta com bons curos de pós-graduação na área.

E a filosofia avança com esses conhecimento abordando a matemática, para trazer o rigor da lógica e da linguagem matemáfica para o método filosófico.

É por isso que eu preferi chamar as "religiões" orientais, de filosofia, tambem prefiro essa palavra. Mas mesmo as duas não bastam, existem algo que transcende o conhecimento humano pelo fato de sermos limitados em conhecimento, mas continuemos caminhando e evoluindo, assim vamos entender cada vez melhor esse Universo maravilhoso e misterioso =)
Acho bom entender como filosofia, pois esta é a melhor maneira de compreender o conhecimento que ainda não é científico.
Eu quero conhecer mais das religiões orientais, pois acho que tem muita gente falando besteira sobre religião com alegação baseadas nessas religiões.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 22 de Maio de 2007, 23:12:55 »
Filosofia e religião não tem - nem deveriam ter - uma distinção clara; são ambos campos de pensamento fora do domínio científico.  De fato, eu acho exato dizer que a religião é uma forma especializada da filosofia, voltada à qualidade de vida e laços sociais.

O que não a torna menos religião… :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 22 de Maio de 2007, 23:32:03 »
Filosofia e religião não tem - nem deveriam ter - uma distinção clara; são ambos campos de pensamento fora do domínio científico.  De fato, eu acho exato dizer que a religião é uma forma especializada da filosofia, voltada à qualidade de vida e laços sociais.

Qualidade de vida e laços sociais, são temas abrangidos pela ciência pois a ciência sempre traz benefícios a humanidade através do desenvolvimento tecnológico em suas diversas áreas. E especificamente as ciências humanas se preocupam com os laços sociais e afetivos inclusive.
A filosofia tem um papel de assimilar os novos conhecimentos produzidos através dos debates e discussões dos dilemas éticos e morais.

Sou muito cético quanto a algo de positivo na religião que supere a sua negatividade. Entendo que podemos elencar muitos pontos positivos, mas são inferiores e ilusórios perante as alternativas científicas e filosóficas existentes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 22 de Maio de 2007, 23:36:14 »
Conhecimento científico é uma ferramenta valiosa e necessária, Adriano.

Mas não é tudo; você pode até mesmo supor que algum dia as ciências humanas estarão capacitadas a entender e trabalhar a motivação e os sentimentos de forma prática e suficiente para as decisões cotidianas.  Mas até lá, o fato é que não se pode esperar sentado.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 22 de Maio de 2007, 23:55:37 »
As ciências humanas já tem esse conhecimento, as ações cotidianas já são todas estudadas e temos muito conhecimento a respeito. E é nesse ponto que vejo a interferencia negativa da religião que não tem preparo nem conhecimento pois não foi criada para esse fim. Seria uma deturbação do que é religião e para que serve. Religião tem objetivos de atender a questões metafísicas. 

As relações sociais estabelecidas dentro das religiões são baseadas em seus conhecimentos metafísicos e proveniente da tradição, e sem aval científico. O que ocorre é a religião competindo através do seu conhecimento retrógrado com o conhecimento científico, e não só com esse mas também com o conhecimento filosófico que é muito extenso e não pode ser subestimado.

O laicismo já delimita a religião ao indivíduo e ao seu grupo religioso devido as besteiras que ocorreriam a religião misturada a política. O secularismo, sendo um afastamento das pessoas da religião é um fenômeno influênciado pelo desenvolvimento econômico e conseguentemente cultural.

A religião é um reflexo da cultura pobre e que não tem acesso ao conhecimento saudável, o científico e filosófico. No mais não se enquadrando nisto é uma babá de adulto, que pagam seus tributos religiosos para líderes religiosos pensarem por eles, e muito mal por sinal.

Uma das poucas vantagens da religião é a sociabilidade entre seus pares, mas mesmo assim acho um preço muito alto pois essa sociabilidade interna acarreta um sectarismo externo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 23 de Maio de 2007, 00:08:58 »
Adriano, você não parece viver no mundo que eu conheço.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 23 de Maio de 2007, 00:11:58 »
Mas vivo sim, no mesmo mundo e no mesmo país, só não no mesmo estado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 23 de Maio de 2007, 01:07:15 »
A julgar pela sua descrição duas mensagens atrás, não vive nem no mesmo universo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 23 de Maio de 2007, 01:16:50 »
Quem faz uma inversão da religião, e faz querer enquadrar esta em atividade puramente sociais não sou eu, poderia ser um alienígena que visita o nosso planeta, mas não eu e nem ninguém mais do fórum eu vejo ter uma opinião tão deturpada da religião.

Tenta defender a religião por ser favorável ao budismo, mas não tem argumentos nem base para isso. Fica se escondendo através de um ideal utópico de religião. Vamos lidar com os fatos e não com idealismo. Não com algo sem futuro como a religião. Para a religião ser boa tem que deixar de ser religião e é isso que você faz com o conceito de religião.

Veja bem quem é o alienígena dentro da questão. É claro que você pode se unir a outros religiosos e cada um vai defender a sua religião e dizer que o mundo é melhor com ela. E penso que faz assim por ter uma religião.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 23 de Maio de 2007, 02:25:15 »
Ué? Eu achei coerente a mensagem dele.

Aliás, até discordo nesses pontos com você Luis Dantas:

A religião se diferencia da filosofia por dar a resposta impulsionada ou conveniente. Exemplo "Existe algo após a morte porque senão eu não ia gostar" (qualquer religião), "Deus criou o povo ariano para governar sobre as outras raças" (Hitler). Na filosofia você questiona e repensa, não necessariamente aceita porque gosta ou porque convém.
Mas não é tudo; você pode até mesmo supor que algum dia as ciências humanas estarão capacitadas a entender e trabalhar a motivação e os sentimentos de forma prática e suficiente para as decisões cotidianas.  Mas até lá, o fato é que não se pode esperar sentado.
Você pode tomar decisões do cotidiano atirando uma moeda, colocando as opções em forma de palavra e verificar quem é o primeiro na ordem alfabética, e sabemos que não podemos bem dizer que a religião busca as escolhas corretas… então não sei os méritos da religião nesse ponto…
« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 02:27:56 por Ilovefoxes »

One

• Visitante
« Resposta #40 Online: 23 de Maio de 2007, 04:53:29 »
Filosofia é religião.

Os problema dos pseudo-intelectuais ocidentais é ficarem-se pelo significado etimológico da palavra religião, só que isso inibe a compreensão de outras "religiões" que não se revêem na semântica latina.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 23 de Maio de 2007, 04:59:12 »
Citação de: Adriano
o que condiciona as 'percepções secundárias', ou seja, aquelas relativas à lógica e às abstrações, são sempre as percepções primárias, as que dizem respeito aos sentidos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #42 Online: 23 de Maio de 2007, 05:06:55 »
Os problema dos pseudo-intelectuais ocidentais é ficarem-se pelo significado etimológico da palavra religião, só que isso inibe a compreensão de outras "religiões" que não se revêem na semântica latina.
Pelo que eu saiba religião resume-se a:
Crença na superstição adicionado a rituais específicos.

Qual o seu entendimento da palavra?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 23 de Maio de 2007, 05:25:04 »
Filosofia é religião.

definir é algo muito difícil, e não é de hoje. não há 'pseudo-intelectualismo' algum em usar do recurso etimológico para a definição de algo, só que é um recurso que nem sempre atende a todas nossas expectativas. o problema é que a maior parte das coisas, ao longo do tempo, superam o que eram originalmente, e de repente as pessoas passam a entender tal coisa pelas características que adquiriu e não pelas que tinha originalmente, mas vá lá, é parte da vida.
quanto ao fato de as 'outras religiões não se revejam na semântica latina', vale lembrar que a religião antiga romana muito tinha a ver com a indiana. eram ligadas por uma origem comum, vide a cidade antiga de fustel de coulanges.
« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 05:27:05 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

One

• Visitante
« Resposta #44 Online: 23 de Maio de 2007, 06:00:21 »
Está bom, pseudo-intelectualismo foi exagerado :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #45 Online: 23 de Maio de 2007, 06:32:50 »
Ué? Eu achei coerente a mensagem dele.

Eu ia responder que é internamente coerente, mas em segunda análise percebi que nem isso.  É uma mensagem preconceituosa e autocontraditória, e perdeu quase todo o lastro que tem no mundo dos fatos reais.

Citação de: Ilovefoxes
Aliás, até discordo nesses pontos com você Luis Dantas:

Vamos a eles.

A religião se diferencia da filosofia por dar a resposta impulsionada ou conveniente. Exemplo "Existe algo após a morte porque senão eu não ia gostar" (qualquer religião), "Deus criou o povo ariano para governar sobre as outras raças" (Hitler). Na filosofia você questiona e repensa, não necessariamente aceita porque gosta ou porque convém.

Espantalho.  Essa é uma caricatura da religião.  Religião é filosofia - e prática - voltada ao cultivo de valores.  O trecho que pus em destaque acima não corresponde à realidade de várias religiões importantes, além de ter uma ênfase bastante estranha em qualquer hipótese.

Na boa, Foxes, esse trecho chegou a um triz de ser trollismo puro.

Você pode tomar decisões do cotidiano atirando uma moeda, colocando as opções em forma de palavra e verificar quem é o primeiro na ordem alfabética, e sabemos que não podemos bem dizer que a religião busca as escolhas corretas…

Mas sabemos que isso está muito mais próximo de ser verdade do que essa caricatura de resposta aleatória que você propõe.  Portanto, qual é o ponto que você está tentando ilustrar mesmo?

então não sei os méritos da religião nesse ponto…

Você não mostrou saber sequer o que é religião, que dirá os méritos dela.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 23 de Maio de 2007, 06:36:05 »
Pelo que eu saiba religião resume-se a:
Crença na superstição adicionado a rituais específicos.

Qual o seu entendimento da palavra?

Crença em superstição não é pura e simplesmente superstição?  E não continua sendo pura e simplesmente superstição quando se inclui rituais?

Religião frequentemente degenera em superstição, mas não é superstição, da mesma forma que política não é automaticamente corrupção.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 23 de Maio de 2007, 08:14:19 »
One disse:

(...)O interessante é que se eu for tentar falar com alguns ateus sobre o véu de Maya, talvez eles o conheçam como sendo o poder ilusório de Deus, pois é assim que os três véus de Maya são mais conhecidos entre os religiosos.(...)

Religiões baseiam suas impressões quase todas as vezes em problemas reais dos humanos. Isso não deveria surpreender ninguém. São humanos interpretando suas vidas, seu modo de ser.

Assim como, biologicamente falando, posso demonstrar que o que vemos é uma interpretação da realidade, e não 'a' realidade, pois nenhum estímulo sensorial é privillegiado o suficiente como para isso. Assim como posso demonstrar que a cadeira que estou vendo de fato existe, porém seria vista, sentida, cheirada de formas diferentes dependendo do órgão sensorial e do sujeito (seja ele uma morsa, um camaleão, ou, é claro, uma formiga).

Mas cuidado: acertar nos aspectos psicológicos do ser humano não é fazer filosofia, nem é entender estes problemas. A tendência a fazer uma 'lei universal do comportamento dos seres vivos' nos faz cair em dogmas que devem ser evitados. Assim como a cientologia pode estar certa quanto ao mecanismo da memória, também não justifica suas conclusões malucas (e muito menos o preçinho salgado das 'entrevistas').

Assim como o véu de Maya, desde a imitação de Cristo até as Quatro Nobres Verdades também se baseiam em como o nosso cérebro funciona. Pelo menos budistas são humildes o suficientes como para não justificar seu sofrimento ou felicidade numa interpretação universal e sim numa explicação psicológica (e, portanto, humana).

Você, inclusive, o citou como véu de Maya, mas para mim vieram aqueles versos do Mahabharata: "Quanto a sua inteligência sobrepassar a densa floresta da ilusão, tornase-á indiferente a tudo que ouviu e tudo que há de ouvir".

Sofrimento, perdão, ilusão, bem, são conceitos subjetivos e humanos. Achar que religiosos vão confundi-los por causa de sua religião seria tão equivocado como pensar que, por ser ateu, não leio nem interpreto fatos da mente humana, neles incluindo religiões, mitos, crenças, modos de vida de nosso antepassados, etc.

Aliás, tenho certeza de que só alguém que estude, admire, conheça várias religiões pode entender este tipo de sentimentos de forma neutra, sem cair na tentação de se apegar a uma interpretação específica de uma religião, e esquecer de ver 'the big picture'. Não, eu não disse que deveria ser ateu. Mas poucos religiosos estudam de verdade outras religiões se não para tentar se assegurar de que a dele é melhor.

Um livro que explora os pontos em comum entre várias religiões, desde um ponto de vista neutro, é 'A filosofia perene' de Aldous Huxley.

E, aliás, há uma tendência à generalização em religiosos que tentam colocar todos os ateus num saquinho plástico e dizer como pensam. Eu, sinceramente, mal conheço dois religiosos parecidos, mas nem espero encontrar dois ateus parecidos. As dificuldades para chegar em qualquer consenso já deveriam ser mais do que prova disso.

Então, para mim nesta discussão está vendo uma generalização, das duas partes, que vão esquentar o debate, mas não creio que vá muito longe se esquecermos de defender os aparentes dois lados (ciência e religião) e esquecermos que somos bandos.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

One

• Visitante
« Resposta #48 Online: 23 de Maio de 2007, 08:34:02 »
JCatino,

O texto não é meu, nem condiz necessariamente com o meu pensamento.
Deixei logo no inicio, a fonte do mesmo.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #49 Online: 23 de Maio de 2007, 08:58:11 »
"Eu sou contra a religião porque ela nos ensina a nos satisfazermos ao não entender o mundo."
Richard Dawkins

A religião é precisamente o contrário.

"Aconteceu porque deus quis e pronto" é fornecer incentivo à entender o mundo?
Acontece que religião não tem nada como esse negocio de deuses, é algo de si para si mesmo, deus é externo ao homem. A religião é um fim em si mesma; a teologia é uma grande grande tolice, visto que tem a Deus supostamente como objeto de estudo.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!