É uma mensagem preconceituosa e autocontraditória, e perdeu quase todo o lastro que tem no mundo dos fatos reais.
Bom, eu achei que são simples análises claras dos fatos do mundo…
Você pode tomar decisões do cotidiano atirando uma moeda, colocando as opções em forma de palavra e verificar quem é o primeiro na ordem alfabética, e sabemos que não podemos bem dizer que a religião busca as escolhas corretas…
Mas sabemos que isso está muito mais próximo de ser verdade do que essa caricatura de resposta aleatória que você propõe. Portanto, qual é o ponto que você está tentando ilustrar mesmo?
Será? Consigos pensar em casos e casos… por exemplo: "sexo é errado?", a religião "a bíblia diz que você vai para o inferno se não for feito no casamento", a moeda vai te dar 50% de chances de realizá-lo…
Você não mostrou saber sequer o que é religião, que dirá os méritos dela.
Religião frequentemente degenera em superstição, mas não é superstição, da mesma forma que política não é automaticamente corrupção.
Criticou duas vezes, mas não disse qual o significado…
Se a religião oriental, como o budismo, com toda aquela baboseira de iluminação e visão de mundo como ilusão é considerado conhecimento religioso e superior a religião ocidental, além de ter como meta a qualidade vida e laços sociais, o que dizer do ateísmo então.
Baboseira? procure ter um melhor conhecimento sobre o que você denigre amigão. Esse é o primeiro passo para ser um CÉTICO com pensamento livre, NÃO SE PRENDER A DOGMA NENHUM, SABER QUE NADA SABE, e procurar investigar tudo e tirar suas próprias conclusões e aplicar o que interessa na sua vida.
Ué… Eu também acho as crenças budistas baboseiras…
Pra começar que o budismo não diz absolutamente nada sobre a existencia ou não de um deus.
Corrijam-me se eu estiver errado, mas não existem várias linhagens de budismo com crenças diferentes, e algumas incluindo deuses?
E acho que é um erro negar algo que não temos a capacidade de entender.
Então é um erro eu negar Papai Noel?
Eu não posso te mostrar isso, afinal sou humano também … mas você pode se aprofundar mais no assunto, e praticar o auto-conhecimento desapegado de qualquer crença especifica, você só tem a ganhar, e vai poder "ver" as coisas por si mesmo.
O que você quis dizer com isso? Precisa fé? Precisa de uma visão astral? É a única coisa que entendi… eu também posso alegar que para ver Noel é preciso de experiências mágicas…
ter humildade de admitir é o primeiro passo.
Humildade não significa subestimar a si mesmo…
A EXPERIÊNCIA vai MUITO além da linguagem, quantas vezes você já sentiu algo que não podia ser expresso, ou que as palavras limitavam a verdadeira experiência?
O que eu prático é a meditação, a atenção constante dos meus estados mentais, sentimentos e ações, ainda sou leigo, não adianta você querer tirar de mim explicações que eu não posso dar, mas existem livros que podem te dar referências mais expecificas.
A meditação explica-se pelos diferentes estados do cérebro que se pode auto-induzir. Não é mentira os diferentes estados que se atinge, mas não é "iluminação" nem tão pouco tem grande utilidade senão como relaxamento.
o que a prática religiosa do texto diz é que podemos ter acesso a esse conhecimento por meio de práticas especificas.
Bom, tais maneiras precisam ser provadas…
Existem estudos cientificos que comprovam que a prática da meditação causa mudanças significativas no cerebro. Você pode ser cético e duvidar, mas esse conhecimento existe, é questão de você escolher o caminho de encontra-lo ou não.
O que não prova experiência que envolva qualquer coisa transcendental…
O que não falta é religioso falando de estudo científico para comprovar suas crendices. A começar pelos criacionistas que reinvidicam cientificidade as suas "teorias". Os espíritas também alegam ser ciência. E como bom cético também estou a duvidar de tal estudo científico de que fala. Mas a dúvida é positiva, que quer conhecer mais a respeito e não acreditar cegamente.
Eu citei isso mais acima na mensagem, basicamente são mudanças do estado das ondas do cérebro (Alfa, Beta, Gamma e Delta, que induzem o estado de alerta, subconsciente, sono e coma), a mesma base da hipnose quando se olha atentamente para um objeto, o que possui afinal de contas verdade sobre "controlar" uma pessoa (deixá-la mais subjetiva) ou adquirir memórias.