Autor Tópico: USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação  (Lida 13141 vezes)

Atheist

• Visitante
USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação
« Online: 23 de Maio de 2007, 07:57:00 »
Os alunos que ocupam a reitoria da USP (Universidade de São Paulo) desde o último dia 3 decidiram em assembléia na noite desta terça-feira manter o prédio ocupado, mesmo diante da possibilidade de realização de reintegração de posse pela Polícia Militar, para cumprir determinação da Justiça.

Além da ocupação, os alunos também decidiram por manter a greve, que começou na segunda-feira.

Nesta terça-feira, a reitora da USP, Suely Vilela, reuniu-se com representantes dos alunos que ocupam o prédio e afirmou que não negociará mais com os ocupantes.

Vilela se comprometeu com os alunos em aceitar mais três reivindicações dos estudantes --café da manhã e almoço aos domingos; ônibus no campus aos finais de semana; e reestudo do prazo de júbilo-- com a condição que eles deixem a reitoria imediatamente.

A reitora também esteve reunida com o comandante do Policiamento de Choque da PM, coronel Joviano Conceição de Lima nesta terça-feira.

Após a reunião, o coronel voltou a afirmar que a PM espera uma desocupação pacífica por parte dos alunos. No entanto, disse que, caso haja alguma depredação ao prédio da reitoria, a Tropa de Choque está preparada para agir imediatamente.

O comandante informou que a Tropa de Choque está pronta para a ação e aguarda no quartel a determinação para a reintegração de posse.

"Estamos tendo cautela total na preparação da reintegração, mas se houver algum prejuízo ao patrimônio público, a Tropa de Choque agirá de imediato e eles [alunos] podem sair de lá [reitoria] presos", afirmou o comandante.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u19558.shtml

---------------

Não sei se já havia alguma coisa sobre o assunto por aqui, mas convenhamos, não está na hora desses estudantes crescerem? Qual é a reivindicação? Que o povo não saiba em que a universidade que ele paga está gastando o dinheiro?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2007, 07:59:13 »
Querem pão e circo.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2007, 11:00:32 »
Isso aí é só um bode-espiatório. Na verdade os alunos estão reivindicando as mesmas coisas de sempre: o fim da ocupação do Iraque, a renúncia de George W. Bush e a revolução bolivariana no Brasil ::)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2007, 11:04:46 »
Eu ainda não entendi porque não retiraram eles de lá..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2007, 11:32:16 »
Eu ainda não entendi porque não retiraram eles de lá……

Difícil não vai ser...

O primeiro policial que ameaçar uma bomba de gás vai fazer eles todos sumirem aos gritos...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 12:35:31 »
--café da manhã e almoço aos domingos[...]
Putz...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2007, 12:41:29 »
 :| Não tem ninguém que estude lá aqui no CC?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2007, 12:52:54 »
Eu ainda não entendi porque não retiraram eles de lá……
Porque a reitora no fim estava conivente com eles...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2007, 14:00:44 »
palhaçada, a decisão foi antes da assembléia, entre as lideranças. depois a molecada cheia de hormônios levantou a mãozinha pra fingir que têm legitimidade.
essa greve toda é uma palhaçada, felizmente não chega à faculdade de direito.

Difícil não vai ser…

O primeiro policial que ameaçar uma bomba de gás vai fazer eles todos sumirem aos gritos…
não se engane, jaf. cá em são paulo já é notório que a molecada quer mesmo é apanhar, especialmente com a entrada do sintusp no esquema. eles querem apanhar o que não puderam pelo fim do regime militar, saudades de outros tempos, vontade adolescente de martírio.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2007, 15:12:36 »
Realmente fica difícil ver de outra forma essa teimosia.  O que mais eles podem esperar conseguir?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2007, 17:00:13 »
Difícil não vai ser…

O primeiro policial que ameaçar uma bomba de gás vai fazer eles todos sumirem aos gritos…

Seria lindo ver os montes imaturos com suas camisetas do Che Guevara, bandeiras da CUT e do PSTU, correndo em lágrimas para fora do prédio.

não se engane, jaf. cá em são paulo já é notório que a molecada quer mesmo é apanhar, especialmente com a entrada do sintusp no esquema. eles querem apanhar o que não puderam pelo fim do regime militar, saudades de outros tempos, vontade adolescente de martírio.

Não só em São Paulo...

Há muita gente nesse Brasil cujos sonhos são apanhar da polícia e a volta da ditadura militar, só para ter motivo pra fazer baderna.

Atheist

• Visitante
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2007, 18:26:08 »
Vilela se comprometeu com os alunos em aceitar mais três reivindicações dos estudantes --café da manhã e almoço aos domingos;

Vamos falar sério, a faculdade gratuita já não é suficiente?

ônibus no campus aos finais de semana;

Algo com sentido.

e reestudo do prazo de júbilo

Quanto tempo eles querem ficar mamando na universidade gratuita? O curso é de 4 anos, estude o suficiente para passar 4 anos lá. Tem um prazo extra que é relativamente longo, suficiente para fazer uma mesma disciplina umas duas ou três vezes...

Ficar ocupando a vaga de quem realmente quer estudar é muita criancice.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2007, 18:31:16 »
Pior é aqui na UnB, em que as vagas foram aumentadas no papel anos atrás mas não havia condição efetiva de comportar tantos alunos novos.  A "solução" foi limitar a oferta de disciplinas e tornar mais fácil o jubilamento.

Tudo isso para conseguir o prestígio e as verbas públicas de uma universidade com X alunos em vez de apenas Y.

E quem paga o pato é a qualidade de ensino e os projetos de vida dos alunos...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2007, 18:35:32 »
(Eu estava mandando um post quando a minha sessão expirou :palavrao:)
Que diferença faz a Universidade ter autonomia ou não? O que muda?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Atheist

• Visitante
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2007, 18:39:12 »

A autonomia é garantida pela constituição. Qualquer coisa que fira a autonomia é inconstitucional. Universidades têm autonomia para abrir vagas, cursos e gastar o dinheiro que recebem do governo da forma que acham melhor. A luta pela autonomia é para que o Estado não mexa em projetos que estão em andamento para promover candidatos, etc.

Agora, autonomia é uma coisa e não prestar contas é outra bem diferente.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2007, 18:44:05 »

A autonomia é garantida pela constituição. Qualquer coisa que fira a autonomia é inconstitucional. Universidades têm autonomia para abrir vagas, cursos e gastar o dinheiro que recebem do governo da forma que acham melhor. A luta pela autonomia é para que o Estado não mexa em projetos que estão em andamento para promover candidatos, etc.

Agora, autonomia é uma coisa e não prestar contas é outra bem diferente.
Tá mas no caso deles, eles alegam que a Universidade vai perder a autonomia com a criação da Secretaria de Ensino Superior, mas que autonomia? É isso que eu não entendi, essa secretaria vai impedir a universidade de abrir vagas e cursos? :umm: Se não é isso, o que afinal eles estão reivindicando? Eles não querem que a Universidade preste contas? Porque? Ele querem usar esse dinheiro em que, que não querem prestar contas ao governo?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2007, 18:50:54 »
Tá mas no caso deles, eles alegam que a Universidade vai perder a autonomia com a criação da Secretaria de Ensino Superior, mas que autonomia? É isso que eu não entendi, essa secretaria vai impedir a universidade de abrir vagas e cursos?  Se não é isso, o que afinal eles estão reivindicando? Eles não querem que a Universidade preste contas? Porque? Ele querem usar esse dinheiro em que, que não querem prestar contas ao governo?

Aí está uma prova de que o governo está gastando errado nosso dinheiro. Isso é burrice. O decreto do governdo de SP só exige que seja feita a prestação de contas, não mexe na autonomia. Isso foi esclarecido até pela associação dos reitores das universidades públicas paulistas.

Por que eles não querem que a universidade preste contas, isso eu não sei.

Agora, os alunos atualmente são mesmo massa de manobra do sindicato dos funcionários, como o Gabriel escreveu. O movimento estudantil no Brasil já não é mais o mesmo, não tem mais foco, não tem objetivo. E o pior, não está mais pensando. Era uma vez a "elite pensante do Brasil"...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2007, 19:17:49 »
Por que eles não querem que a universidade preste contas, isso eu não sei.

Agora, os alunos atualmente são mesmo massa de manobra do sindicato dos funcionários.
E quem são esses funcionários?
Pra mim deveriam tirar os alunos da reitoria, prender todos, e investigar o porque eles não querem prestar contas.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2007, 19:28:46 »
Esses malditos grevistas, todo ano com a mesma palhaçada.

Acham que é democrática a decisão tomada em uma assembléia com 2 mil pessoas (a usp tem 80 mil alunos), acham que é justo impedir que os outros tenham aulas, acham que é pacífico invadir um prédio público e ocupá-lo por 20 dias, acham que é lógico fazer exigências completamente estúpidas (já estão querendo até mexer no Estatuto da USP - isso é típico pensamento de golpista).

Não consegui ter aula na sexta, hoje lacraram a porta da minha sala. Amiga minha está há 1 semana sem poder ver aula, pois os autoritários-democratas não permitem.

Haja doublethink pra conseguir entender esse povo.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2007, 19:32:21 »
A autonomia da universidade é de se auto-gerir. A universidade contrata quem ela quiser, faz o que quiser com a verba que recebe. E essa verba é uma porcentagem do ICMS, quase 10%.

Essa cantilena anti-decreto é uma mentira deslavada, principalmente por parte dos funcionários e docentes. Eles querem é aumento.
Quanto aos alunos, nunca deixarão de ser massa-de-manobra.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2007, 19:37:47 »
Vilela se comprometeu com os alunos em aceitar mais três reivindicações dos estudantes --café da manhã e almoço aos domingos;

Vamos falar sério, a faculdade gratuita já não é suficiente?

ônibus no campus aos finais de semana;

Algo com sentido.

e reestudo do prazo de júbilo

Quanto tempo eles querem ficar mamando na universidade gratuita? O curso é de 4 anos, estude o suficiente para passar 4 anos lá. Tem um prazo extra que é relativamente longo, suficiente para fazer uma mesma disciplina umas duas ou três vezes…

Ficar ocupando a vaga de quem realmente quer estudar é muita criancice.

O que eu acho mais engraçado é: o cozinheiro em greve disse que, falando sobre "trabalhar aos domingos" para um jornal, que isso teria que ser "negociado". Mas não pensam duas vezes quando o assunto é reajuste salarial (lembrando que a greve do ano passado teve esse  tema e acabou logo após a liberação do maravilhoso aumento de 5%).

Quanto ao prazo de júbilo: é coisa de "estudante" profissional, vagabundo que não quer terminar o curso no prazo máximo de 8 anos. Se o cara não consegue fazer isso, tem mais é que se matar.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2007, 19:49:55 »
Quanto ao prazo de júbilo: é coisa de "estudante" profissional, vagabundo que não quer terminar o curso no prazo máximo de 8 anos. Se o cara não consegue fazer isso, tem mais é que se matar.
E além de que aumentando esse prazo esse de quem não consegue se formar em 8 anos acaba tirando a vaga de quem realmente quer fazer o curso.
« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 20:10:56 por Fabi »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2007, 20:13:53 »
Exatamente.

Estudantes da USP preparam flores contra Tropa de Choque
Alunos na reitoria criam 'Exército Rosa Choque' para receber policiais em reitoria.
Centenas de flores de papel crepom devem ser usadas em manifestação.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL41020-5604,00.html

Mistura de revolução dos cravos com movimento gay e hippie? :lol:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2007, 21:54:03 »
Mistura de revolução dos cravos com movimento gay e hippie?

|( Desperdício de papel.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2007, 22:21:04 »

Que lindo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!