Autor Tópico: USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação  (Lida 13145 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: USP - Alunos decidem em assembléia manter a ocupação
« Resposta #100 Online: 24 de Junho de 2007, 17:54:49 »
Citação de: Worf
Acham que é democrática a decisão tomada em uma assembléia com 2 mil pessoas (a usp tem 80 mil alunos), acham que é justo impedir que os outros tenham aulas, acham que é pacífico invadir um prédio público e ocupá-lo por 20 dias, acham que é lógico fazer exigências completamente estúpidas (já estão querendo até mexer no Estatuto da USP - isso é típico pensamento de golpista).

Não consegui ter aula na sexta, hoje lacraram a porta da minha sala. Amiga minha está há 1 semana sem poder ver aula, pois os autoritários-democratas não permitem.

Oficialmente sua classe (estudantil) se encontra em greve, portanto não deveria ter a preocupação de ir pra aula. De certa forma, ir pra aula pode prejudicar bastante quem não está indo e participando do movimento.

Tá vendo, tá vendo??

NOJO...  :x

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #101 Online: 24 de Junho de 2007, 20:03:03 »
Citação de: Fabi
Deixa eu ver se eu entendi direito, existe aqueles "coitadinhos" que não podem concluir o curso porque não tem o que comer, não tem como pagar ônibus e nem onde morar é isso?

Exatamente.
Nossa, que dó, e não podem trabalhar é isso? Eles tem algum tipo de doença que impede eles de fazerem uma faculdade e trabalhar como a maioria das pessoas fazem?
Falácia.
Que existem estudantes em condições muito piores que os da USP é fato. Mas isso não justifica abaixar a cabeça e se conformar  com a situação. Devemos sim é cobrar do governo que ao invés de ficar investindo em Prouni invista na ampliação de vagas nas universidades públicas, juntamente com o investimento nas condições de permanência de quem tem renda menor.
Eu sou um dos que estudou todo o ensino fundamental e médio em escola pública.
O que eu falei é que tem gente que paga pra estudar e vocês não pagam e reclamam. E o Prouni é bem melhor do que ficar abrindo vagas em universidades públicas que entram sempre em greve. E se você conhece o Prouni... sabe que o governo apenas deduz do imposto da faculdade que oferece vagas para estudantes de baixa renda, muito mais economico do que ficar contratando novos professores, abrindo vagas, dando comida para alunos que não "podem" trabalhar...onde eu quero chegar? Que quanto mais barato isso custar para o governo mais gente será beneficiada.

O governo poderia estar gastando dinheiro melhorando o ensino fundamental e médio e ainda ampliando os cursos e financiando pesquisas independentemente de estarmos reivindicando "bobagens".
Que tipo de doença ou imcapacitação vocês tem que não podem trabalhar para pagar a própria comida, estadia e transporte? Sabe, o resto da população brasileira trabalha pra pagar isso, outros estudantes trabalham também.
E acha isso ideal?
Os alojamentos dos campi estão cada vez mais lotados, quartos que são para 2 pessoas estão sendo ocupados por 5.
Na USP São Carlos a grande maioria dos cursos é integral, ou seja, parte de manha e parte a tarde. Acha que é possível trabalhar e conseguir se sustentar e ainda conseguir levar o curso satisfatoriamente? Impossível. E são muito poucos os cursos noturnos na USP, e isso é uma coisa que eu questiono muito, deveria haver mais, e isso de certa forma viabiliza um pouco mais o trabalho.
Sabe qual é a solução? Menos estudantes profissionais resolveria pelo menos 20% da lotação e outra solução seria não usar o alojamento e trabalhar para pagar certas coisas (moradia, transporte e comida), ou ainda continuar morando com a mamãe e o papai.

"Depredaram" não é a palavra que melhor descreve o que foi danificado. E quem danificou deverá ser punido e pagará pelos danos. A não punição constante do termo de compromisso que conduziu a desocupação se refere a atos de manifestação e ocupação onde não se generalizam os danos a bem público.
Quero só ver...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

rizk

• Visitante
« Resposta #102 Online: 24 de Junho de 2007, 21:57:35 »
O que a Fabi, e a geral dos estudantes de particular, não entendem, é que a batalha dos estudantes da pública não é só pela gente, não. Se vocês pagam essa caralhada de imposto e AINDA ASSIM têm que pagar pra estudar, deviam se unir a nós, e não ficar tirando sarrinho besta.

Ninguém neste país estuda de graça. Bestas são vocês que pagam particular e acham isso NORMAL.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 24 de Junho de 2007, 22:01:42 »
Ninguém neste país estuda de graça. Bestas são vocês que pagam particular e acham isso NORMAL.
alguma normalidade tem. universidade pública não corresponde necessariamente a universidade gratuita, acho que é o caso de vários países europeus...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #104 Online: 24 de Junho de 2007, 22:11:03 »
O que a Fabi, e a geral dos estudantes de particular, não entendem, é que a batalha dos estudantes da pública não é só pela gente, não. Se vocês pagam essa caralhada de imposto e AINDA ASSIM têm que pagar pra estudar, deviam se unir a nós, e não ficar tirando sarrinho besta.

Nossa, e invadir uma reitoria e pedir café da manhã é realmente uma bela maneira de conseguir o apoio dos estudantes de faculdade particular que trabalham e que tem que pagar os estudos. ::)

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 24 de Junho de 2007, 22:11:13 »
Para depois não ficar dizendo que não decidiu por nada e que a decisão não é legítima. Discussões que não levam a lugar nenhum? Discordo profundamente. Toda discussão leva a algum lugar, mesmo ficar discutindo com um teísta sobre religião leva a algum lugar, essa nossa discussão leva a algum lugar.
O horário das assembléias não pode satisfazer a todos simultaneamente, pra atender a todos deveria ser depois das 18-19 horas, mas aí poderia se estender até muito tarde.
É triste saber que onde você estuda exista tamanha hostilidade contra quem discorda. Mas deve-se tentar passar por cima disso, afinal se muitos dos que discordam se manifestassem e mostrassem com bons argumentos que estão certos, certamente seriam ouvidos.
ingenuidade sua. assembléias são os piores lugares para debate bom, lógico e com alguma civilidade. já notava bobbio ao tratar da teoria democrática que um retorno aos moldes atenienses poderia trazer de volta o que eles tinham de pior; a má convivência com a diferença e com a individualidade. vá lá, má convivência é pouco: a total intolerância, o ostracismo.
qualquer coletividade, você deve saber, não é nem a soma das individualidades que a compõem e nem mesmo o elemento comum de todas elas. coletividades são monstros amorfos, e isso fica claríssmo em assembléias. surgem as vaias, os xingamentos, o coro uníssono; surge uma aí uma entidade que de alguma forma transcende os indivíduos e se revela um demônio estúpido e vulgar, faminto por assimilar qualquer diferença que encontre pelo caminho e engolir, para ganhar mais um calo horrendo. o pior lugar para discussão é uma assembléia.
eu fui às assembléias que fizeram. posso confirmar o que disse; a diferença não era tolerada, várias pessoas mostraram o pior de si mesmas e fiquei mais desiludido do que nunca com a faculdade, que julgava ser local de tantas boas cabeças. bom pra anotar; a selvageria existe onde quer que se vá. felizmente conseguimos jogar a decisão para o plebiscito, manobra que cinicamente os comunistas do c.a chamaram de anti-democrática. e aí nós, a maioria incoesa e mal-articulada, atrevo-me a dizer, oprimida, conseguimos fazer valer a nossa vontade, a despeito dos tiranos.

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #106 Online: 24 de Junho de 2007, 22:22:46 »
alguma normalidade tem. universidade pública não corresponde necessariamente a universidade gratuita, acho que é o caso de vários países europeus…
Alimentação, transporte e moradia, é uma coisa indepentende de estar estudando, trabalhando ou fazendo nada, você tem que comer todo dia, tem que ter um lugar pra morar e sempre tem que pagar pra ir para algum lugar...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #107 Online: 24 de Junho de 2007, 23:11:20 »

Nossa, e invadir uma reitoria e pedir café da manhã é realmente uma bela maneira de conseguir o apoio dos estudantes de faculdade particular que trabalham e que tem que pagar os estudos. ::)

A batalha deles também é pelo aumento de prazo de júbilo para vagabundos de DCE, retirada da polícia do campus para se drogarem a vontade, e outras coisas assim fundamentais para a sociedade...  ::)

E para isso vale tudo, depredar reitoria, violar da liberdade de ir e vir dos "alienados", e o que é pior, impedir outros alunos de terem suas aulas.

A vontade selvagem do grupo justifica tudo.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #108 Online: 24 de Junho de 2007, 23:46:30 »
Citação de: Shaman
Faz parte do estatuto de cada diretório acadêmico que os membros devem acatar as decisões de assembléias com quorum satisfatório, quem não quer ser representado pelo D.A. tem o direito de se desassociar. Mas a princípio todos os estudantes são associados.
Quanto a legitimidade, concordo, pode ser questionável, assim como uma eleição pra cargo público. Mesmo que o voto seja obrigatório, os brancos e nulos podem alterar resultados.

Antes de tudo, como você mesmo disse cabe acatar as decisões de assembléias que tiveram quorum satisfatório. Pelo que li aqui e em outras fontes, conversei com colegas da minha e de outras universidades e presenciei, em geral o comparecimento passa longe de ser satisfatório (por questões que já discuti antes). Seria mais eficiente e menos hostil se as votações fossem feitas fora das assembléias em urnas espalhadas pela faculdade (devidamente fiscalizadas, embora isso seja um tanto impraticável), ou mesmo pela internet.
Em segundo lugar  não acho certo que os alunos sejam associados logo de cara, ao entrar na faculdade, essa deveria ser uma decisão do indivíduo, ele se associa se quiser (será que foi por isso que os alunos da ocupação fizeram aquela lambança com a lista de e-mails? Vocação autoritária?). E para piorar a situação ninguém informa ao aluno ingressante que ele está automaticamente ligado ao movimento, sua opnião não é ouvida, como nas assembléias.

Bom, no meu campus não há tamanha hostilidade, pode haver sim uma discordância, mas quem é contra consegue se expressar. Aliás tem acontecido bastante isso.
E não vejo as assembléias do lado de quem organiza pois não organizo-as, somente estou presente na maior parte delas.

Não quis dizer que você é organizador, mas que você tem a mesma posição dos organizadores e que os que têm essa posição são em geral um tanto ingênuos a respeito da hostilidade a que estão sujeitos os poucos que aparecem para discordar, como o seu argumento "quem é contra a greve é contra a universidade pública" demonstrou.

Na USP sempre foi assim. Não é do interesse de ninguém que uma sala inteira ou grande parte dela reprove.
Cabe aos alunos cobrarem do professor uma reposição satisfatória do conteúdo faltante, dentro dos limites de data atribuídos a reposição. É claro que não será a mesma coisa que ter aulas normais.

Dizer que "sempre foi assim" não implica que será sempre, nem que será desta vez. Se não é do interesse de ninguém que grande parte da sala reprove, para quê a greve de alunos então? Se assim é, que todos compareçam às aulas ou que pelo menos ninguém impeça os que querem e tem o direito de comparecer.
Quanto a cobrar uma reposição satisfatória, prefiro cobrar aulas satisfatórias no período em que devem acontecer. Como você colocou é claro que a reposição não será a mesma coisa que ter aulas normais, mas quem ingressou numa universidade pública tem o direito de ter aulas normais.

Realmente, da forma generalizada que escrevi se torna uma falácia. Corrigindo, existem aquelas pessoas que estão muito preocupadas em frequentar todas as aulas, engolir tudo o que o professor passa sem deixar passar uma vírgula, não reprovar em nada, se formar e arrumar o primeiro emprego com salário a altura que aparecer, aquelas que pouco se preocupam com os destinos que estão sendo dados para a  universidade, aquelas que utilizam o direito de ir a aula mesmo na greve e combinações das anteriores.
Lutar por um ensino melhor, maiores condições de acesso, etc. me parece muito mais respeitoso aos cidadãos que sustentam a universidade do que comparecer a aulas e considerar que já fez sua parte.

Mais do que uma falácia é uma das facetas daquela hostilidade das assembléias que mencionei. Esse "argumento", entre outras frases de ordem e chavões, é um dos favoritos para calar os que pensam de forma diferente.
Se na luta por um ensino melhor os estudantes fazem passeatas como as recentes que paralisaram São Paulo, impossibilitando os contribuintes que bancam a universidade de chegar a seu trabalho, isso não é respeito. Se na mesma luta patrimônio público é danificado, tendo que ser reposto com o dinheiro dos mesmos contribuintes que bancam a universidade, isso é desrepeito.
Mas talvez eu devesse ter dito que freqüentar as aulas é o mínimo de respeito que se deve aos cidadão. Além disso há de se lutar por um movimento estudantil mais digno, capaz de fornecer soluções factíveis aos problemas da universidade ao invés de só fazer barulho; formar-se profissional (afinal é para isso que pagam os contribuintes) e cidadão consciente de que as soluções para a universidade pública passam pelo diálogo, não o monólogo "assemblístico".
« Última modificação: 24 de Junho de 2007, 23:51:50 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #109 Online: 25 de Junho de 2007, 06:03:57 »
2 mil pessoas só numa assembléia de SP, cujo campus tem bem menos de 80 mil, que é a totalidade dos estudantes de todos os campi. Toda assembléia é aberta a TODOS os estudantes, estes podem e devem participar
Podem, mas não devem, do ponto de vista legal. É o único que me importa.
É uma atitude pouco coerente alunos não aparecerem, seja para opinar ou votar, e depois questionar a legitimidade de uma assembléia com número de participantes acima do quorum minimo
A incoerência é aparente: foi apenas um comentário, pois não vejo legitimidade nenhuma na assembléia, no que diz respeito a mim; somente é legítima para os que participaram dela ou se vêem representados pelo DCE, pois, como um grupo de boliche ou uma associação de jogadores de tênis, não sou obrigado a ser sócio do DCE (o DCE é uma associação civil*), tampouco a participar de uma assembléia.
Quanto ao quórum mínimo: quantos participaram da última assembléia? Ou a quantidade de pessoas deve ser somada às outras assembléias ocorridas nos campi do interior? De ambos os modos, não há obrigação legal.
Saiba que mexer no estatuto da USP não é uma "exigência completamente estúpida" de nenhum "golpista", é, entre os demais objetivos, a tentativa de democratizar mais a escolha dos altos cargos dentro da universidade, que atualmente é decidido entre os próprios dirigentes com certas dedadas de governo.
Não só isso. Não sei se você leu as 17 exigências mais recentes dos ocupantes da capital; elas diferem das exigências dos alunos de São Carlos.
Oficialmente sua classe (estudantil) se encontra em greve, portanto não deveria ter a preocupação de ir pra aula. De certa forma, ir pra aula pode prejudicar bastante quem não está indo e participando do movimento.
Dê-me uma justificativa legal que me obrigue a acatar uma decisão "de classe" e que faculte ao "representante de classe" o direito de me coagir.
Quanto aos outros: simpatia minha não terão, já fui prejudicado suficientemente. Além disso, é tudo que podem me pedir (não exigir): simpatia, visto que obrigação não existe. De todo modo, já enviei um email para o DCE perguntando sobre o procedimento necessário para obtenção de minha desassociação.

*Constituição Federal, art. 5º
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;
XX - ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

« Última modificação: 25 de Junho de 2007, 06:12:02 por Worf »

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #110 Online: 25 de Junho de 2007, 21:26:23 »
Completando o que o Worf disse,
“Democracia deve ser mais que dois lobos e uma ovelha votando sobre o que terão para jantar.” (James Bovard)

Se a maioria dos cristãos brasileiros votarem que as religiões afro-brasileiras devem ser banidas, isto é democrático?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #111 Online: 26 de Junho de 2007, 08:37:15 »
Deu n'O Globo:
Citação de: O Globo
"O primeiro dia de trabalho na reitoria da Universidade de São Paulo (USP) após 51 dias ocupada por estudantes foi de limpeza e de gestos de indignação dos funcionários. Computadores foram roubados, tiveram a memória apagada e peças subtraídas. Objetos pessoais e até uma geladeira sumiram. Pelo menos uma sala foi completamente destruída a golpes de enxada por alunos que deixaram o local sexta-feira.

Os funcionários foram orientados a fazer boletins de ocorrência individuais nas delegacias para registrar furtos de objetos pessoais. A primeira atividade deles ontem foi uma reunião, às 9h, com a reitora, Suely Vilela. Eles receberam formulários para registrar danos materiais e de documentos, além de instruções para o preenchimento. O balanço detalhado dos prejuízos deve ficar pronto em cerca de 20 dias."

Visto através do blog do Noblat.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #112 Online: 26 de Junho de 2007, 09:59:29 »
Que nada, [invasor] isso é invenção da mídia burguesa.[/invasor]

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 26 de Junho de 2007, 11:43:58 »
O PCC DCE da minha universidade (UFSCar) quer fazer uma paralização geral amanhã. Sim, essa paralização que uma gangue um grupelho votou valeria para todos os estudantes.
Claro que ninguém leva essa cambada de vagabundos escória turma a sério, todos os meus colegas e todos os meus conhecidos pretendem ignorar solenemente a tal manifestação dos estudantes. Meu temor é que os marginais manifestantes tentem fechar as entradas da universidade de alguma maneira. Eu tenho um seminário para apresentar amanhã cedo e pretendo entrar na universidade de qualquer jeito, nem que seja debaixo de pontapés.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #114 Online: 26 de Junho de 2007, 12:24:29 »
Vai pela entrada 2 (estrada de ribeirão)... lá a cerca é mais fácil de ser pulada ou atrás da fábrica, perto do campinho de futebol também!

Nas nossas épocas de greve pulávamos a cerca do zoológico.  8-)

:D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #115 Online: 26 de Junho de 2007, 14:01:56 »
Deu n'O Globo:
Citação de: O Globo
"O primeiro dia de trabalho na reitoria da Universidade de São Paulo (USP) após 51 dias ocupada por estudantes foi de limpeza e de gestos de indignação dos funcionários. Computadores foram roubados, tiveram a memória apagada e peças subtraídas. Objetos pessoais e até uma geladeira sumiram. Pelo menos uma sala foi completamente destruída a golpes de enxada por alunos que deixaram o local sexta-feira.

Os funcionários foram orientados a fazer boletins de ocorrência individuais nas delegacias para registrar furtos de objetos pessoais. A primeira atividade deles ontem foi uma reunião, às 9h, com a reitora, Suely Vilela. Eles receberam formulários para registrar danos materiais e de documentos, além de instruções para o preenchimento. O balanço detalhado dos prejuízos deve ficar pronto em cerca de 20 dias."

São marginais. Legítimos marginais.

É deprimente observar como o caráter "manifestação política" da invasão serve para tornar tolerável tamanha selvageria.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #116 Online: 26 de Junho de 2007, 18:19:58 »
Citação de: DCE USP
Sobre a obrigatoriedade de ser um associado
Olá,

Bem, segundo o estatuto do DCE e da Universidade (que reconhece a entidade representativa estudantil) todo estudante de graduação é associado automaticamente ao diretório central, porém a entidade não cadastra nem associa, no amplo sentido da palavra, todo (a) estudante que ingressa na universidade.
Sendo assim, o voto na eleição da entidade é facultativo. Veja, a ADUSP é o sindicato reconhecido como o representativo da categoria docente da universidade, porém há docentes que não são associados a ADUSP. Porém, esta entidade tem a política de cadastro, associação, filiação a ela, diferentemente do diretório central estudantil.
Quis apenas colocar essas coisas para que fique claro que não há necessidade de desassociação. Todavia, será esta a entidade que lhe representará em qualquer instância, debate, discussão decisória da universidade.

Saudações,

Juliana Borges
Diretora do DCE Livre da USP "Alexandre Vannuchi Leme"

Essa história de facultativo é ambígüa: dá a impressão de que eles me representam mesmo se eu não for lá votar.
Mas, por ser uma associação civil, é lógico pensar que as decisões do DCE só me representam se tiverem relação comigo, e.g. se eu votar numa assembléia. Só assim faz sentido. Portanto, não só o voto é facultativo, como também a associação (e, claro, a representação).

Em suma: se alguém não concorda com a greve e não participa dela, não tem necessariamente que "ir lá votar e discutir" na assembléia. A greve simplesmente não diz respeito àqueles que não participam da assembléia.
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 18:22:33 por Worf »

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 26 de Junho de 2007, 18:57:00 »
Vai pela entrada 2 (estrada de ribeirão)… lá a cerca é mais fácil de ser pulada ou atrás da fábrica, perto do campinho de futebol também!

É absurdo que alguém seja obrigado a pular a cerca para entrar numa universidade porque meia duzia de iluminados dediram que ninguém pode trabalhar ou ter aulas por lá. Absolumentamente absurdo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #118 Online: 26 de Junho de 2007, 20:22:51 »
Vai pela entrada 2 (estrada de ribeirão)… lá a cerca é mais fácil de ser pulada ou atrás da fábrica, perto do campinho de futebol também!

É absurdo que alguém seja obrigado a pular a cerca para entrar numa universidade porque meia duzia de iluminados dediram que ninguém pode trabalhar ou ter aulas por lá. Absolumentamente absurdo.

Os vermelhinhos da UFSCar fazem isso descaradamente, além de desligarem a energia descongelando freezers com experimentos entre outras coisas bem democráticas...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 27 de Junho de 2007, 15:15:31 »
Assisti à assembléia do DCE ontem para ver se ia precisar trazer soqueiras e taco de beisebol para a universidade hoje. Felizmente não, o bom senso prevaleceu porque na assembléia os moderados eram maioria (não a grande maioria, mas a suficiente maioria, graças a Zeus). Eles decidiram por não fechar a universidade nem impedir a realização de aulas. Hoje eles estão enchendo o saco, mas democraticamente pelo menos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #120 Online: 28 de Junho de 2007, 09:13:08 »
Primeiro, a porra da universidade não é absolutamente autônoma, uma vez que é pública e não privada. Ela é um autarquia e possui autonomia dentro de certos limites. O chefe do poder executivo (governador de São Paulo), pode sim modificar parte de sua estrutura via decreto, afinal a USP é parte da administração indireta. Engraçado que eles querem autonomia TOTAL, mas não admitem ficar sem a santa verbinha pública que mantém a USP e que não é nada pequena. Querem universidade totalmente gratuita, mas como ter absoluta autonomia, se não existirem fontes de renda (já que não se cobra para estudar)?

Ou seja, querem o dinheiro público, mas também não querem nenhuma interferência governamental. Contratar trabalhadores temporários ou avulsamente, sem concurso público é so para criar mais um "cabidão" de emprego e gerar corrupção. Além de que a USP tem dever de prestar contas ao Tribunal de Contas e ao governo do Estado. Não vai adiantar nada mudar o Estatatuto da USP, a autarquia vai continuar sendo parte da administração indireta e sujeita a certo controle.

É típico do paternalismo estatal, o Estado tem que me dar estudo, tem que pagar para mim morar enquanto estudo, tem que pagar a minha comida enquanto estudo e não pode me punir se eu invadir um prédio público, furtar seu interior e depredá-lo. São uns pulhas mesmo!
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #121 Online: 28 de Junho de 2007, 11:43:00 »
Não sei quanto a vocês, mas uma coisa que costuma me irritar bastante é esse tipo de reivindicação (em negrito):
pauta de reivindicações da greve dos estudantes da USP de São Carlos os seguintes itens:

1. Revogação imediata dos Decretos 51.460, 51.461, 51.471, 51.636 e 51.660 do Governador José Serra.
   2. Posição pública contrária aos decretos por parte da reitora da USP, tendo em vista o posicionamento das Assembléias Gerais dos estudantes, servidores não docentes e docentes desta universidade.
   3. Realização de uma Estatuinte democrática na USP, com paridade de participação entre estudantes, servidores não docentes e docentes.
   4. Estabelecimento de uma política de contratação de todos os servidores docentes e não docentes necessários às unidades, com a revisão dos métodos e critérios pelos quais a Comissão de Claros aprova o preenchimento das vagas abertas.
   5. Atendimento às reivindicações específicas dos estudantes do Campus da USP de São Carlos:
         1. Instituição de uma Comissão Mista Permanente e Paritária (com estudantes, servidores não-docentes e docentes) para levantar, encaminhar e acompanhar as questões relativas à infra-estrutura, permanência estudantil e contratação de servidores docentes e não-docentes necessários.
         2. Expansão do número de vagas do Alojamento Estudantil de acordo com as suas reivindicações específicas.
         3. Melhoria das condições do Restaurante Universitário.
         4. Restabelecimento do cronograma de obras da área 2 do campus de São Carlos, com a definição de um espaço no Plano Diretor para o Alojamento Estudantil e para o Centro de Convivência Estudantil, além da disponibilização de mais um ônibus com o respectivo motorista para realizar a interligação entre as áreas 1 e 2.
   6. Definição, por parte da Pró-Reitoria de Graduação, de um calendário de reposição integral de aulas, trabalhos e provas, que deve ser respeitado pelas unidades, docentes e estudantes.
   7. Nenhuma punição – sindicância ou demais processos administrativos e/ou repressivos – seja tomada contra os estudantes com relação a ocupações ou quaisquer mobilizações legítimas no campus.

Sei que muitos talvez venham a discordar, mas que história é essa de participação paritária dos estudantes e servidores para decidir sobre contratações e sobre obras de infraestrutura?! Quer dizer que na hora de decidir sobre a contratação de um docente, o voto de um aluno, que pode ter acabado de passar no vestibular, vai ter o mesmo peso do voto de um professor, que passou num concurso e dedica sua vida profissional à instituição? Isso é ridículo!
Sem falar que a "participação paritária" dos estudantes sempre acaba se reduzindo a dar mais poder aos radicalóides dos DCEs [1].

Acho que não preciso nem dizer o que penso do item 7. Aliás, é até melhor, pois estou tentando evitar o uso de palavras de baixo calão no
fórum.  :hmph:

[1] Meu problema é com a palavra "paritária". Não sou contra a participação dos estudantes per se, contanto que tenha um peso menor do que os professores. O mesmo vale para os funcionários.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 28 de Junho de 2007, 13:11:56 »
Primeiro, a porra da universidade não é absolutamente autônoma, uma vez que é pública e não privada. Ela é um autarquia e possui autonomia dentro de certos limites. O chefe do poder executivo (governador de São Paulo), pode sim modificar parte de sua estrutura via decreto, afinal a USP é parte da administração indireta. Engraçado que eles querem autonomia TOTAL, mas não admitem ficar sem a santa verbinha pública que mantém a USP e que não é nada pequena. Querem universidade totalmente gratuita, mas como ter absoluta autonomia, se não existirem fontes de renda (já que não se cobra para estudar)?

Ou seja, querem o dinheiro público, mas também não querem nenhuma interferência governamental. Contratar trabalhadores temporários ou avulsamente, sem concurso público é so para criar mais um "cabidão" de emprego e gerar corrupção. Além de que a USP tem dever de prestar contas ao Tribunal de Contas e ao governo do Estado. Não vai adiantar nada mudar o Estatatuto da USP, a autarquia vai continuar sendo parte da administração indireta e sujeita a certo controle.

É típico do paternalismo estatal, o Estado tem que me dar estudo, tem que pagar para mim morar enquanto estudo, tem que pagar a minha comida enquanto estudo e não pode me punir se eu invadir um prédio público, furtar seu interior e depredá-lo. São uns pulhas mesmo!

e mais, amon; o que diferencia a autonomia da soberania é justamente o grau de independência; na autonomia ele não é absoluto. o que é autônomo está, por paradoxal que pareça, necessariamente subordinado a algo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 28 de Junho de 2007, 13:17:08 »
Não sei quanto a vocês, mas uma coisa que costuma me irritar bastante é esse tipo de reivindicação (em negrito):
pauta de reivindicações da greve dos estudantes da USP de São Carlos os seguintes itens:

1. Revogação imediata dos Decretos 51.460, 51.461, 51.471, 51.636 e 51.660 do Governador José Serra.
   2. Posição pública contrária aos decretos por parte da reitora da USP, tendo em vista o posicionamento das Assembléias Gerais dos estudantes, servidores não docentes e docentes desta universidade.
   3. Realização de uma Estatuinte democrática na USP, com paridade de participação entre estudantes, servidores não docentes e docentes.
   4. Estabelecimento de uma política de contratação de todos os servidores docentes e não docentes necessários às unidades, com a revisão dos métodos e critérios pelos quais a Comissão de Claros aprova o preenchimento das vagas abertas.
   5. Atendimento às reivindicações específicas dos estudantes do Campus da USP de São Carlos:
         1. Instituição de uma Comissão Mista Permanente e Paritária (com estudantes, servidores não-docentes e docentes) para levantar, encaminhar e acompanhar as questões relativas à infra-estrutura, permanência estudantil e contratação de servidores docentes e não-docentes necessários.
         2. Expansão do número de vagas do Alojamento Estudantil de acordo com as suas reivindicações específicas.
         3. Melhoria das condições do Restaurante Universitário.
         4. Restabelecimento do cronograma de obras da área 2 do campus de São Carlos, com a definição de um espaço no Plano Diretor para o Alojamento Estudantil e para o Centro de Convivência Estudantil, além da disponibilização de mais um ônibus com o respectivo motorista para realizar a interligação entre as áreas 1 e 2.
   6. Definição, por parte da Pró-Reitoria de Graduação, de um calendário de reposição integral de aulas, trabalhos e provas, que deve ser respeitado pelas unidades, docentes e estudantes.
   7. Nenhuma punição – sindicância ou demais processos administrativos e/ou repressivos – seja tomada contra os estudantes com relação a ocupações ou quaisquer mobilizações legítimas no campus.

Sei que muitos talvez venham a discordar, mas que história é essa de participação paritária dos estudantes e servidores para decidir sobre contratações e sobre obras de infraestrutura?! Quer dizer que na hora de decidir sobre a contratação de um docente, o voto de um aluno, que pode ter acabado de passar no vestibular, vai ter o mesmo peso do voto de um professor, que passou num concurso e dedica sua vida profissional à instituição? Isso é ridículo!
Sem falar que a "participação paritária" dos estudantes sempre acaba se reduzindo a dar mais poder aos radicalóides dos DCEs [1].

Acho que não preciso nem dizer o que penso do item 7. Aliás, é até melhor, pois estou tentando evitar o uso de palavras de baixo calão no
fórum.  :hmph:

[1] Meu problema é com a palavra "paritária". Não sou contra a participação dos estudantes per se, contanto que tenha um peso menor do que os professores. O mesmo vale para os funcionários.

no final, manhattan, o voto do estudante acabaria não sendo assim tão paritário. isso porque o número de estudantes é de 15 a 30 vezes maior do que o de docentes. botar uma coisa dessas em prática seria fazer da usp algo muito próximo da escola lumiar. o pior é que eu acho que a molecada acha que tem desculpa pra falar besteira, dado que são jovens e que é isso mesmo o esperado deles, que sejam uns macaquinhos descabeçados.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #124 Online: 28 de Junho de 2007, 13:23:00 »
Ou seja, querem o dinheiro público, mas também não querem nenhuma interferência governamental.

É típico dessa gente pensar que só têm direitos, nada de deveres.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!