Enquete

Você é a favor das cotas raciais nas universidades?

Sim, sou a favor.
Não, sou contra.
Não possuo opinião formada a respeito.

Autor Tópico: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?  (Lida 20394 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?
« Resposta #100 Online: 03 de Julho de 2007, 06:42:48 »
Só porque os pais não teve condição ele deve se tornar faxineiro? Além do mais o USP não é publica? Publico não é algo que deveria ser usado para quem não pode pagar, como qual hospital publico?

Josi, universidade não é centro de ensino técnico.  Deveriam ser órgãos voltados à pesquisa mais até do que à formação profissionalizante.  Não deveriam de forma alguma ser a porta da esperança para que pessoas humildes "não sejam faxineiros".

Desculpe se estou sendo brusco, mas emprego é função do nível de preparo e formação, não de preocupações com oportunidades iguais.  Querer que quem não teve formação profissional não fique subempregado é como querer que quem não teve saneamento básico não tenha problemas de higiene e saúde. 

Não se trata de buscar justiça social, e sim de reconhecer e combater as causas verdadeiras do problema em si.  Se cotas em universidades fossem uma boa idéia, melhor ainda seria simplesmente decretar que todo mundo tem curso superior.  Teria um efeito mais amplo, com a vantagem de ser menos elitista e sacrificar menos os pobres alunos e suas famílias.

E, claro, levaria (como já leva) à necessidade de criar mecanismos e controles alternativos para determinar quem tem alguma competência e preparo acadêmico de quem não tem, já que continua sendo necessário contratar quem os tenha…

Se tem dinheiro pague uma faculdade não venha querer retirar o acesso da gratuidade dos que não pode pagar.

Eu já estudei na UnB.  Achar que ela é acessível aos menos favorecidos é uma ilusão bastante séria.  Ela pode não cobrar mensalidades, mas oferece horários que basicamente pressupõem ou dedicação exclusiva ou uma situação social privilegiada dos alunos, além de pedir que os mesmos comprem livros caros e façam muitas fotocópias todo mês.

Suspeito que não é tão diferente assim em outras universidades supostamente gratuitas, e nem era para ser realmente diferente; formação exige sacrifício e dedicação.

Além do que, você realmente acha uma boa idéia querer consolidar essa situação em que, como você mesmo diz, ou "se é faxineiro" ou se tenta (sabe-se lá por quantos anos) entrar em um curso de graduação para passar por ainda mais sacrifício para então AINDA não ter chances particularmente boas de conseguir um emprego? 

Formar um aluno de graduação custa caro e sempre vai ser algo fora do alcance da maioria dos que completam o ensino médio (que já não são tantos assim).  Se justiça social é isso, fico imaginando o que seria injustiça.

Agricultores não são tão pobres, se os pais do Atheist trabalhassem em obras civis, daí sim seria um otimo exemplo.

Josi, um lote de um alqueire de terra, se tiver forma quadrada, terá uns 160 metros de lado.  Se você acha isso suficiente para garantir tranquilidade financeira, por que se preocupa com acesso à universidade?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #101 Online: 03 de Julho de 2007, 07:00:36 »
Engraçado não vejo gente do tipo "USP" no o hospital que estou estagiando!E olha que é publico e publico "é para todos."

Você se refere aos atendidos pelo hospital?

Realmente, o que tem a ver?  Não sei exatamente o que você quer dizer com "gente tipo USP", mas supondo que seja algum tipo de indicador sócio-econômico, é claro que os mais abastados preferem hospitais particulares; eles tem recursos e formas de atendimento que os públicos não poderiam ter, pelo menos com a mesma qualidade.  Isso não é novidade nem surpreendente.

O que talvez te surpreenda é o quanto pode ser difícil conseguir bons empregos tendo apenas um diploma de graduação.  Tem muito professor universitário que possivelmente não seria o que você chama de "gente tipo USP".  A USP está seguramente dentro da meia dúzia de universidades mais conceituadas no país (e olha que o Brasil tem um número absurdamente alto de instituições de formação superior, chega a ser ridículo), mas ainda assim tenho certeza de que ser formado por ela não é exatamente garantia de emprego.

Tive a curiosidade de procurar a relação dos cursos de graduação da USP, que está em http://naeg.prg.usp.br/siteprg/info/alun_cursos.phtml

Muitos desses cursos simplesmente não podem ser concluídos sem uma boa formação básica; até por experiência própria, te garanto que não há QUALQUER chance de concluir um curso de base matemática sem boa competência em, por exemplo, trigonometria.  Cotas para um curso desses são uma piada de mau gosto, praticamente um sorteio para ver quem vai ficar por anos lutando contra o inevitável jubilamento.    Outros cursos, como Direito, exigem um BOCADO de capacidade de raciocínio e tempo para leitura.  Medicina, nem se fala; mesmo para as pessoas mais aptas são uns bons dez anos só para a formação inicial.  Já outros cursos como Antropologia sequer tem uma preocupação particular em oferecer oportunidades no mercado de trabalho, mas em compensação pedem que você tenha MUITO amor pela pesquisa e produção acadêmica.

Não há distorção alguma nessa constatação; universidade é para ser assim mesmo - centro de ensino, sim, mas em uma proposta de pesquisa e excelência acadêmica.  Isso é ensino superior afinal de contas; por algum motivo deixou-se para trás quem só tem ensino fundamental ou médio, e espero encarecidamente que esse motivo não seja simplesmente excluí-los do mercado de trabalho...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 03 de Julho de 2007, 11:51:27 »
Sempre vai ter alguém que vai ter que ser faxineiro. Mesmo que todos os brasileiros, sem excessão, tivessem diploma de nível superior, não dá para todo mundo ser médico, engenheiro ou advogado, a sociedade não vive sem faxineiros, taxistas e porteiros.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #103 Online: 03 de Julho de 2007, 18:57:52 »
Engraçado não vejo gente do tipo "USP" no o hospital que estou estagiando!
E olha que é publico e publico "é para todos."

Tipo USP?

Generalização é falácia.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #104 Online: 08 de Julho de 2007, 21:58:54 »
Sempre vai ter alguém que vai ter que ser faxineiro. Mesmo que todos os brasileiros, sem excessão, tivessem diploma de nível superior, não dá para todo mundo ser médico, engenheiro ou advogado, a sociedade não vive sem faxineiros, taxistas e porteiros.

E garis, e desentupidores de privada, e borracheiros de esquina, pessoas que trabalham nos esgotos e toda uma leva de "trabalhos sujos" como se diz no programa homonimo no discovery channel.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #105 Online: 09 de Julho de 2007, 08:47:12 »

E garis, e desentupidores de privada, e borracheiros de esquina, pessoas que trabalham nos esgotos e toda uma leva de "trabalhos sujos" como se diz no programa homonimo no discovery channel.

Se não tiver brasileiro pra fazer é só acolher os dissidentes venezuelanos que logo logo vão aparecer por ai.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 09 de Julho de 2007, 08:59:06 »

Se não tiver brasileiro pra fazer é só acolher os dissidentes venezuelanos que logo logo vão aparecer por ai.

éé... mas uma dia o mundo inteiro vai ser rico, e nem mesmo os etíopes vão querer se sujeitar aos trabalhos sujos. e aí é bom que já tenhamos inventado robôs pra fazer essas coisas, eheh.
mas é... mesmo que a remuneração mensal de um gari fosse de, digamos, 15 mil reais por mês, eu não sei se me sujeitaria.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 09 de Julho de 2007, 11:07:33 »
éé.... mas uma dia o mundo inteiro vai ser rico, e nem mesmo os etíopes vão querer se sujeitar aos trabalhos sujos. e aí é bom que já tenhamos inventado robôs pra fazer essas coisas, eheh.
mas é.... mesmo que a remuneração mensal de um gari fosse de, digamos, 15 mil reais por mês, eu não sei se me sujeitaria.

Comé que é?   :what:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #108 Online: 09 de Julho de 2007, 11:09:49 »
éé.... mas uma dia o mundo inteiro vai ser rico, e nem mesmo os etíopes vão querer se sujeitar aos trabalhos sujos. e aí é bom que já tenhamos inventado robôs pra fazer essas coisas, eheh.
mas é.... mesmo que a remuneração mensal de um gari fosse de, digamos, 15 mil reais por mês, eu não sei se me sujeitaria.

Comé que é?   :what:

Uhm... Eu topava ser gari por R$ 15 mil. Aliás, é melhor do que ficar ouvindo cliente sem noção e preenchendo papeis, aguentando funcionários públicos "interessados".

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 09 de Julho de 2007, 11:14:57 »
mas o problema de gari é que é um ofício socialmente vergonhoso, como limpador de fossas. imagine um gari que tivesse dinheiro para frequentar a high society; eventualmente algum de seus colegas de opera o veria limpando a rua e ficaria feio pra ele. numa situação assim, imagino garis e lixeiros que trabalhassem de máscara, hehe.
Comé que é?
yep, eu sou otimista. um dia até os etíopes terão comida na mesa e televisão no quarto.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #110 Online: 09 de Julho de 2007, 11:17:23 »
mas o problema de gari é que é um ofício socialmente vergonhoso, como limpador de fossas. imagine um gari que tivesse dinheiro para frequentar a high society; eventualmente algum de seus colegas de opera o veria limpando a rua e ficaria feio pra ele. numa situação assim, imagino garis e lixeiros que trabalhassem de máscara, hehe.
Comé que é?
yep, eu sou otimista. um dia até os etíopes terão comida na mesa e televisão no quarto.

Eu sou anti-social mesmo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Liquid Snake

• Nível 02
  • *
  • Liberdade
« Resposta #111 Online: 09 de Julho de 2007, 11:41:52 »
estão institucionalizando o racismo no Brasil... e pensar que antes era considerado crime.
"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 09 de Julho de 2007, 11:43:01 »
Ser gari é socialmente vergonhoso (e é preciso tomar cuidado com essa expressão) provavelmente em função dos baixos salários e da pobreza dos que trabalham como um. Se eles passassem a ganhar um bom salário, existirá grande chance dessa visão mudar.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 09 de Julho de 2007, 11:44:26 »
Comé que é?

Eu diria que vai depender deles mesmos. Nas nossas mentes, ocidentais e razoavelmente instruídas, o caminho da prosperidade é razoavelmente possível de ser traçado e bastaria seguir alguns bons exemplos do resto do mundo com um toque de bom senso e com a ajuda do tempo. Mas há muita gente no mundo que está mais preocupada em arrancar os clitoris de meninas indefesas ou em bravejar contra os americanos do que com o desenvolvimento, a melhoria das condições de vida, o enriquecimento e o conforto - esses dois últimos são até condenados por alguns, vejam.

Offline Liquid Snake

• Nível 02
  • *
  • Liberdade
« Resposta #114 Online: 09 de Julho de 2007, 11:48:03 »
se fosse socialmente vergonhoso, existiriam poucos candidatos a garis e os empregadores teriam que pagar fortunas como salário. o que ocorre é exatamente o contrário, existem milhares de candidatos e poucas vagas, é um serviço fácil de se fazer e que não exige estudo algum, por isso a quantidade enorme de candidatos e, consequentemente, o salário baixo.
"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 09 de Julho de 2007, 11:51:41 »
estamos falando de pessoas que têm de pensar primeiro na subsistência e depois no status social. imagine se a subsistência já estivesse garantida, de qualquer forma?
essa reflexão dos garis me veio quando eu estava lendo um conto da ayn rand, que é algum tipo de distopia igualitária. em determinado momento o protagonista (que nunca fala I, mas We, porque a primeira pessoa do singular foi abolida do idioma) é designado para o trabalho de varredor de rua, apesar da curiosidade científica que sempre teve (e talvez justamente por isso). e aí me pûs a pensar; é possível valorizar tanto o trabalho do gari quanto o de um, sei lá, cientista, mesmo que a remuneração seja a mesma?

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 09 de Julho de 2007, 12:40:39 »
Mas existem formas e formas de valorizar. Em termos de esforço intelectual necessário, que é algo que admiramos, claro que o cientista continua na frente, sendo mais reconhecido desta perspectiva. Mas não sei qual seria a reação da sociedade de forma geral  a um gari rico. Talvez, neste cenário, a importância dada ao conhecimento e ao raciocício necessários para determinada atividade fosse pequena, talvez em primeiro plano fosse colocado o aspecto financeiro mesmo - ou ao menos o fato de se aparentar certa riqueza.

Na atualidade, a maioria das pessoas, especialmente entre a população menos instruída, já se importa muito mais com o valor do salário do que com o valor intelectual do trabalho de alguém. A grande maioria das pessoas não imagina ver os seus filhos se tornando cientistas, eles nem tem muito contato com essa realidade. Vale muito mais uma casa grande e um carro bonito, independentemente da inteligência do sujeito. Não sei se no mundo que estamos imaginando as coisas continuariam assim, mas eu chutaria que sim. Nos países europeus e na América do Norte, até onde sei, elas não são muito diferentes. E não é o que queremos fazer do mundo, uma grande Europa?

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #117 Online: 09 de Julho de 2007, 14:41:51 »
Na atualidade, a maioria das pessoas, especialmente entre a população menos instruída, já se importa muito mais com o valor do salário do que com o valor intelectual do trabalho de alguém
Dái algumas mulheres ainda terem como meta arrajar um marido rico ou jogador/pagodeiro...
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 09 de Julho de 2007, 18:58:57 »
Mas existem formas e formas de valorizar. Em termos de esforço intelectual necessário, que é algo que admiramos, claro que o cientista continua na frente, sendo mais reconhecido desta perspectiva. Mas não sei qual seria a reação da sociedade de forma geral  a um gari rico. Talvez, neste cenário, a importância dada ao conhecimento e ao raciocício necessários para determinada atividade fosse pequena, talvez em primeiro plano fosse colocado o aspecto financeiro mesmo - ou ao menos o fato de se aparentar certa riqueza.

Na atualidade, a maioria das pessoas, especialmente entre a população menos instruída, já se importa muito mais com o valor do salário do que com o valor intelectual do trabalho de alguém. A grande maioria das pessoas não imagina ver os seus filhos se tornando cientistas, eles nem tem muito contato com essa realidade. Vale muito mais uma casa grande e um carro bonito, independentemente da inteligência do sujeito. Não sei se no mundo que estamos imaginando as coisas continuariam assim, mas eu chutaria que sim. Nos países europeus e na América do Norte, até onde sei, elas não são muito diferentes. E não é o que queremos fazer do mundo, uma grande Europa?

pois então, mioto.
http://thescotsman.scotsman.com/uk.cfm?id=529732007
o título, parece, pode frequentemente importar mais que a remuneração.
e;
Eu confesso que nunca entendi a atração que as pessoas sentem por esse tipo de eufemismo –se a função do sujeito é desentupir privadas, dizer que ele é um “engenheiro de desobstrução de percursos higiênicos” não vai fazer com que suas mãos (espero que enluvadas) fiquem um palmo mais longe do cocô-, mas um rápido passeio pela Internet prova que, no Reino Unido e nos Estados Unidos ao menos, muita gente se preocupa mais com a forma (o título) do que com a substância (a bufunfa) de um emprego (uma pesquisa britânica conduzida em 2005, pr’exemplo, mostra que 70% dos entrevistados prefeririam um título mais sonoro a um aumento de salário).
http://filthymac.wunderblogs.com/archives/022900.html

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #119 Online: 09 de Julho de 2007, 19:30:27 »
Então, se você recebesse R$ 15.000,00 mensais para ser um "engenheiro removedor de material inutilizável de vias públicas", aceitaria? hehehe

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 09 de Julho de 2007, 20:28:01 »
Mas a questão é essa, Bruno. Será que gari - ou qualquer novo título que surgisse - continuaria sendo algo considerado como uma profissão pouco admirada na sociedade ou bastaria que as pessoas desse ramo começassem a ganhar dinheiro para a nossa visão, aos poucos, ir mudando?

As reportagens que você mandou simplesmente dizem que estão criando eufemismos para nomes de profissões de baixo valor social. A pergunta que deve ser feita é "continuará a profissão de gari tendo esse pequeno valor quando a remuneração for elevada?".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #121 Online: 09 de Julho de 2007, 20:38:04 »
Suspeito que não.  Pelo que percebo os ganhos financeiros são o que mais conta na valorização de uma profissão.  Tanto que raramente se critica pagodeiros, políticos, policiais ou advogados por suas profissões, quando haveria motivos para tal.

Raios, não se critica nem mesmo bicheiros pela atividade que exercem...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 10 de Julho de 2007, 00:04:20 »
Mas a questão é essa, Bruno. Será que gari - ou qualquer novo título que surgisse - continuaria sendo algo considerado como uma profissão pouco admirada na sociedade ou bastaria que as pessoas desse ramo começassem a ganhar dinheiro para a nossa visão, aos poucos, ir mudando?

As reportagens que você mandou simplesmente dizem que estão criando eufemismos para nomes de profissões de baixo valor social. A pergunta que deve ser feita é "continuará a profissão de gari tendo esse pequeno valor quando a remuneração for elevada?".

imagino que sim. pagodeiro até hoje não é um título dos mais lisonjeiros; vai ver se são admitidos nos camarotes do jockey clube.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #123 Online: 10 de Julho de 2007, 07:02:22 »
se fosse socialmente vergonhoso, existiriam poucos candidatos a garis e os empregadores teriam que pagar fortunas como salário. o que ocorre é exatamente o contrário, existem milhares de candidatos e poucas vagas, é um serviço fácil de se fazer e que não exige estudo algum, por isso a quantidade enorme de candidatos e, consequentemente, o salário baixo.

Aqui no Japão lixeiro ganha muuuito bem , e mesmo assim precisam contratar brasileiros pra fazer porque os japoneses não querem, preferem ganhar menos mas trabalhar em escritórios, com ar-condicionado , cadeira confortavel e computador...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #124 Online: 10 de Julho de 2007, 07:14:49 »
Pode parecer contraditório, mas acho natural o que o Barata acabou de dizer.  A luta pela subsistência financeira não é tão premente lá quanto aqui.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!