Enquete

Você é a favor das cotas raciais nas universidades?

Sim, sou a favor.
Não, sou contra.
Não possuo opinião formada a respeito.

Autor Tópico: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?  (Lida 20392 vezes)

Offline Yami

• Nível 09
  • *
Re: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?
« Resposta #50 Online: 01 de Julho de 2007, 21:15:30 »
O único problema Yami, é que nesse processo a qualidade do ensino superior está caindo muito.

Não adianta ter um bando de formados que não sabem nada, tão pouco adianta colocar um bando pra concorrer por uma vaga pra depois haver empregos disponíveis no mercado de trabalho mas não há ninguém qualificado o bastante para preenche-las.

Sou plenamente a favor de um maior investimento no ensino superior e na abertura de mais vagas nas universidades.

Só tem um detalhe, Lela. Com a abertura de novas vagas, o vestibular sera menos seletivo, com um vestibular menos seletivo, quem garante que os selecionados serão futuros bons profissionais?

Isso diminuirá a concorrência (tornando o vestibular menos elitista) mesmo mantendo o sistema atual de classificação (maior nota passa).

E quanto as vagas escassearem, sou uma pessoa que não consegue acreditar nisso. Sempre há vagas desde que você seja um bom profissional e está bem atualizado no seu ramo, procurando aperfeiçoar-se sempre.

Acontece, Lela, que continuar se aperfeiçoando custa dinheiro. Ou seja, incrementar seu curriculum (pos-graduado, mestrado, doutorado, Ph.D, cursinhos...) custa dinheiro. E como gastar um dinheiro que não se tem?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #51 Online: 01 de Julho de 2007, 22:15:23 »
Só tem um detalhe, Lela. Com a abertura de novas vagas, o vestibular sera menos seletivo, com um vestibular menos seletivo, quem garante que os selecionados serão futuros bons profissionais?

Menos seletivo?

Ele já é mais do que suficientemente seletivo, ao menos no caso do ensino superior público.

A abertura de novas vagas não vai diminuir a seletividade, e sim permitir que mais pessoas tenham acesso a um curso superior.

E nada garante, isso dependerá do esforço de cada um.

Mas ao menos até onde sei, um empregador avalia também sua capacidade e não apenas seu diploma.

Está com medo de perder sua vaga no mercado de trabalho para alguém que estudou menos mas que igualmente fez um curso superior?

Acontece, Lela, que continuar se aperfeiçoando custa dinheiro. Ou seja, incrementar seu curriculum (pos-graduado, mestrado, doutorado, Ph.D, cursinhos…) custa dinheiro. E como gastar um dinheiro que não se tem?

Conseguindo ele.

Depois de formado, se mostrar competência, conseguirá um trabalho e se aperfeiçoará aos poucos.

E de qualquer forma, há muitos cursos gratuítos, e se for alguém esforçado, poderá evoluir muito na sua área sendo autodidata.

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #52 Online: 01 de Julho de 2007, 22:30:50 »
Está com medo de perder sua vaga no mercado de trabalho para alguém que estudou menos mas que igualmente fez um curso superior?

|( Eu não trabalho, apenas estudo! O que já é muito… :P

Conseguindo ele.

Depois de formado, se mostrar competência, conseguirá um trabalho e se aperfeiçoará aos poucos.

E de qualquer forma, há muitos cursos gratuitos, e se for alguém esforçado, poderá evoluir muito na sua área sendo autodidata.

Coisas autoditada não constam no curriculum.

Mas ao menos até onde sei, um empregador avalia também sua capacidade e não apenas seu diploma.

É simples, para avaliar as qualidades do candidato, é preciso empregar-lo. Caso ele só tiver diploma e nenhuma capacidade. Tal empregado tera tirado a vaga de alguem que tal vez tenha a capacidade requerida. Para ter maior certeza que isso não aconteça, o árduo processo seletivo dos vestibulares é uma "boa" garantia. Já que alguem que consiga sair a frente de 100 candidatos, muito possivelmente se tornara um bom profissional. O problema é que com o sistema de cotas, é bem provável que candidatos que tais candidatos não consigam vagas em universidades publicas só para que outro TAL VEZ, menos aplicado e merecedor consiga a vaga por motivos que podem variar entre ele vir de uma escola publica, ser negro, deficiente...ect.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #53 Online: 01 de Julho de 2007, 22:35:16 »
Eu não trabalho, apenas estudo! O que já é muito…

E no futuro?

Mas aumentam sua capacidade e suas habilidades, o que é muito bem vindo em QUALQUER emprego.

É simples, para avaliar as qualidades do candidato, é preciso empregar-lo. Caso ele só tiver diploma e nenhuma capacidade. Tal empregado tera tirado a vaga de alguem que tal vez tenha a capacidade requerida. Para ter maior certeza que isso não aconteça, o árduo processo seletivo dos vestibulares é uma "boa" garantia. Já que alguem que consiga sair a frente de 100 candidatos, muito possivelmente se tornara um bom profissional. O problema é que com o sistema de cotas, é bem provável que candidatos que tais candidatos não consigam vagas em universidades publicas só para que outro TAL VEZ

Caso ele tiver só diploma e nenhuma capacidade minha filha, ele sera DEMITIDO.

E daqueles outros 100 nenhum outro será um bom profissional?

Alguns candidatos são reprovados por décimos de pontos.

E sabe, o fato de ir bem em UMA prova não qualifica exatamente aquele que será o melhor profissional.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 01 de Julho de 2007, 22:41:40 »
Meninas, se vocês soubessem a qualidade sofrível de boa parte dos alunos selecionados pelo vestibular… Antes de entrar na universidade costumamos imaginar que lá dentro todo mundo é inteligente, estudioso, maduro… Nada menos verdadeiro. Não é à tôa que diploma de graduação está tão desvalorizado atualmente. O empregador sabe que isso não prova muita coisa (bom, talvez ele só sirva para separar o ruim do pior...)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #55 Online: 01 de Julho de 2007, 22:51:29 »
Yep.

Na verdade até sei, aqui no meu fim de mundo ano passado havia a propaganda:

JÁ TEMOS QUASE 2 CANDIDATOS POR VAGA.

No curso mais concorrido fiquei em 3° lugar ano passado (estando no 2° ano) então imagino o grau de preparação dos candidatos.

Ao menos os meus argumentos até agora estão voltados mais para a questão das grandes universidades, que de fato são mais concorridas.

Talvez por isso eu aprove a abertura de mais faculdades e maior investimento nessa área. O ensino superior é como o E.F. e o E.M. aprende quem quer.

O que vai separar mais tarde os qualificados será o próprio mercado de trabalho.

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #56 Online: 01 de Julho de 2007, 23:05:22 »
Eu não trabalho, apenas estudo! O que já é muito…
E no futuro?

|( É obvio que pretendo trabalhar...

Mas aumentam sua capacidade e suas habilidades, o que é muito bem vindo em QUALQUER emprego.

Isso é bem certo...

É simples, para avaliar as qualidades do candidato, é preciso empregar-lo. Caso ele só tiver diploma e nenhuma capacidade. Tal empregado tera tirado a vaga de alguem que tal vez tenha a capacidade requerida. Para ter maior certeza que isso não aconteça, o árduo processo seletivo dos vestibulares é uma "boa" garantia. Já que alguem que consiga sair a frente de 100 candidatos, muito possivelmente se tornara um bom profissional. O problema é que com o sistema de cotas, é bem provável que candidatos que tais candidatos não consigam vagas em universidades publicas só para que outro TAL VEZ

Caso ele tiver só diploma e nenhuma capacidade minha filha, ele sera DEMITIDO.

E daqueles outros 100 nenhum outro será um bom profissional?

Sim, é claro que sera demitido (exceto se for deputado ou algo do tipo), mas... até lá...
E, é claro que entre esse outros 100 deve ter algum bom profissional! Contudo, imagine a porcentagem desses cem que não são bons profissionais! Mesmo não sendo bons, se formaram... e ocuparam vagas que poderiam ser destinadas a pessoas que viriam a se tornar bons profissionais!

Alguns candidatos são reprovados por décimos de pontos.

Bom... são esses décimos que separam os bons, dos ruins... E se tais candidatos ficaram reprovados por tão pouco, é bem possível que no próximo passem...

E sabe, o fato de ir bem em UMA prova não qualifica exatamente aquele que será o melhor profissional.

Atualmente é o unico meio que o Brasil dispõe para seleccionar os candidatos. É claro que em comparação a outros sistemas, é obsoleto. Por exemplo, em muitos países, o candidato é submetido a exames físicos, a entrevista com a familia, a analise da vida escolar... É claro que este método é melhor, só os melhores entram! Porem, ele é meio inaplicavel para o Brasil...

Meninas, se vocês soubessem a qualidade sofrível de boa parte dos alunos selecionados pelo vestibular… Antes de entrar na universidade costumamos imaginar que lá dentro todo mundo é inteligente, estudioso, maduro… Nada menos verdadeiro. Não é à tôa que diploma de graduação está tão desvalorizado atualmente. O empregador sabe que isso não prova muita coisa (bom, talvez ele só sirva para separar o ruim do pior…)

Mas que homem sem coração!  :( Estou me sentindo igualzinha a quando me falaram que papai noel não existia!  :'( Acabaste de destruir os sonhos de uma "criança", satisfeito?  :chorao:

:histeria: Concordo contigo... mas é bem mais provável encontrar algum ser racional dentro de uma faculdade do que no barzinho da esquina.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 01 de Julho de 2007, 23:16:24 »
:histeria: Concordo contigo… mas é bem mais provável encontrar algum ser racional dentro de uma faculdade do que no barzinho da esquina.

Esse é o problema! Os estudantes estão todos no barzinho da esquina :biglol: 

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #58 Online: 01 de Julho de 2007, 23:21:43 »
 :sleepy:

|(  É obvio que pretendo trabalhar…

E é óbvio que não entendeste minha pergunta.

Sim, é claro que sera demitido (exceto se for deputado ou algo do tipo), mas… até lá…
E, é claro que entre esse outros 100 deve ter algum bom profissional! Contudo, imagine a porcentagem desses cem que não são bons profissionais! Mesmo não sendo bons, se formaram… e ocuparam vagas que poderiam ser destinadas a pessoas que viriam a se tornar bons profissionais!

Eles não ocuparão vagas, acabastes de concordar que serão demitidos.

Bom… são esses décimos que separam os bons, dos ruins… E se tais candidatos ficaram reprovados por tão pouco, é bem possível que no próximo passem…

Décimos dizem se um aluno pode ter todo o seu futuro acadêmico destruído ou não. Interessante isso.

Mas por que não pode haver mais vagas para que mais alunos com capacidade passem?

Atualmente é o unico meio que o Brasil dispõe para seleccionar os candidatos. É claro que em comparação a outros sistemas, é obsoleto. Por exemplo, em muitos países, o candidato é submetido a exames físicos, a entrevista com a familia, a analise da vida escolar… É claro que este método é melhor, só os melhores entram! Porem, ele é meio inaplicavel para o Brasil…

Concordo que é o melhor mas discordo que seja inaplicavel no Brasil.

Muitas faculdades já adotam métodos alternativos de avaliação, que são muito eficientes.

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #59 Online: 01 de Julho de 2007, 23:38:21 »
:sleepy:

|(  É obvio que pretendo trabalhar…

E é óbvio que não entendeste minha pergunta.

Explique-se...  :sleepy:

Sim, é claro que sera demitido (exceto se for deputado ou algo do tipo), mas… até lá…
E, é claro que entre esse outros 100 deve ter algum bom profissional! Contudo, imagine a porcentagem desses cem que não são bons profissionais! Mesmo não sendo bons, se formaram… e ocuparam vagas que poderiam ser destinadas a pessoas que viriam a se tornar bons profissionais!

Eles não ocuparão vagas, acabastes de concordar que serão demitidos.

Sim, serão demitidos com o tempo. Mas não era a esse tipo de vaga que eu estava me referindo. Estava me referindo a vagas nas universidades! O que estou tentando dizer, é que o mau profissional teve uma formação acadêmica, ou seja, ocupou uma vaga que poderia ser destinada a alguem que poderia vir a tornar-se um bom profissional. E este futuro bom profissional poderia ser um prejudicado pelo sistema de cotas, sistema que teria beneficiado o outro.

Bom… são esses décimos que separam os bons, dos ruins… E se tais candidatos ficaram reprovados por tão pouco, é bem possível que no próximo passem…

Décimos dizem se um aluno pode ter todo o seu futuro acadêmico destruído ou não. Interessante isso.

Mas por que não pode haver mais vagas para que mais alunos com capacidade passem?

Futuro acadêmico destruído? Não... não é preciso tanto exagero, com certeza ele pode ter passado em outra faculdade ou qualquer coisa do gênero. Como também pode tentar no semestre seguinte. Mas, sinceramente é uma pena... porem, a derrota dele garantiu que outros mais capazes pudessem cursar a faculdade.

Atualmente é o unico meio que o Brasil dispõe para selecionar os candidatos. É claro que em comparação a outros sistemas, é obsoleto. Por exemplo, em muitos países, o candidato é submetido a exames físicos, a entrevista com a familia, a analise da vida escolar… É claro que este método é melhor, só os melhores entram! Porem, ele é meio inaplicavel para o Brasil…

Concordo que é o melhor mas discordo que seja inaplicavel no Brasil.

Acho que não seja aplicável por que alguem que por algum  motivo tenha ficado atrás ou qualquer coisa do tipo, e tenha sido obrigado a fazer supletivo, por exemplo, não sera tão valorizado como alguem com o curriculum "limpo". Outro inconveniente é a tal entrevista familiar... os critérios são utópicos ante a realidade brasileira.

Muitas faculdades já adotam métodos alternativos de avaliação, que são muito eficientes.

Métodos alternativos, mais não sempre bons.

:histeria: Concordo contigo… mas é bem mais provável encontrar algum ser racional dentro de uma faculdade do que no barzinho da esquina.

Mas que decepção!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 01 de Julho de 2007, 23:44:32 »

Mas que decepção!

Longe das vistas dos pais tem gente que vira outra pessoa. Muitos universitários em uma cidade diferente, livres da vigilância paterna vão abusar de festas, álcool, drogas... Estudar que é bom é algo a que não são muitos os que se dedicam seriamente.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #61 Online: 01 de Julho de 2007, 23:49:58 »
Explique-se

Deixa pra lá, já mudou o tema do diálogo mesmo e odeio repetir coisas.

Sim, serão demitidos com o tempo. Mas não era a esse tipo de vaga que eu estava me referindo. Estava me referindo a vagas nas universidades! O que estou tentando dizer, é que o mau profissional teve uma formação acadêmica, ou seja, ocupou uma vaga que poderia ser destinada a alguem que poderia vir a tornar-se um bom profissional. E este futuro bom profissional poderia ser um prejudicado pelo sistema de cotas, sistema que teria beneficiado o outro.

E eu estou dizendo que ao invés de se colocarem cotas que aumentam a qualidade do curso superior e o número de vagas disponíveis.

Assim um maior número de pessoas estaria preparada para o mercado de trabalho e apenas os capazes conseguiriam colocação.

Futuro acadêmico destruído? Não… não é preciso tanto exagero, com certeza ele pode ter passado em outra faculdade ou qualquer coisa do gênero. Como também pode tentar no semestre seguinte. Mas, sinceramente é uma pena… porem, a derrota dele garantiu que outros mais capazes pudessem cursar a faculdade.

Exagero?

Eu sou uma, que se não passar da primeira vez vou desistir totalmente e ir para um curso menos competitivo.

E por que temos que colocar outros mais capazes? POR QUE NÃO TODOS OS CAPAZES?

Entre os que não passaram, por muito pouco, há muitos que mereceriam uma vaga.

Acho que não seja aplicável por que alguem que por algum  motivo tenha ficado atrás ou qualquer coisa do tipo, e tenha sido obrigado a fazer supletivo, por exemplo, não sera tão valorizado como alguem com o curriculum "limpo". Outro inconveniente é a tal entrevista familiar… os critérios são utópicos ante a realidade brasileira.

E podem perfeitamente ser adaptados.

Métodos alternativos, mais não sempre bons.

Mas que estão em aprimoramento.

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #62 Online: 01 de Julho de 2007, 23:53:31 »
 :umm: Está bem Lela, e o que você propõe?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #63 Online: 01 de Julho de 2007, 23:59:27 »
Estou com sono e tenho prova amanhã.

Menina, eu já escrevi (mais de uma vez) o que proponho e o que acredito, não sou fã do oroborus.

Tenha uma boa noite Yami e bons sonhos.

« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 00:04:20 por Lela »

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #64 Online: 02 de Julho de 2007, 00:00:19 »
Boa noite...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 02 de Julho de 2007, 01:08:15 »
Meninas, se vocês soubessem a qualidade sofrível de boa parte dos alunos selecionados pelo vestibular… Antes de entrar na universidade costumamos imaginar que lá dentro todo mundo é inteligente, estudioso, maduro… Nada menos verdadeiro. Não é à tôa que diploma de graduação está tão desvalorizado atualmente. O empregador sabe que isso não prova muita coisa (bom, talvez ele só sirva para separar o ruim do pior…)

não há dúvida de que o ambiente universitário é melhor do que a rua, e que determinados ambientes universitários são melhores que outros ambientes universitários. mas devo dizer que também me desiludi um pouco. não estou falando que o pessoal não estuda; eu sou um dos mais vagabundos, pelo menos no que diz respeito ao curso (não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos.. he)
mas alguns péssimos vícios intelectuais (como mesmo não cultivar uma vida intelectual, pra começar hehe) persistem na universidade. mas poderia ser pior, ah sim...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 02 de Julho de 2007, 02:26:22 »
Pois é Bruno... Na faculdade eu estudo. Mas pensar, eu penso é no Clube Cético.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #67 Online: 02 de Julho de 2007, 02:30:38 »
Eu sou contra as cotas do tipo raciais. Ser negro não significa ser menos inteligente que um branco. Mas sou a favor nos casos de pessoas com baixos recursos, pois quem não pode colocar um filho no colégio particular, dificilmente vai ver ele num USP "da vida".
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #68 Online: 02 de Julho de 2007, 02:34:23 »
Eu sou contra as cotas do tipo raciais. Ser negro não significa ser menos inteligente que um branco. Mas sou a favor nos casos de pessoas com baixos recursos, pois quem não pode colocar um filho no colégio particular, dificilmente vai ver ele num USP "da vida".

É mais ou menos isso que eu estou tentando dizer a horas. Só discordo na parte de abrir vagas para este tipo de aluno. Se ele não passa numa USP da vida, é bem possivel que não tivesse capacidade suficiente. Tal vez não por culpa dele, mas por falta de recursos e oportunidades. Mas isso não justifica ele ganhar a vaga que por mérito deveria pertencer a um aluno com mais recursos e mais oportunidades, que soube aproveita-las e que tem capacidade para passar no tal vestibular.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 02 de Julho de 2007, 02:43:34 »
Os pobres não entrarem na universidade pública é conseqüência de não receberam educação básica de qualidade. O sistema público de educação fundamental está doente. Implantar cotas sociais na universidade não resolve o problema, apenas maqueia as estatísticas. É fraudar o diagnóstico em vez de tratar da doença.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #70 Online: 02 de Julho de 2007, 02:47:30 »
O aluno que não tem rendas para competir com um que tem não tem culpa disto, mesmo assim vocês acham que ele deve sofrer o prejuizo?
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #71 Online: 02 de Julho de 2007, 02:50:56 »
Os pobres não entrarem na universidade pública é conseqüência de não receberam educação básica de qualidade. O sistema público de educação fundamental está doente. Implantar cotas sociais na universidade não resolve o problema, apenas maqueia as estatísticas. É fraudar o diagnóstico em vez de tratar da doença.

:apoiado: Incrível ver como todo meu esforço de horas,foi brilhantemente resumido pelo Willy Nilly em apenas algumas linhas! É isso ai... não discordo em nenhum ponto.  :ok:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 02 de Julho de 2007, 02:59:43 »
Isso é uma triste conseqüência das desigualdades sociais no Brasil, Josilene. E não é só aí, os pobres sofrem prejuízos o tempo todo, eles freqüentemente não têm acesso a saúde, a segurança, a saneamento básico... Os serviços públicos que o Brasil oferece chegam a ser degradantes ao ser humano. Precisamos corrigir essas injustiças, mas precisamos fazer isso do jeito certo.

O Bruno já fez uma conta interessante aqui antes: A USP tem 40 000 vagas. Vamos supor que todas as públicas do estado de São Paulo ofereçam juntas 100 000 vagas. Imagine que 30% são reservadas a cotistas e teremos 30 000 cotistas em quatro anos. Isso em uma população de 30 000 000 de pessoas. Uma pessoa em cada mil será beneficiada pelas cotas.

Se em vez disso o governo dirigisse seus esforços para onde realmente devia, a educação básica de qualidade, estaremos dando um benefício universal, acessível a todas as crianças e adolescentes. Com uma educação de qualidade elas poderão sair da escola mais qualificados, mesmo que optem por não fazer faculdade. Um esforço a mais do governo em promover o ensino técnico profissionalizante ou cursos de graduação de curta duração poderia inserir muito mais gente qualificada no mercado de trabalho. Esse tipo de coisa poderia ter um efeito muito maior, na vida de muito mais gente, contribuindo para a ascenção social delas e de suas famílias.

Offline Yami

• Nível 09
  • *
« Resposta #73 Online: 02 de Julho de 2007, 03:01:31 »
O aluno que não tem rendas para competir com um que tem não tem culpa disto, mesmo assim vocês acham que ele deve sofrer o prejuizo?

Eu só estou dizendo que a vaga deve ser para o mais capacitado. E, se o mais capacitado é branco, sem deficiências, classe media-alta, que teve chances e oportunidades e que soube aproveitar-las, que seja... Ele não é menos merecedor da vaga só por ter tido mais sorte na vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 02 de Julho de 2007, 03:02:00 »

:apoiado: Incrível ver como todo meu esforço de horas,foi brilhantemente resumido pelo Willy Nilly em apenas algumas linhas! É isso ai… não discordo em nenhum ponto.  :ok:

São meus estudos de retórica tântrica com o Bruno :lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!