Enquete

Você é a favor das cotas raciais nas universidades?

Sim, sou a favor.
Não, sou contra.
Não possuo opinião formada a respeito.

Autor Tópico: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?  (Lida 20393 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?
« Resposta #75 Online: 02 de Julho de 2007, 03:08:14 »
O aluno que não tem rendas para competir com um que tem não tem culpa disto, mesmo assim vocês acham que ele deve sofrer o prejuizo?
Ao invéz de ficar achando coitadinho quem não tem renda e ficar dando cotas, devia dar uma educação fundamental de qualidade pra todos...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #76 Online: 02 de Julho de 2007, 03:11:39 »
Por enquando que não tem...,não adianta olhar para o passado e imaginar como podia ser, por que não foi.
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 02 de Julho de 2007, 03:21:41 »
Entendo o que você quer dizer, Josilene. Mas acho que isso é tentar corrigir uma injustiça com outra. Você pode destinar uma fração de vagas a pessoas que foram vítimas da educação pública sem-vergonha que nosso governo oferece sem o menor pudor, mas aí estaremos tirando as oportunidades de outras pessoas que estudaram e se esforçaram e serão punidas por terem tido a sorte de nascerem em uma família que pôde pagar educação particular (que não é nem grande coisa, mas na comparação com a pública é menos pior). E sabe-se lá com quanto sacrifício isso não terá sido possível? Não são somente pessoas ricas que estudam em escola particular, há muita gente oriunda de famílias pouco abastadas, mas que têm pais que se sacrificam em nome da educação dos filhos.

Todo pai quer (ou deveria querer) o melhor para seus filhos. Quando um pai ou uma mãe opta por matricular seus filhos na universidade particular é porque ele sabe o estado de abandono em que se encontra a rede pública de educação. Geralmente quem matricula seus filhos na escola pública é quem não tem outra opção. O sistema de cotas sociais pune os pais que quiseram o melhor para seus filhos e puderam oferecer um pouco mais. Mas essa é uma punição sem crime e portanto é uma punição injusta. Quem deveria ser punido, quem é o verdadeiro culpado é o governo! É ele o responsável pelo sucateamento do ensino. Claro que é mais fácil separar a sociedade em classes e distribuir vagas na faculdade com base nelas do que levar a educação a sério.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #78 Online: 02 de Julho de 2007, 03:27:16 »
Quantas pessoas você conhece de origem "humildes" que estão estudando em boas universidades.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #79 Online: 02 de Julho de 2007, 03:30:27 »
A questão é... os políticos adoram deixar o povo feliz com medidas desse tipo, pro povo esquecer do verdadeiro problema...
de que adianta dar cotas e cotas se daqui um tempo as cotas vão ser tão concorridas quanto concorrer em vagas normais...?

o Brasil tem muita gente que teve uma educação na escola pública péssima e senão fizer nada...esse número só vai aumentar, e aí vão criar cota das cotas pra maquiar (de novo) o problema e deixar o povo bobo? ou...vão melhorar o ensino público?

eles(governo) preferem deixar o povo bobo e alegre... e jogar os problemas para os próximos governantes resolverem...não se iludam...cotas não é o suficiente...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #80 Online: 02 de Julho de 2007, 03:31:39 »
Não é o sulficiente mais é o começo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 02 de Julho de 2007, 03:33:46 »
Quantas pessoas você conhece de origem "humildes" que estão estudando em boas universidades.

Entre meus colegas? De cabeça no momento estou lembrando de cinco.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #82 Online: 02 de Julho de 2007, 03:43:03 »
Não é o sulficiente mais é o começo.
Começo do que? só to vendo o governo dando cotas e cotas e deixando o ensino publico a mingua... mas tudo bem...o povo brasileiro é muito imediatista, isso é um grande defeito, você não consegue ver o que vai acontecer se continuarem criando cotas e deixando o ensino público ao vento...

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #83 Online: 02 de Julho de 2007, 03:48:09 »
Mas o que me sugere a fazer com essas pessoas de agora? Não são numeros e nem estatisticas são vidas!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 02 de Julho de 2007, 03:54:55 »
É como eu disse, você pode criar cotas para elas, mas aí vai tirar vagas de outras pessoas que também são gente. Não se pode corrigir uma injustiça com outra injustiça.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #85 Online: 02 de Julho de 2007, 08:05:10 »
Josilene, você está tratando as cotas como se fossem uma ferramenta de correção da falta de acesso à formação superior.

Lamento, mas não rola.  Como disseram Fabi e Willy Nilly, isso é problema e não solução, por vários motivos.

É injusto porque
- iguala injustiça social com racismo
- torna o racismo uma política oficial

É cruel porque
- coloca na universidade pessoas que não estão preparadas - e portanto tem chance muito maior
  de ser jubiladas, passar por constrangimentos, problemas emocionais e financeiros ou simplesmente
  não tirar proveito do curso.  Essas situações já eram problemas sérios antes do sistema de cotas, e
  é de se esperar que piorem com ele.

É perdulário porque
- efetivamente tenta transferir para o ensino superior a finalidade do ensino médio; além de ser um
  substituto muito pobre para uma reforma efetiva do ensino fundamental e médio (pois afinal de
  contas apenas uma pequena parcela dos alunos chega a concluir esses dois e portanto sequer
  vai poder se candidatar às cotas, o que torna muito duvidosa a capacidade de corrigir injustiças
  das cotas), é uma medida que descaracteriza e prejudica ainda mais as instituições de ensino superior
  e pesquisa.

Muito mais sensato em todos os sentidos seria trabalhar com o ensino fundamental e médio, melhorando a qualidade do ensino (o que por si só cria mais oportunidades e muito melhor do que qualquer sistema de cotas jamais conseguirá)

O governo tem o poder de criar cotas, mas não tem o poder de fazer com que elas façam uma diferença significativa para melhor.  Afinal, ter o acesso à universidade, no fim das contas, é de todas as etapas do processo de exclusão sócio-econômica possivelmente a menos importante. 

Antes dela temos pelo menos onze anos de ensino sofrido e precário que por si só já exclui a maioria dessas parcelas da população, de forma muito mais duradoura e difícil de reverter do que o ensino superior poderia fazer. 

E uma vez dentro do ensino superior o aluno não se torna magicamente melhor preparado por isso; vai competir continuamente com gente que teve mais oportunidades desde o início e portanto tem excelentes chances de ficar pelo caminho após se sacrificar muito (faculdade não é, ou não deveria ser, moleza).  Sempre há casos excepcionais, gente particularmente esforçada e/ou competente, mas a verdade é que a função do ensino superior não é "democratizar o ensino" e sim separar os mais aptos dos menos aptos

Formação superior é por definição um privilégio reservado para os mais capacitados, e não há nada de errado ou injusto nisso; as pessoas não tem todas a mesma capacidade, nem há um verdadeiro motivo para querer que todos tenham formação superior.  Pelo contrário até; a maioria das carreiras de nível superior precisa da assistência de pessoal técnico de nível médio, em número até maior do que dos profissionais de nível superior.  Essa realidade se impõe espontaneamente diante da contínua descaracterização do ensino superior, e por isso temos uma crescente demanda por pós-graduação (para tentar selecionar um pouco melhor) e coisas como as provas da OAB.  A pretensão de fazer da Universidade um instrumento de transformação social perdeu completamente o rumo, para não dizer a sanidade, e fez dela um instrumento de maquiagem da elitização injusta.

O sistema de cotas, para ter alguma utilidade real, deveria ignorar completamente o nível superior e ser aplicado no ensino fundamental, talvez no médio.  Mas mesmo isso é secundário.  Não há como criar oportunidades sem ter preparo adequado; qualquer medida que não ajude na efetiva formação dos alunos é perda de tempo ou pior.  Não tem tanto destaque nos jornais e não rende tanto discurso político, mas as verdadeiras soluções são cuidar com seriedade do ensino fundamental e repensar centros de ensino médio para incentivar e melhorar a formação técnica profissionalizante.  Em todos os sentidos o Brasil precisa muito mais de técnicos preparados e competentes do que de "dotôres" que só tem um canudo de papel para enfrentar o mundo.  Desculpe a forma rude de me expressar, mas com 38 anos na cara e mais de quinze anos de serviço público eu não vejo mais sentido em tentar acreditar que ter um diploma superior realmente signifique ou prove alguma coisa por si só.  Muitos diplomados sem o menor preparo ou competência são aprovados em concursos e se tornam um estorvo; não teriam a menor chance na iniciativa privada e são basicamente parasitas na iniciativa pública.  Pior ainda, estão sendo encorajados continuamente a viver na insegurança arrogante e transmiti-la aos demais (a começar por seus próprios filhos), tentando se esconder atrás de canudos que no fundo sabem que não merecem em vez de lutar por verdadeira condição de trabalho efetivo, verdadeira formação acadêmica ou profissional.  E só para completar, mesmo esses passaram por muito sacrifício para conseguir seus canudos inúteis...

Não há por que querer manter um rumo tão destrutivo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #86 Online: 02 de Julho de 2007, 08:59:36 »
Os pobres não entrarem na universidade pública é conseqüência de não receberam educação básica de qualidade. O sistema público de educação fundamental está doente. Implantar cotas sociais na universidade não resolve o problema, apenas maqueia as estatísticas. É fraudar o diagnóstico em vez de tratar da doença.

Eu não podia concordar mais.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #87 Online: 02 de Julho de 2007, 09:07:44 »
O aluno que não tem rendas para competir com um que tem não tem culpa disto, mesmo assim vocês acham que ele deve sofrer o prejuizo?

Se eu acho que ele deve sofrer o prejuízo?

Claro que não.

Também não acho que vítimas de violência urbana devam sofrer o trauma resultante, por exemplo.

Seria ótimo se houvesse como proporcionar o acesso ao ensino em função apenas da dedicação e capacidade inata dos candidatos.  Mas o fato é que muitos outros fatores também atuam, e o sistema de cotas não faz mais do que aumentar artificialmente o percentual de universitários oriundos de minorias étnicas.

Isso talvez seja útil para criar um pouco de consciência social dentro da universidade, mas não chega nem perto de ser uma medida eficaz para corrigir injustiças sociais ou histórias de exclusão.  E ainda assim cria uma enormidade de problemas.

A única solução para oportunidades injustamente desiguais é, claramente, melhorar a justiça da distribuição dessas oportunidades.  E isso não ocorre no acesso ao ensino superior (que apesar de tudo é e sempre será em algum grau elitista) e sim no ensino fundamental e médio.  Maquiagem não é cura.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #88 Online: 02 de Julho de 2007, 10:24:58 »
Olha, como medida paliativa eu poderia aceitar com relutancia cota por renda familiar. Agora por cor da pele nao. Nao atinge quem deveria atingir, e so perpetua o racismo.
"The patient refused an autopsy."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 02 de Julho de 2007, 12:45:30 »
De fato, ambas discordamos que as cotas são uma solução errada.
As cotas não são uma solução errada. Elas não são nem mesmo uma "solução". Seria como dizer que "esmagar os dedos de uma pessoa gripada com um martelo" é uma "solução errada" para a gripe.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Julho de 2007, 13:22:05 »
Na faculdade eu estudo. Mas pensar, eu penso é no Clube Cético.

Haha, isso seria perfeito como um slogan para ser usado em uma propaganda do Clube Cético!  :lol:

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #91 Online: 02 de Julho de 2007, 16:29:39 »

O Atheist é um exemplo ótimo. Estudou a vida toda em colégio público da PQP, entrou numa universidade estadual (sem cota) e depois fez mestrado e doutorado. Seus pais são agricultores de subsistência no interior do Paraná.

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #92 Online: 02 de Julho de 2007, 16:31:29 »

O Atheist é um exemplo ótimo. Estudou a vida toda em colégio público da PQP, entrou numa universidade estadual (sem cota) e depois fez mestrado e doutorado. Seus pais são agricultores de subsistência no interior do Paraná.

AHAM!!! barões da soja... :)

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #93 Online: 02 de Julho de 2007, 16:35:57 »
Concordo com o Willy e com o Dantas...

E o ponto que algumas pessoas parecem esquecer é que curso superior não é para qualquer um, assim como ser músico ou jogador de futebol também não é. É necessária aptidão para estudo também, e não há porque imaginar que todos devam fazer faculdade.

Além disso, a maior injustiça de todas certamente será com as famílias que abrem mão de uma série de coisas e fazem enormes sacrifícios para que seus filhos estudem em boas escolas e passem no vestibular de uma boa faculdade. Até parece que todo mundo que estuda em colégio particular vai de Audi para a aula. Eu tinha bolsa de 50% para poder fazer meu segundo grau... senão... ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #94 Online: 02 de Julho de 2007, 16:37:29 »

AHAM!!! barões da soja… :)

Ô... são os maiores produtores do Brasil... desenvolveram a tecnologia de produzir toneladas de soja em um alqueire de terra (é o tamanho da chácara deles...). :hihi:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #95 Online: 02 de Julho de 2007, 18:43:51 »
A analogia que se faz com cotas na seleção brasileira é simplesmente perfeita para expor o ponto de vista de que as cotas são uma medida absurda.

Do mesmo modo que a seleção de um país é só para os melhores jogadores, a universidade deve ser, antes de tudo, um centro de excelência em estudo e pesquisa. Dizer que deve "refletir as proporções étnicas da sociedade" é rebaixá-la a algo que ela não é. Sim, seria ótimo se assim fosse, pois então verificaríamos que todos teriam oportunidades semelhantes na sociedade. Mas a universidade é para os intelectualmente mais capazes, e se isso infelizmente representa não ter na universidade as mesmas proporções étnicas da sociedade, que assim seja. Como já foi exaustivamente comentado, a solução é melhorar o ensino básico.

O mesmo pode-se argumentar contra as cotas para pessoas de baixa renda. As pessoas costumam dar às cotas de classe uma validade maior do que elas merecem, mas, como nas cotas étnicas, não levam em consideração o argumento da universidade como um centro de excelência. Se observamos que pessoas beneficiadas por cotas de baixa renda obtêm um desempenho um pouco melhor na universdade do que outras que não são beneficiadas pela política, mesmo tendo um desempenho um pouco inferior no vestibular (como na matéria sobre o desempenho dos cotistas na UFPR postada em outro tópico), então é hora de fazer mudanças no vestibular, para que este filtre com mais eficiência os candidatos, e não de advogar por cotas.

Imaginem se o técnco fosse obrigado a convocar jogadores de acordo com a proporção étnica do país, ou se fosse obrigado a reservar vagas a jogadores menos abilidosos…
« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 18:46:18 por Procedure »

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #96 Online: 03 de Julho de 2007, 02:32:40 »
Em nenhum momento disse concordar com cotas racias. Eu concordo com cotas para pessoas que tem baixa renda, pois não pode conpetir com igualdade. Só porque os pais não teve condição ele deve se tornar faxineiro? Além do mais o USP não é publica? Publico não é algo que deveria ser usado para quem não pode pagar, como qual hospital publico?
Se tem dinheiro pague uma faculdade não venha querer retirar o acesso da gratuidade dos que não pode pagar.
Agricultores não são tão pobres, se os pais do Atheist trabalhassem em obras civis, daí sim seria um otimo exemplo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 03 de Julho de 2007, 02:41:13 »
Em nenhum momento disse concordar com cotas racias. Eu concordo com cotas para pessoas que tem baixa renda, pois não pode conpetir com igualdade. Só porque os pais não teve condição ele deve se tornar faxineiro? Além do mais o USP não é publica? Publico não é algo que deveria ser usado para quem não pode pagar, como qual hospital publico?
não, público significa de e para todos, e não de e para os mais pobres só.
não ingressar na usp não implica virar um faxineiro. pelo contrário, já ouvi notícia de mendigo formado na usp, hehe.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #98 Online: 03 de Julho de 2007, 02:44:46 »
Engraçado não vejo gente do tipo "USP" no o hospital que estou estagiando!
E olha que é publico e publico "é para todos."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #99 Online: 03 de Julho de 2007, 04:43:49 »
O que isso tem a ver? :hein:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!