Enquete

Você é a favor das cotas raciais nas universidades?

Sim, sou a favor.
Não, sou contra.
Não possuo opinião formada a respeito.

Autor Tópico: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?  (Lida 20395 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Você é a favor das cotas raciais nas universidades?
« Resposta #125 Online: 10 de Julho de 2007, 07:21:51 »
se fosse socialmente vergonhoso, existiriam poucos candidatos a garis e os empregadores teriam que pagar fortunas como salário. o que ocorre é exatamente o contrário, existem milhares de candidatos e poucas vagas, é um serviço fácil de se fazer e que não exige estudo algum, por isso a quantidade enorme de candidatos e, consequentemente, o salário baixo.

Aqui no Japão lixeiro ganha muuuito bem , e mesmo assim precisam contratar brasileiros pra fazer porque os japoneses não querem, preferem ganhar menos mas trabalhar em escritórios, com ar-condicionado , cadeira confortavel e computador....
Mas tipo, mesmo ganhando menos, além de um amabiente de trabalho muito melhor o salário não é ruim do ponto de vista de poder levar uma boa vida aí, não?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 10 de Julho de 2007, 09:09:54 »
Pode parecer contraditório, mas acho natural o que o Barata acabou de dizer.  A luta pela subsistência financeira não é tão premente lá quanto aqui.
Eu discordo Dantas. Acontece que tem coisas como aquele conforto do escritório que  cara PAGARIA  para ter. E paga.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #127 Online: 10 de Julho de 2007, 09:35:22 »
se fosse socialmente vergonhoso, existiriam poucos candidatos a garis e os empregadores teriam que pagar fortunas como salário. o que ocorre é exatamente o contrário, existem milhares de candidatos e poucas vagas, é um serviço fácil de se fazer e que não exige estudo algum, por isso a quantidade enorme de candidatos e, consequentemente, o salário baixo.

Aqui no Japão lixeiro ganha muuuito bem , e mesmo assim precisam contratar brasileiros pra fazer porque os japoneses não querem, preferem ganhar menos mas trabalhar em escritórios, com ar-condicionado , cadeira confortavel e computador....
Mas tipo, mesmo ganhando menos, além de um amabiente de trabalho muito melhor o salário não é ruim do ponto de vista de poder levar uma boa vida aí, não?

Sim , a diferença salarial aqui não é tão grande quanto ai.O mais baixo funcionário de uma empresa normalmente não ganha menos de um terço de um alto-executivo, excetuando os acionistas das empresas, esses sim, são podres de ricos....

O que conta muito também é o tempo de empresa que a pessoa tem.Por exemplo, eu tenho um cargo gerencial mas tenho pouco tempo de empresa, um servente com 40 anos na empresa aqui, ganha mais que eu e é tão respeitado que diretores de alto-escalão fazem reverencia para ele todo dia de manhã.Daqui a uns anos ele vai se aposentar e ganhar uma pequena fortuna como reconhecimento pelos serviços prestados.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 10 de Julho de 2007, 09:41:32 »
Interessante, não sei se tem isso no Brasil. Faz com que o funcionário tenha como valorizar sua estada na empresa.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #129 Online: 10 de Julho de 2007, 18:57:13 »
É uma coisa cultural então não é muito ético fazer juizo de valores....

(o que eu to falando?)

Que se dane, os japoneses é que estão certos....
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Spruance

• Nível 02
  • *
« Resposta #130 Online: 25 de Julho de 2007, 19:13:49 »
Não li o tópico, posteriorment talvez eu leia.

Sou contra porque seria criar privilégios e uma classe privilegiada. Somos um país incrivelmente injusto, há muitos privilégios que beneficiam uma minoria com conta paga por uma maioria que muitas vezes não tem o que comer.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #131 Online: 25 de Julho de 2007, 19:31:52 »
Sou a favor de ações afirmativas e não me oponho as cotas raciais. Vi um bom programa sobre o tema e fiquei convencido da luta do movimento negro.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Twocool

• Nível 09
  • *
« Resposta #132 Online: 25 de Julho de 2007, 19:49:22 »
Sou a favor de ações afirmativas e não me oponho as cotas raciais. Vi um bom programa sobre o tema e fiquei convencido da luta do movimento negro.

E porque é que um negro milionário deve ter mais facilidades a entrar na universidade que um branco pobre?
Quem acredita em psicocinesia que levante a minha mão.
Quem acha que as leis da física são convenções sociais que desafie essas convenções saltando de um arranha-céus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #133 Online: 25 de Julho de 2007, 19:50:39 »

E porque é que um negro milionário deve ter mais facilidades a entrar na universidade que um branco pobre?
Não sei, não falei nada sobre negro milionário, disse que sou a favor de ações afirmativas e das cotas raciais.

Edit: Deixa eu melhorar isso, penso que tem erros, mas que podem vir a ter bons resultados, assim como teve nos Estados Unidos. E a questão é racial e não de probreza e assim como apoio as cotas raciais, também apoio programas de incentivo aos pobres para ter acesso a Universidade. Uma situação não exclui a outra, o racismo e a pobreza são problemas diferentes, embora apareçam juntos em muitos casos.
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 20:02:32 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Temma

• Visitante
« Resposta #134 Online: 25 de Julho de 2007, 19:59:32 »

bem, sou a favor de ações afirmativas, apesar de não concordar com as cotas da maneira como estão sendo implantadas, mas por curiosidade, que programa foi esse Adriano?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #135 Online: 25 de Julho de 2007, 20:07:42 »

bem, sou a favor de ações afirmativas, apesar de não concordar com as cotas da maneira como estão sendo implantadas, mas por curiosidade, que programa foi esse Adriano?
Foi um programa da Globo News, não me recordo agora, faz algum tempo. Foi apresentado pelo Alexandre Garcia e tinha um professor da UNB a favor das Cotas, e uma outra mulher que fez uma dissertação de mestrado e que tinha a opinião de que para o Brasil não é adequado trazer um modelo dos Estados Unidos.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #136 Online: 25 de Julho de 2007, 20:10:20 »
mas que podem vir a ter bons resultados, assim como teve nos Estados Unidos.

O problema é que esquecem que teve resultados aparentemente bons que não foram conquistados sem que outras pessoas fossem prejudicadas/discriminadas pela cor de suas peles e pela sua classe social.

Resultados bons? Sim, para um grupo muito particular de pessoas, a custo de muitas outras...  :wink:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 25 de Julho de 2007, 20:30:36 »
mas que podem vir a ter bons resultados, assim como teve nos Estados Unidos.

O problema é que esquecem que teve resultados aparentemente bons que não foram conquistados sem que outras pessoas fossem prejudicadas/discriminadas pela cor de suas peles e pela sua classe social.

Resultados bons? Sim, para um grupo muito particular de pessoas, a custo de muitas outras...  :wink:
O projeto é para beneficiar os negros mesmos, e é claro que o pessoal de outra cor é prejudicado em função disso. Cotas é isso mesmo, mas eu acho adequado como uma luta do movimento negro, pois estes já estão prejudicados em função do racismo, a tentativa é igualar. 

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 25 de Julho de 2007, 20:44:00 »
O projeto é para beneficiar os negros mesmos, e é claro que o pessoal de outra cor é prejudicado em função disso. Cotas é isso mesmo, mas eu acho adequado como uma luta do movimento negro, pois estes já estão prejudicados em função do racismo, a tentativa é igualar. 

Com cotas você não estará igualando, estará é dando tratamento diferente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 25 de Julho de 2007, 20:46:20 »
Piadinha politicamente incorreta que contei para meu irmão, vestibulando, hoje:

Enquanto você está aí de bobeira, tem um japonês estudando. E um negro que não está. ::)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #140 Online: 25 de Julho de 2007, 20:57:14 »

Com cotas você não estará igualando, estará é dando tratamento diferente.
Não vejo assim, considero adequado, uma conquista do movimento negro. Eu considero o racismo e a discriminação da raça negra. E são cotas, um percentual apenas, além de ter data limite, quando poderá ser avaliado os resultados.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #141 Online: 25 de Julho de 2007, 21:01:22 »
Se discriminação é motivo para reservar vagas na universidade, por que não vagas para gays?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #142 Online: 25 de Julho de 2007, 21:15:49 »
Se discriminação é motivo para reservar vagas na universidade, por que não vagas para gays?
Faça o movimento, eu vou apoiar  :P

A desigualdade social é constatada pelas ciências sociais, já não sei sobre a discriminação sexual, embora devam ter estudos, mas também não seria contra.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 25 de Julho de 2007, 21:30:36 »
Ah, foi mal, é que por um momento eu pensei que o critério para ingresso na universidade fosse o mérito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #144 Online: 25 de Julho de 2007, 21:35:31 »
Isso é um mito, num pais de desigualdade social como o nosso. Eu sou um e convivo e conheço muitas pessoas que possuem mérito e nem ao menos tiveram a oportunidade de tentar um vestibular. Não vejo mérito em pessoas que tiveram uma melhor formação no ensino fundamental e médio. É uma das maiores angústias de muitos jovens com sonhos tolhidos e que tem que ouvir que não tem mérito pois não tiveram acesso a uma boa formação.

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #145 Online: 25 de Julho de 2007, 21:46:37 »
Em relação à essas cotas para negro, soy contra....

Uma pergunta: O quanto a discriminação racial é bloqueio para se passar em uma faculdade pública? Nada...

Agora, o que que é impedimento para se entrar numa faculdade pública? Falta de estudos, não é? Ter estudado em escola pública, com uma merda de ensino... que tal, em vez de cotas pra negros, melhorar as condições das escolas públicas? Pelo menos que essas cotas sejam pra pessoas de baixa renda, e não negros... Puta preconceito do caralho, puta que pariu
Fabio Lecina Marin

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #146 Online: 25 de Julho de 2007, 22:03:05 »
Veja esse papper do IPEA, que desmontra a Desigualdade racial no Brasil. O racismo e a pobreza estão fortemente relacionados, embora sejam problemas distintos.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #147 Online: 25 de Julho de 2007, 22:30:52 »
Nossa, ainda vou escrever uma monografia destruindo a idéia por trás das "ações afirmativas"...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #148 Online: 26 de Julho de 2007, 04:17:42 »
Pode parecer contraditório, mas acho natural o que o Barata acabou de dizer.  A luta pela subsistência financeira não é tão premente lá quanto aqui.
Eu discordo Dantas. Acontece que tem coisas como aquele conforto do escritório que  cara PAGARIA  para ter. E paga.

E a parte em que você discorda, qual é? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #149 Online: 26 de Julho de 2007, 04:24:54 »
Veja esse papper do IPEA, que desmontra a Desigualdade racial no Brasil. O racismo e a pobreza estão fortemente relacionados, embora sejam problemas distintos.

E estabelecer cotas étnicas não vai aumentar pelo menos o racismo?

Você diz que as cotas deram certo nos EUA.  Isso é discutível.  Foi lá, e não aqui, que houve depredações e violência em massa por motivos étnicos há poucos anos.

Além do que, não há um paralelo muito próximo entre a discriminação étnica deles e a nossa.  São duas situações bem diferentes, até porque a deles era muito mais assumida (o que nem sempre é pior do que discriminação dissimulada).

Como o Uilái, eu ainda tenho essa cisma de pensar que universidade deveria ser centro de excelência em que se ingressa por capacidade e mérito, não uma ferramenta improvisada (e ineficaz, além de onerosa para os cofres públicos) de vigilantismo social.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!