Uma por uma…hum… vejamos…
Então há uma controvérsia, se o que importa é o esforço do aluno e a dedicação do tal… por que são oferecidas cotas? Pra mim é simples, não passou? Não estudou suficiente…
Por um motivo puramente eleitoreiro e sem nexo.
E se agora diz que não passou por não estudar, como agora a pouco afirmou que os alunos de escola públicas tem chances quase nulas em relação aos de escola particular?
É bem mais comum ver um aluno aplicado de uma rede particular do que de uma rede pública. De normal, em rede particular, existem mais disciplinas, provas e aulas mais… puxadas, o que leva o aluno a se esforçar para passar de ano. E, esse habito de estudar com a intenção de tirar boa nota na prova, interfere diretamente a atitude que esse aluno possivelmente tera depois, de estudar para passar no vestibular. Já um aluno de escola publica… é, por regra, mais relaxado, se esforça pouco para passar, por que pouco é cobrado dele, tanto por parte do colégio como por parte da familia. É obvio que há exceções, por exemplo: podemos perfeitamente ter um aluno de rede publica, que estude verdadeiramente não só para passar nas provas como para adquirir mais conhecimento, pois sabe que tais conhecimentos lhe serão util num futuro próximo. Tal aluno pode desenvolver o habito e gosto pela leitura… E, caso ele continuar assim, se esforçar e estudar o suficiente, tem grandes chances de passar. Ao igual que um aluno da rede particular pode acabar o ensino medio sem ter adquirido conhecimento suficiente como para tentar um vestibular. Mas, na maioria das vezes, este aluno tem condições financeiras de pagar um cursinho pré-vestibular, na tentativa de recuperar o tempo perdido, e ele pode passar ou não… isso depende do esforço que ele faça. De qualquer maneira, é raro encontrar um aluno com as características que antes citei num colégio publico! Além do mais, se houver tal tipo de aluno (que deve haver, sempre há, só que não são abundantes) devem estar empenhados em ganhar bolsa num colégio particular.
Sim… mas fazer o melhor que se pode, nem sempre é suficiente! Ninguem vai poder condenar um aluno que deu o melhor de si para passar num vestibular. Mas se ele não passou, significa que outro, tal vez, se esforçou mais, teve mais disciplina em parar e estudar, talvez fez um cursinho e quem sabe… tal vez tenha estudado em um bom colégio! Sem duvida o aluno do segundo caso deve ter tido mais sorte, mais isso não torna ele um desmerecedor da vaga!
Como?
Imaginemos um aluno branco, que tenha estudado a vida toda em bons colégios. Sempre tirou boas notas pois se esforçava para isso… chega na época do vestibular, ele faz um cursinho para se aperfeiçoar, se esforça, e, obvio, passa no vestibular. Por causa dele não ser negro, não ter estudado em colégios públicos, ter feito o cursinho… ele não é mais digno da vaga?