pra por mais lenha na fogueira.
As crianças com síndrome de Turner são geneticamente neutras. Possuem um único cromossomo X, herdado da mãe ou do pai, em vez dos dois cromossomos X normais nas meninas ou o X e o Y dos meninos. Como o plano corporal da fêmea é o default nos mamíferos, essas crianças têm aparência de meninas e agem como meninas. Os geneticistas descobriram que o corpo dos pais pode imprimir molecularmente genes no cromossomo X para que eles se tornem mais ou menos ativos nos corpos e cérebros em desenvolvimento dos seus filhos. Uma menina com síndrome de Turner que recebe o cromossomo X de seu pai pode ter genes que são evolutivamente otimizados para meninas (pois um X paterno sempre resulta em uma filha). Uma menina com síndrome de Turner que recebe o X da mãe pode ter genes que são evolutivamente otimizados para meninos (pois um X materno, embora possa resultar em qualquer um dos sexos, atuará sem oposição somente em um filho, que não tem uma contrapartida aos genes X em seu insignificante gene Y). E, de fato, as meninas com síndrome de Turner diferem psicologicamente dependendo de qual de seus pais lhe deu o X. As que receberam o X do pai (que é destinadoa uma menina) eram melhores na interpretação da linguagem corporal e de emoções, no reconhecimento de rostos, no manejo das palavras e no relacionamento com as pessoas em comparação com as que receberam o X da mãe (que é só totalmente ativo em um menino)
A Nina disse uma vez por aqui algo como que uma das cópias do cromossomo X é
aleatoriamente desativada em meninas, o que meio que inviabilizaria isso, se eu entendi bem, e se eu me lembro bem do que ela disse. Mas talvez seja "todo o resto" desativado, exceto algumas partes. Até porque não é inteiramente desativado mesmo, senão coisas como daltonismo não seriam mais raras em mulheres (a menos que haja algum mecanismo para detectar se o gene do cromossomo não-desativado é funcional e, não sendo, recorrer ao desativado inicialmente para o gene homólogo, reativando...). Sei lá. Vou ler mais sobre isso.
Mas me lembrei do caso da hipótese dos "supermachos", XYY, que seriam mais violentos e etc, e o cara que foi dado como primeira evidência disso (ou que inspirou a idéia), eventualmente foi descoberto como sendo um XY normal, ou assim ouvi.