entre raças eu concordo, mas não sei entre sexos.um dos cernes da PE seriam as diferenças de investimento na prole. machos seriam mais promíscuos porque efetivamente pra eles vale a pena ser
Na verdade, é mais ou menos o inverso. As mulheres é que tem vantagem na promiscuidade em espécies com maior investimento parental por parte do pai, que formam casais. Estamos mais para espécies que formam casais do que para as que formam haréns. Não que a vantagem duma ocasional pulada de cerca dos homens seja totalmente eliminada e não devesse haver qualquer impulso para traição; como eu disse antes, isso teria que ser extremamente deletério, o que é impensável, ao mesmo tempo que deveria haver um instinto de fidelidade concorrente contra o "default" que é algo mais "infiel". Esse ponto do impulso do homem de pular a cerca na espécie humana está mais para "psicologia evolutiva" do que "Psicologia Evolutiva".
Há de qualquer forma, coisas interessantes nisso também. Há variação no dimorfismo sexual humano, e também no que concerne ao número de parceiras no decorrer da vida nas sociedades, meio como um intermediário entre harém. Só que, ao mesmo tempo que poderia-se imaginar que alguns tem genes para ser mais altos/maiores/garanhões/corneadores e outros para serem mais baixos/menores/maridos/cornos, há o fato interessante de que o desenvolvimento do tamanho pode ser promovido hormonalmente pela própria atividade sexual, o seu início começa antes, e desengata o crescimento acelerado da puberdade antes.
É curioso tamém notar que, nos orangotangos e babuínos, o desenvolvimento pleno das características sexuais secundárias machos em adultos pode ser "bloqueado" ambientalmente, feromonalmente. Mas agora eu estou já divergindo para fora da psicologia, provavelmente.
Há coisas bem interessantes sobre a promiscuidade das mulheres, os instintos parecem ser de, dum lado encontrarem maridos/provedores, aos quais sentem atração durante o perído INfértil, mas no período fértil o padrão de atratividade muda sutilmente para fenótipos correlacionados com coisas como, elevados níveis de testosterona - esses seriam os escolhidos para serem os pais biológicos de alguns dos filhos, e os outros, os pais de criação e provedores. Acho que chamam de "teoria dos filhos sexys".
ou talvez você esteja se referindo a outras diferenças não-sexuais (ainda que algumas diferenças que a princípio não parecem ser relação com sexo como o tamanho maior dos homens também seriam explicadas pela questão do investimento, como a diferença no tamanho de machos e fêmeas, pois uma maior seleção por parte das mulheres teria levado a uma competição e consequente aumento da massa muscular nos machos). ahm, bem, a não ser que você se refere as diferenças não-sexuais, cerebrais talvez, ou as diferenças de inteligência (acho que o termo mais adequado seriam "habilidades")
Eu estou falando de modo geral, as coisas todas do tipo "homens são de Marte, mulheres são de Vênus", habilidades, etc. Não que não existam, mas não sei o quanto são produto de evolução, especialmente biológica. Acredito que uma boa dose das diferenças culturais deve emergir simplesmente do fato das mulheres engravidarem (sem ter existido contraceptivo na maior parte da história (e pré-história) humana), terem que cuidar dos filhos. Daí poderiam surgir diferenças culturais que seriam adaptativas, e por serem culturais, atrapalhariam a evolução de tendências biológicas ao mesmo comportamento, além de poderem se espalhar comparativamente muito mais rapidamente do que algo genético. Diferenças biológicas poderiam ser simplesmente efeitos colaterais da diferenciação sexual (quaisquer que sejam/fossem as diferenças de fato biológicas), não são necessariamente adaptações. (O mesmo vale para diferenças raciais/populacionais, como, talvez, tamanho e formato do crânio (que varia não só entre brancos, negros e asiáticos, mas entre cada um dos grupos também))
Esse texto parece abordar a
"hipótese da similaridade entre gêneros" de Hyde, mas não li, só sei que está nas referências.
A introdução do artigo em inglês:
The Gender Similarities Hypothesis
Janet Shibley Hyde
University of Wisconsin—Madison
The differences model, which argues that males and fe-
males are vastly different psychologically, dominates the
popular media. Here, the author advances a very different
view, the gender similarities hypothesis, which holds that
males and females are similar on most, but not all, psy-
chological variables. Results from a review of 46 meta-
analyses support the gender similarities hypothesis. Gen-
der differences can vary substantially in magnitude at
different ages and depend on the context in which mea-
surement occurs. Overinflated claims of gender differences
carry substantial costs in areas such as the workplace and
relationships.
Some-se isso a coisa toda de "ameaça do estereótipo", se é que já não é abordado no artigo.
no outro extremo, os que defendem que a riqueza das nações foi determinada pelos QIs, e que as classes sociais também são produto de linhagens de genes "diferentes".
quanto a isso, eu nunca vi nenhuma tese dessas quando li sobre PE, ao contrário, em tábula rasa pinker procura abordar exatamente esses temas espinhosos a fim de desfazer essas associações entre PE/sociobiologia e a fascismo/extrema direita. Richard dawkins, Robert Trivers e outros precursores da sociobologia/PE teriam também inclinações esquerdistas (e eu tenho). talvez claro, os que tenham tendências fascistas venerem as teorias evolucionistas por simples conveniência.
pode até ter algumas teorias independentes com base na genética com uma ótica fascista desse porte, mas creio que até mesmo pelo "mainstream" dos psicólogos evolucionistas elas não sejam aceitas. isso fica mais para acusações feitas pelos contrários à PE
ps: e, bom, só estou me referindo a PE.
Tem por exemplo, o livro "IQ and the wealth of the nations", do R. Lynn, o mais famoso "the bell curve", e umas coisas do Rushton. Mesmo num livro que eu gostei bastante, "a mente seletiva", do Geoffrey Miller, no qual ele argumenta que a inteligência humana pode ser, mais do que uma adaptação, um tipo de adorno sexual, ele (se a minha memória não falha, e não é improvável que falhe, não estou bem certo disso) faz uma breve sugestão de linhagens de QIs e belezas físicas diferentes em diferentes estratos sociais.