Sobre canais de TV, fico me perguntando como aqueles "impérios" televisivos se formam hehe... 
Sobre sites, valeu. 
Depende do "império", sobre as 3 maiores no Brasil :
Globo, cresceu na época da ditadura militar, quando expandiu para boa parte do país. Se tornou a líder de audiência graças a qualidade superior da sua programação. Qualidade superior em relação as outras emissoras da época em que a Globo começou a crescer e até um certo ponto no passado, o crescimento foi favorecido inclusive pela então péssima administração da Record, bem antes da transferência para a IURD.
SBT, tem as empresas do grupo Silvio Santos por trás, e já teve um programação capaz de competir com a globo, lembrando que o SS era apresentador da Globo, e quando conseguiu a concessão para o SBT, parte da audiência seguiu para a nova emissora.
A Record hoje tem a IURD por trás, que injeta muito dinheiro na televisão.
Sobre o preço do comercial nas TVs: É caro, e depende do comercial. Se uma empresa X qualquer quiser um comercial no Jornal Nacional, que seja exibido só para SP, por exemplo, é muito caro, se o comercial for exibido no país todo é muito, mas muito mais caro.
Outra coisa, por exemplo, no Faustão as videocassetadas (ou outro quadro) em geral são oferecidas pela Empresa X ou Y.
Esse oferecimento é um patrocínio bem caro. Por ser nacional(abrange todo o país) e pelo fato do logotipo da empresa ser exibido todo o tempo (ou boa parte dele).
De acordo com este link
aqui, em outubro de 2005, um break de 30 segundos, nacional, no Jornal Nacional custava de R$ 291.710,00 a R$437.565,00.
Outra coisa, sabe a propaganda política "gratuita"? Bem, até onde eu sei, ela é descontada do imposto que as empresas devem pagar, assim, aqueles comerciais políticos tem o seu valor calculado e abatido do imposto das tvs. Mas eu precisaria checar essa informação.