Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015730 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #1425 Online: 06 de Agosto de 2008, 20:29:31 »
Compensa comprar um subnotebook ou o custo benefício é maior em comprar um notebook popular?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1426 Online: 06 de Agosto de 2008, 22:38:08 »
Não depende do Linux, mas de quem faz o programa/ hardware/driver.

Isso é mimimimi...

Pra quem usa PC pra IM, fórum, videogame e anotar receita, é.

E pra fazer trabalho no Office. Ou seja, quase todo mundo... :P
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1427 Online: 06 de Agosto de 2008, 22:41:02 »

E pra fazer trabalho no Office. Ou seja, quase todo mundo... :P

Objeção!  Se for pra usar o Word, não vejo porque não usar o OpenOffice ou, melhor ainda, o %5CLaTeX.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1428 Online: 06 de Agosto de 2008, 22:44:30 »
O Calc também não fica devendo nada para o Excel. Ou melhor, quase nada, falta só um solver para equações não-lineares, mas a Sun está trabalhando nisso.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1429 Online: 06 de Agosto de 2008, 22:44:51 »
Se for pra usar o Word, não vejo porque não usar o OpenOffice[...]
Eu vejo. :hein:

Dúvida: existe uma maneira de retirar aquela procura que o Firefox 3 implementou na barra de endereços dele? Tem como deixar igual era no Firefox 2? Maior saco você digitar o endereço de um site e aparecer tudo menos o que você quer visitar efetivamente...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1430 Online: 06 de Agosto de 2008, 23:34:11 »
Vc é estranho... troca o Gentoo pelo Ubuntu e agora quer tirar a Awesome bar (que tem esse nome por um motivo)???

Bom, taí: http://www.google.com.br/search?q=turning+off+awesome+bar&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.gentoo:pt-BR:official&client=firefox-a
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1431 Online: 06 de Agosto de 2008, 23:35:58 »
PC lento e essa coisinha trava meu FF quando começo a digitar... Outra, vou entrar no deviantart, por exemplo, e o primeiro link que o maldito abre é o link para um brush de photoshop... Se ele fosse um pouco mais awesome... :P

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1432 Online: 06 de Agosto de 2008, 23:37:15 »
Se vc souber usar, é excelente. Por exemplo: dá pra acessar tópicos do fórum digitando direto o título do tópico.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #1433 Online: 07 de Agosto de 2008, 13:22:40 »
Bom, já que a onda são perguntas de informatica, eu possuo mais algumas dúvidas!
Eu li sobre a linguagem C e descobri que ela é filha do algol68(informação inutil eu sei....),mas continuando....é uma linguagem de nível médio que como vantagem está no fato de compilar a programação para linguagem de máquina....pois bem, uma vez compilado o código fonte fica protegido, já que o programa não precisa mais dele para funcionar(acho que é assim), então fica minha dúvida, se fizermos uma lógica inversa, ou seja, transformando o código de máquina em C novamente não estariamos assim burlando a segurança?
É verdade que o Windows95 foi escrito em C?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1434 Online: 07 de Agosto de 2008, 13:35:34 »
se fizermos uma lógica inversa, ou seja, transformando o código de máquina em C novamente não estariamos assim burlando a segurança?
Não, porque é impossível transformar o código de máquina no mesmo código em C a partir do qual ele foi compilado. Um mesmo código em C pode gerar diferentes códigos de máquina de acordo com várias coisas, como as opções que forem passadas ao compilador. Sem contar que é impossível recuperar a estrutura de coisas como os comandos de pré-compilação do código fonte.

O máximo que dá é decompilar o código de máquina em assembly, o que não ajuda em quase nada porque levaria tempo demais pra qualquer programador entender e manipular o código. É o conceito de "security through obscurity".

É verdade que o Windows95 foi escrito em C?
Sim, em C e assembly, mas também pode ter mais algo no meio, como C++. É possível usar várias linguagens de programação diferentes num mesmo projeto.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1435 Online: 07 de Agosto de 2008, 13:45:31 »
Sim. Mas é extremamente difícil fazer engenharia reversa em códigos escritos em C por alguns motivos:

- Otimizações do compilador. Compiladores otimizam o código... Muito! É.. É.. É até difícil de explicar porque isso atrapalha, porque eu teria que explicar como códigos são gerados e os tipos de otimizações que podem ser feitas;
- Infinitas gamas de compiladores e diferentes versões que fazem o código cada um de um jeito;
- É impossível você pegar nomes de variáveis, funções e afins.. O que tornaria o código ilegível.

Teoricamente mesmo, é possível. Afinal, está tudo lá, é só voltar. O problema mesmo é que isso requer um esforço descomunal e seria um problema de complexidade computacional enorme...

Quem precisa mesmo se vira com assembly. Voltar um programa de código máquina para assembly não é difícil.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1436 Online: 07 de Agosto de 2008, 13:47:16 »
O máximo que dá é decompilar o código de máquina em assembly, o que não ajuda em quase nada porque levaria tempo demais pra qualquer programador entender e manipular o código. É o conceito de "security through obscurity".
Bem, ajuda quem precisa... É claro que é difícil fazer uma reengenharia a partir de assembly do windows, mas, pequenos hacks são possíveis e feitos constantemente, inclusive.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #1437 Online: 07 de Agosto de 2008, 13:49:20 »
Grata Kasimier! Agora, quais diferenças entre C e C++? Alguém já conseguiu o código fonte do Windows? É verdade que vazou o código fonte do jogo Half Life2 e daí resultou na engine do Gears of war?

C++beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1438 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:02:06 »
Grata Kasimier! Agora, quais diferenças entre C e C++? Alguém já conseguiu o código fonte do Windows? É verdade que vazou o código fonte do jogo Half Life2 e daí resultou na engine do Gears of war?

C++beijos

Os computeiros mais hardcore podem dar uma resposta bem mais completa, mas em poucas palavras a diferença é que C é uma linguagem estruturada, ou seja, se baseia em uma seqüência de comandos relacionados através de três estruturas básicas: estruturas de seqüência (governada pela ordem dos comandos), estruturas de seleção (if, case, etc.), e estruturas de iteração (do, for, while, etc.). Já C++ é uma linguagem que engloba C, mas tem outro enfoque chamado de orientação a objetos que se baseia no tratamento de certas unidades do programa como objetos que têm suas próprias propriedades e sobre os quais se executa ações.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1439 Online: 07 de Agosto de 2008, 14:03:32 »
E por falar em programação, preciso de uma apostila para estudar VBA. Mas nada de muito sofisticado, eu só preciso aprender a sintaxe e pegar o feeling da linguagem. Alguém pode me indicar alguma coisa?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1440 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:20:27 »
Vc é estranho... troca o Gentoo pelo Ubuntu e agora quer tirar a Awesome bar (que tem esse nome por um motivo)???

Bom, taí: http://www.google.com.br/search?q=turning+off+awesome+bar&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.gentoo:pt-BR:official&client=firefox-a
Eu também não gostei dessa barra. O Opera tem basicamente a mesma coisa mas não trava meu PC inteiro quando eu começo a digitar.  :stunned:
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1441 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:29:45 »
Vazou uma parte do código do Windows 2000, eu cheguei a salvar, devo ter em CD em algum lugar...
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1442 Online: 07 de Agosto de 2008, 16:31:06 »
E por falar em programação, preciso de uma apostila para estudar VBA. Mas nada de muito sofisticado, eu só preciso aprender a sintaxe e pegar o feeling da linguagem. Alguém pode me indicar alguma coisa?

Pra que vc quer essa coisa arcana?
 Vc já não sabe C?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1443 Online: 07 de Agosto de 2008, 19:42:36 »
É verdade que vazou o código fonte do jogo Half Life2
Vazou o código-fonte do jogo antes dele ter sido terminado, porque um dos desenvolvedores teve o computador invadido graças a usar o Outlook pra gerenciar e-mail.

Eu tenho aqui, mas nunca tentei compilar. Pelo que ouvi falar parece que não vazou o código completo, mas também tem uns diretórios de código-fonte do Worldcraft e umas outras coisas no meio.

e daí resultou na engine do Gears of war?
Não. Gears of War usa a Unreal Engine 3, que é uma coisa completamente diferente. E quando há qualquer prova de que uma empresa usa código furtado pra fazer jogo os desenvolvedores podem acabar indo pra cadeia.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1444 Online: 07 de Agosto de 2008, 20:17:01 »
 Vc já não sabe C?

Preciso para a faculdade, costuma-se usar muito Excel no meu curso, então e eu tenho que manjar bastante de VBA.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1445 Online: 07 de Agosto de 2008, 22:21:53 »
Eu tenho uma de VB que é boa para quem quer pegar a linguagem, mas não sei se vale a pena para quem já tem algum conhecimento de programação. Minha dica com VBA é vá aprendendo programando mesmo. E além disso, tem uma coisa que é sempre verdade no excel: Só use macros quando estritamente necessário. Mesmo que você saiba o que você está fazendo, a chance de dar merda é grande e elas tendem a ser muito maiores do que apenas uma formulazinha errada.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1446 Online: 07 de Agosto de 2008, 23:02:07 »
 Vc já não sabe C?

Preciso para a faculdade, costuma-se usar muito Excel no meu curso, então e eu tenho que manjar bastante de VBA.

Que lixo? COmo a ciência vai progredir estando atreladas a recursos de software proprietário?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1447 Online: 07 de Agosto de 2008, 23:07:13 »
Agora, quais diferenças entre C e C++?
C++beijos

Lara, C++ é uma linguagem orientada a objeto (OO). A idéia da OO é principalmente criar uma abstração mais próxima do mundo real. Mas a OO também é estruturada. não vou usar a linguagem de programação para ficar mais didático

Em c

concedaAumentoSalario('Lara',10)

em uma oo

Funcionaria lara = new Funcionaria("lara");
lara.aumento(10);

entao, todos os comportamentos possiveis que podem ser feitos com a Lara enquanto funcionária vão estar na própria camada de abstração a que ela faz parte. Isto deixa o código mais claro e uma abstração mais próximo ao mundo real, conseguimos ver funcionários, pessoas, etc..

Note, que temos herança em uma OO

Então Funcionario - uma classe - pode herdar características de Pessoa uma outra classe
Pessoa pode ter um nome, idade, sexo,

Então, eu na minha modelagem cria funcionario apenas com salario, data de contratação, cargo, etc.. e herdo Pessoa, ganhando todos os outros atributos. E depois eu posso me refenciar a lara como uma Pessoa ou como uma Funcionaria, o que protege as informações também.

No final, os programadores fazem cagada com as duas, em OO as cagadas ficam mais cagadas ainda, principalmente em C++ com múltiplas heranças etc.. É um conceito com muito mais sucesso para os grandes provedores de software (microsoft, oracle, etc..) do que para o programador comum que tá fazendo a folha de pagamento

Quanto à descompilar dá sim, mas para mim a grande questão é a legibilidade do código. Já utilizei descompiladores especializados em linguagem específicas e realmente era de pouco proveito, como já foi dito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1448 Online: 07 de Agosto de 2008, 23:36:46 »
Em c

concedaAumentoSalario('Lara',10)

em uma oo

Funcionaria lara = new Funcionaria("lara");
lara.aumento(10);
Só pra constar, também dá pra fazer isso quase do mesmo jeito em C puro. O que acontece, e que foi algo que percebi quando aprendi OO, é que existem muitas práticas de programação em C que englobam conceitos que são típicos de orientação a objetos, mas a diferença que a OO faz é organizar e reunir todos esses conceitos dentro de um paradigma unificado.

Ou seja, em muitos casos dá pra fazer a mesma coisa tanto com quanto sem orientação a objetos, mas com orientação a objetos fica mais prático.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1449 Online: 07 de Agosto de 2008, 23:57:16 »
Um amigo meu acabou "inventando" OO enquanto fazia programas malucos em C. Muitos malabarismos com structs e typedefs!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!