Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015731 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #1450 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:13:39 »
Citação de: SnowRaptor link=topic=11784.1425.html#msg34752
Que lixo? COmo a ciência vai progredir estando atreladas a recursos de software proprietário?

Nao eh ciencia, eh engenharia. Qualquer empresa chuleh tem Windows e MS Office e para problemas tipicos de engenharia eh muito mais pratico resolver no Excel do que em uma linguagem de programacao tradicional.

Eu tenho uma de VB que é boa para quem quer pegar a linguagem, mas não sei se vale a pena para quem já tem algum conhecimento de programação. Minha dica com VBA é vá aprendendo programando mesmo. E além disso, tem uma coisa que é sempre verdade no excel: Só use macros quando estritamente necessário. Mesmo que você saiba o que você está fazendo, a chance de dar merda é grande e elas tendem a ser muito maiores do que apenas uma formulazinha errada.

Aqui a cultura eh de usar e abusar dos macros. O pessoal faz o diabo com o Excel...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1451 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:19:43 »
Um amigo meu, físico, foi trabalhar com consultoria para indústriais. Basicamente o engenheiro de produção tinha uma idéia mas não sabia implementar. Contratou esse meu amigo pera fazer um "programa em Excel" que fizesse umas simulações e vomitasse uns resultados pra ele. Tinha de ser em Excel. Meu amigo escreveu o código em VBA e botou pra rodar num sistema-teste comparável ao que seria usado na fábrica. Depois de esperar três horas pelo resultado ele resolveu calcular quanto tempo levaria apra obter a resposta: 400 dias. Só que esse programa era pra ser executado todo dia, para se ter os parâmetros das máquinas ou coisa assim.

Ele desligou o "auto-atualizar" do Excel e o tempo caiu pra 2 dias. "Compilou" aquele código no VB (fora do Excel) e o tempo caiu pra 10 horas. Reescreveu o código em C e teve o resultado em 2 minutos...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1452 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:26:21 »
Para um programa sofisticado, beleza, claro que C e Fortran sao muito mais otimizados que VBA. Mas se o que eu quero eh resolver um sistema de equacoes diferenciais eu faço isso no Excel antes de voce terminar de fazer suas diretivas para o pre processador em C.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1453 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:39:24 »
Runge Kutta eu faço no octave ;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1454 Online: 08 de Agosto de 2008, 11:51:37 »
Runge Kutta eu faço no octave ;)

Perfeito! A questao eh que problemas diferentes exigem abordagens diferentes. Claro que VBA nao substitui C, mas para alguns tipos de problemas ele eh mais conveniente. Idem para o Octave (eu uso Scilab).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1455 Online: 08 de Agosto de 2008, 12:00:44 »
Eu uso bash-script pra pegar dados da bolsa de valores minuto a minuto e gerar gráficos malucos com o gnuplot
;)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1456 Online: 08 de Agosto de 2008, 12:22:23 »
Ok, isso é maluquice :P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1457 Online: 08 de Agosto de 2008, 12:29:25 »
Eu nunca usei matlab ou scilab. Mas vou ter uma disciplina de SI agora que parece interessante usar... Scilab é muito pior que matlab? :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1458 Online: 08 de Agosto de 2008, 12:42:50 »
Não, ou pelo menos não para as suas necessidades. A grande vantagem do Matlab são suas dezenas de toolboxes específicas, mas para cálculo numérico o Scilab não fica devendo nada a ele. Só tome cuidado com a sintaxe que não é exatemente igual. O Octave é mais parecido com o Matlab, já o Scilab está para ele assim como o Português está para o Portunhol :)

E não sei como o Scicos se sai comparado ao Simulink porque não uso nenhum dos dois.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2008, 12:46:53 por uiliníli »

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #1459 Online: 08 de Agosto de 2008, 12:44:41 »
Nossa! Que D++ ! Sou muito feliz por ter amigos tão especiais assim!

Super  :girl-kiss:
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1460 Online: 08 de Agosto de 2008, 12:48:16 »
Não, ou pelo menos não para as suas necessidades. A grande vantagem do Matlab são suas dezenas de toolboxes específicas, mas para cálculo numérico o Scilab não fica devendo nada a ele. Só tome cuidado com a sintaxe que não é exatemente igual. O Octave é mais parecido com o Matlab, já o Scilab está para ele assim como o Português está para o Portunhol :)

E não sei como o Scicos se sai comparado ao Simulink porque não uso nenhum dos dois.
Excelente. Parece se adequar ao que eu preciso. Vou dar uma olhada depois.

Nossa! Que D++ ! Sou muito feliz por ter amigos tão especiais assim!

Super  :girl-kiss:
Eu também adoro ter amigos assim! :girl-kiss:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #1461 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:36:02 »
 :b sei descobrir qual é minha orelha direita em apenas duas tentativas.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1462 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:37:05 »

:lol: Estamos falando demais em informática! Ninguém tem uma pergunta sobre outro assunto não?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #1463 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:38:45 »
Sei dividir por zero :yahoo:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1464 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:39:38 »
Sei dividir por zero :yahoo:

Um a zero para você: C++ não sabe :P

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #1465 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:41:45 »
 x elevado a n + y elevado a n é igual a z elevado a n... mas e se n for maior que 2?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1466 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:47:34 »
Também existe. A não ser que você imponha a restrição de x, y, z e n serem inteiros positivos - nesse caso, segundo o Teorema de Fermat-Wiles, não existe solução para essa equação.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1467 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:48:16 »
:lol:

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #1468 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:52:34 »
Também existe. A não ser que você imponha a restrição de x, y, z e n serem inteiros positivos - nesse caso, segundo o Teorema de Fermat-Wiles, não existe solução para essa equação.

Voce sabe citar, mas não pode provar. Nem o Inglês que resolveu sabia muito bem. Eu li o livro " o último teorema", mas não sei nada de matemática avançada. :biglol:

SABER CITAR NÃO É SABER! :P

abraços :ok:

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1469 Online: 08 de Agosto de 2008, 21:44:09 »

Fiz meu TF em Simulink (bom, uma grande parte dele), e não tenho nada do que reclamar, era bem intuitivo e fácil fazer os sistemas por lá. Mas como era algo mais como demonstração, não usei nada muito absurdo, se bem que o sistema era um monstrinho com vários loops de cálculo que travavam tudo na hora de calcular, mas depois de umas hoas, saia o resultado...

Quanto a VBA, esqueçam isso se não for para fazer coisas que são impossíveis de fazer rapidamente (como mudar as cores padrões de uma planilha) ou seriam absurdamente monotonas. Em quase 90% tem a ver mais com formatação do que com outra coisa. Se você tem um modelo que só pode ser feito com macros no excel, é sinal que o excel não deve ser o ambiente ideal para calcular para esse modelo...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1470 Online: 08 de Agosto de 2008, 22:19:53 »
Se você tem um modelo que só pode ser feito com macros no excel, é sinal que o excel não deve ser o ambiente ideal para calcular para esse modelo...

OBRIGADO!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1471 Online: 08 de Agosto de 2008, 22:21:46 »
Quanto a VBA, esqueçam isso se não for para fazer coisas que são impossíveis de fazer rapidamente (como mudar as cores padrões de uma planilha) ou seriam absurdamente monotonas. Em quase 90% tem a ver mais com formatação do que com outra coisa. Se você tem um modelo que só pode ser feito com macros no excel, é sinal que o excel não deve ser o ambiente ideal para calcular para esse modelo...

Entendo... Mas ainda tem o problema de convencer os meus professores disso :P  Então, por enquanto eu não tenho escolha, eu vou ter que trabalhar com os malditos macros :(

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1472 Online: 09 de Agosto de 2008, 03:58:22 »
Por que um texto totalmente em inglês é postado livremente em qualquer área, e não apenas no "foreig languages"?

Quando eu acho algo interessante procuro encontrar uma fonte que tenha o assunto em português, ou então nem posto aqui; entre eu compreender um texto e traduzi-lo corretamente para os outros existe uma grande diferença. Não quero cometer alguma besteira na tradução e ser linchado por isso.

ATENÇÂO:  Se não quiser ler zoação, ignore o texto abaixo.

Possíveis comentários a meu tópico e minhas respostas:

[óbvio]
Tem o tradutor do google
[/óbvio]

Estou no Brasil e falo português, se eu gostasse de me comunicar apenas em inglês, eu me mudaria para os EUA ou Canadá, ou então me cadastraria num forum onde fosse obrigado a comunicação apenas em inglês.

[sabichão]
Vai aprender inglês.
[/sabichão]

Eu estou aprendendo. Agora, se eu for o único aqui que admite que apanha do inglês então eu peço desculpas e só volto para o CC quando ler e escrever inglês corretamente.

[grosso]
Tinha de ser brasileiro.
[/grosso]

E você é o que? Refugiado do país do Tio Sam?

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #1473 Online: 09 de Agosto de 2008, 10:52:47 »
Por que um texto totalmente em inglês é postado livremente em qualquer área, e não apenas no "foreig languages"?
Eu posto alguns de vez em quando porque tem várias pessoas aqui que entendem, e também porque aí posso pôr o texto numa área apropriada, invés de ficar na salada de assuntos que o Foreign Languages é. Sem contar que é comum alguém achar uma versão em português e postar no tópico depois, pro resto do pessoal entender.

Quando eu acho algo interessante procuro encontrar uma fonte que tenha o assunto em português, ou então nem posto aqui
Se o texto é bom seria um desperdício não postar.

Não quero cometer alguma besteira na tradução e ser linchado por isso.
Então não traduza, ué.

ATENÇÂO:  Se não quiser ler zoação, ignore o texto abaixo.
Perdeu, preibói.

Tem o tradutor do google
Que é uma bosta.

Estou no Brasil e falo português, se eu gostasse de me comunicar apenas em inglês, eu (...) me cadastraria num forum onde fosse obrigado a comunicação apenas em inglês.
Postar um texto em inglês não significa que quem postou espere que as respostas sejam todas em inglês.

Vai aprender inglês.
Não é preciso aprender inglês antes de participar dos tópicos; os próprios tópicos podem servir para este aprendizado.

Tinha de ser brasileiro.
Falando sério, quem fala inglês não tem esse tipo de preconceito contra quem não fala. Agora, se incomodar com pessoas que querem entender coisas em inglês apesar de se recusarem a aprender o idioma é uma coisa diferente.

Se a pessoa não sabe inglês e não liga pra textos em inglês, ninguém tem nada contra.

Se a pessoa não sabe inglês, mas tem disposição pra aprender o suficiente pra ler algumas coisas do interesse dela, os outros respeitam mesmo que a pessoa ainda não entenda porra nenhuma.

E não estou falando de mim, mas das inúmeras pessoas com quem já convivi em fóruns estrangeiros. Só vi fazerem piadinhas do nível de inglês dos outros quando a atitude da pessoa também era esdrúxula. A coisa mais normal que tem é gente que quase não sabe inglês postando em fóruns em inglês, porque essa é a "língua franca" da net.

E você é o que?
Eu não sou.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1474 Online: 09 de Agosto de 2008, 15:01:30 »
Eu posto coisas na área apropriada ao assunto, mesmo sendo em inglês. Costuimo, entretanto, fazer um resumo em português e colcoar to texto original dentro de um [quote].

Eu não gosto muito das pessoas que reclamam que falta coisa em português ou que perdem mais tempo (ou acabam se prejudicando mais) tentando procurar o que precisam em português em vez de aprender inglês de uma vez por todas. Isso é que eu realmente não entendo. Claro que com isso eu me refiro a quem, por exemplo, faz um curso de bacharelado em física, por exemplo, já que a maioria das fontes de informação nesse caso estào em inglês. Se quer ficar esperando alguém traduzir um paper pra ele poder trabalhar, certamente está no emprego errado.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!