Estou interessado em começar a usar Linux. Qual começo? Kurumin?
A distro mais indicada
sempre depende do uso que se quer.
K/X/Ubuntu e Debian são as chaves-mestra: com algum trabalho, você consegue configurar a ambos para quase qualquer objetivo, desde transformar em um videogame até software científico. Só não sugiro o Debian para um iniciante por ser muito
do it yourself. Se o ciclo de atualizações dele não fosse horrivelmente lento, eu estaria usando até hoje.
Kurumin era legal, mas me parece que tá EoL (fim-de-vida,
end of life). O legal dele é ser distro nacional, por isso, adaptado em quase 100% a português brasileiro.
Então, sugiro o K/X/Ubuntu, para um iniciante. Mais tarde, se você quiser adaptar o computador a tarefas específicas, você pode mudar de distro.
Aqui cabe explicar sobre os
desktops, já que você é novato.
A diferença entre Kubuntu, Xubuntu e Ubuntu é o
desktop. Enquanto no Windows você tem um desktop disponível apenas, no GNU/Linux você tem trocentos. A diferença entre eles está no visual, no conjunto de programas, em modos diferentes de se fazer as coisas...
KDE: justifica seu mascote (um dragão): grande, poderoso, lento e pesado. Se você tem um computador rápido, os efeitos visuais compensam a lerdeza, dá de 10 a 0 no visual do Mac OS e do Windows.
GNOME: mais leve que o KDE, mas não muuuuito. Diverge bastante da aparência que um usuário de Windows espera. Acho pouco configurável.
XFCE: outro que faz jus ao mascote (um ratinho): pequeno, ágil e feio pra caralho.
Kubuntu vem por padrão com o KDE, Xubuntu com o XFCE e Ubuntu, com o GNOME. Mas nada lhe impede de ter os três desktops instalados na mesma máquina: eu tenho duas versões do KDE (uma de testes, outra pro dia-a-dia) e o XFCE (pra mexer em coisas que consomem RAM) e não tenho problemas com isso. Se você quer escolher entre eles, veja umas imagens das telas dos três. Se "qualquer uma serve", tente KDE (Kubuntu) que é mais amigo dos iniciantes.
Opções não param por aí: tem mais outros desktops, ou você pode montar um Frankestein pegando o que prefere de cada uma. Mas deixe pra fazer isso pra frente, ok?
EDIT: implicâncias com distribuições tem até nome, se chama "guerrinha de distros". Ignore-as. Apesar dos probleminhas do Kurumin, eu gostava dele.