Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015735 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #1550 Online: 28 de Agosto de 2008, 15:52:48 »
Aqui cabe explicar sobre os desktops, já que você é novato.
A diferença entre Kubuntu, Xubuntu e Ubuntu é o desktop. Enquanto no Windows você tem um desktop disponível apenas, no GNU/Linux você tem trocentos. A diferença entre eles está no visual, no conjunto de programas, em modos diferentes de se fazer as coisas...

KDE: justifica seu mascote (um dragão): grande, poderoso, lento e pesado. Se você tem um computador rápido, os efeitos visuais compensam a lerdeza, dá de 10 a 0 no visual do Mac OS e do Windows.

Com o adendo de que o peso pode diminuir consideravelmente se não for feitar uma instalação completa ou for configurado para tirar frescuras e plugins menos usados.

O mais novo é tão enfrescurado que quando um programa "quebra" ("crash") a janela estilhaça. :D

Há algum tempo era a primeira imagem que vinha ao procurar "kde4" na busca de imagens do google.

GNOME: mais leve que o KDE, mas não muuuuito. Diverge bastante da aparência que um usuário de Windows espera. Acho pouco configurável.

O mais legal do gnome é que os diálogos de "executar com" ignoram o conceito de path, o que é bom para eliminar os fracos e os newbies, fazendo com que apenas os mais fortes e que guardam no coração a estrutura de arquivos de sistemas unixóides não percam tempo ou se encham de ficar procurando e lembrando desse tipo de coisa.

XFCE: outro que faz jus ao mascote (um ratinho): pequeno, ágil e feio pra caralho.

Não sei se concordo com isso de feio, para mim aparentemente era igual ao gnome. Se não me lembro mal, achei mais simpático que o KDE3, no default. Qualquer dúvida, é só pesquisar nas imagens do google isoladamente por termos como KDE, XFCE e gnome, assim acaba se tendo uma idéia do que pode ser diferente do padrão de cada um e do que não pode.

Outros ambientes interessantes são os "boxes", principalmente openbox e fluxbox, e não tanto o blackbox e outros que não lembro o nome. Esses são bem minimalistas, leves, mas dão para o gasto. Podem ser combinados em diversos graus com os anteriores, o que em algum grau acaba sendo até inevitável porque não existem programas "para" os "boxes", só para gnome, kde e xfce (que também não deixam de rodar "independentemente" de se usar um ou outro sistema de janelas/ambiente/como quer que se chame hoje em dia, desde que se instale o que deve ser mostrado como dependência em assistentes de instalação.

Se "qualquer uma serve", tente KDE (Kubuntu) que é mais amigo dos iniciantes.

É verdade, mais familiar aos usuários de windows, e com algumas vantagens -- como não apenas estar ciente do conceito de path nos diálogos de "executar com", como também ter uma lista de programas para escolher se a pessoa não souber o nome do executável, compatível com a filosofia ubuntu de "feito para seres humanos", em oposição a usuários hardcore que acham que quem não sabe dessas coisas é "lammer" ou "wannabe". Talvez por ser mais antigo que os outros.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1551 Online: 28 de Agosto de 2008, 16:04:51 »
Talvez seja pelo fato da pele branca absorver mais calor que a preta.
É o contrário. A pele branca reflete mais luz, portanto absorve menos.

E não há só a reflexão da luz pela pele, mas a luz entrando mais fundo (na pele) ao trombar com menos melanina, talvez fazendo com que o calor resultante fique mais disperso para dentro, menos concentrado na superfície da pele.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1552 Online: 28 de Agosto de 2008, 16:13:27 »
Será que os negros têm menor tendência a acumular gordura que os brancos, que se adaptaram a latitudes mais altas onde precisavam conviver mais com o frio? Ou o uso de peles de animais como isolamento térmico tornou essa adaptação desnecessária para os brancos?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1553 Online: 28 de Agosto de 2008, 17:18:32 »
"Negros" e "brancos" não são grupos homogêneos, e mesmo grupos homogêneos têm variações individuais, genéticas e epigenéticas, "acidentais" ou de aclimatação.

Acho que antes de ficarmos "inventando" um monte de hipóteses (se bem que eu que comecei, mea culpa; se bem que não foi exatamente invenção, aquilo de se ser mais ou menos atarracado ou esbelto para conservar ou dispersar calor é algo mais ou menos bem estabelecido, só que não é "universal" para negros ou brancos) seria interessante confirmar isso para começar. Possivelmente já fizeram estudos controlados, medindo a sudação sob efeito de luz considerável e sem ela, o papel da gordura e etc.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1554 Online: 28 de Agosto de 2008, 17:49:38 »
Então, quem me disse isso foi uma enfermeira que dá aulas de fisiologia. Eu questionei o motivo mas ela disse que não havia nenhuma razão de causa-efeito disso, apenas uma questão de mutação genética.

E na internet eu não consegui achar nada sobre o assunto. Só o fato de que a transpiração é diferente para raças diferentes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1555 Online: 28 de Agosto de 2008, 18:21:18 »
Essa de "não haver razão de causa e efeito, ser apenas questão de mutação genética" é ótima.

Poderes PSI dos genes.

Mas a série dos ETs invasores do SBT? Ninguém?

Não seria interessante um tópico desse tipo para cada área? Por exemplo, aí ficaria um tópico bem interessante sobre ciências, que valeria a pena ler, não poluído com "papo furado" de menor interesse.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1556 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:18:11 »
Tenho uma pergunta sobre Relatividade, e como o tema é de interesse dos físicos, nada melhor do que usá-los como cobaias, digo, personagens, da minha questão:

Imaginem um disco bem, bem grande e eu estou querendo dizer beeeem grande mesmo. No centro está o SnowRaptor, na extremidade está o Dbohr e bem no meio entre eles está o Dr. Manhattan. Os três estão alinhados sobre um raio do disco, de modo que o Snow não vê o Dbohr, pois ele é eclipsado pelo Manhattan. O disco começa a girar acelerando beeeem suavemente até que a borda do círculo atinja uma velocidade linear comparável à velocidade da luz.

Primeira situação: O disco tem um buraco no meio, como um LP, o que quer dizer que o referencial do SnowRaptor é inercial. Após algumas voltas o SnowRaptor (que está segurando um telescópio bem potente) vai enxergar o Dbohr? Se sim, ele estará atrás ou à frente do Dr. Manhattan?

Segunda situação: Agora o disco não tem mais um furo no meio, o Snowraptor está girando lentamente junto com o disco - nesse caso, ele vai conseguir enxergar o Dbohr?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1557 Online: 28 de Agosto de 2008, 22:58:06 »
Essa de "não haver razão de causa e efeito, ser apenas questão de mutação genética" é ótima.

Poderes PSI dos genes.
Ela quis dizer que não existia um motivo geográfico para o fato.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1558 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:06:41 »
"Com o ubunto dá para entrar direto na net sim...sempre consegui...".

Então será alguma coisa de versão?

Já conferiu a configuração do proxy? 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #1559 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:09:06 »
Mas a série dos ETs invasores do SBT? Ninguém?

Perdi o início desse assunto, mas você por acaso se refere a V - a série?

http://en.wikipedia.org/wiki/V_(TV_series)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #1560 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:35:30 »
GNOME: mais leve que o KDE, mas não muuuuito. Diverge bastante da aparência que um usuário de Windows espera. Acho pouco configurável.

O mais legal do gnome é que os diálogos de "executar com" ignoram o conceito de path, o que é bom para eliminar os fracos e os newbies, fazendo com que apenas os mais fortes e que guardam no coração a estrutura de arquivos de sistemas unixóides não percam tempo ou se encham de ficar procurando e lembrando desse tipo de coisa.

Como usuário do GNOME, vou colocar minha opinião!

O pessoal do GNU é mala, e o GNOME é cheio de xiitismo... pra um programa ser adotado como padrão no GNOME tem que seguir as "GNOME Human Interface Guidelines", um documentão com várias regras de como tornar a aplicação mais usável. Eu já li o documento e aprovo... as dicas lá realmente fazem sentido, e pude notar que o sistema torna-se muito mais simples de usar. A Apple tem um documento semelhante, e se puderem perceber, há mais semelhanças do que essa entre o GNOME e a interface do OSX.

Quanto a aparência, é ultra-mega-configurável. www.gnome-look.org tem tudo que você imaginar. (também existe o kde-look e xfce-look).

O "Executar como" não é mais como o Buckaroo descreveu:

Há uma lista de aplicações, e há possibilidade de digitar apenas o nome do comando (não precisa do caminho completo).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1561 Online: 28 de Agosto de 2008, 23:52:32 »
Primeira situação: O disco tem um buraco no meio, como um LP, o que quer dizer que o referencial do SnowRaptor é inercial. Após algumas voltas o SnowRaptor (que está segurando um telescópio bem potente) vai enxergar o Dbohr? Se sim, ele estará atrás ou à frente do Dr. Manhattan?

Segunda situação: Agora o disco não tem mais um furo no meio, o Snowraptor está girando lentamente junto com o disco - nesse caso, ele vai conseguir enxergar o Dbohr?

Você vai mesmo fazer a gente fazer conta de referencial não-inercial?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1562 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:46:57 »
Você vai mesmo fazer a gente fazer conta de referencial não-inercial?

Não. Se eu quisesse que vocês fizessem contas eu forneceria o raio do disco e a freqüência com que ele gira. É uma questão discursiva :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1563 Online: 29 de Agosto de 2008, 13:04:30 »

Há uma lista de aplicações, e há possibilidade de digitar apenas o nome do comando (não precisa do caminho completo).

[xiita] Traidores! Como se já não bastasse as casas bahia vendendo compudadores a 350 prestações, promovendo a inclusão digital, agora mais essa para nos atormentar! Humpf, já antevia isso desde que decidiram não se restringir a aplicações apenas com CLI ou TUI e começaram a desenvolver aplicações com GUI. [/xiita]

Que versão do gnome é isso? Nas aplicações de gnome que tenho por aqui acho que isso ainda não apareceu... :hein: Deve ser déficit do Lenny que talvez esteja sendo "congelado", ou talvez só ainda não tenha reparado.

Por falar nisso, no thunar ou qualquer que seja o "explorador de janelas" default do gnome, há como ter uma barra de endereço/localização?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #1565 Online: 29 de Agosto de 2008, 16:44:15 »
Imaginem um disco bem, bem grande e eu estou querendo dizer beeeem grande mesmo. No centro está o SnowRaptor, na extremidade está o Dbohr e bem no meio entre eles está o Dr. Manhattan.
Não vai acontecer nada, exceto todo mundo sair chamando o Hugo. :biglol:

Falando sério agora, tenho o palpite que a pessoa no centro vai conseguir ver à outra na ponta, sim. Durante o tempo que se passaria para a luz que "sai" da pessoa na borda chegar na pessoa do meio, a pessoa do meio já estará longe - tendo em vista que a velocidade de giro é comparável com a da luz, não?

(Alerta, posso estar falando besteira. TRE não é meu forte.)

Leia-se, preciso digitar /usr/bin e similares antes de um comandinho qualquer? Argh.

Não sei se concordo com isso de feio, para mim aparentemente era igual ao gnome. Se não me lembro mal, achei mais simpático que o KDE3, no default. Qualquer dúvida, é só pesquisar nas imagens do google isoladamente por termos como KDE, XFCE e gnome, assim acaba se tendo uma idéia do que pode ser diferente do padrão de cada um e do que não pode.
"Feio" já considera que pessoas diferentes têm gostos diferentes. O KDE é mais customizável; logo, é mais provável de ficar "bonito" aos olhos de um usuário.

Como usuário do GNOME, vou colocar minha opinião!

O pessoal do GNU é mala, e o GNOME é cheio de xiitismo... pra um programa ser adotado como padrão no GNOME tem que seguir as "GNOME Human Interface Guidelines", um documentão com várias regras de como tornar a aplicação mais usável. Eu já li o documento e aprovo... as dicas lá realmente fazem sentido, e pude notar que o sistema torna-se muito mais simples de usar. A Apple tem um documento semelhante, e se puderem perceber, há mais semelhanças do que essa entre o GNOME e a interface do OSX.
Eu já li partes desse documento. Mas acho que KISS (keep it simple, stupid) é mais fácil de lembrar. Embora não se resuma a isso, claro.

Uma pergunta: por que KDE usa Qt e GNOME usa GTK+? Não haveria algum esquemão para unificar a ambos?

UFA.
Latebra optima insania est.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1566 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:28:44 »
O KDE apareceu antes do GNOME e usava a biblioteca Qt, que na época não era livre. Então, os mais radicais do software livre desenvolveram um novo desktop usando uma biblioteca livre, o GTK+.

Atualmente existem duas licenças da biblioteca Qt. Uma livre, mas que se não me engano não pode ser usada em software proprietário, e uma paga, que pode ser usada para tal.

Minha vez de fazer uma pergunta: WTF é o determinante de uma matriz? A definição da Wiki não ajuda muito, diz que é uma função que associa um valor escalar a uma matriz, mas como? Enfim, qual de fato a definição de um determinante?
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #1567 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:40:50 »
Por falar nisso, no thunar ou qualquer que seja o "explorador de janelas" default do gnome, há como ter uma barra de endereço/localização?

No Nautilus, do GNOME, você pode ativá-la no menu "Go > Location" ou simplesmente Ctrl+L.

Minha versão do GNOME é 2.22, se não me engano. Acho que o lenny está na 2.18.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #1568 Online: 29 de Agosto de 2008, 17:48:19 »
Minha vez de fazer uma pergunta: WTF é o determinante de uma matriz? A definição da Wiki não ajuda muito, diz que é uma função que associa um valor escalar a uma matriz, mas como? Enfim, qual de fato a definição de um determinante?
Uma propriedade/função que "resume", por assim dizer, uma matriz quadrada a apenas um número.

Tem uma porrada de aplicações, mas depois que fugi da Química não lembro mais de nenhuma.
Latebra optima insania est.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1569 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:04:22 »
Uma propriedade/função que "resume", por assim dizer, uma matriz quadrada a apenas um número.

Tem uma porrada de aplicações, mas depois que fugi da Química não lembro mais de nenhuma.
Sim, foi isso que eu quis dizer com associar um número escalar a uma matriz. Mas por que
Código: [Selecionar]
|1  4| = -7
|3  5|
e não 13, ou 17, ou sei lá qual outro número?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #1570 Online: 29 de Agosto de 2008, 18:23:55 »

Sim, foi isso que eu quis dizer com associar um número escalar a uma matriz. Mas por que
Código: [Selecionar]
|1  4| = -7
|3  5|
e não 13, ou 17, ou sei lá qual outro número?

Acho que é assim mesmo.. você multiplica em cruz e subtrai os resultados. (Damn, décadas que não vejo isso). O porquê, sei lá.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1571 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:00:00 »
Porque  determinante é definido de forma que se você trocar as linhas ou as colunas de lugar o sinal troque, se você multiplicar uma das linahs ou das colunas por um escalar, o det seja multiplicado por ele também, etc. Ele é deinido como sendo o número que tem essas propriedades.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1572 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:12:57 »
É justamente essa definição que eu quero. :lol:

Tem algum site que defina conceitos matemáticos e prove, por exemplo, por que o teorema de Laplace está correto?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #1574 Online: 29 de Agosto de 2008, 19:34:03 »
Ah, tinha esquecido desse site.

Valeu! :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!