Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1015772 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #2475 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:26:38 »
:duvida: entendi, mas então o óleo tava muito quente quando o mussain colocou o hamburguer congelado?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2476 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:28:09 »
Sem contar que o que ocorre é transmissao de calor, não de temperatura.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2477 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:39:43 »
Ah sim, deixe ver se me lembro (e aprendi) direito.  O calor pode aumentar a temperatura ou proporcionar a mudança de estado físico, mas não os dois ao mesmo tempo.   Por isso a temperatura de qualquer mistura de água e gelo é de zero grau centígrado, e de qualquer mistura de água e vapor é de 100 graus, pelo menos sob condições normais de pressão e enquanto a mudança de estado não estiver completa.

Então por um certo tempo o calor da chapa é gasto na fusão do gelo em água, e depois na evaporação da água em vapor de água.  Até que em dado momento o vapor acaba, e só resta uma mistura de ar e óleo para tocar a chapa.

Suponho então que o calor transmitido para a chapa nesse momento seria alto o suficiente para aumentar a temperatura do óleo rapidamente?  Faz um certo sentido.  Se for isso mesmo, a solução seria manter o fogo baixo até que o gelo derreta e evapore completamente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2478 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:15:54 »
Realmente um mistério... O ponto de fulgor do óleo de canola, por exemplo, é de 327 ºC ( http://en.wikipedia.org/wiki/Flash_point ) Não achei os dados do óleo de soja, que provavelmente foi o usado pelo Mussain, mas deve ser bem alto também, pois os óleos de cozinha, por razões óbvias, não foram feitos para serem inflamáveis. Uma chapa não vai alcançar mais de 300 graus nem aqui, nem na China. Talvez em Vênus :P  E não acho que pudesse haver algum composto inflamável na própria carne. Pergunta complicada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2479 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:49:13 »
Citação de: http://missvickie.com/howto/spices/oils.html
The most accurate method of testing the temperature of oil for deep-frying is a deep-fat thermometer.  Make sure the bulb of your thermometer is completely immersed in the oil, but not touching the bottom of the pan. Otherwise, the reading could be affected. If you don’t have one, use the age-old method of dropping a square of bread into the hot oil; if it rises to the surface crackling and frying, the oil's hot enough. If it browns uniformly in:

60 seconds, the temperature is 350 to 365°F
40 seconds, the temperature is about 365 to 382°F
20 seconds, the temperature is about 382 to 390°F

Segundo a mesma página, o "smoke point" do óleo de canola é de 400 graus Fahrenheit e o do óleo de soja, 450 grau Fahrenheit.

Mas segundo esta página, smoke point, flash point e fire point são temperaturas distintas e crescentes nessa ordem.  Para o óleo de soja, aproximadamente 200, 330 e 360 graus centígrados respectivamente.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2480 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:55:20 »
O ponto de fumo (smoke point) só leva à quebra dos ácidos graxos, não provoca chama. Mesmo o ponto de fulgor (flash point) só causa uma chama, mas a combustão não persiste por muito tempo. Só no ponto de ignição (fire point) mesmo é que teríamos uma combustão de responsa...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2481 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:03:45 »
Ufa... eu já tava ficando com medo de fritar as coisas com medo que pegasse fogo... :medo:

Agora temos que descobrir o que provocou o fogo na frigideira do mussein... :duvida: Será que o mussain não temperou o hamburguer com um pouco de vinho?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2482 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:26:05 »
Deve ter espirrado óleo e caido no fogo, que cresceu e foi pra dentro da frigideira.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2483 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:30:13 »
Fuê un fenômeno parassicolôrrico de combustón errpontánea  :quevedo:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2484 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:31:14 »
Acho que vocês estão complicando uma coisa simples. Isso vive acontecendo aqui em casa e a primeira vez a gente nunca esquece. Quando o hamburguer é jogado no óleo quente ocorrem umas pequenas explosões provocadas pelo contato da humidade do carne congelada com o óleo. Quando esse vapor impregnado de óleo atinge a chama (no caso de uma frigideira de bordas baixas isso é muito comum) o fogo se espalha até envolver todo o vapor que sai da fritura.

Troquei de frigideira para um tipo wook e nunca mais levei susto.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2485 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:36:41 »
Cada explicação fica pior :medo: Como assim pequenas explosões? Se espirrar um pouquinho de óleo pra fora vai explodir? Fritar um hamburguer tá parecendo ser muito perigoso...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2486 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:38:40 »
É mesma coisa de uma panela cheia de óleo bem quente for colocada na pia e ligar a torneira.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2487 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:45:37 »
Cada explicação fica pior :medo: Como assim pequenas explosões? Se espirrar um pouquinho de óleo pra fora vai explodir? Fritar um hamburguer tá parecendo ser muito perigoso...

Aquele chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bem forte da fritura = pequenas explosões causadas pelo água em contato com o óleo quente.

Simples. Melhor evitar frituras. Só fazem mal.
 :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #2488 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:46:28 »
Agora vocês estão me confundindo. Na hora de fritar alguma coisa o óleo pode pegar fogo? :duvida:
Sim. Aliás, há muitos pratos que são feitos de maneira que os ingredientes entrem em chamas durante a preparação (flambagem). Só que quase sempre o que entra em chamas é uma bebida alcoólica que faz parte da receita (geralmente conhaque). Creio que o mais famoso é Crêpe Suzette.

Mas, voltando ao óleo, ele pode pegar fogo sim. Costuma ocorrer quando se espirra muito óleo para fora da frigideira (e uma coisa que pode causar isso é espirrar/colocar água em óleo quente). Mas geralmente o fogo se apaga rápido, então não há razão para se preocupar com isso. Se achar que está demorando, é só tirar a frigideira do fogo e movê-la de um lado para o outro devagar (com cuidado para não derramar óleo e/ou a comida no chão). Assoprar é outra alternativa.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2489 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:48:35 »
Quem são as pessoas que mantém o fórum ReV? E do realidade.org? E do ATEA.org? E do STR?

Aqui do CC li que eram os conselheiros que davam um dinheiro para o tesoureiro bancar a hospedagem, isso mesmo?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2490 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:49:22 »
Ou você pode pular para cima da frigideira.  Além de apagar o fogo, dá um toque épico.  Só não posso recomendar, devido aos prováveis efeitos colaterais.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2491 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:50:23 »
Dá uma olhada:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2492 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:51:15 »
Mas, voltando ao óleo, ele pode pegar fogo sim. Costuma ocorrer quando se espirra muito óleo para fora da frigideira (e uma coisa que pode causar isso é espirrar/colocar água em óleo quente). Mas geralmente o fogo se apaga rápido, então não há razão para se preocupar com isso. Se achar que está demorando, é só tirar a frigideira do fogo e movê-la de um lado para o outro devagar (com cuidado para não derramar óleo e/ou a comida no chão). Assoprar é outra alternativa.
:duvida: Continua parecendo muito perigoso...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2493 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:53:28 »

Aquele chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bem forte da fritura = pequenas explosões causadas pelo água em contato com o óleo quente.

Simples. Melhor evitar frituras. Só fazem mal.
 :)

Esse chiado é da mudança de estado físico da água. Realmente o som é causado pelo vapor se expandindo, mas não há fogo a princípio na superfície da panela para esse vapor ajudar a espalhar. A não ser que eu tenha entendido errado e o o fogo tenha vindo de baixo da panela, mas mesmo assim a tendência do vapor de água é subir, como ele entra em contato com o fogo então?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2494 Online: 11 de Dezembro de 2008, 22:55:38 »

Se você fornecer uma energia de ativação ele pega fogo sim, experimenta jogar um fósforo sobre o olho... ou melhor, não experimenta não :P Essa discussão sobre ponto de fulgor e ponto de ignição é para saber a que temperatura o óleo pega fogo espontâneamente.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2495 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:01:55 »
Aonde está a Navalha de Ockam? Estamos falando de temperaturas da ordem de 300/400 graus. Nada de energia de ativação....Estamos na cozinha.

No final do filme do YouTube note que ele diz que fritadeiras elétricas são mais seguras que fritadeiras a gás.

Se não tiver chama não tem perigo. O perigo vem do fogo que vem do fogão. Em fogões elétricos esse fogo não vai aparecer.

Outra alternativa em fogões convencionais é usar uma panela chinesa wook bem funda que evita o contato com o fogo.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2496 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:04:23 »
Continua parecendo muito perigoso...
Se sua frigideira for bem pequena, abaixe o fogo antes de colocar o hamburguer/bife/etc no óleo quente. Assim não há risco de pegar fogo.

It's an award I've won"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2497 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:04:43 »
Acho que tem alguma coisa que o Mussain não percebeu na história... Só reproduzindo isso para saber. Já sei o que vou jantar amanhã :P

Continua parecendo muito perigoso...
Se sua frigideira for bem pequena, abaixe o fogo antes de colocar o hamburguer/bife/etc no óleo quente. Assim não há risco de pegar fogo.

Bom saber, eu quero justamente é que pegue fogo  :oba:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2498 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:10:20 »
Mas o mussain disse que o fogo tava baixo quando pegou fogo...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2499 Online: 11 de Dezembro de 2008, 23:14:00 »
Mas o mussain disse que o fogo tava baixo quando pegou fogo...
Nada disso. O que ele disse foi que o óleo ainda não estava muito quente. Não disse nada sobre o fogo.

It's an award I've won"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!