Então se considerarmos depressão, tendência a suicídio, transtorno bipolar, TOC... como instinto animal,
Eu não disse isso. Quadros como o de bipolaridade são razoavelmente complexos, a ponto de eu suspeitar que são superdiagnosticados em humanos; há muita gente que conheço que não me parece ter a capacidade de ter tais quadros.
Especificamente no caso da bipolaridade, há muitos
poseurs - gente que é simplesmente desonesta mas tenta se esconder atrás desse diagnóstico. Bipolaridade, no fundo, é simplesmente a capacidade de mentir com convicção, inclusive para si próprio.
Alguns outros distúrbios também são localizados muito mais na
forma de relação com o meio social do que propriamente no indivíduo em si.
Pelo mesmo motivo, não diria que animais são capazes de ter bipolaridade, que exige um certo grau de sofisticação de raciocínio e abstração. Instintos são algo de certa forma similar, mas muito mais básicos e menos elaborados.
a nós animais, por que não os outros animais com mais desenvolvimento cerebral e consciência do meio não teriam?
Esse é outro motivo; muito dos distúrbios mentais vem exatamente da dissonância entre os conceitos e a realidade vivenciada. Portanto os animais são
muito mais resistentes exatamente por não ter tanta capacidade de se iludir sobre o meio.
Assim como pedra não adquire câncer, cavalo não sofre de
stress por estar desempregado.