Eu tenho uma outra dúvida sobre esses desenhos mas não to achando a questão que mostra o que eu quero. É tipo uma molécula que é um zig zag com hexágono com duas anteninhas numa ponta e dupla ligação num oxigênio e um H na outra ponta. Aí depois fica tortinho pra baixo como se tivesse dobrando o zig zag, só que aí as anteninhas do hexágono ficam numa posição invertida.... Como se tivessem puxado o zig zag pelas anteninhas do hexagono pra dobrar a molécula.
Aí pergunta se é cis, trans, lésbicas, gays, e simpatizantes....E a molécula é o retinol.
Por que você não falou logo o nome da molécula em vez dessa história de molécula com anteninhas e zig-zag?

Esse retinol tem quatro lugares onde esse tipo de isomerismo pode acontecer.
Tem umas regrinhas para dizer quando a isomeria é cis ou trans, eu não lembro de cor todos elas, mas como o retinol só tem carbonos o que você tem que contar para descobrir se é cis ou trans é quais são os lados mais "pesados" da molécula, quando os mais "pesados" estão juntos, ou seja, os dois do lado "de cima" ou os dois do lado "de baixo", é cis (ou Z), quando estão de lados contrários, ou seja, um "em cima" e outro "em baixo", é trans (ou E).

Neste retinol aí em cima é tudo trans. Repare como em todas as ligações duplas, os lados maiores da molécula estão sempre em oposição, um em cima e outro embaixo. Agora repare neste camarada aqui:

Nele, a segunda ligação dupla da direita para a esquerda é cis, e não trans, veja como os lados maiores estão na mesma direção.
1. Eu contei três carbonos assimétricos (os três que estão no lado esquerdo do anel hexagonal);
2. Considerando que há três carbonos assimétricos, existem só mais 7 outros estereoisômeros;
Mas não tem aquele negócio de 2^n e 2^-1 pra saber quantos isomêros ópticos tem? 
Eu não lembro desse 2^-1, mas faz tempo que não estudo isso. Mas foi justamente fazendo 2^n que eu concluí que só há mais 7 estereoisômeros, são 3 carbonos quirais, então há 8 isômeros no total e um deles é o mostrado.
3. Não faria a menor ideia sobre isso, mas em uma questão de múltipla escolha esse item sobraria por eliminação.
Verdade, sobraria. 
Eu não gosto desse tipo de pegadinha, onde você só pode chegar à resposta certa por eliminação.
Eu não sei quem faz a prova de química da UFPR, mas quem faz cobra conteúdo além do ensino médio. Tipo carga formal e todas as excessões a regra do octeto.
De fato aquela questão pareceu meio capciosa até para mim.