Autor Tópico: Casos psiquiátricos ( tópico inútil)  (Lida 15577 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Casos psiquiátricos ( tópico inútil)
« Resposta #100 Online: 25 de Junho de 2007, 12:37:07 »
E contra o argumento, "depressão é coisa de rico!", achou alguma coisa?

Dá para chamar isso de argumento?  :umm:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 25 de Junho de 2007, 14:13:27 »
Não consigo dormir com a TV ligada…
Isso é grave.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #102 Online: 25 de Junho de 2007, 15:44:18 »

Só se você viver numa sociedade simples e não for coronel. No seu caso, acho difícil manter contato com pessoas de classes muito a baixo da sua, o que não permite a vivência necessária pra ver a beleza desse argumento.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #103 Online: 25 de Junho de 2007, 16:35:11 »

Só se você viver numa sociedade simples e não for coronel. No seu caso, acho difícil manter contato com pessoas de classes muito a baixo da sua, o que não permite a vivência necessária pra ver a beleza desse argumento.
No alvo :D

É muito difícil achar pessoas de classe baixa com depressão diagnosticada e que realmente percebem os sintomas, "depressão é doença de gente desocupada" também serviria.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #104 Online: 25 de Junho de 2007, 17:56:42 »

No meu caso? E como é o meu caso?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #105 Online: 25 de Junho de 2007, 17:57:40 »

É muito difícil achar pessoas de classe baixa com depressão diagnosticada e que realmente percebem os sintomas, "depressão é doença de gente desocupada" também serviria.

É mesmo? E vocês são da área de saúde e trabalham em posto de antendimento público em bairro de periferia?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 25 de Junho de 2007, 18:00:19 »
não precisaria tanto. basta ir a uma seção da universal pra ver que a única coisa que diferencia o rico deprimido do pobre deprimido é que o primeiro se trata no consultório e o segundo na igreja, no terreiro, ou não se trata.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #107 Online: 25 de Junho de 2007, 18:01:48 »
Ou nas esquinas e olhar a "euforia" dos alcoólatras...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #108 Online: 25 de Junho de 2007, 20:11:34 »
O caso que não vê a beleza do argumento "depressão é coisa de rico".

não precisaria tanto. basta ir a uma seção da universal pra ver que a única coisa que diferencia o rico deprimido do pobre deprimido é que o primeiro se trata no consultório e o segundo na igreja, no terreiro, ou não se trata.

O pessoal aqui da primeira batista só vai na igreja pra gritar e se divertir com canturias, muito bonitas até.
O pessoal mais humilde e desinformado, vai na Deus é Amor, eu volta e meia converso com alguns, formo até amizade... não me parecem muito deprimidos não, mas vai saber.
« Última modificação: 25 de Junho de 2007, 20:16:09 por Tarcísio »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #109 Online: 25 de Junho de 2007, 20:15:39 »
Simplismo berrante agora se chama beleza?  Então tá...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #110 Online: 25 de Junho de 2007, 20:55:21 »
O caso que não vê a beleza do argumento "depressão é coisa de rico".

Não vejo mesmo… nem beleza, nem lógica. Só inverdade.

Não sei se é porque meus pais são professores de periferia há 15 anos e já viram muitos casos, inclusive de depressão infantil; ou se porque nos 3 anos que participei do Universidade Solidária eu também já vi (de todo tipo)… ou talvez seja pela minha irmã, da área da saúde, que já trabalhou em hospital do SUS e entidade de apoio e combate a câncer (também pública) e também já viu…

::)

blue pill

• Visitante
« Resposta #111 Online: 25 de Junho de 2007, 22:19:55 »
A minha lógica me diz agora (talvez tenha evoluído ?) que não faz sentido nenhum ter de escolher entre um e outro.

Faço minha as suas palavras.  :ok:

VIVA!! Alguem concordou com alguma coisa do que eu falei no forum :histeria:
Não entendo mesmo sua decisão de "não optar", eu sou ateu por não acreditar que exista NENHUM deus, nem aqui em nossa galáxia nem em qualquer outra, se você acha que há possibilidade real da existência de um deus você é agnóstico, não há como não ser nem agnóstico nem ateu nem teísta, você é um deles ou você não existe.

>.<

Nossa que absurdo sem tamnho… Como não pode existir uma pessoa que não é nem ateu nem teísta ?
O que é ser ateu pra você? E o que é ser teísta?
Pra mim, SER ateu é não acreditar na existência de deus e SER teísta é acreditar na existência de deus.
E se eu não não-acreditar na existência de deus e não acreditar na existência de deus, eu sou o que?
Não importa o nome, eu sou isso, exatamente isso que eu sou.

Blue Pill, gostando ou não de rótulos você parece ser ignóstico como eu. Nada de anormal…  É só não complicar porque é tudo muito simples!  :ok:

Muito pelo contrário Alegra, quanto mais se complica as coisas, mais legal é.
Pode ver que a evolução do pensamento SÒ fez isso, só complicou tudo, o que chamava deus antes, agora significa muitas coisas diferentes, os dogmas foram sendo retirado com o exclarecimento das coisas, tudo parece ter caminhado pra uma ramificação cada vez maior de cada assunto, até um momento que cada assunto não será mais governavel por uma mente humana, daí o conhecimento simplismente flutua nas escalas super periféricas do conhecimento, e ninguem mais sabe o fundamento daquilo que sabe.
Eu acho que é essa a atual situação...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 26 de Junho de 2007, 03:11:12 »
Hoje no Jô tinha um psiquiatra que falou coisas legais sobre patologia e TOC.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #113 Online: 26 de Junho de 2007, 08:45:30 »

Está falando sem conhecimento de causa...
Eu mesmo conheço muita gente pobre com depressão grave, e o pior, sem dinheiro para o tratamento...  |(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #114 Online: 26 de Junho de 2007, 08:51:22 »
Muito pelo contrário Alegra, quanto mais se complica as coisas, mais legal é.
Pode ver que a evolução do pensamento SÒ fez isso, só complicou tudo, o que chamava deus antes, agora significa muitas coisas diferentes, os dogmas foram sendo retirado com o exclarecimento das coisas, tudo parece ter caminhado pra uma ramificação cada vez maior de cada assunto, até um momento que cada assunto não será mais governavel por uma mente humana, daí o conhecimento simplismente flutua nas escalas super periféricas do conhecimento, e ninguem mais sabe o fundamento daquilo que sabe.
Eu acho que é essa a atual situação…

E volta tudo a ser simples como no "início" seja o que isso for.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #115 Online: 26 de Junho de 2007, 08:55:47 »

Ou nas esquinas e olhar a "euforia" dos alcoólatras…

Sem falar nos sem abrigo, nos mendigos, nos drogados e etc…  :(

« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 08:58:19 por Alegra »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #116 Online: 26 de Junho de 2007, 12:25:12 »
Não vejo mesmo… nem beleza, nem lógica. Só inverdade.

Não sei se é porque meus pais são professores de periferia há 15 anos e já viram muitos casos, inclusive de depressão infantil; ou se porque nos 3 anos que participei do Universidade Solidária eu também já vi (de todo tipo)… ou talvez seja pela minha irmã, da área da saúde, que já trabalhou em hospital do SUS e entidade de apoio e combate a câncer (também pública) e também já viu…
::)

Provável que não veja a beleza por causa disso. Teve contato demais com a situação, sendo assim, ela perde qualquer contexto que não seja o da seriedade.

Simplismo berrante agora se chama beleza?  Então tá…

Argumentação é arte.

Dantas, se numa partida de futebol o cara faz gol de cabeça, o locutor grita "gol de cabeça", mas arte não é partida de futebol. Se um cara escreve um livro simples e introspectivo o comentarista pode dizer que:
1) o livro é de um "Simplismo berrante", o escritor desmerece os leitores com tão pouco desenvolvimento.
2) o livro dirige o leitor até as brechas mais esquecidas do espírito humano e sua simplicidade torna-o de fácil leitura a qualquer pessoa.

Qual a diferença entre os dois, Dantas?
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 12:30:34 por Tarcísio »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #117 Online: 26 de Junho de 2007, 12:29:49 »
Você acabou de se contradizer...

Agora a mentira é bela...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #118 Online: 26 de Junho de 2007, 12:31:02 »
A gente está no papo furado, onde está a contradição?

Edit para melhor compreensão: se tem contato extenso com a enfermidade dentro da situação que eu coloquei a seriedade toma o contexto e a graça se perde e sem contato algum também.
« Última modificação: 26 de Junho de 2007, 12:34:53 por Tarcísio »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #119 Online: 26 de Junho de 2007, 12:35:25 »
E daí se estamos no papo-furado... a área não implica em afirmar coisas non sense por obrigação.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #120 Online: 05 de Julho de 2007, 15:21:33 »
Hoje fui novamente ao psiquiatra, peguei mais remédios que temo regularmente, de maneira preventiva, e está tudo em ordem, tudo em paz, muita tranquilidade.  :D
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #121 Online: 06 de Julho de 2007, 10:29:20 »
Hoje fui novamente ao psiquiatra, peguei mais remédios que temo regularmente, de maneira preventiva, e está tudo em ordem, tudo em paz, muita tranquilidade.  :D

Foi fácil encontrar o medicamento que lhe é adequado?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #122 Online: 06 de Julho de 2007, 10:32:55 »

:ok:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #123 Online: 06 de Julho de 2007, 11:47:03 »

Foi fácil encontrar o medicamento que lhe é adequado?
Eu tive inicialmente duas crises de depressão, aos 19 e aos 21 anos, e fiz o tratamento com antidepressivos e com bom resultado, mas tive novamente uma crise aos 26 anos, e foi então diagnosticado o transtorno bipolar do humor, que segundo os critérios internacionais é necessário ter tido depressão anteriormente, e um intervalo de alguns anos para o diagnóstico, como no meu caso. Assim tratei a doença de forma adequada, pois o medicamento apesar de tratar a depressão também controla a mania, que é a fase de humor exaltada. Estou com esse tratamento já faz dois anos, e fiz também terapias em conjunto que muito ajudaram.

:ok:

Valeu!  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

rizk

• Visitante
« Resposta #124 Online: 10 de Julho de 2007, 02:34:25 »
Falando em depressão, vocês acham que se a pessoa toma ecstasy, e só fica com calor, ela tem algum déficit de hormônios felizes? Estava pensando nisso pela manhã e me pareceu coerente, mas agora... :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!