Alegra, a tendência orgânica à depressão provavelmente é (em parte) hereditária. Mas no fim das contas depressão não tem uma causa única; depende das circunstâncias pelo menos tanto quanto dos genes.
Alguém pode colar pra mim alguma pesquisa que fale sobre o "gene" da depressão, porque eu estou um tanto inclinado a acreditar que isso é balela.
Olha o que achei:
"A Depressão vem de dentro ou de fora?
Embora esses termos sejam antigos, são bastante didáticos:
Falamos em Depressão Endógena, para aquela Depressão devida a fatores constitucionais, internos, de origem biológica e de predisposição hereditária. Este tipo de Depressão tem uma causa fundamentalmente biológica e não existe relação palpável com a história de vida da pessoa, não há motivos vivenciais para estar triste ou melancólico, nem se percebem causas externas."
"5. Histórico Familiar de Depressão.
Existem vários estados psicopatológicos com inegáveis componentes hereditários e/ou familiares. A transmissão genética diz respeito à probabilidade e não à certezas. Assim sendo, a pessoa pode ser portadora de uma probabilidade maior de desenvolver um transtorno ansioso, ou do humor, embora não haja certeza de que terá esses quadros.
Quanto maior o número de antecedentes deprimidos entre familiares, maior será a probabilidade do de desenvolver uma Depressão de natureza constitucional. Há uma significativa porcentagem de filhos de pais deprimidos que desenvolve a doença e, mais marcante ainda, uma expressiva porcentagem quando os dois pais são deprimidos, mesmo que o filho tenha sido criado por outra família não-deprimida.
Suicídios em membros da família também devem ser investigados, tendo em vista a maior probabilidade dessa atitude repetir-se em descendentes."
O artigo completo é bem extenso mas vale a pena dar uma olhada:
http://virtualpsy.locaweb.com.br/art=301&sec=26