Autor Tópico: Casos psiquiátricos ( tópico inútil)  (Lida 15574 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Casos psiquiátricos ( tópico inútil)
« Resposta #25 Online: 22 de Junho de 2007, 03:12:43 »
Se não erro, TOC = Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Ixi! Isso é bem barra!! Já vi alguns relatos sobre isso e é bem difícil as pessoas saírem dessa.
Mas parece que ele conseguiu e ainda bem.  :wink:
Acho que eu consegui porque foi meio que natural. Na época eu era jovem e em tinha conhecimento de que aquilo era patológico, achei que era só uma característica de minha personalidade que, como tantas outras, poderia ser mudada com o tempo.

Ainda bem, porque atrapalhava bastante minha vida. Hoje eu tenho alguns resquícios disso, mas não chega a ser tão teneboso quanto era antes, apesar de atrapalhar um pouco.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 03:16:18 por Fernando »

One

• Visitante
« Resposta #26 Online: 22 de Junho de 2007, 06:52:34 »
Eu só sou insano mesmo.

Já não é nada pouco.
Dá imenso trabalho ser insano.

Ainda mais quando não se toma remédios.

Sem dúvida.
Até que decidi converter-me a testar uma medicação.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #27 Online: 22 de Junho de 2007, 07:21:49 »

Ixi! Isso é bem barra!! Já vi alguns relatos sobre isso e é bem difícil as pessoas saírem dessa.
Acho que eu consegui porque foi meio que natural. Na época eu era jovem e em tinha conhecimento de que aquilo era patológico, achei que era só uma característica de minha personalidade que, como tantas outras, poderia ser mudada com o tempo.

Ainda bem, porque atrapalhava bastante minha vida. Hoje eu tenho alguns resquícios disso, mas não chega a ser tão teneboso quanto era antes, apesar de atrapalhar um pouco.
Eu realmente não entendo o TOC, não quem o tem, você sente um tipo de devoção de fazer as coisas ou se sente melhor tendo feito, como é? Se não for indiscreto e não for prejudicial a você gostaria muito de uma resposta.

[]'s
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Junho de 2007, 07:27:53 »
todo mundo tem toc. você consegue ficar uma semana sem escovar os dentes? alguém que tem um toc em arrumar os shampoos em forma hexagonal se sente tão mal em não arrumar os shampoos quanto pessoas normais em não escovar os dentes.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Junho de 2007, 07:31:25 »
todo mundo tem toc. você consegue ficar uma semana sem escovar os dentes? alguém que tem um toc em arrumar os shampoos em forma hexagonal se sente tão mal em não arrumar os shampoos quanto pessoas normais em não escovar os dentes.
Mas têm consciência de que isso é inutil? Eu me sinto mal em não escovar os dentes por saber que isso será prejudicial não por ser compulsivo em escovar os dentes.

:o
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Junho de 2007, 07:53:21 »
Mas têm consciência de que isso é inutil? Eu me sinto mal em não escovar os dentes por saber que isso será prejudicial não por ser compulsivo em escovar os dentes.

:o

Pois! Também acho. Claro que ninguém consegue ficar uma semana sem escovar os dentes.
A diferença é escovar os dentes de cinco em cinco minutos por achar que respirou pela boca e que os dentes se sujaram por isso (por exemplo), ou lavar as mãos todas as vezes que toca em alguma coisa, "trezentas" vezes ao dia até ao ponto de ferí-las.
Isso sim é doença. É TOC.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

One

• Visitante
« Resposta #31 Online: 22 de Junho de 2007, 07:57:40 »
De loucura todos temos um pouco.
Só se torna preocupante quando determinado problema nos impede de agir normalmente, seja lá o que isso for.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 07:59:43 por One »

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #32 Online: 22 de Junho de 2007, 07:59:34 »
Só se torna preocupante quando determinado problema nos impede de agir.
Não falaria que todos temos um pouco de loucura, a loucura poderia ser dita como o extremo de uma ação, quem define onde fica a fina linha entre a sanidade e a insanidade são os psiquiatras, devo dizer que não confio muito nessa profissão…

Tenho certeza QUE É UMA CONSIPIRAÇÃO!

:biglol:
Peter Atkins

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Junho de 2007, 07:59:58 »
eu tenho toc. quando percebo que deixei a mão em corrimão de escada rolante, limpo na hora, porque desde pequeno minha tia falava que o pessoal limpava caca de nariz naquele corrimão preto.
também quando sou obrigado a, em ônibus ou metrô, segurar naqueles canos, limpo a mão logo que saio do ônibus. germes, germes.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 22 de Junho de 2007, 08:11:02 »
 :o Putz....deve ser chato ter isso, sem falar que é uma escravidão né?!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 22 de Junho de 2007, 08:42:50 »

Eu realmente não entendo o TOC, não quem o tem, você sente um tipo de devoção de fazer as coisas ou se sente melhor tendo feito, como é? Se não for indiscreto e não for prejudicial a você gostaria muito de uma resposta.

[]'s
É uma tosquice braba. No meu caso era (e ainda é um pouco) saliente casos de sujeira. Se eu tocasse no chão ou em algo que achasse que estava sujo, minha mão ficava pesado, eu acabava supervalorizando a sujeira, chegando a achar que amão estava pesada de tanta poluição. Aí lavá-la era uma sensação bem agradável, como tirar um peso das costas (no caso, da mão).

Eu tinha também aversão a tocar em pessoas com a pele de tom preto. Acho que isso devia ser um pouco da influência de minha criação. Sempre que tocava em algum negro minha mão pesava também. Não é algo muito orgulhoso de se contar,mas era o que ocorria.

Mas sem dúvida o mais estranho são "manias de simetria". Sei lá, eu precisava ver tudopreenchido, completo. Se o garfo batesse de forma estranha na mesa, eu deveria "reparar o erro" tocando-o na mesa de outra forma qualquer. Passar de raspão por objetos era esquisito, precisava voltar e tocá-los de forma mais firme. Não que eu não aguentasse não fazer isso, mas se fizesse me traria uma sensação agradável. Olhar para as faixas na estrada, sempre variando, incomodava. Ficava preenchendo os espaços  forçando o ombro como se eu estivesse re-pintando a estrada. Às vezes ainda me pego fazendo esse tipo de coisa.

O pior muitas vezes não são as manias, mas o que elas podem causar. No meu caso foi muita ansiedade e perfeccionismo. Isso atrapalhou e continua atrapalhando os meus estudos.

Edit: Lembrei que no auge de minhas manias escutava muita coisa que não existia e sentia presenças que não existiam. Quase um esquizofrênico. A diferença é que isso só era provocado por causa do nervosismo.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 08:49:08 por Fernando »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Junho de 2007, 08:44:32 »
Na minha opinião algo que ajuda contra TOC é ter sempre atividades em mente. Coisas importantes que façam essas manias terem papéis para "outras horas". Você meio que diz para elas: "agora não".

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #37 Online: 22 de Junho de 2007, 08:49:44 »
Na minha opinião algo que ajuda contra TOC é ter sempre atividades em mente. Coisas importantes que façam essas manias terem papéis para "outras horas". Você meio que diz para elas: "agora não".
A vida de todo mundo muda com exercícios ou uma profissão, maioria das vezes para melhor, pessoas muito sedentárias são infelizes e isso é um fato, legal você falar sobre isso, muitas pessoas devem ter TOC e nem perceber direito que isso é um problema.
Peter Atkins

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Junho de 2007, 08:53:31 »
A vida de todo mundo muda com exercícios ou uma profissão, maioria das vezes para melhor, pessoas muito sedentárias são infelizes e isso é um fato
Verdade.
legal você falar sobre isso, muitas pessoas devem ter TOC e nem perceber direito que isso é um problema.
Com certeza. Eu só fui descobrir que tinha uns dois ou três anos depois que já nem tinha mais por uma reportagem do Fantástico.

Na época fiquei com uma cara mais ou menos assim: :o

One

• Visitante
« Resposta #39 Online: 22 de Junho de 2007, 09:15:29 »
A vida de todo mundo muda com exercícios ou uma profissão, maioria das vezes para melhor, pessoas muito sedentárias são infelizes e isso é um fato, legal você falar sobre isso, muitas pessoas devem ter TOC e nem perceber direito que isso é um problema.

Perfeito.
Por isso que agora decidi deixar um emprego que me permitia trabalhar em casa.
Acabava por ser computador o tempo todo, sobretudo, após me ter instalado em Paris.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Junho de 2007, 09:19:19 »

Perfeito.
Por isso que agora decidi deixar um emprego que me permitia trabalhar em casa.
Acabava por ser computador o tempo todo, sobretudo, após me ter instalado em Paris.

Eu fui sedentário por algum tempo e a mudança de vida quando, de humor que tive foi impressionante, mudar para um trabalho que você tem de se deslocar e fazer exercícios te transformam em outro, aparência é uma das que mais mudam, computador direito nunca mais!

;D
Peter Atkins

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Junho de 2007, 09:52:33 »
(...) legal você falar sobre isso, muitas pessoas devem ter TOC e nem perceber direito que isso é um problema.

Legal mesmo!  :ok:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #42 Online: 22 de Junho de 2007, 10:10:11 »
Ahn...teoricamente eu sou meio normal então... Nunca tomei um antidepressivo na vida, não me recordo ao menos... Não acho que preguiça leve a depressão. Preguiça é um estado de espírito, eu acho muito bom ficar parado sem fazer nada... O chato é ter que trabalhar, isso sim é depressivo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Junho de 2007, 10:14:00 »
Ahn…teoricamente eu sou meio normal então… Nunca tomei um antidepressivo na vida, não me recordo ao menos… Não acho que preguiça leve a depressão. Preguiça é um estado de espírito, eu acho muito bom ficar parado sem fazer nada… O chato é ter que trabalhar, isso sim é depressivo.

:histeria:
Principalmente se for de transporte público!

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Junho de 2007, 10:14:47 »
Ahn…teoricamente eu sou meio normal então… Nunca tomei um antidepressivo na vida, não me recordo ao menos… Não acho que preguiça leve a depressão. Preguiça é um estado de espírito, eu acho muito bom ficar parado sem fazer nada… O chato é ter que trabalhar, isso sim é depressivo.
Uma coisa é ser preguiçoso outra é ser sedentário, preguiça todos temos para levantar cedo, sedentários são os que nunca levantam, que nunca fazem nada, ser sedentário é depressivo sim, acredito que você trabalha muito e por isso tem aversão ao trabalho.

[]'s
Peter Atkins

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #45 Online: 22 de Junho de 2007, 10:24:43 »
Pois é, essa descrição do Fernando é parecido com algo que eu faço de vez enquando.

Tento manter o "equilibrio" das mãos. Por exemplo, se pego algo com a mão direita, tenho que pegar com a esquerda também para "equilibrar".
Escovar os dentes tem que ter o mesmo numero de passadas da escova dos dois lados.

Mas eu não sei se é TOC, quando estou consciente de fazer essas atitudes eu penso que isso não vai mudar nada e acabo não fazendo.
Acontece mais em casos em que eu nem percebo que estou fazendo. Só percebo depois que acabo de fazer.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Junho de 2007, 10:28:43 »
Pois é, essa descrição do Fernando é parecido com algo que eu faço de vez enquando.

Tento manter o "equilibrio" das mãos. Por exemplo, se pego algo com a mão direita, tenho que pegar com a esquerda também para "equilibrar".
Escovar os dentes tem que ter o mesmo numero de passadas da escova dos dois lados.

Mas eu não sei se é TOC, quando estou consciente de fazer essas atitudes eu penso que isso não vai mudar nada e acabo não fazendo.
Acontece mais em casos em que eu nem percebo que estou fazendo. Só percebo depois que acabo de fazer.
Não entendo nada de TOC por isso não deveria opinar, mas já opinando, é bem possível, das escovadas nem é muito raro fazerem isso mas do equilibrio eu pelo menos achei meio estranho...

Só se torna preocupante quando determinado problema nos impede de agir normalmente, seja lá o que isso for.
Como disse o One, somente se tornaria pertinente a procura de ajuda quando você perceber que está te atrapalhando, até lá acho que não deveria se preocupar muito.

[]'s
Peter Atkins

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Junho de 2007, 10:49:08 »
Ah! minha única maluquice já disse aqui algumas vezes....é conversar sozinha, mas em privado, no meio da rua ainda não rolou..hehehe!!! E perto dos outros tenho vergonha... :vergonha:

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Junho de 2007, 10:52:13 »
Ah! minha única maluquice já disse aqui algumas vezes…é conversar sozinha, mas em privado, no meio da rua ainda não rolou…hehehe!!! E perto dos outros tenho vergonha… :vergonha:
Disso todo mundo tem um pouco, eu não converso literalmente comigo mesmo, me pergunto na mente e me respondo, uso isso mais quando quero a opnião de outros, "Será que esta roupa está feia? Se eu não me conhecesse o que acharia dela?", isso foi um exemplo...

Você realmente fala?
Peter Atkins

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #49 Online: 22 de Junho de 2007, 11:10:06 »
Ah! minha única maluquice já disse aqui algumas vezes…é conversar sozinha, mas em privado, no meio da rua ainda não rolou…hehehe!!! E perto dos outros tenho vergonha… :vergonha:

Comigo é o mesmo, só que às vezes eu até "me mecho", gesticulo, ando, interajo-com-o-ar. Diminuiu bastante nos últimos anos, mas ainda faço às vezes! É engraçado..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!