Autor Tópico: Jovens de classe alta são acusados de agredir doméstica no Rio  (Lida 14227 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Jovens de classe alta são acusados de agredir doméstica no Rio
« Resposta #25 Online: 25 de Junho de 2007, 23:00:24 »
Mas vão aprender a ter mais respeito pelos outros simplesmente sendo trancados?

Talvez... não sei... mas se a lei manda recolher, que se recolha então. Ou cumpre-se a lei ou rasga tudo e põe no lixo e manda os juízes para casa dormir...

Por que a lei tem que ser branda com eles e não com outros? Classe social talvez?

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #26 Online: 25 de Junho de 2007, 23:08:54 »
No GloboOnLine
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/06/25/296499489.asp

"Na delegacia, os três disseram que confundiram a doméstica com uma prostituta."

Tá bom…
Às vezes a mentalidade desses jovens assusta mais que o crime cometido. Quer dizer que se fosse uma prostituta então estaria tudo bem, assim como se fosse um mendigo ao invés de um índio então não teria problemas em queimar vivo.
Exatamente, fogo nos depravados!
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Junho de 2007, 23:12:18 »
Aqui tem um local (Ivete e etc se apresentam lá) onde vários playboizinhos e patricinhas freqüentam. Nele é visível a injustiça no Brasil… Vou contar um caso:

Um certo dia um desses playboizinhos queria porque queria dá uma de "brigão". Fez a maior banca e chamaram a PM para detê-lo. Olha o que o moleque disse:

-Não toquem em mim! É meu pai que paga o salário de vcs! Sai!

E… por incrível que pareça os policias não o prenderam….

Se tivéssemos uma sociedade que realmente se revoltasse com casos como este teríamos uma boa lição por parte da própria sociedade nesses viadinhos enrustidos…
jura? aqui esse tipo de discurso não funciona.

Rio: pai de acusado de agredir doméstica é baleado

O empresário Ludovico Ramalho Bruno, pai de um dos rapazes acusados de agredir a doméstica Sirley Dias Carvalho Pinto, 32 anos, na madrugada de sábado, levou um tiro de raspão quando chegava à 37ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro para buscar informações sobre o filho. O empresário foi um dos alvos da violência que se espalhou pela Ilha do Governador, nesta segunda-feira.

O carro em que Bruno estava foi alvejado por supostos traficantes que efetuaram disparos contra a fachada da instituição. O ataque teria sido feito em represália à operação policial no Morro do Dendê. A bala atravessou o vidro do carro e Bruno ficou ferido de raspão no braço esquerdo.
terrível uma sociedade em que o estado não consegue se impôr e as pessoas fazem justiça com as próprias mãos…

Talvez… não sei… mas se a lei manda recolher, que se recolha então. Ou cumpre-se a lei ou rasga tudo e põe no lixo e manda os juízes para casa dormir…

Por que a lei tem que ser branda com eles e não com outros? Classe social talvez?
as objeções que vi levantadas aqui são do mesmo nível que algumas pessoas (diferentes, claro) levantam em defesa de infratores ou menores infratores de outras classes sociais.
pois dura lex, sed lex. a lei deveria ser aplicada indistintamente e deveria ser mais dura. isso significa, por tautológico que seja, que não deveria ser direcionada somente aos ricos ou aos pobres. mauricinho não tem de ser punido pra dar exemplo, teria de ser punido e pronto. idem a qualquer outro tipo de criminoso.
ocorre que a própria lei é demasiadamente bondosa. isso com boyzinho, com traficante, com menor infrator que tem ong na cola pra defender. só não o é com ladrão de galinha que não tem a mínima instrução e não pode, portanto, usufruir de toda a bondade do nosso sistema penal.
problema é que quando alguém fala em endurecer logo alguém acusa de fascista ou direitista.

eu não sou um entusiasta do direito penal, fui acompanhando a evolução das escolas de pensamento da área naquelas, naquelas, mas pra mim uma coisa ficou patente. dava pra ter parado em beccaria e não avançado mais. o comportamento humano não mudou tanto de lá pra cá, e o que era eficaz ainda há de ser; punição certa, rápida e severa, na correta medida. pois no brasil a punição não é certa, muito menos rápida e talvez só lhe sobre a severidade, que é dos três o menos importante, mas não por isso desimportante em absoluto(e não estou falando só a punição imposta a boyzinho ou similares, guardem o ranço classista para si mesmos).
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #28 Online: 25 de Junho de 2007, 23:17:54 »
No GloboOnLine

"Na delegacia, os três disseram que confundiram a doméstica com uma prostituta."

Tá bom…
Às vezes a mentalidade desses jovens assusta mais que o crime cometido. Quer dizer que se fosse uma prostituta então estaria tudo bem, assim como se fosse um mendigo ao invés de um índio então não teria problemas em queimar vivo.
Isso me lembro...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 25 de Junho de 2007, 23:21:21 »
Realmente eu vejo semelhanças entre os dois casos.  Para mim parecem dois exemplos de injustiças decorrentes do sistema de castas extra-oficial que existe no Brasil.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Junho de 2007, 23:28:47 »
Realmente eu vejo semelhanças entre os dois casos.  Para mim parecem dois exemplos de injustiças decorrentes do sistema de castas extra-oficial que existe no Brasil.

pra mim parecem duas obras de moleques mal-criados, como os punks que essa semana pegaram um sujeito num boteco nos jardins e o espancaram até a morte, ou uma quadrilha, que entre seus membros tinha champinha, que matou o sujeito, estuprou a namorada e depois a matou a facadas. convenhamos que não é tão diferente botar fogo no sujeito porque é mendigo, bater na moça por achar que é prostituta de bater, espancar e 'latrocinar' preferencialmente boyzinhos por algum tipo de inveja ou ódio classista. ódio classista, diga-se, que não é decorrência natural da 'distribuição dos meios de produção' mas inveja incontida e moral fraca, porque não é todo pobre que vai atrás de boyzinho pra fazer alguma coisa e nem todo morador de condomínio de luxo que sai na rua à noite a bater em prostituta.
é falta de moral e de respeito às leis, e o que é que falta de moral tem a ver com classe social? decorrência natural do 'sistema de castas', ou em termos mais em voga, exclusão social, é a crueldade desmedida nos moldes em que foi exposto aqui?
« Última modificação: 25 de Junho de 2007, 23:32:24 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 25 de Junho de 2007, 23:40:11 »
é falta de moral e de respeito às leis, e o que é que falta de moral tem a ver com classe social?

Especificamente aqui no Brasil?

Tem a ver porque as expectativas de atitude moral são dependentes da classe social.

Claro que não é algo tão determinante assim... mas é um fator de forte influência.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Temma

• Visitante
« Resposta #32 Online: 26 de Junho de 2007, 00:10:07 »
O pai de um acusado disse, mais ou menos assim:

" Eles erraram, eu sei, mas quero justiça… naõ podem deixar crianças (sic) que trabalham, estudam… juntos com marginais em uma prisão."  |( |( |( |(
Não mesmo.

Eles podem quem sabe ter futuro, ser algo que contribua à sociedade, deixar eles morrerem na prisão com um bando de marginal seria cruel e irracional.

Se você já tivesse passado por isso saberia.

Beleza então.
Vamos tomar o caso como uma "derrapada" dos garotinhos.

No próximo final de semana o bando estará pronto para voltar à ativa, e dessa vez com maior convicção.

Putzgrila. Onde é que nós estamos?!?!?!? :o
Então você acha que eles merecem a morte?

Pessoas que possivelmente podem ser úteis a sociedade morrendo na mão de pessoas que SEMPRE irão roubar, matar, estuprar e traficar.

Certíssimo.

De onde você tirou a idéia de que eu acho que eles devem morrer???

Não confunda as coisas, meu caro.

Se você já teve ou tem problemas com a justiça, isso não tem nada a ver com o caso em questão.

Repito, caso você não tenha prestado atenção: são criminosos perigosos que demonstraram não ter condições de conviver em sociedade. O único caminho no momento é mantê-los detidos.
Há meios legais de se averiguar quando, e se, eles readquirirão essas condições.

O lugar desses bandidos, no momento, é numa penitenciária.
Eu mesmo não pretendo correr o risco de me deparar com essa quadrilha solta por aí.
Mas a citação foi de não colocar eles na cadeia com outros tipos de marginais, com Zé Picadinho e cia eles iriam morrer, na cadeia Jiu Jitsu não serve pra nada.

>.<

Ôôô... tadinhooosss!!

aposto que você também teve a mesma complacência com os "garotos" que arrastaram o menino João Hélio não é? não esperneou por pena de morte nem os considera um câncer que precisa ser extirpado da sociedade. Defende que o estado deve recupera-los pois podem ser úteis a sociedade. que belo. um humanista

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Junho de 2007, 00:28:05 »
No GloboOnLine

Tá bom…
Porque é prostituta pode bater, matar e roubar; virou bicho, deixou de ser gente.

Se eu fosse ela tentaria processar por difamação ainda...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #34 Online: 26 de Junho de 2007, 01:42:35 »
O negócio é deixar toda essa paixão e revolta de lado e reconstruir as bases do sistema penal.

A ideologia dos nossos códigos penal e de processo penal é dos tempos da ditadura de vargas. Nosso direito penal remonta aos tempos bíblicos e nosso sistema penal é medieval.

Eu sempre falo que tem que colocar preso para trabalhar, mas sempre vem alguém dizer que isso tomaria o trabalho de gente honesta... Mas quem me diz isso parece não ligar para o fato de que a estrutura penitenciária custa ao erário perto de R$ 2.000,00 por preso. Os processos criminais custam aos cofres públicos perto de R$ 2.000,00 por indivídio processado.

É preciso acabar com essa mentalidade de que é tudo monstro e tem que ficar preso... O primeiro passo seria tratar toda essa gente "marginal" como seres humanos em todos os aspectos: Fez besteira? Vai consertar! Bateu na empregada? Vai pagar indenização mensal a ela, com desconto em folha de pagamento, e vai prestar serviços comunitários por um bom tempo. Pichou o muro? Vai pintar e vai trabalhar como gari por 1 ano. É homicida perigoso? Vai colônia penal agrícola plantar legumes. Que utilidade tem uma pessoa presa para a sociedade? Nenhuma!

O Criminalista Alessandro Baratta diz que o Direito Penal como é hoje é mero instrumento de manutenção das relações de poder e da estrutura social vertical, e ele está completamente certo. Nosso sistema penal não serve para nada.

É ilusão essa história de que a prisão está mantendo indivíduos perigosos longe da sociedade. Eles vão voltar, e vão voltar piores. E os números da impunidade revelam que as pessoas que estão presas hoje são uma parte infinitesimal dos criminosos impunes.

E essa coisa toda parece que não vai mudar nunca por causa desse espírito de vingança que vigora no imaginário coletivo.

One

• Visitante
« Resposta #35 Online: 26 de Junho de 2007, 05:18:45 »
Exige-se punição exemplar.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Junho de 2007, 08:11:01 »
Duvido muito que algum dia eles cheguem a ter respeito pelos outros. Mas a punição é necessária. Esse tipo de delinqüente de classe média alta só se manifesta pela sensação que os pais e a sociedade passam a eles de que estão acima da lei, de que são uma elite especial que não deve satisfações de nada para ninguém. Aliviar a pena porque são "estudantes, de boa família" só reforça o comportamento.

E também tenho a plena convicção que a máxima contribuição que indivíduos desse tipo darão a sociedade é aparecer no noticiário das 8 como protagonistas de mais um escândalo de corrupção no judiciário e/ou legislativo.
Disse só tudo. :ok:

Mas a verdade é que não serão detidos..... Um advogado usará do "estudantes, de boa família" e mais algumas coisas....

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Junho de 2007, 08:15:43 »

Sim, é sério. Acho que aí (Se for Brasil) o jogo é o mesmo.... Talvez vc não veja, acho.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Junho de 2007, 08:22:00 »
espancar e 'latrocinar' preferencialmente boyzinhos
Ei, ei acho que ninguém aqui está de "perseguição aos boyzinhos porque ta com inveja deles".... Pode ser o filho do bush ou do Zé da esquina... Se fizer algo do tipo, punição.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 26 de Junho de 2007, 12:15:44 »

Não tem nem o que discutir. São cinco criminosos confessos que covardemente espancaram um mulher indefesa. Cana neles. O fato de serem estudantes, pior ainda, estudantes de direito, de classe média e boa família não é motivo para passar a mão na cabeça deles, pelo contrário, é um agravante.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 26 de Junho de 2007, 12:49:51 »
Mas a citação foi de não colocar eles na cadeia com outros tipos de marginais, com Zé Picadinho e cia eles iriam morrer, na cadeia Jiu Jitsu não serve pra nada.

>.<

Eles podem sempre fazer o que os demais presos fazem quando correm o risco de espancamento, se cagar e espalhar as fezes pelo corpo, assim ninguém pensa em tranformar eles em fêmeas... e com um tempo, vão ser transferidos pra ala psiquiátrica... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Junho de 2007, 13:44:59 »
Eu sempre falo que tem que colocar preso para trabalhar, mas sempre vem alguém dizer que isso tomaria o trabalho de gente honesta… Mas quem me diz isso parece não ligar para o fato de que a estrutura penitenciária custa ao erário perto de R$ 2.000,00 por preso. Os processos criminais custam aos cofres públicos perto de R$ 2.000,00 por indivídio processado.

Sim, colocar o marginal para trabalhar. Mas não vejo como isso poderia tomar o emprego de gente honesta. A não ser, é claro, que se cometesse o absurdo de pagar salário ao preso.

O trabalho do preso deve servir para ajudar na sua recuperação e principalmente para sustentar a sua permanência no presídio. Do bolso do cidadão honesto não pode sair um único centavo para encher barriga de vagabundo.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #42 Online: 26 de Junho de 2007, 14:10:24 »
Bem a LEP prevê o trabalho do preso, mas claro nem sempre ocorre. Outra coisa, falta estrutura de tudo quanto é lado no direito penal, falta penitenciária, casas de albergado, colônias penas agrícolas e presídios industriais, além de organização e fiscalização no cumprimento de penas. O ideal mesmo era fazer estes boyzinhos trabalharem como a doméstica, algo como integrarem a equipe de limpeza dos presídios, banheiros públicos, etc, por um ano, além de pagarem indenização a vítima e a assitência médica e psicológica.

E sempre vai ter ocupação para esta gente, sem necessariamente, tirar o emprego de alguém. Dá para por essa gente para arborizar a cidade, limpar muros e monumentos pixados, plantar em hortas comunitárias, ensinar analfabetos a ler, etc.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Junho de 2007, 15:26:40 »
Tem que privatizar os presídios e obrigá-los a ser auto suficientes. O preso tem que ter a obrigação de trabalhar para custear sua "estadia" (e um lucrinho para o investidor também, claro).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Junho de 2007, 15:34:30 »

Sim, é sério. Acho que aí (Se for Brasil) o jogo é o mesmo… Talvez vc não veja, acho.

aqui é são paulo. e, que eu saiba, quando esse tipo de coisa é tentada ainda há o risco de ficar pior pro malandrinho que apelou.
claro que se o sujeito for filho do lula a coisa muda um pouco, mas no geral não é qualquer burguezinho que consegue se impôr com o 'sabe quem eu sou'.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Junho de 2007, 15:36:52 »

Não tem nem o que discutir. São cinco criminosos confessos que covardemente espancaram um mulher indefesa. Cana neles. O fato de serem estudantes, pior ainda, estudantes de direito, de classe média e boa família não é motivo para passar a mão na cabeça deles, pelo contrário, é um agravante.

não sei se concordo. deveríamos esperar padrões morais mais elevados pelo fato de virem de uma família mais abastada?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Junho de 2007, 15:41:26 »
No Brasil impera a cultura do carteiraço.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Junho de 2007, 15:43:14 »
No GloboOnLine

Tá bom…

A mim também assusta muito. E não podemos esquecer que uma má criação por parte dos pais tem muita responsabilidade por estes jovens pensarem assim. Não tenham dúvidas disso...
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 26 de Junho de 2007, 16:03:49 »

não sei se concordo. deveríamos esperar padrões morais mais elevados pelo fato de virem de uma família mais abastada?

Sim. Eles tiveram um bom ambiente social, educação, cultura, e provavelmente nunca passaram por necessidade. Um bandido desse tipo merece ser tratado com mais severidade do alguém que cresceu na favela, em contato direto com a violência e influenciado por jovens delinqüentes mais velhos que eles, sem educação de qualidade e sem muitas perspectivas para a vida.

O que pode justificar cinco adolescentes de classe média alta sóbrios espancarem e roubarem míseros 47 reais de uma mulher? Diversão? Racismo? Qualquer que seja a justificativa é um comportamento que só se espera dos piores marginais.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 26 de Junho de 2007, 16:06:18 »
penso que acaba se agindo em correspondência com o que é esperado de si mesmo. não gosto da idéia de exigir diferentemente  de cada um tendo em vista a classe social.

fazer uma coisa dessas é condenável vindo de quem vier. não é porque o sujeito é favelado que pareceria menos errado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!