Autor Tópico: Jovens de classe alta são acusados de agredir doméstica no Rio  (Lida 14229 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Jovens de classe alta são acusados de agredir doméstica no Rio
« Resposta #75 Online: 27 de Junho de 2007, 02:20:30 »
Se nossa classe média alta não servir de exemplo, como poderemos cobrar atitudes éticas e morais das classes mais carentes?

Mais uma vez, só para dissipar qualquer impressão que possa ficar... não gostaria de ver a justiça ser mais severa com X e não ser com Y... ela deve ser igual, nem mais e nem menos.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #76 Online: 27 de Junho de 2007, 11:16:58 »

não sei se concordo. deveríamos esperar padrões morais mais elevados pelo fato de virem de uma família mais abastada?

Sim. Eles tiveram um bom ambiente social, educação, cultura, e provavelmente nunca passaram por necessidade. Um bandido desse tipo merece ser tratado com mais severidade do alguém que cresceu na favela, em contato direto com a violência e influenciado por jovens delinqüentes mais velhos que eles, sem educação de qualidade e sem muitas perspectivas para a vida.

O que pode justificar cinco adolescentes de classe média alta sóbrios espancarem e roubarem míseros 47 reais de uma mulher? Diversão? Racismo? Qualquer que seja a justificativa é um comportamento que só se espera dos piores marginais.

Concordo com o Bruno. Moralidade não tem nada haver com classe social. Assim como educação. Educação (bons modos, conduta correta, etc.) não se compra…
O que falta mesmo no ser humano é um pouco de humildade as vezes. Acontecimentos como este só acorrem com uma boa dose de arrogância.  :no: E muitas vezes os primeiros a nos ensinar isso são os próprios pais.
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #77 Online: 27 de Junho de 2007, 11:29:27 »
É de se esperar aqui entre nós, em uma conversa informal sem muitos compromissos. Mas não penso que isso deva se transformar em fator de aumento das penas. Inserir questões sociais para mudar o peso das decisões judiciais é um tanto perigoso e difícil - afinal, procurando bem todo mundo pode ter algo incômodo na infância (pobreza, pais violentos, bullying na escola…) que justificaria algum eventual ato de violência. A justiça perderia o rumo se considerasse essas coisas, ao meu ver.

Não sei Bruno. Acho que a quantificação da pena não deve ser a mesma para, por exemplo, um sujeito rico que furta R$ 50,00 sem, absolutamente, nenhuma necessidade ou pressão e o sujeito miserável que furta os mesmos R$ 50,00.

O código inclusive é taxativo com a atenuante de "relevante valor moral ou social". Logo, um miserável que furta alguma coisa para alimentar seus filhos a beira da morte, possui uma atenuante na pena, ao meu ver.

Fora as circunstâncias do crime, que irão levar em conta sima necessidade e posição social do indivíduo. Isso mede o grau de reprobabilidade.
Nesse caso, nem pena há:

Código Penal:

Art. 23 - Não há crime quando o agente pratica o fato:
I - em estado de necessidade;
Parágrafo único - O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo.

Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

Verdade, mas R$ 50,00 pode configurar o excesso. Bem tudo depende.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #78 Online: 27 de Junho de 2007, 11:32:50 »
A celeridade da justiça é algo bom para o direito civil. Seria bom para o direito penal, se nosso direito penal fosse aquele da Constituição. Mas não é.

E sim, o "investidor" vai querer tudo o que o faça lucrar mais, vai querer criminalizar mais condutas, vai querer um direito penal mais célere, vai querer prisão perpétua, vai querer diminuição da maioridade penal, vai querer mais tempo de prisão, vai querer mais agravantes…
Sim, mas não significa que vai conseguir. Aliás, nem a sociedade inteira consegue mudar o Código Penal, o investidor ia ter que gastar muito dinheiro com isso. :P

O Sistema Penal do Brasil é um monstro… Ninguém está livre dele, nem os mais honestos, nem eu, nem você. E não é preciso ser criminoso… Toda semana (TODA SEMANA) atendo um caso de erro judicial grotesco que destrói a vida de gente de bem. Num dos últimos que atendi, um rapaz ficou um tempão preso porque uma vadia o "reconheceu" pelo cheiro um mês depois do fato e o acusou de ser seu estuprador, muito embora ela tenha dito que a pessoa que a estuprou estivesse usando capuz e fosse escuro.
É verdade. Você sabe que o governo editou um novo Código Civil, não faz muito tempo, isso me deu umas esperanças: quem sabe, um dia, nosso código penal seja menos lunático e medieval. Se funciona com o Direito Civil (como você disse), quem sabe com o outro não funcione, também.

O "novo" código civil ficou tanto tempo em votação que quando entrou em vigor já estava velho. Melhorou bastante mas não respondeu várias indagações da atualidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #79 Online: 27 de Junho de 2007, 11:58:52 »
Ôôô… tadinhooosss!!

aposto que você também teve a mesma complacência com os "garotos" que arrastaram o menino João Hélio não é? não esperneou por pena de morte nem os considera um câncer que precisa ser extirpado da sociedade. Defende que o estado deve recupera-los pois podem ser úteis a sociedade. que belo. um humanista
Com ladrões não sou piedoso não, com pessoas que tem uma pequena chance de serem pessoas úteis à sociedade sou extremamente piedoso sim.

hã? porque não há uma pequena chance de um ladrão ser utíl à sociedade? e com esses jovens bem criados há? porque só fizeram isso por farra. ESPANCARAM UMA MULHER. não foi num momento de fúria nem numa desavença, fizeram isso premeditadamente. como você considera isso normal?
Não disse que é normal, muito longe disso.

Quando voce diz que eles "podem ser úteis à sociedade" me vem vários questionamentos:

1- Eles podem ser "úteis" por que são da classe média e não pobres de uma favela?

2- Os que voce considera que não são "úteis", aí sim, devem ir para a prisão e se lascarem?

3- Que conceito de "útil" voce tem?

4- O erro deles pode ser amenizado só por que eles seriam "úteis" para a sociedade?
Eu somente disse que eles não deveriam ser presos junto a marginais de classe baixa pelo ÚNICO motivo de não serem mortos, disse que eles não mereciam a morte em um país que estupradores e sequestradores não ficam nem dez anos presos.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #80 Online: 27 de Junho de 2007, 12:03:18 »
Criminosos ricos não podem ficar junto de criminosos pobres para não serem mortos.................

E criminosos pobres podem ser morto por outros criminosos pobres?

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Temma

• Visitante
« Resposta #81 Online: 27 de Junho de 2007, 12:22:33 »
Criminosos ricos não podem ficar junto de criminosos pobres para não serem mortos…………

E criminosos pobres podem ser morto por outros criminosos pobres?

sinceramente, isso me causa asco.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 27 de Junho de 2007, 13:37:31 »
Eu somente disse que eles não deveriam ser presos junto a marginais de classe baixa pelo ÚNICO motivo de não serem mortos, disse que eles não mereciam a morte em um país que estupradores e sequestradores não ficam nem dez anos presos.

Não existe uma lei tipificando este tipo de crime? Não existe uma lei definindo quem tem direito a prisão especial?

Eu não entendo qual é a dificuldade que as pessoas tem de aceitar uma lei...

Esta escrito na lei? Simples então... cumpra-se a risca o que esta escrito... ou seria melhor nem escrever bosta nenhuma.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #83 Online: 27 de Junho de 2007, 13:45:50 »

Não existe uma lei tipificando este tipo de crime? Não existe uma lei definindo quem tem direito a prisão especial?

Eu não entendo qual é a dificuldade que as pessoas tem de aceitar uma lei…

Esta escrito na lei? Simples então… cumpra-se a risca o que esta escrito… ou seria melhor nem escrever bosta nenhuma.

Ué, na cadeia eles terão as mesmas chances que qualquer outro criminoso de baixa renda teria...

Boa sorte pra eles... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 27 de Junho de 2007, 14:42:35 »
Quando eu falei que esses criminosos deveriam ser tratados com mais severidade por serem de classe alta eu estava ainda tomado pela indignação, minha frase teve um teor mais emocional do que racional. Agora com a cabeça mais fria concordo com os argumentos apresentados em contrário.

Deixa eu acrescentar uma coisa aqui:

Pai chora ao ver acusado de agressão

Família acompanha saída de jovem da delegacia para Polinter.
Delegado pediu que prisão temporária seja prorrogada para 30 dias.

Bastante transtornados, os pais do estudante de Direito Rubens Arruda Bruno, 19 anos, acompanharam o filho na saída da delegacia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (26), quando era levado para a carceragem da Polinter, na Zona Portuária. Estavam juntos a avó materna e a irmã de Rubens, que chorava muito. O estudante de Turismo Rodrigo Bassalo também foi transferido. Os dois cobriram o rosto para não ser fotografados.

“Tchau, filho”, disse Ludovico Ramalho Bruno, acenando para o carro da polícia, enquanto chorava. Em seguida, saiu pela rua, passando a mão na cabeça, desorientado. A filha, que levou roupas e uma sacola com frutas e comida para o irmão, desabou: “Vai com Deus”. A avó ainda conseguiu dar um beijo no rosto do neto, apesar da escolta policial.

O delegado Carlos Augusto Nogueira Neto, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca) pediu que a prisão temporária dos cinco acusados de agredir a empregada doméstica Sirlei Dias de Carvalho Pinto seja estendida de cinco para 30 dias. Ele ainda aguarda decisão da Justiça.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL59203-5606,00.html

A impressão que eu fiquei desta e de outras reportagens sobre as famílias dos bandidos é que eles não parecem mostrar nenhuma indignação pela barbárie que eles cometeram, não vi nenhuma frase de reprovação, nada, somente pais dizendo que seus filhos são bons meninos, que estudam, que cometeram um errinho bobo... Enfim, me parecem realmente famílias que não souberam impor limites.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #85 Online: 27 de Junho de 2007, 14:55:16 »
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL58952-5606,00.html
O pai de Rubens, Ludovico Ramalho Bruno, não duvida que os cinco jovens tenham cometido a violência, mas acha injusto que eles sejam presos na mesma cela de outros criminosos e fez um apelo às autoridades. “Nós, pais, não temos culpa disso. Eles cometeram um erro. Essa agressão foi um absurdo e devem pagar por isso. Mas não junto com outros bandidos. São primários e estudam. Foi um deslize na vida deles”.
Sobre a declaração do pai de um dos acusados, que disse que “são crianças e não podem ficar presos com criminosos”, Sirlei desabafou: "Acho que eles têm que ser presos sim, já que são adultos para bater numa mulher sozinha no meio da rua”.

Disse tudo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #86 Online: 27 de Junho de 2007, 17:48:33 »
Eu somente disse que eles não deveriam ser presos junto a marginais de classe baixa
Eles são marginais.

pelo ÚNICO motivo de não serem mortos, disse que eles não mereciam a morte em um país que estupradores e sequestradores não ficam nem dez anos presos.
Não, você disse que o motivo era a utilidade que eles poderiam ter.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #87 Online: 27 de Junho de 2007, 17:56:25 »
Eu somente disse que eles não deveriam ser presos junto a marginais de classe baixa
Eles são marginais.

pelo ÚNICO motivo de não serem mortos, disse que eles não mereciam a morte em um país que estupradores e sequestradores não ficam nem dez anos presos.
Não, você disse que o motivo era a utilidade que eles poderiam ter.

Sim, não gostaria que eles morressem já que podem ser úteis a sociedade, na verdade não desejo a morte para quase ninguém além de Lula, Dirceu, Marcola e Beira-Mar.

Eles são marginais.

De classe média-alta, bandido de baixa se dá com bandido de baixa, um de alta morre.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 27 de Junho de 2007, 17:59:56 »
fato é que, devido ao crime cometido e à própria classe social dos rapazes, chuto que não saem vivos da prisão. mas deve haver regimes especiais, algo assim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #89 Online: 27 de Junho de 2007, 18:05:46 »
De classe média-alta, bandido de baixa se dá com bandido de baixa, um de alta morre.

Muito me interessou essa afirmação...

Onde você viu isso? :hein:

fato é que, devido ao crime cometido e à própria classe social dos rapazes, chuto que não saem vivos da prisão. mas deve haver regimes especiais, algo assim.

Sim... os presídios e penitenciárias costumam ter celas separadas para pessoas ameaçadas... São os chamados "duzentões"...

Mas eles serão presos com outros que cometeram crimes polêmicos (estupro, infanticídio, etc...) da ralé, não da mesma classe como quer o Daniboy...

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #90 Online: 27 de Junho de 2007, 18:18:48 »
Muito me interessou essa afirmação…

Onde você viu isso?  :hein:

Se você acha que se colocarem um riquinho na mesma cela onde ficam presidiários normais ele não irá ser espancado, você mora em outro planeta que o meu.

Sim… os presídios e penitenciárias costumam ter celas separadas para pessoas ameaçadas… São os chamados "duzentões"…

Mas eles serão presos com outros que cometeram crimes polêmicos (estupro, infanticídio, etc…) da ralé, não da mesma classe como quer o Daniboy…

Exatamente, o que seria praticamente uma sentença de morte para pessoas que cometeram delitos muito mais brandos que os de seus colegas de cela, dos quais metade não ficarão 10 anos presos.
Peter Atkins

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #91 Online: 27 de Junho de 2007, 18:29:46 »

Se você acha que se colocarem um riquinho na mesma cela onde ficam presidiários normais ele não irá ser espancado, você mora em outro planeta que o meu.

Olha... posso dizer que você anda assistindo muito Oz... :|

Sim… os presídios e penitenciárias costumam ter celas separadas para pessoas ameaçadas… São os chamados "duzentões"…

Mas eles serão presos com outros que cometeram crimes polêmicos (estupro, infanticídio, etc…) da ralé, não da mesma classe como quer o Daniboy…

Exatamente, o que seria praticamente uma sentença de morte para pessoas que cometeram delitos muito mais brandos que os de seus colegas de cela, dos quais metade não ficarão 10 anos presos.

Na verdade não... via de regra, presos criam uma relação de amizade bem rápido. Especialmente os que estão em detenção provisória. Desde que ele não se encolha em um canto e chore (o que atrairá a atenção do "macho-alfa" da cela, que irá querer "protegê-lo") o tempo todo, ele poderá se enturmar normalmente e nem ser estuprado.

Menos televisão, Dani... :)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #92 Online: 27 de Junho de 2007, 19:43:04 »
Quando sai o habeas corpus?
Nem pediram ainda? :lol:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #93 Online: 27 de Junho de 2007, 20:12:10 »
http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL58952-5606,00.html
O pai de Rubens, Ludovico Ramalho Bruno, não duvida que os cinco jovens tenham cometido a violência, mas acha injusto que eles sejam presos na mesma cela de outros criminosos e fez um apelo às autoridades. “Nós, pais, não temos culpa disso. Eles cometeram um erro. Essa agressão foi um absurdo e devem pagar por isso. Mas não junto com outros bandidos. São primários e estudam. Foi um deslize na vida deles”.

Se eles são realmente primários (vai saber) isso pode influenciar de modo que fiquem livres ? Tenho um conhecimento superficial a respeito.

Minha opinião : Cometeram um crime? Que a lei seja aplicada, ou como foi muito bem colocado aqui :

Sirlei desabafou: "Acho que eles têm que ser presos sim, já que são adultos para bater numa mulher sozinha no meio da rua”.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 27 de Junho de 2007, 21:43:10 »

Olha… posso dizer que você anda assistindo muito Oz… :|

Na verdade não… via de regra, presos criam uma relação de amizade bem rápido. Especialmente os que estão em detenção provisória. Desde que ele não se encolha em um canto e chore (o que atrairá a atenção do "macho-alfa" da cela, que irá querer "protegê-lo") o tempo todo, ele poderá se enturmar normalmente e nem ser estuprado.

Menos televisão, Dani… :)

Alguém que sabe o que esta falando e não fica apenas em supunhetações irrelevantes (calma Diego, não estou te colocando no lugar do preso.).

Existe um critério de "hierarquia" dentro da prisão... o preso, comum, quando percebe que o outro preso esta em um nível superior (por exemplo, o "topo" da hierarquia é o assaltante de banco... e o nível mais baixo é o estuprador (e homicida) de menores, este só se fode, literalmente) ele passa a ser respeitado... pois trata-se de um possível "agente facilitador" ou um cabeça como se diz na gíria popular.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #95 Online: 27 de Junho de 2007, 22:06:18 »
Sim, um playboyzinho pode ser muito interessante... possui bons advogados, tem dinheiro, pais atenciosos que fariam muitas coisas pelos filhos... etc...

Se um cara desses tiver um mínimo de maldade, chega a mandar na cela e conseguir uma moral interessante entre os presos da cadeia em geral...

E Dani, seu danadinho... tire de sua mente essas suas fantasias de pessoas sendo automaticamente estupradas ao chegar na cadeia... a coisa nãoi funciona assim. Existe uma complexidade nessas comunidades carcerárias que só de tentar pensar em digitar, minha cabeça começa a doer...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 27 de Junho de 2007, 22:50:22 »
Sim, um playboyzinho pode ser muito interessante… possui bons advogados, tem dinheiro, pais atenciosos que fariam muitas coisas pelos filhos… etc…

Tem capacidade intelectual de planejar crimes com alta relação ganho e baixa relação riscos.  :wink:

Assaltantes de banco... estelionatários... falsificadores...

Mais ou menos assim que se dá a hierarquia dentro das prisões.  :wink:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #97 Online: 28 de Junho de 2007, 09:51:42 »

Eu não entendo qual é a dificuldade que as pessoas tem de aceitar uma lei…

Esta escrito na lei? Simples então… cumpra-se a risca o que esta escrito… ou seria melhor nem escrever bosta nenhuma.

Mas não tem aquela coisa que lei não foi feita para cumprir a risca e sim para ser INTERPRETADA??? Cada caso é um caso. Cada juiz interpreta da maneira que lhes bem apetece...e se for conhecido do réu pior (ou melhor) ainda....  :?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #98 Online: 28 de Junho de 2007, 09:57:44 »
Bastante transtornados, os pais do estudante de Direito Rubens Arruda Bruno, 19 anos,

Putz!!!!!!!!!!!! Ainda por cima estudante de direito!!!!!!!!!! FDP!!!!  :bravo:

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #99 Online: 28 de Junho de 2007, 10:13:21 »
Sim, um playboyzinho pode ser muito interessante… possui bons advogados, tem dinheiro, pais atenciosos que fariam muitas coisas pelos filhos… etc…

Se um cara desses tiver um mínimo de maldade, chega a mandar na cela e conseguir uma moral interessante entre os presos da cadeia em geral…

E Dani, seu danadinho… tire de sua mente essas suas fantasias de pessoas sendo automaticamente estupradas ao chegar na cadeia… a coisa nãoi funciona assim. Existe uma complexidade nessas comunidades carcerárias que só de tentar pensar em digitar, minha cabeça começa a doer…
Pfff....fantasias? Olhe a repercussão, a batalha de classes clássica de "empregada x riquinhos", você tenta me rebaixar mas se já tivesse entrado em uma cela saberia.
Peter Atkins

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!