Bom, ainda não li o tópico todo mais vou postar um acontecimento que tive com a minha família espirita, vale a pena ler:
Hoje passei por uma situação que comprova o profundo desconhecimento de alguns crentes frente a outros aspectos, principalmente o científico, e que não vale mesmo a pena entrar nessas discuções,
Discute com minha familia, que é espírita, sobre argumentos que eles usam para explicar certos fenômenos, como as famosas conversas com espiritos, aparições, os mediuns (a maioria comprovadamente farsas) e etc.
Sempre que eu tentava refutar as tais aparições dos espiritos ou algo que foi sentido durante uma cirurgia "espirita", afirmavam sem sombras de dúvidas que era verdade, sequer deixando abrir margem para possiveis explicações mais cientificas, afinal nosso cérebro é facilmente engado por vários motivos, e há pesquisas que mostram isso. Mas não, eu sempre ouvia "Com certeza é provado isso, os espíritos são obvios" e coisas do tipo, o famoso argumento "ad hoc". Fora que sempre que eu refutava, por exemplo, que não existe deus, me olhavam com uma cara de pavor do tipo "Nossa você está louco? Então quem criou isso tudo?", e realmente acham que a saída deles, de que deus criou, e realmente satisfatória.
E quando eu perguntava, "Como que uma coisa tão perfeita, nunca sequer questionou sua existência?" (afinal, como Darwin nos prova, nada complexo surge por acaso), e lá vinham os argumentos do Dragão: "Mas ele é a causa primária que criou tudo, ele é muito perfeito, sempre esteve aqui". Teve mais sandices, mas paro por aqui, já devem ter notado o que eu passei.
Pessoas impressionável, se impressionam com qualquer coisa, desde uma sombra ou um vulto, até uma possível "aparição de um espirito", a qual sequer tentam buscar outra explicação.
E ainda falam "Você precisa sentir isso que eu senti para acreditar que há algo além e etc". Mas é tão falho esse argumento, como quando as pessoas achavam que raios eram divinos e agora sabe-se com certeza que não. O que é sentido na tal cirurgia, pode ter uma explicação diferente para várias pessoas, e talvez algumas sequer argumentem que foi coisa do "além". A vontade de crer pode sim interfirir no pensamento racional, criando até certas ilusões ou alucinações.
E tem mais, me disseram o completo delírio de que "Darwin prova o espiritismo" ahahahahahah. E acreditem, há mais pessoas que levam isso a sério.
Darwin jamais colocaria seu nome numa crença absurda, que se baseia no próprio cunho filosófico de seu criador (obviamente), e apartir disso é começado os argumentos "ad hoc", sempre acrescentando mais e mais fantasias a doutrina, e nunca dando espaço para um debate e como comprovar seus fundamentos.
Ainda ouvi o disparate que preciso estudar mais filosofia. Quando quem precisa estudar mais, só que ciência, foi o meu indagador.
Falaram também que a pessoa só pode imaginar algo que já tenha visto, e citou o exemplo de que via um Minotauro quando criança, e que então como estava na cabeça dela, só poderia ter visto por espirito, afinal sabemos que minotauros não andam pela rua.
E tem mais e mais loucuras, do tipo "Os antigos desenhavam os astros, as figuras do horóscopo, porque o espírito dessas figuras apareciam para eles, então isso prova o espiritismo, afinal eles jamais imaginariam isso sem ter visto". Tipo, WTF?!!!
Juro pra vocês, fiquei sem reação depois de tal disparate. Eu fico impressionado como as pessoas leêm qualquer porcaria, de um filósofo sei lá de onde, um livro, ou até a Bíblia, levam a sério e pregam, com convicção tais coisas.
E sabe o mais íncrivel? Aparentemente, eu sai como possível "perdedor" do debate, porque as afirmações eram ditas com tal veemência, que mal havia espaço para eu debater e ainda esboçavam risadas, como se eu estivesse falando loucuras. E ai que entra a famosa frase de Carl Sagan: "“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."
Mas valeu como experiencia, de que mesmo na minha família, onde as pessoas são mais inteligentes e tem mais cultura, eu fui reçachado por pura incompreensão (possívelmente contra argumentaram que eu não compreendi, o que mais ridiculo ainda).
Agora imagine o cara tentar falar isso numa Igreja.