Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115792 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #800 Online: 08 de Setembro de 2006, 00:43:25 »
Sugestão e percepção seletiva explicam muita coisa.  Outro dia me falaram sobre o Fiat Doblò.  Eu nem sabia que o carro existia antes.

Depois que me chamaram a atenção para esse modelo, de repente o vejo praticamente todo dia, em metade dos estacionamentos que uso.

Como o Apod, suspeito que esse dirigente tem o hábito de fazer perguntas que podem "quebrar o gelo".  Como é hábito, passa despercebido a maior parte do tempo.  É muito natural.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #801 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:18:27 »
Oi, Luis. Tudo bem?

O caso que nos contou do Fiat Doblo, irá acontecer igualmente a presença de espiritos, assim que o Espiritismo for comprovado para vocês...  X-D
Explique-se melhor em como o dirigente poderia ter descoberto a dicussão em minha casa na quarta. Se possível é claro.

Abração,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #802 Online: 08 de Setembro de 2006, 13:34:03 »
Explique melhor em como o dirigente poderia ter descoberto a dicussão em minha casa na quarta. Se possível é claro.

Obviamente não sei, Douglas.  _Suspeito_ que pode ter sido simplesmente uma dessas situações que esquecemos facilmente quando não são confirmadas e acabamos lembrando quando acontece de ser confirmadas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #803 Online: 09 de Setembro de 2006, 01:02:58 »
Explique melhor em como o dirigente poderia ter descoberto a dicussão em minha casa na quarta. Se possível é claro.

Obviamente não sei, Douglas.  _Suspeito_ que pode ter sido simplesmente uma dessas situações que esquecemos facilmente quando não são confirmadas e acabamos lembrando quando acontece de ser confirmadas.
Não dá para saber porque faltam mais dados. Sua mãe poderia por exemplo ter comentado algo sem se dar conta do fato. Naturalmente ela não se lembraria de ter contado nada. O fato de algo não ter uma explicação aparente não significa que a única explicação possível e verdadeira é a existência de espíritos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

APODman

• Visitante
« Resposta #804 Online: 09 de Setembro de 2006, 13:53:03 »
Citação de: Douglas
Oi, Apodman,

Quanto tempo? Tudo bem com você?

Tudo na santa paz de Mitra

Só gostaria de deixar bem claro que não contei esse caso para provar nada. Foi algo que aconteceu que achei interessante divulgar, já que relatei aqui outros fenomenos ocorridos comigo..

Vindo de vc não esperava este erro.

E conforme disse anteriormente não conheço a médium. Conheço o dirigente da reunião. Também não discutimos em nenhum outro momento durante as últimas semanas. Isto não é muito frequente, chega quase a ser raro. Muita coincidência ela acertar o dia que ocorreu uma discussão

Mas discutem.

A medium acertar uma data em que ocorreu uma discussão na sua familia é muito pouo para se afastar o acaso justamente pq até onde sabemos ocorreu uma única vez.

Se tal acerto se repetisse com uma frequência acima daquela que o acaso, o chute, permitiria que acertasse então poderiamos considerar que ali existe algo estranho.

Quando eu era espírita tomava constantemente este tipo de "acerto" como prova de mediunidade.

Agora, uma pergunta. Nunca aconteceu algum fenomeno do tipo que o deixou com a pulga atrás da orelha, já que foi espirita por muito tempo?

Abraços,

Até 2002 apesar de não ser mais espírita, e já achar a DE muito furada, ainda tinha comigo um caso que permanecia sem solução ( prova disto é que eu havia comentado sobre ele com o Luis Brudna e com a Psychocandy ainda nos tempos do canal STR no MIRC ).

Uma das únicas evidências sobre a "fenomenologia mediunica" deste período em que fui espírita e que ainda me intrigava foi referente a uma mensagem psicografada que uma pessoa próxima teria recebido em 1994 em um centro espírita chamado Grupo Noel, perto da minha residência.

Infelizmente na época de DE eu não pensava em anotar os casos, teria sido interessante para possuir um acervo que seria útil na atualidade.

O que me intrigou nesta carta foi que EU TB estava presente na sessão em que ela foi recebida.

A estória foi assim:

Um parente próximo desta pessoa havia falecido e quando em certa noite estavamos passando por uma avenida de São Paulo ao passar na frente do centro espírita Grupo Noel a pessoa resolveu entrar para pedir "vibrações" para o ente falecido.

O centro já estava lotado e tivemos que sentar ao fundo de todos, nas últimas cadeiras. Pouco depois nos informaram que havia começado uma sessão de psicografia e teriamos que esperar antes de falar com alguém.

Não viamos os "mediuns" da posição onde estavamos e aquela era a primeira vez que ambos estavamos lá supostamente ninguém nos conhecia.

Ao fim da sessão então ouvimos alguém pronunciar:

"De Milburges para Mariazinha"

A pessoa deu um pulo da cadeira e eu mesmo havia entendido o pq: Milburges era o nome da sogra daquela pessoa, mae do cunhado que havia acabado de falecer. Não se tratava de um nome fácil de ser "chutado".

A mensagem possuia o seguinte conteúdo:

Mariazinha,

Pode apaziguar a família que o nosso José Joaquim está conosco e ainda dorme.
É claro que ele vai necessitar de um tempo para que acorde tranquilo.
A família aqui está unida com o abraço e carinho da

Buginha

Para começar:

- Mariazinha não era o nome da pessoa, o nome correto era Maria, Mariazinha era apelido.

- José Joaquim era o nome do falecido

- "Ainda dorme" pressupõe que ele estava dormido desde antes da mensagem e realmente a pessoa morreu dormindo.

- Buginha era o apelido de Milburges

Como saberiam de tantos detalhes ? Óbvio que a carta era verdadeira.

Esta dúvida perdurou durante muito tempo até mesmo depois de ter me tornado ateu.

Até o dia em que eu encontrei o Zangari ano passado.

Ele simplesmente me perguntou:

- Ela ( a Mariazinha ) não pode ter mentido ?
- Mas pq ?
- Talvez pq ela achasse que convencendo a todos da autenticidade da carta poderia realmente "apaziguar a familia", talvez ela tenha passado lá antes e fornecido os dados que constaram na carta. Pressione ela.

Mesmo duvidando de que poderia ser este o caso pressionei a Maria, e mais de dez anos depois ela me contou:

- Eu fui no dia anterior e havia passado o nome de quem desejava receber a mensagem, o nome do falecido e havia comentado de como ele havia falecido. Falei tb da tristeza da familia, de que Fulano e Beltrano estavam acabados e que todos só falavam da Buginha, que bem que ela poderia mandar uma carta psicografada para que todos soubessem de notícias...

Após mais de 10 anos de mistério estava resolvido, tão simples, uma mentira piedosa.

EU não queria colocar em duvida a palavra da pessoa  e talvez no fundo não desejasse deixar de acreditar no último ponto que mantinha certa dúvida a respeito de uma existência da vida após a morte e por isto talvez nao quisesse saber da verdade total da estória.

Detalhes: O Centro espirita é que solicitava o nome da pessoa "desencarnada" do qual se desejava receber a carta e do que o fulano havia falecido. Estas informações sempre eram solicitadas nos centros de psicografia que eu havia frequentando.

No caso Maria forneceu o nome da Milburges mas que desejava saber noticias do José Joaquim

Este foi um caso marcante por isto eu o guardei de memória, mas da infinitude de outros casos que ouço desde criança não me recordo de nenhum por completo mesmo pq na época eu nao tinha interesse em uma investigação,  muitos menos cética, e quando algo era desmistificado eu apenas pensava: "Ó puxa !" e continuava na minha firme convicção na DE.

[ ]´s
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 13:56:06 por APODman »

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #805 Online: 09 de Setembro de 2006, 20:16:31 »
APOdman,

Interessante o caso narrado por você. Você chegou a ler o livro do jornalista Marcel Souto Maior, Por trás do véu de Isis?

Tem vários casos parecidos com o que você narrou. Um médium que utiliza muito deste artificio de solicitar informações as pessoas é o Carlos Baccelli e o Celso (esqueci o nome dele agora....acho que á Afonso) de Uberaba. O Baccelli inclusive mantém um assistente na porta pedindo os dados.

Agora tem outra médium que ele acompanhou que não pedia dados nenhum. Infelizmente não estou com o livro. Emprestei a um colega. Assim que ele me devolver eu posto como o jornalista acompanhou esta médium.

Vou aguardar para ver se ocorrem novos fatos aqui em casa.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Vermelhor

• Nível 00
  • *
« Resposta #806 Online: 15 de Setembro de 2008, 22:31:45 »
Pelo amor de Deus né.......
Nunca ouvi (na verdade li........rsssss) tanta besteira na vida!
Esses espíritas são mestres em enrolar a gente, dizendo que não é possível provar os fenômenos espíritas através de experimentos científicos!
Por que eles não fazem isso num teatro, na rua, num programa de TV, pra todos comprovarem? Por que que tem que ser feito no centro espírita?
Isso sem falar nos convites que os espíritas recebem pra provar isso numa TV, ao vivo, mas ninguém encara as câmeras! Por que será? Por que eles não provam esses fenômenos para os céticos aí que oferecem grandes quantias em dinheiro para quem prova que todos esses fenômenos são verdadeiros!
Se disserem que as provas de todos esses fenômenos estão nos livros, o papel aceita tudo..........nas "psicografias", idem..........
Realmente não tenho saco pra essas tontices, sabe?!
Fui espírita por 3 anos e perdi meu tempo ouvindo essas bobagens!
:nojo:

Muito legal a sua iniciativa de busca. Você encontrará fenomenos fisicos (materialização) no Lar Frei Luiz no Rio de Janeiro.

É o que dizem.

Mas lembro que eles se recusam terminantemente a serem investigados (surprise, surprise !!  ;) ).

[ ]´s

É lógico que eles vão se recusar a serem investigados, pois quem deve, teme! Eles sabem que isso é mentira e não vão deixar que ninguém os investiguem!
« Última modificação: 15 de Setembro de 2008, 22:34:22 por Vermelhor »

Offline Jorje Junqueira

• Nível 05
  • *
« Resposta #807 Online: 16 de Setembro de 2008, 20:27:08 »
  :ok:Depois de ler o texto, cheguei a conclusão de que o espírito é feito de antimatéria. Ou será da matéria escura? Ai meu jesus cristim, quanta tolice. :histeria:

Jorje Junqueira

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #808 Online: 29 de Setembro de 2008, 21:57:02 »
  :ok:Depois de ler o texto, cheguei a conclusão de que o espírito é feito de antimatéria. Ou será da matéria escura? Ai meu jesus cristim, quanta tolice. :histeria:

Jorje Junqueira

Se você achou isso tolice, então nem passe perto da hilariante ''Teoria corpuscular do espírito'', do ilustre desconhecido Engenheiro (sic) Hernani Guimarães Andrade, uma canhestra tentativa de aplicação do modelo atômico de Bohr (!!!) à pretensa estrutura do espírito. Pior que deixou seguidores, como o tal ''Modelo organizador biológico'', do outro ilustre desconhecido Doutor (sic) Jorge Andréa. Isso sem falar daqueles desconhecidos que nem ilustres são.

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #809 Online: 30 de Setembro de 2008, 00:09:16 »
Por que eles não provam esses fenômenos para os céticos aí que oferecem grandes quantias em dinheiro para quem prova que todos esses fenômenos são verdadeiros!
Se disserem que as provas de todos esses fenômenos estão nos livros, o papel aceita tudo..........nas "psicografias", idem..........

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #810 Online: 30 de Setembro de 2008, 07:56:52 »
O pior, Sklogw, é que a "ciência espírita" acaba citando Hernani Guimarães como um de seus maiores nomes, por falta de outros candidatos.  As bases se tornaram tão frágeis que é preciso se auto-iludir.

Offline BRIAN FURY

• Nível 10
  • *
  • THE POWER IS MINE.
« Resposta #811 Online: 04 de Outubro de 2008, 01:48:53 »
Olá, pessoal! Alguem aqui tem algo a dizer a respeito da conscienciologia e ou da projeciologia?
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 01:51:25 por ÔNIX »
???

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #812 Online: 04 de Outubro de 2008, 01:53:32 »
Não sei nem porquê me dei ao trabalho de ler tudo...

2

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #815 Online: 16 de Outubro de 2008, 19:50:44 »
Bom, ainda não li o tópico todo mais vou postar um acontecimento que tive com a minha família espirita, vale a pena ler:
Hoje passei por uma situação que comprova o profundo desconhecimento de alguns crentes frente a outros aspectos, principalmente o científico, e que não vale mesmo a pena entrar nessas discuções,

Discute com minha familia, que é espírita, sobre argumentos que eles usam para explicar certos fenômenos, como as famosas conversas com espiritos, aparições, os mediuns (a maioria comprovadamente farsas) e etc.
Sempre que eu tentava refutar as tais aparições dos espiritos ou algo que foi sentido durante uma cirurgia "espirita", afirmavam sem sombras de dúvidas que era verdade, sequer deixando abrir margem para possiveis explicações mais cientificas, afinal nosso cérebro é facilmente engado por vários motivos, e há pesquisas que mostram isso. Mas não, eu sempre ouvia "Com certeza é provado isso, os espíritos são obvios" e coisas do tipo, o famoso argumento "ad hoc". Fora que sempre que eu refutava, por exemplo, que não existe deus, me olhavam com uma cara de pavor do tipo "Nossa você está louco? Então quem criou isso tudo?", e realmente acham que a saída deles, de que deus criou, e realmente satisfatória.

E quando eu perguntava, "Como que uma coisa tão perfeita, nunca sequer questionou sua existência?" (afinal, como Darwin nos prova, nada complexo surge por acaso), e lá vinham os argumentos do Dragão: "Mas ele é a causa primária que criou tudo, ele é muito perfeito, sempre esteve aqui". Teve mais sandices, mas paro por aqui, já devem ter notado o que eu passei.
Pessoas impressionável, se impressionam com qualquer coisa, desde uma sombra ou um vulto, até uma possível "aparição de um espirito", a qual sequer tentam buscar outra explicação.

E ainda falam "Você precisa sentir isso que eu senti para acreditar que há algo além e etc". Mas é tão falho esse argumento, como quando as pessoas achavam que raios eram divinos e agora sabe-se com certeza que não. O que é sentido na tal cirurgia, pode ter uma explicação diferente para várias pessoas, e talvez algumas sequer argumentem que foi coisa do "além". A vontade de crer pode sim interfirir no pensamento racional, criando até certas ilusões ou alucinações.

E tem mais, me disseram o completo delírio de que "Darwin prova o espiritismo" ahahahahahah. E acreditem, há mais pessoas que levam isso a sério.
Darwin jamais colocaria seu nome numa crença absurda, que se baseia no próprio cunho filosófico de seu criador (obviamente), e apartir disso é começado os argumentos "ad hoc", sempre acrescentando mais e mais fantasias a doutrina, e nunca dando espaço para um debate e como comprovar seus fundamentos.
Ainda ouvi o disparate que preciso estudar mais filosofia. Quando quem precisa estudar mais, só que ciência, foi o meu indagador.

Falaram também que a pessoa só pode imaginar algo que já tenha visto, e citou o exemplo de que via um Minotauro quando criança, e que então como estava na cabeça dela, só poderia ter visto por espirito, afinal sabemos que minotauros não andam pela rua.
E tem mais e mais loucuras, do tipo "Os antigos desenhavam os astros, as figuras do horóscopo, porque o espírito dessas figuras apareciam para eles, então isso prova o espiritismo, afinal eles jamais imaginariam isso sem ter visto". Tipo, WTF?!!!
Juro pra vocês, fiquei sem reação depois de tal disparate. Eu fico impressionado como as pessoas leêm qualquer porcaria, de um filósofo sei lá de onde, um livro, ou até a Bíblia, levam a sério e pregam, com convicção tais coisas.

E sabe o mais íncrivel? Aparentemente, eu sai como possível "perdedor" do debate, porque as afirmações eram ditas com tal veemência, que mal havia espaço para eu debater e ainda esboçavam risadas, como se eu estivesse falando loucuras. E ai que entra a famosa frase de Carl Sagan: "“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."

Mas valeu como experiencia, de que mesmo na minha família, onde as pessoas são mais inteligentes e tem mais cultura, eu fui reçachado por pura incompreensão (possívelmente contra argumentaram que eu não compreendi, o que mais ridiculo ainda).
Agora imagine o cara tentar falar isso numa Igreja.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 20:25:25 por guicn »

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #816 Online: 16 de Outubro de 2008, 20:46:21 »
Citação de: guicn
E sabe o mais íncrivel? Aparentemente, eu sai como possível "perdedor" do debate, porque as afirmações eram ditas com tal veemência, que mal havia espaço para eu debater, e ainda esboçavam risadas, como se eu estivesse falando loucuras.
É porque você era a minoria (ateísta, suponho) no meio de uma maioria espírita. As opiniões das minorias são sempre desprezadas. O mesmo ocorreria se houvesse um único espírita no meio de um monte de ateístas. E isso independe do lado que está com a razão.

Quanto às convicções espíritas, bem, eu não sou médium, não frequento centros e não distribuo roupas ou sopas, e me satisfiz somente pela leitura, mesmo sem me sentir obrigado a crer numa única comunicação mediúnica, nem mesmo em Allan Kardec. Aliás, a minha primeira leitura de Allan Kardec foi extremamente crítica, onde eu procurava encontrar mais as falhas do que os acertos; e eu tinha quase que convicção que após a leitura eu me consideraria meio-espírita, ou um "sem religião", e que rejeitaria metade da doutrina, por causa de certas coisas que eu ouvia, não concordava e julgava que fossem espíritas. Mas na prática isso não se confirmou.

A ciência, enquanto ciência, sozinha, é insuficiente para alavancar o progresso humano; ela precisa do apoio da Filosofia. A Filosofia, na maioria das vezes, anda adiantada da ciência; ela vê antes o que a ciência só comprova depois. Só é preciso tomar bastante cuidado com o uso da lógica e com o sistema de premissas, ou seja, considerar fatos como fatos e hipóteses como hipóteses. O maior erros dos "filósofos" é esse: assume como hipotético aquilo que já é uma verdade, e como verdade aquilo que ainda é hipotético.

Estou dizendo isso só para reforçar a idéia de que nem tudo o que não foi ainda comprovado pela ciência deva ser desprezado. Há muitas verdades ainda que são apenas filosóficas, mas que após algum tempo serão também científicas. Mas não significa que não devemos rejeitar nada, longe disso. Há muita coisa que não é nem científica e nem filosófica. Isso se pode rejeitar sumariamente.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #817 Online: 16 de Outubro de 2008, 20:51:22 »
Citação de: guicn
E sabe o mais íncrivel? Aparentemente, eu sai como possível "perdedor" do debate, porque as afirmações eram ditas com tal veemência, que mal havia espaço para eu debater, e ainda esboçavam risadas, como se eu estivesse falando loucuras.
É porque você era a minoria (ateísta, suponho) no meio de uma maioria espírita. As opiniões das minorias são sempre desprezadas. O mesmo ocorreria se houvesse um único espírita no meio de um monte de ateístas. E isso independe do lado que está com a razão.

É uma boa explicação.  Mas só metade verdadeira, pela minha experiência pessoal.  Ao contrário de cristãos e outros tipos de interlocutores, espíritas tendem naturalmente a ridicularizar e ofender quem deles discorda.  É o resultado direto do tipo de apego emocional que tem às suas crenças.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #818 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:11:33 »
Sim, isso ocorre. É mais comum, por exemplo, eu ter discussões fortes com outros espíritas do que com céticos ou profitentes de outras religiões. Mas quem é que disse que a Filosofia é fácil? Aonde há muita filosofia é bem mais comum encontrar pseudo-filosofia, e a maioria dos pseudo-filósofos fica bastante contrariada quando demonstrados os seus erros lógicos. Só espero não ser eu o "pseudo-filósofo", hehe... Mas infelizmente a gente é o último a perceber...
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #819 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:33:13 »
Eu nem iria tão longe.  É simplesmente uma atitude que a doutrina encoraja, essa de tentar sufocar a oposição.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #820 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:39:25 »
A ciência, enquanto ciência, sozinha, é insuficiente para alavancar o progresso humano; ela precisa do apoio da Filosofia. A Filosofia, na maioria das vezes, anda adiantada da ciência; ela vê antes o que a ciência só comprova depois. Só é preciso tomar bastante cuidado com o uso da lógica e com o sistema de premissas, ou seja, considerar fatos como fatos e hipóteses como hipóteses. O maior erros dos "filósofos" é esse: assume como hipotético aquilo que já é uma verdade, e como verdade aquilo que ainda é hipotético.

Estou dizendo isso só para reforçar a idéia de que nem tudo o que não foi ainda comprovado pela ciência deva ser desprezado. Há muitas verdades ainda que são apenas filosóficas, mas que após algum tempo serão também científicas. Mas não significa que não devemos rejeitar nada, longe disso. Há muita coisa que não é nem científica e nem filosófica. Isso se pode rejeitar sumariamente.

Sim, de acordo, mas as pessoas jogam todas as filosofias no mesmo buraco e mandam o cara ler.
Compreendi o que quis dizer, até porque apartir da Filosofia que se derivou a Ciência.
Mas aceitar qualquer baboseira filosófica mesmo como hopótese, é demais. O que eu quis dizer por terem me mandado ler sobre Filosofia, é que estão presupondo que a filosofia por si só vai provar que estamos (ateus) com o raciocínio limitado, por não crermos em elementos ou fenômenos sobrenaturais e darmos respostas mais abstratas ainda para eles.

Foi bom falar nisso, porque segundo uma pessoa da minha família, ela acha mais interessante estudar Astrologia do que Astronômia, afinal segundo ela, a Astronômia estaria limtando o seu conhecimento.
Então eu paro, filosofo e chego a seguinte conclusão: a pessoa acha que, digamos, se "ilimitar" no conhecimento sobre os astros, estrelas e planetas, é atribuindo características pseudo-cientificas, como afirmar que o planeta X, quando entra em órbita alinhando com Y, vai gerar uma energia tal que interferirá no meu modo de agir e pensar aqui no nosso planeta. Fora, claro, as análises baseadas na data, hora e local do nascimento, a qual são atribuidas características gerais sobre a pessoa.
Sério mesmo, alguém acha que isso é "ilimitar" o conhecimento? Criar uma fantasia e proseguir nela, achando que está num aprofundamento muito maior que o do campo Astronomo.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #821 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:55:11 »
Eu nem iria tão longe.  É simplesmente uma atitude que a doutrina encoraja, essa de tentar sufocar a oposição.
Alguns espíritas fazem isso, a doutrina não encoraja. A doutrina encoraja a formação de grupos pequenos, porque é mais fácil conseguir unidade de vistas, e com unidade de vistas o trabalho é mais produtivo. A doutrina quer que cada um trabalhe desembaraçadamente e que faça todo o possível para fundamentar seus pontos de vista; para provar que suas idéias estão certas e todos os outros divergentes estão errados. A doutrina está preparada para se posicionar ao lado do vencedor, ou seja, daquele que conseguir demonstrar que suas hipóteses é que são as verdadeiras. Essa é a luta justa e que a doutrina encoraja.

Mas a doutrina não encoraja a maledicência, a sabotagem, o ódio entre grupos, etc... Os sistemas devergentes precisam ser vencidos quando esses usufruem da totalidade de suas forças e liberdade, sem nenhum tipo de constrangimento. Os debates e as divergências entre os grupos, portanto, é coisa normal. O que não é normal é que eles se atirem pedras. A verdade precisa ser proferida, e não defendida.

"Tendes um modo de ver diferente do nosso, não simpatizais com os princípios que admitimos! Nada prova que estais mais próximos da verdade do que nós. Pode-se divergir de opinião em matéria de ciência; investigai do vosso lado, como nós investigamos do nosso; o futuro dará a ver qual de nós está em erro ou com a razão. Não pretendemos ser os únicos a reunir as condições fora das quais não são possíveis estudos sérios e úteis; o que temos feito podem outros, sem dúvida, fazer. Que os homens inteligentes se agreguem a nós, ou se congreguem longe de nós, pouco importa!... Se os centros de estudos se multiplicarem, tanto melhor; será um sinal de incontestável progresso, que aplaudiremos com todas as nossas forças." (Allan Kardec em Obras Póstumas - Os Desertores)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #822 Online: 16 de Outubro de 2008, 22:12:15 »
A doutrina espírita se esconde no mesmo lugar que todas as outras doutrinas e religiões.

Se quer provar que espírito existe, é fácil.

1- Pega-se um medium
2- Coloco um objeto na sala ao lado
3- O medium fala para o espírito ver o objeto e contar para el

ou

1- Pega-se um medium
2- O medium diz que está recebendo X
3- Uma junta faz perguntas sobre X, detalhadamente, e busca evidências da existência de X

ou

1- Pega-se um livro de CX, por exemplo "Há 2000 anos"
2- Le-se o livro e procura fatos históricos nele descritos
3- Se encontar só merda, é porque o livro é uma merda (no caso é isso que acontece)

ou

1- Pega-se um espírito de luz
2- Ouça o que ele fala e veja se qualquer idiota religioso não poderia dizer o mesmo
3- ja sabem

ou

1- Mostrar para uma junta uma materilalização
Lembrando que CX falsificou materializações, sacanagem mesmo...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #823 Online: 16 de Outubro de 2008, 22:19:22 »
Há muita coisa que não é nem científica e nem filosófica. Isso se pode rejeitar sumariamente.

Exatamente por isso que a  Doutrina Espírita deve ser rejeitada pois não é científica e nem filosófica.
Parabéns pela brilhante conclusão!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #824 Online: 16 de Outubro de 2008, 22:42:26 »
Alguns espíritas fazem isso, a doutrina não encoraja.

Lamento ter de discordar.  Porém TENHO de discordar, por motivo de honestidade de testemunho.

A doutrina encoraja a formação de grupos pequenos, porque é mais fácil conseguir unidade de vistas, e com unidade de vistas o trabalho é mais produtivo.

René Guénon tem uma explicação distinta, com a qual estou mais inclinado a concordar: o Espiritismo encoraja a formação de grupos pequenos e avessos à renovação, porque ensina co-dependência emocional e relacionamentos incestuosos de apoio mútuo.

A doutrina quer que cada um trabalhe desembaraçadamente e que faça todo o possível para fundamentar seus pontos de vista; para provar que suas idéias estão certas e todos os outros divergentes estão errados. A doutrina está preparada para se posicionar ao lado do vencedor, ou seja, daquele que conseguir demonstrar que suas hipóteses é que são as verdadeiras. Essa é a luta justa e que a doutrina encoraja.

Não, Leafar.  É um mito que a doutrina ensina.  Uma deturpação dos princípios da Programação Neurolinguística.  O Espiritismo não visita sequer o mesmo continente que a verdade, e suas "vitórias" não são mais do que brados de tigres de papel.

Só por isso até hoje nomes como Ernani Guimarães e Chico Xavier gozam de tão boa reputação no meio.  O que, francamente, é uma vergonha para o Espiritismo.

Mas a doutrina não encoraja a maledicência, a sabotagem, o ódio entre grupos, etc...

Não explicitamente.  Essas mensagens são sempre dissimuladas e mal assumidas, de fato.  É um dos motivos por que tenho tanto repúdio à Doutrina.

Os sistemas divergentes precisam ser vencidos quando esses usufruem da totalidade de suas forças e liberdade, sem nenhum tipo de constrangimento. Os debates e as divergências entre os grupos, portanto, é coisa normal. O que não é normal é que eles se atirem pedras. A verdade precisa ser proferida, e não defendida.

Como funciona isso?  Como é que é preciso haver "vitória", ao mesmo tempo que "a verdade precisa ser proferida, e não defendida"?  O que isso significa afinal? 

Até evidência em contrário vou considerar como palavra de ordem, lema motivacional sem um significado verdadeiro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!