Ontem eu estava vendo um programa da Band (ou Record, sei lá), sobre a caça aos golfinhos no Japão, e tinha imagens horripilantes dos golfinhos no seco, dentro dos navios, sendo estripados ainda se mexendo, com o sangue preto escorrendo e eles se contorcendo horrivelmente em agonia. Morri de pena!!! Eu não condeno o fato de um povo se alimentar de cetáceos, é ÓBVIO, eles têm que comer, né?? E bem sei que muitas vezes as vacas, frangos e porcos que comemos aqui também são mortos de maneiras toscas, tendo o corpo aberto enquanto gritam, etc, argh.
Mas a questão é: POR QUÊ algumas pessoas sentem PENA e comiseração de animais sendo mortos barbaramente mesmo que elas saibam que essas mortes têm um objetivo razoável que as justifique? Tem alguma explicação científica isso, né? Porque eu imagino que ver PESSOAS sendo torturadas e mortas atenta contra o meu senso de animal gregário e social, afinal são meus colegas de espécie que estão ali passando pelo sofrimento e pela morte, mas porque sentir isso também, mesmo que em menor grau, por outras espécies de animais? Não faz sentido, faz?
O que vocês acham?