Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499460 vezes)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
Re: Muro das Lamentações do CC
« Resposta #11150 Online: 10 de Abril de 2009, 23:11:47 »
Há pessoas que tem predisposição à dependência alcoólica. Estas pessoas certamente devem evitar a bebida. Eu devo ter esta predisposição, pois dois tios meus já morreram por problemas relacionados com álcool ou algo indireto e outro vai pelo mesmo caminho. A questão é que tenho controle. Não bebo durante a semana e muito menos em dias anteriores à aula; só exagero em festas restritas e em casa, normalmente, não passo de uma ou duas latas de cerveja ou uma ou duas taças de vinho, até porque, nestas ocasiões não tomo skincariol ou vinho sangue de boi... Além disso, detesto cachaça, o que ajuda a não exagerar...

Predisposição é um fato importante a ser considerado: tem gente que bebe um copo e não consegue mais se moderar. Tem gente que pára no quinto porque sabe que ali é o seu limite. O problema são os que desconhecem seus limites e continuam bebendo.  :umm:

Também aprendi a ter controle: na minha família, poucos bebem, mas os homens tem uma tendência a beber, beber e não ficarem bêbados nesse interím. Quando param um pouco, ou passam mal ou ficam trôpegos. Considerando meu potencial de 'alegria' quando bebo, evito fazer isso fora de casa ou quando estou sozinha.  :hihi: E sempre evito beber porcaria também: odeio cerveja, cachaça e uma infinidade de outras bebidas. Como diria um amigo meu 'ficar bêbada é deselegante, mas ficar bêbada com bebida barata e ruim é mais deselegante ainda'.  :lol:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Atheist

• Visitante
« Resposta #11151 Online: 10 de Abril de 2009, 23:14:55 »
Olha, desta sua pesquisa do Google saiu muito site sem nenhum estudo confirmado. Um deles, realmente uma publicação científica, estuda o efeito do abuso do álcool, o que eu já comentei que não é bom.

Quando se afirma haver estudos científicos, esperamos fontes confiáveis, veiculadas através de revistas científicas.

Sobre alcolismo, abuso do álcool, etc, certamente há inúmeros artigos em revistas especializadas. Mas este não é o ponto. O ponto é: é possível viver bem, sem problemas, utilizando o álcool moderadamente.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #11152 Online: 10 de Abril de 2009, 23:18:15 »
Esse grupo é uma minoria quase inexistente. O fato é que o efeito destrutivo do álcool, na família, é comprovado. Inclusive, cientificamente.  :ok:

E não dever, continua sendo não dever.

O mais interessante do consumo de alcool é que, apesar dos motivos diferentes, todas as classes sociais o consomem - em maior ou menor escala. Do playboy filho de papai que quer aparecer para as mulheres e amigos ao seu joãozinho pedreiro, que bebe pra não ouvir a mulher e os filhos berrando em casa. Como válvula de escape ou para auto-afirmar-se, pessoas bebem e costumam exagerar nas duas hipóteses.

É aí que mora o perigo: no exagero, na falta de controle. E é fato que controlar o consumo até o limite considerado 'bom senso' não é para muitos. E quem bebe por vício arrasta não apenas a si mesmo para o buraco, mas toda sua família. Como o Atheist disse, tudo em dose exagerada é perigoso (até mesmo água). O problema é que tem gente que não sabe que está exagerando - quando se dá conta (ou não) já fez besteiras, já perdeu a cabeça, já ingressou numa carreira auto-destrutiva e doentia. É triste. :(

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11153 Online: 10 de Abril de 2009, 23:23:20 »
Querido Atheist, sua própria expressão "é possível" diz o que digo. No entanto, não é comum. Esse é possível vale para qualquer porcaria, vale lembrar. O que não é nada científico é esse: 'é possível'. Compreende? Mesmo o empirismo vale aqui. ;)
Se alumia, então é lanterna...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11154 Online: 10 de Abril de 2009, 23:27:34 »
Mosca, honestamente, seu raciocínio me parece ser mais ou menos assim:

- Se você andar de carro você pode sofrer um acidente automobilístico.

- Logo, ninguém deve andar de carro.

Atheist

• Visitante
« Resposta #11155 Online: 10 de Abril de 2009, 23:29:51 »
Querido Atheist, sua própria expressão "é possível" diz o que digo. No entanto, não é comum. Esse é possível vale para qualquer porcaria, vale lembrar. O que não é nada científico é esse: 'é possível'. Compreende? Mesmo o empirismo vale aqui. ;)

Ciência não é democracia, onde o mais votado vence. Não é porque algo é comum que é mais importante ou que o restante não deva ser considerado. Na realidade, isto é uma falácia "ad populum" (conhecida pela célebre frase: coma bosta, afinal, bilhões de moscas não podem estar erradas). Alcolismo é doença e deve ser tratada como tal.

Assim como dependência de qualquer outra droga. Algumas pessoas tomam drogas lícitas, com receita médica e nem por isso são dependentes, pelo contrário. Assim, continuo dizendo que é possível controlar, inclusive há alelos identificados que promovem predisposição ou não ao alcolismo.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11156 Online: 10 de Abril de 2009, 23:58:35 »
Mosca, honestamente, seu raciocínio me parece ser mais ou menos assim:

- Se você andar de carro você pode sofrer um acidente automobilístico.

- Logo, ninguém deve andar de carro.

Não, Lela. Meu raciocínio é: que não se deve beber ao dirigir. Simples.

E, Atheist, não mencionei democracia aqui. São reflexos sociais, o álcool é socialmente prejudicial. Fato. (Talvez não seja economicamente. Vai depender do ponto de vista... (?).

Bom que iguale o álcool a qualquer outra dorga... Vamos liberá-las e ver no que dar?

Um adendo: álcool é uma droga lícita.  :ok:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11157 Online: 11 de Abril de 2009, 00:02:18 »
O consumo de pequenas quantidades de álcool (como uma taça de vinho tinto ao dia) tem efeitos benéficos ao organismo. O problema é o abuso e a dependência do álcool.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11158 Online: 11 de Abril de 2009, 00:13:13 »
O álcool causa dependência e ataca o organismo num tono, Stéfano. Corrija-me se estiver enganada... (?).

Vamos considerar as vantagens e nos esquecer das desvantagens, isso é uma postura cética?

Torno a repetir, o álcool, além de tudo, é socialmente prejudicial.  :ok:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11159 Online: 11 de Abril de 2009, 00:14:50 »
Não Mosca, álcool em excesso é socialmente prejudicial.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #11160 Online: 11 de Abril de 2009, 00:17:13 »
Ia abordar justamente isso, Lela: o problema não é consumir alcool, é consumi-lo em excesso e prejudicar a si mesmo e outras pessoas.

O álcool causa dependência e ataca o organismo num tono, Stéfano. Corrija-me se estiver enganada... (?).

Correto. Mas o alcool não causa dependência em qualquer pessoa, Mosca. Há quem beba pelo prazer de consumir uma boa bebida...

Vamos considerar as vantagens e nos esquecer das desvantagens, isso é uma postura cética?

As desvantagens não foram deixadas de lado, mas exagerar na dose ou ser viciado em alcool são fatores que pesam na hora de determinar o quanto o alcool pode ser prejudicial. Não estou fazendo apologia à bebida, bebo pouco (tem mais de mês que vi cheiro de bebida), mas não desconsidero o prazer que um bom vinho proporciona. No entanto, é preciso beber com moderação - problema, já que muita gente desconhece seus limites e alguns preferem pagar de ridículos e achar que estão 'tirando onda'.

Torno a repetir, o álcool, além de tudo, é socialmente prejudicial.  OK!

Sim, é. Em excesso. Quem bebe duas taças de vinho não pode ser colocado no mesmo balaio de quem bebe como uma esponja.  :P
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 00:28:14 por Lua »

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11161 Online: 11 de Abril de 2009, 00:22:25 »
Está. O álcool não causa dependência em condições normais na maioria das pessoas e se consumido em pequena quantidade pode trazer benefícios à saúde.

Desconsiderar as vantagens e generalizar as desvantagens com certeza não é.

Torno a repetir, o álcool, além de tudo, é socialmente prejudicial.  :ok:
Se analizarmos a sociedade atual como um todo, acho que estaríamos melhores sem ele. Já se analisarmos individualmente não é a mesma coisa.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11162 Online: 11 de Abril de 2009, 00:25:59 »

Bem, eu parto do princípio de que causa dependência. Isso é comprovado, cientificamente, ou não é?

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11163 Online: 11 de Abril de 2009, 00:33:49 »

Bem, eu parto do princípio de que causa dependência. Isso é comprovado, cientificamente, ou não é?

O álcool não causa dependência em condições normais na maioria das pessoas e se consumido em pequena quantidade pode trazer benefícios à saúde.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11164 Online: 11 de Abril de 2009, 00:40:36 »
Assim como dependência de qualquer outra droga. Algumas pessoas tomam drogas lícitas, com receita médica e nem por isso são dependentes, pelo contrário. Assim, continuo dizendo que é possível controlar, inclusive há alelos identificados que promovem predisposição ou não ao alcolismo.
Remédios controlados também causam dependência...E viciados são muito furtivos...

É dificil saber se você vai viciar em alguma coisa (drogas, bebidas, ou cigarro), e se fica viciado é muito dificil largar, e ainda tem a crise de abstinência (que é horrível e faz a pessoa voltar ao vício)...O melhor é não experimentar drogas e nem cigarro...depois que o vício começa...aí vira...um "amanhã eu paro" "se eu quiser parar eu paro" mas não é a realidade...a pessoa fala isso porque ela não consegue parar...

Agora sobre o vício do álcool, eu não sei se é o abuso dele que faz a pessoa viciar, ou se é apenas genética, ou genética e abuso...  :?  complicado...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11165 Online: 11 de Abril de 2009, 00:42:08 »
Não vou mais discutir, Lelinha. Você não deveria consumir álcool. Pelo simples fato de não se enquadrar nas 'condições normais', porque faz uso de medicamento controlado. Hum!  |(

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11166 Online: 11 de Abril de 2009, 00:47:58 »
 :biglol: Tá bom linda, se é pra te deixar mais tranquila, prometo pedir permissão pro meu psiquiatra pra continuar bebendo na próxima consulta.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11167 Online: 11 de Abril de 2009, 00:52:59 »
Mas que gaiata, vejam vocês!  :harhar:

Como alguém que muito lhe estima, só peço que se cuide direitinho. Só isso, moça.  :ok: 

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11168 Online: 11 de Abril de 2009, 00:55:47 »
 :lol: O que posso prometer é fazer o que acho o melhor pra mim Mosca.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11169 Online: 11 de Abril de 2009, 01:03:00 »
Achismos não contam aqui no CC.  :biglol:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11170 Online: 11 de Abril de 2009, 01:04:17 »
 :P Paciência, pois eu governo minha vida pelo que eu ACHO certo.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #11171 Online: 11 de Abril de 2009, 01:06:52 »
Na verdade todas as escolhas que fazemos tem 50% de chances de dar certo ou errado. Sem contar que nem tudo que é correto para os outros é o correto para nós... por isso, achar é de bom tamanho já que a gente nunca tem certeza se está agindo da maneira melhor possível. :ok:
::)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #11172 Online: 11 de Abril de 2009, 01:11:41 »
Mas quando acharem o ruim, descartem-no, fica a dica.  ;P

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #11173 Online: 11 de Abril de 2009, 10:05:54 »
Remédios controlados também causam dependência...E viciados são muito furtivos...

É dificil saber se você vai viciar em alguma coisa (drogas, bebidas, ou cigarro), e se fica viciado é muito dificil largar, e ainda tem a crise de abstinência (que é horrível e faz a pessoa voltar ao vício)...O melhor é não experimentar drogas e nem cigarro...depois que o vício começa...aí vira...um "amanhã eu paro" "se eu quiser parar eu paro" mas não é a realidade...a pessoa fala isso porque ela não consegue parar...

Agora sobre o vício do álcool, eu não sei se é o abuso dele que faz a pessoa viciar, ou se é apenas genética, ou genética e abuso...  :?  complicado...

acho que todo vício vem do abuso. Experimentar um copo de cerveja ou fumar um cigarro não vicia ninguém. O problema é gostar e começar a repetir com frequência...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11174 Online: 11 de Abril de 2009, 13:47:55 »
(...)
acho que todo vício vem do abuso. Experimentar um copo de cerveja ou fumar um cigarro não vicia ninguém. O problema é gostar e começar a repetir com frequência...

Mas mais parece que há uma propensão à doença, com qualquer droga; alguns com a bebida, outros com outras drogas menos populares.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!