Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499583 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Muro das Lamentações do CC
« Resposta #14200 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:02:56 »
Não vejo porque tanto drama, se a pessoa quer se matar deixem...... Não seria egoismo fazer a pessoa viver só porque não queremos nos sentir mal com a ausência?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14201 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:06:47 »
A questão não é deixar alguém que quer se matar chegar aos finalmentes. A questão é largar um amigo que está pedindo ajuda porque está mal e pensa em se matar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14202 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:09:48 »
Mas ele não está pedindo ajuda. Ele largou medicamentos e diz que está cansado dessa vida. Até que ponto nós sabemos mais da vida de alguém assim do que ele mesmo?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #14203 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:11:05 »
Prefiro acreditar que sempre há alternativas. Mas isso sou eu :-)

EDIT: mas sim, no final é o indivíduo que acaba decidindo se joga a toalha ou não.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14204 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:13:12 »
A alternativa é não se matar.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14205 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:18:49 »
A questão não é deixar alguém que quer se matar chegar aos finalmentes. A questão é largar um amigo que está pedindo ajuda porque está mal e pensa em se matar.

Concordo que nós devemos buscar ajuda, Renato. Mas no caso da Lela, eu simplesmente procuraria os pais dos garotos e informaria acerca do que está ocorrendo. São os pais que tem o poder de obrigar os filhos a adotarem algum tipo de tratamento ou interná-los, caso necessário. Por mais que falar ajude, nem sempre funciona. É bom considerar que o desejo de suicídio é comum em diversos distúrbios e transtornos e pode não ser controlável pela vontade de um indivíduo.

Aliás, faz coisa de uns 10 dias que vi um documentário na HBO (eu acho) que falava sobre o suicídio de um jovem bipolar. Diagnosticado com a doença desde cedo, ele foi internado e tomava medicação pesada. Quando a situação normalizou-se superficialmente, ele pediu para que parassem com o tratamento. O resultado foi seu suicídio, pouco tempo depois.

Portanto, não posso afirmar que um suicida é alguém que não tem família pra sustentar, mas pode ser alguém que não controla corretamente suas emoções e, sem tratamento, poderá vir a sucumbir em um momento de surto.  :)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14206 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:24:46 »

Concordo que nós devemos buscar ajuda, Renato. Mas no caso da Lela, eu simplesmente procuraria os pais dos garotos e informaria acerca do que está ocorrendo. São os pais que tem o poder de obrigar os filhos a adotarem algum tipo de tratamento ou interná-los, caso necessário. Por mais que falar ajude, nem sempre funciona. É bom considerar que o desejo de suicídio é comum em diversos distúrbios e transtornos e pode não ser controlável pela vontade de um indivíduo.

Aliás, faz coisa de uns 10 dias que vi um documentário na HBO (eu acho) que falava sobre o suicídio de um jovem bipolar. Diagnosticado com a doença desde cedo, ele foi internado e tomava medicação pesada. Quando a situação normalizou-se superficialmente, ele pediu para que parassem com o tratamento. O resultado foi seu suicídio, pouco tempo depois.

Portanto, não posso afirmar que um suicida é alguém que não tem família pra sustentar, mas pode ser alguém que não controla corretamente suas emoções e, sem tratamento, poderá vir a sucumbir em um momento de surto.  :)

Mas e quando os pais se recusam a ver isso? O que você faz? Simplesmente larga mão e deixa alguém que você gosta se matar?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14207 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:27:34 »
Vocês estão partindo do principio de que todo suicídio e doença, temos que pensar que poder apenas uma escolha.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #14208 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:32:32 »
Um dos casos da Lela é complicado porque o guri foi diagnosticado com esquizofrenia e os pais pararam a medicação alegando erro médico e que isso era "falta de deus". Não sei o que poderia ser feito neste caso... talvez alguma ação legal.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14209 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:32:56 »
Mas e quando os pais se recusam a ver isso? O que você faz? Simplesmente larga mão e deixa alguém que você gosta se matar?

Renato, se os pais não enxergam, o máximo que você pode fazer é conversar. Pode também mostrar aos pais conversas e situações em que a idéia do suicídio se fez presente. Mas penso que, se a pessoa tem algum distúrbio ou a vontade de se matar é intensa, não vejo como posso demovê-la desse objetivo.

Vocês estão partindo do principio de que todo suicídio e doença, temos que pensar que poder apenas uma escolha.

Pelo contrário, Barata. Existem distúrbios e transtornos que podem levar ao suicídio.Por outro lado, existe a vontade de deixar de existir. Quando é esse o caso, penso que pouco valerá a intervenção de alguém: se a vontade existe, de fato, dificilmente a pessoa deixará de se suicidar com base unicamente nas palavras de outras pessoas.

Só para ilustrar. Na faculdade eu tinha um grande amigo que vivia preocupado com um outro amigo dele, também lá da facul. Quem olhava externamente, não via qualquer 'anormalidade' no rapaz. No entanto, ele sempre se queixava de estar descontente com a vida. O resultado foi ele se jogar de um prédio de 13 andares - o que ele morava. O único recado dizia respeito justamente à vontade dele, e pedia para que os demais o respeitassem. Ou seja, queria, pouco disse a respeito, e fez.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14210 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:35:26 »
Um dos casos da Lela é complicado porque o guri foi diagnosticado com esquizofrenia e os pais pararam a medicação alegando erro médico e que isso era "falta de deus". Não sei o que poderia ser feito neste caso... talvez alguma ação legal.

Complicadíssimo. Nesse caso, os pais são responsáveis por algo que venha a ocorrer ao garoto. O que se pode fazer é procurar o Ministério Público e demonstrar os fatos - com provas, claro. Assim, o garoto poderá ser até retirado do convívio com os pais e internado numa clínica psiquiátrica.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #14211 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:40:32 »
Olha, conheço gente que se matou, acho triste, de verdade...

Mas esse negócio de adolescente ir pra internet chorar pitangas, se cortar na frente de webcam, e especialmente, ligar pra lela de madrugada se despedindo toda noite, pra mim é uma puta "emisse" e dificilmente alguém aqui pensa diferente.

Falta de couro.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14212 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:43:26 »

Na verdade, me preocupo é com a Lela. Por mais que nós possamos escolher nossas amizades, penso que a Lela infelizmente atrai muita gente 'desequilibrada', o que não é nem um pouco saudável. Poxa, é chato pra caramba viver preocupado com alguém que, ao invés de procurar algo sério pra fazer, fica reclamando da vida o tempo todo e ameaçando se matar. O Jaf disse que é coisa de emo, já eu acho que é coisa de gente egoísta mesmo. Obviamente, excluo daí os que tem transtornos e não são metidos a emo.

Offline Gardenal

• Nível 12
  • *
  • by Tash
« Resposta #14213 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:49:12 »
Tirando a parte de se cortar mna webcam e ficar com "emisses". Esse negócio de se sentir sozinho, inútil e ninguém gosta de mim e blá blá blá chama puberdade e não é depressão. Acho que estão confundindo solidão com depressão, a pessoa deprimida tende a se isolar e não a querer companhia.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14214 Online: 01 de Dezembro de 2009, 11:52:53 »

Verdade, Gardenal... Acho que grande parte dos adolescentes se sente inútil, incompreendido e mal amado. Reconhecer que isso é natural é complicado: a maioria dos jovens se sente como o pária do universo e não encara essa sensação como normal.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #14216 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:48:36 »
Tirando a parte de se cortar mna webcam e ficar com "emisses". Esse negócio de se sentir sozinho, inútil e ninguém gosta de mim e blá blá blá chama puberdade e não é depressão. Acho que estão confundindo solidão com depressão, a pessoa deprimida tende a se isolar e não a querer companhia.

Acho que ele tá precisando de um desses:

ATENÇÃO - A imagem se refere a um simples é ótimo console, não é uma arma

Quando estou deprimido, nada melhor que socar, matar e cortar algumas cabeças em alguns jogos, realmente é relaxante.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #14217 Online: 01 de Dezembro de 2009, 12:50:11 »
Concordo como Barata.
Algumas pessoas simplesmente não querem mais viver e, a única solução é dar cabo da própria vida, não vejo problema nenhum nisso.
Mais cedo ou mais tarde todo mundo morre mesmo.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #14218 Online: 01 de Dezembro de 2009, 13:09:10 »
Pessoalmente, se eu tenho um amigo (ou se ver qualquer pessoa na situação) que está pensando em se matar, vou fazer o possível para que isso não aconteça. E faço isso porque acredito que a vida humana tenha um valor 'em si', assim como acredito que o conhecimento tem um valor 'em si', assim como acredito que muitas outras coisas tem os valores que eu atribuo a elas.

Acho engraçado essa filosofia niilista de botequim que se divulga por aqui.

E quanto a todo suicida ser doente ou não, acho que o problema é definir exatamente o que pode ser chamado de doença. Pessoalmente, com meus hormônios bem equilibrados, vejo pouquíssimas razões que me levariam ao suicídio. Também acredito que a decisão do suicida deve ser respeitada, mas antes disso acho que absolutamente TODAS as outras opções devam ser consideradas por quem os rodeia.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14219 Online: 01 de Dezembro de 2009, 15:18:33 »
Eu acho que cada um deve cuidar da propria vida....

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14220 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:20:18 »
Então pra que existe hospitais? Se cada um deve cuidar da própria vida, hospitais não deveriam existir e nem médicos, e enfermeiros que cuidam da vida dos outros...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #14221 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:26:09 »
Somos animais sociais, uma mão lava a outra. É como vitamina A, pouca vitamina A e vc fica doente, muita vitamina A e vc fica doente tmb.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14222 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:27:07 »
Obviamente não foi nesse sentido. O que eu disse e que cada pessoa deve decidir o que quer da vida, ou se não quer viver, odiaria ter pessoas querendo se intrometer nas minhas decisões.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #14223 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:33:22 »
Obviamente não foi nesse sentido. O que eu disse e que cada pessoa deve decidir o que quer da vida, ou se não quer viver, odiaria ter pessoas querendo se intrometer nas minhas decisões.

Você fala como se o suicídio fosse sempre uma questão de escolha pessoal independente de todo o resto. Quase como um livre-arbítrio pairando sobre o cérebro e os hormônios e tudo mais. Ao contrário do pessoal que veio antes, você está desconsiderando que quase sempre o desejo de suicídio está associado a uma doença mental.

De verdade, acho que temos uma certa dificuldade de entender que o cérebro das pessoas esteja doente. Entendemos que o fígado adoeça, que o coração adoeça, mas não o cérebro. 'Coisa de vagabundo', etc e tal.

Pessoalmente, fico feliz por ter amigos e pessoas a quem eu amo que, tenho certeza, tentariam me convencer do contrário caso eu pensasse alguma coisa nesse sentido. Até porque eu sei que nem todas as decisões que eu tomo são as corretas, e essa seria uma decisão que eu não poderia desfazer depois.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Atheist

• Visitante
« Resposta #14224 Online: 01 de Dezembro de 2009, 16:43:17 »
Existe um erro cometido muitas vezes quando a questão é problemas com o funcionamento do cérebro. O cérebro é como qualquer outro órgão. Se você tem um problema no coração, você vai a um cardiologista e ninguém fica dizendo que você deve tentar resolver o problema sozinho. Ninguém diz: cara, para com isso, ajuste essa pressão arterial de uma vez, você tem família pra cuidar.

Agora, se o problema é com o tal do cérebro... Parece que todo mundo tem problemas com dopamina, serotonina e outros neurotransmissores porque quer. Basta ligar um botão e tudo se normaliza. As coisas não são bem assim. Qual o problema em assumir a necessidade de procurar um médico especializado neste órgão, no caso, um psiquiatra (ou neurologista, se for o caso)?

Existem alguns problemas que aparecem na puberdade, é claro que sim! Mas o que é a puberdade senão a liberação de hormônios que antes não eram produzidos, causando um amadurecimento do sistema reprodutor e o aparecimento de características sexuais secundárias? Aliás, estes hormônios amadurecem o sistema reprodutor, mas não o nervoso, o que muitas vezes causa os conflitos comuns. Achar que isso é banal não ajuda.

É claro que existem jovens que querem chamar a atenção e há diferentes modos de se fazer isso e também com diferentes gatilhos que levaram-no a procurar por isso. Apenas não acho que tratamento de choque seja eficiente, aliás, foi abandonado há algum tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!