Sempre achei esse dia da pendura uma imbecilidade enorme. Na época da faculdade tive discussões homéricas com alguns colegas de curso.
É, sem dúvida, uma imbecilidade.
+1. Acho ridículo.
Se bem que já me disseram que existe uma versão "teatral" do dia do Pendura; na qual se faz aquele escarcéu todo, mas a conta é paga no dia seguinte, com o devido acerto com o dono do estabelecimento. Mas mesmo isso eu acho perigoso.
Ensaio teatral deve ser feito por um ou mais atores em um palco e não por pessoas que tem o dever de conhecer e zelar pelas leis e defender os seus clientes.
Mas o "dia da pendura" diz muito a respeito de como era a relação de algumas profissões com o nascente Estado brasileiro, na época do império e que como ela permaneceu na república.
Outra tradição infeliz, se eu não estiver enganado, se refere ao uso do termo "doutor" por parte dos que concluem o curso de Direito, Engenharia e Medicina, mesmo sem fazer pós-graduação. Este costume proviria de um decreto imperial de meados do século XIX.
Por isto que Doutores, de fato e de direito, existem relativamente poucos neste país, mas "dotô" tem bastante!