Ultimamente, a cidade maravilhosa é só decepção. Dessa vez, foi meu estepe roubado. 
Aqui em SP é rotina.
Não paro carro em estacionamento onde precise deixar as chaves.
Então foi por pura sorte que isso ainda não me aconteceu em sp. 
Roubo de estepe é a febre do momento. A vítima pode demorar dias pra perceber se o serviço for bem feito, vende rápido, difícil de provar que foi roubado, o preço é bom devido ao baixo risco e se o cara trabalhar razoavelmente bem, tira uns 3000 por dia fácil com menos de 10 estepes.
Tudo o que sei é que o cara foi ninja, porque foi muito rápido, mas notei na hora. Nenhuma habilidade especial, mas não tinha como não notar.
Na minha caminhonete eu passei uma corrente das mais grossas que achei. Antes tinha um Crossfox e duas vezes peguei o espertão no flagrante tentando tirar o estepe.
Nesses carros com estepe externo, o melhor é arrumar uma daquelas caixas de fibra pra manter o visual off road e colocar o estepe no lado de dentro.
E, se possível, não deixando-o visível, porque senão arrebentam o vidro para pega-lo.
O Problema é aí... eles não arrebentam o vidro pra roubar estepe. Os caras aproveitam aqueles carros onde o estepe fica no lado de fora (tipo os off roda e palio adventure da vida, que ficam com o estepe embaixo) e removem eles. O dono costuma demorar pra perceber.
E os carros mais comuns de serem vitimados (Mille, Uno, Palio, Celta, Corsa, Gol, Siena, etc...) têm uma fechadura ridícula que os caras estouram com o mínimo de dano aparente, usando uma faca ou tesoura, coisa de artista. Abrem a porta, pegam o estepe derrubando o banco traseiro e tendo acesso ao porta malas. Colocam tudo no lugar bonitinho, não mexem em rádio e nem em nada mais. Quem é que olha estepe a cada vez que entra no carro?
Outro "bizu". Carro de turista é alvo preferencial, pois costuma ter bagagem dentro. Então, se estiver visitando outra cidade, cuidado onde para.