Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499823 vezes)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
Re:Muro das Lamentações do CC
« Resposta #20200 Online: 02 de Dezembro de 2012, 19:26:11 »
Por que você usa ritalina?

Para estudar, por isso lamento.

Meu rapaz, altere seus hábitos enquanto é tempo...
É possível estudar, e estudar muito bem, sem esses expedientes.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #20201 Online: 02 de Dezembro de 2012, 19:31:00 »
Drogas dos Concurseiros: Uma Ilusão de Eficiência Cognitiva!
Por Rogerio Neiva  •  25 mai 2010

Você já teve contato, já usou ou já ouviu falar das drogas dos concurseiros?

Muito bem, ao que tudo indica, vem ganhando força a idéia do uso de drogas cognitivas no universo da preparação para concursos públicos. Trata-se de um recurso perigoso e ilusório.

Alguns candidatos têm recorrido a substâncias químicas com a intenção de otimizar o processo de estudos. Geralmente estas correspondem ao metilfenidato, mais conhecido como ritalina, e o modafinil. A intenção seria melhorar as funções cognitivas primárias, tais como a atenção e a concentração.

Antes de mais nada, vale lembrar que o referido recurso se trata de uma droga. Segundo o dicionário de Michaelis, droga seria a “designação comum a todas as substâncias ou ingredientes aplicados em tinturaria, química ou farmácia”.

Infelizmente, a postura de adoção indiscriminada do aludido recurso atinge não apenas o mundo da preparação para concursos públicos, mas também já vem, há algum tempo, afetando o universo da educação infantil. Não é incomum que profissionais da saúde ou da educação, diante de problemas de aprendizagem por parte de crianças – principalmente o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), recomendem de imediato o uso da ritalina, sem a tentativa de outros meios ou estratégias de superação da mencionada dificuldade. E há algum consenso no sentido de que diagnósticos são realizados sem os necessários e devidos cuidados.

Mas diante deste cenário, dois aspectos fundamentais exigem consideração. O primeiro seriam os efeitos colaterais e problemas passíveis de ocorrência no futuro. O segundo seria a real eficiência do referido recurso.

Como sei que muitos dos candidatos não se preocupam com o futuro, estando tomados pelo imediatismo e às vezes pelo desespero de busca da aprovação, vou ignorar solenemente a primeira preocupação. Registro que considero positivo este “quase desespero”, pois se traduz em motivação e compromisso com o processo de preparação. No entanto, como tudo na vida, radicalismos e exageros sempre são indesejáveis. Inclusive pelo risco de que a referida intensidade de envolvimento ao longo da trajetória de estudos não se mantenha constante.

Assim, considerando a preocupação-alvo que elegi, saliento que tenho dúvidas sobre a eficiência do uso dos referidos medicamentos. Em tese, a intenção consiste na ampliação da concentração e atenção. Para compreensão da referida atitude, destaco que há um conceito de grande aplicação.

Trata-se da idéia da curva de aprendizagem. A referida construção foi desenvolvida pelo alemão Hermann Ebbinghaus e aperfeiçoada por Theodore Paul Wright. Tal conceito envolve a noção de que o processo de aprendizagem não é necessariamente linear. Ou seja, ao iniciarmos nossos estudos em determinado momento, haverá um ponto ótimo de aproveitamento, após o qual este contará com um comprometimento. A referida idéia se relaciona com um conceito da ciência econômica denominado função utilidade, conforme o qual em processos produtivos existem momentos e situações de otimização positiva ou negativa de resultados.

Ou seja, resumo do resumo: 10 horas seguidas de estudos não são o resultado aritmético de 1 hora vezes 10 de estudos. Assim, não é o fato de tomar um medicamento que permita permanecer 10 horas estudando que garantirá a eficiência de tal processo cognitivo e, principalmente, da apropriação intelectual da informação passível de solicitação no momento da prova. Não custa lembrar que o cérebro conta com uma estrutura bio-fisiológica complexa, não funcionando como uma máquina. Isto é, não é uma questão de trocar a pilha ou colocar uma bateria mais potente.

Neste sentido, outro conceito importante, no plano da formação de memórias, consiste na ideia do limite da capacidade bioquímica instalada, sustentado pelo professor e neurologista Ivan Izquierdo. Segundo defende, “…a sensação quase física que todos experimentamos alguma vez de que, ao acabar determinada atividade intelectual, como um período de estudo intenso ou uma aula, ‘não cabe mais nada em nossa cabeça’ corresponde a um fato real… usa-se, cada vez, uma porcentagem bastante grande da ‘capacidade’ bioquímica ‘instalada’ de nosso hipocampo…” (IZQUIERDO, Ivan. Memória. Porto Alegre: Artmed, p. 46).

E mesmo quanto ao caso de pessoas adequadamente e responsavelmente diagnosticadas como portadoras de TDAH, há estudos indicativos de que em 25% dos casos o medicamento não produz resultados (ROTTA, Newra Tellechea. Transtorno da atenção: aspectos clínicos. In Transtornos da Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 310).

Porém, apesar deste dado, a presente crítica e alerta não tem por objeto os casos em que há diagnóstico técnico, cuidadoso, sério e ético, com a convicção do profissional responsável de que este é o caminho adequado. O alvo aqui é o uso por aqueles que estão em busca da ilusória pílula mágica da otimização cognitiva.

Recentemente, o periódico “Mente e Cérebro” publicou uma matéria noticiando que alguns cientistas estariam propondo a reflexão sobre a conveniência de adoção das mencionadas substâncias, enquanto meio de otimização cognitiva. No entanto, não deixou de fazer o devido e necessário alerta, ao colocar que “essas drogas devem ser cuidadosamente estudadas para esse fim, e devem ser avaliados seus riscos e benefícios” (Ano XVI, no. 193, pág 21).

Saliento que, apesar da percepção de alguns no sentido da eficiência da busca de drogas cognitivas, considero – em termos de formulação de hipótese, que se trata apenas e tão somente de uma ação de efeito placebo. Não há dúvida que temos a natural capacidade de reagir, inclusive em termos fisiológicos, diante da crença de que determinada substância provoca determinado efeito esperado. Pode ser que por trás da aparente e ilusória vantagem subsista a atuação do referido mecanismo.

Portanto, não tenho dúvida em afirmar que, ao invés da busca de ganhos facilitados e ilusórios, a otimização dos estudos deve ser viabilizada por estratégias e atitudes adequadas, principalmente em termos da estruturação do planejamento da preparação.

Não é preciso muito esforço intelectual para se convencer da importância do cultivo de hábitos saudáveis, em termos físicos e psicológicos, enquanto meio de gerar condições adequadas ao processo de estudo e aprendizagem.

Enfim, espero que você reflita sobre os alertas apontados e manifesto meus votos de que desempenhe uma preparação estratégica, eficiente, racional, de alto rendimento e, acima de tudo, saudável!!!

fonte

Offline gas980

• Nível 02
  • *
« Resposta #20202 Online: 02 de Dezembro de 2012, 20:51:09 »
Obrigado por se preocupar Canopus, eu entendo que esta é uma opção bem ruim. Li a sua citação, já tinha lido este artigo em outro site e havia tomado consciência a respeito da curva de aprendizado. Minhas próprias experiências me mostram que não adianta ficar mais de quatro horas em cima do livro, mesmo sob o efeito do remédio você perde o interesse pelo que está fazendo e passa a não entender mais aquilo que lê. Sou consciente também que isso não melhora o raciocínio e a memória, apenas a concentração, pois depois que tomo o remédio continuo sempre com as mesmas burrices e dificuldades. Isso foi mesmo uma medida desesperada, pois estava há duas semanas tendo que ler este livro e não conseguia, pois mesmo gostando de Kant eu não conseguia passar as páginas sem me perder. Amanham tenho prova, por isso lamento. Talvez seja até mesmo o efeito placebo, mas sob o efeito eu nem mesmo percebo o que está se passando ao redor, vejo apenas o texto.
Acredito que de fato eu tenha o TDAH, venho pesquisando a doença há muito tempo, analisando os seus sintomas com outros membros da minha família que também provavelmente tem a doença como meu pai e meu irmão paterno. Erro em não querer ir no psiquiatra para ser diagnosticado, mas depois dessa acredito que marcarei uma consulta com a psicóloga para ela me encaminhar para o psiquiatra. Há uns três anos eu venho observando que não tenho a mesma concentração normal que as outras pessoas tem, pois mesmo me esforçando muito, sentando sempre na primeira fila da sala para ouvir bem o professor, separando tempo para estudo e me alimentando bem eu não consigo ter o mesmo nível de atenção normal que todos tem. Quando descobri essa doença eu vi que haviam outras intervenções que poderiam agir para melhorar, mas sempre via que no fim das contas a única solução era o remédio, pois a doença é derivada de problemas biológicos. Estou há três anos evitando o remédio, por isso nem fui ao psiquiatra para resolver isso, primeiro por acreditar que eu poderia resolver isso com outras posturas. Por um acaso arrumei essa caixinha de ritalina há um tempo, mas nunca tinha tomado. Ontem tentando ler, já meio desesperado com a prova, acabei tomando um comprido, e placebo ou não, acabou funcionando. Senti a boca seca e uma dor de barriga, mas acho que esta última é derivada de uma pizza fria que comi.
Alguém que tem o TDAH e toma a ritalina poderia comentar mais sobre o assunto?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20203 Online: 02 de Dezembro de 2012, 20:55:44 »
Por que você usa ritalina?

Para estudar, por isso lamento.

Meu rapaz, altere seus hábitos enquanto é tempo...
É possível estudar, e estudar muito bem, sem esses expedientes.

Se ele tiver sido diagnosticado com o transtorno e devidamente indicado, não tem o que mudar, contrariando ordens médicas por conselhos de internet.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline gas980

• Nível 02
  • *
« Resposta #20204 Online: 02 de Dezembro de 2012, 21:10:14 »
Olá Diegojaf, o pior é que o Derfel está certo, não fui ao psiquiatra para tomar isso.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2012, 21:14:18 por gas980 »

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #20205 Online: 02 de Dezembro de 2012, 21:13:57 »
Obrigado por se preocupar Canopus, eu entendo que esta é uma opção bem ruim.

Realmente preocupou, gas980.
Mas percebi que você está alerta para os riscos e vi agora que você também despertou para um cuidado maior sobre o assunto.
Cinquenta por cento* do caminho para uma boa solução é a conscientização. Isso, você já cumpriu.

*Um chute, sem nenhuma preocupação numérica que represente a realidade. Mera metáfora.

Se ele tiver sido diagnosticado com o transtorno e devidamente indicado, não tem o que mudar, contrariando ordens médicas por conselhos de internet.

Erro em não querer ir no psiquiatra para ser diagnosticado, mas depois dessa acredito que marcarei uma consulta com a psicóloga para ela me encaminhar para o psiquiatra.

Não parece ser esse o caso.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #20207 Online: 02 de Dezembro de 2012, 23:36:48 »
Existem drogas muito melhores que ritalina, mas viciam muito mais rápido e causam dano permante no longo prazo.

Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20208 Online: 02 de Dezembro de 2012, 23:49:23 »
[...]
Minhas próprias experiências me mostram que não adianta ficar mais de quatro horas em cima do livro,
[...]

E você é muito novo. Mesmo que reprove (ou não seja aprovado), há muito tempo para se recuperar.

Então deixe a(s) droga(s) (qualquer uma), porque você não precisa dela(s).
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #20209 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:39:21 »
Maldita bronquite que me atormenta.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20210 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:07:41 »
Você fuma?

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #20211 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:13:45 »
Você fuma?

Nunca. Justamente por causa disto.
Tenho isto desde que nasci.

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20212 Online: 04 de Dezembro de 2012, 09:49:12 »
Já usei ritalina (devidamente receitada), para mim ajuda um pouco, nada muito relevante. Na verdade, é um medicamento bastante fraco. Já o modafinil ou Stavigile é bastante potente, mas acho bastante perigoso também.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline gas980

• Nível 02
  • *
« Resposta #20213 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:43:10 »
Já usei ritalina (devidamente receitada), para mim ajuda um pouco, nada muito relevante. Na verdade, é um medicamento bastante fraco. Já o modafinil ou Stavigile é bastante potente, mas acho bastante perigoso também.
De fato, a ritalina é bem fraca, mas talvez isso seja relativo à pessoa. Talvez alguém que já tem uma atenção desenvolvida por natureza acabe não sentindo nada. Vi também que nada adianta tomar ela e ir para o facebook ou assistir televisão, porque você apenas fará essas coisas mais bem feitas, e entre nós, assistir novela com mais intensidade não é vantajem pra ninguém. :histeria:
Talvez eu tenha sentido muito efeito por de fato ter problema na atenção, algo grave. :histeria:
Preciso marcar uma consulta urgentemente.  :?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20214 Online: 06 de Dezembro de 2012, 13:40:29 »
Lembrei porque nunca jogo bola nas instruções físicas. Primeiro porque sou ruim demais. Segundo porque só tem ogro no trabalho.

Desce um sebo de carneiro com rosa da Turquia pra besuntar o joelho no grau...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #20215 Online: 06 de Dezembro de 2012, 14:43:56 »
Você fuma?

Faz tratamento? Já usou o Vannair? A Gabrielle melhorou muito usando este.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #20216 Online: 06 de Dezembro de 2012, 14:57:07 »
Você fuma?

Vannair não, só tenho um nebulizador atualmente. Fiz alguns tratamentos quando criança. Mas nunca resolveram minhas crises, que eram bem violentas. O que tranquilizou bem, foi a mudança para o interior de SP (ar mais puro).  Fazia uns 4 anos que não tinha uma crise igual a desta semana (5 dias já, mas acalmando a cada dia que passa).

Consequências: Faltas na academia, evitar muita conversa com clientes, e ter que ir trabalhar de carro (o que odeio).

Espero até sabado estar 100% de novo.

- Skid Row

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #20217 Online: 06 de Dezembro de 2012, 16:16:29 »
Lembrei porque nunca jogo bola nas instruções físicas. Primeiro porque sou ruim demais. Segundo porque só tem ogro no trabalho.

Desce um sebo de carneiro com rosa da Turquia pra besuntar o joelho no grau...

hahuauhauhuduhasdu  :biglol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20218 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:59:43 »
Você fuma?

Vannair não, só tenho um nebulizador atualmente. Fiz alguns tratamentos quando criança. Mas nunca resolveram minhas crises, que eram bem violentas. O que tranquilizou bem, foi a mudança para o interior de SP (ar mais puro).  Fazia uns 4 anos que não tinha uma crise igual a desta semana (5 dias já, mas acalmando a cada dia que passa).

Consequências: Faltas na academia, evitar muita conversa com clientes, e ter que ir trabalhar de carro (o que odeio).

Espero até sabado estar 100% de novo.
Eu tive bronquite asmática até uns 17, 18 anos. Fiz um tratamento com alergologista na época.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #20219 Online: 09 de Dezembro de 2012, 05:48:11 »
this is so boring
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20220 Online: 09 de Dezembro de 2012, 16:21:52 »
this is so boring
O que? Asma? Garanto que não é nenhum um pouco chato. Aterrorizante talvez, mas chato não.

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
« Resposta #20221 Online: 09 de Dezembro de 2012, 21:44:48 »
this is so boring
O que? Asma? Garanto que não é nenhum um pouco chato. Aterrorizante talvez, mas chato não.
A vida né amigo, como diz Schopenhauer "A vida oscila como um pendulo entre o sofrimento e o tédio"  :lol:
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20222 Online: 16 de Dezembro de 2012, 12:34:30 »
Lamento que meu cachorro de 16 anos tenha morrido ontem. Morreu de velhice.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20223 Online: 16 de Dezembro de 2012, 13:11:50 »
Lamento, cara. Com 16 anos, o cachorro praticamente te criou... :(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20224 Online: 16 de Dezembro de 2012, 13:13:14 »
Lamento que meu cachorro de 16 anos tenha morrido ontem. Morreu de velhice.

Lamento, mas ao menos ele não sofreu. Apenas o seu 'ciclo' chegou ao fim.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!