Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499895 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Muro das Lamentações do CC
« Resposta #22000 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:02:08 »
Concordo, Donna, foi uma "forçação de barra",admito, a frase é preconceituosa, inclusive.
Porém, é uma metáfora, e usei como tal, querendo dizer o que muitos entenderam (não estou dizendo que você não entendeu, acho que entendeu mas quis me dar um puxão de orelhra,rs), ou seja, que o problema não é pagar impostos, o Brasil como Estado Democrático de Direito Social não produz receita, isso é conosco e nosso suado dinheirinho, e a aplicação desses recursos deveria ser, no mínimo, proporcional à arrecadação.
GNOSE

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #22001 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:03:52 »
Não me importo em pagar impostos. Me importo em pagar impostos suíços para ter serviços somalianos.

Acontece, Brienne, que esta frase (ou qualquer uma das suas variáveis famosas "pagar impostos norugueses para ter serviço de Haiti", "pagar impostos de Canadá para ter serviços de Angola") tem dois erros básicos, as suas duas metades não são de qualquer modo verdadeiras: nós nem de longe pagamos impostos de Suíça e nem de longe temos serviço de Somália. :)

../forum/topic=11370.0.html#msg784922

Brasil paga 36% e Suíça 28%. É isso mesmo?
Se você quiser olhar só para a carga tributária e manter metade do erro isso será relevante, mas se você lembrar que a Suíça tem PIB per capita nominal 8 vezes maior e que o nosso e PIB per capita PPC 5 vezes eu acho que a conta fica mais correta :)

(tanto pela carga tributária, quanto pelo pib per capita, quanto pelo produto destes dois que, aliás, é o índice mais relevante para se dizer quanto cada brasileiro paga de imposto na média).
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 15:11:59 por Pai Donna de Irôko »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #22002 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:05:59 »
Concordo, Donna, foi uma "forçação de barra",admito, a frase é preconceituosa, inclusive.
Porém, é uma metáfora, e usei como tal, querendo dizer o que muitos entenderam (não estou dizendo que você não entendeu, acho que entendeu mas quis me dar um puxão de orelhra,rs), ou seja, que o problema não é pagar impostos, o Brasil como Estado Democrático de Direito Social não produz receita, isso é conosco e nosso suado dinheirinho, e a aplicação desses recursos deveria ser, no mínimo, proporcional à arrecadação.
Moça, você é tão rara s2 :)

Eu editei o meu post e uma das coisas que incluí é que eu reconheço a ineficácia do estado brasileiro (não dos políticos, mas do estado como um todo, com sua cultura, seu povo, com seus funcionários públicos, com seus empresários e com seus políticos...) em gerir nossas verbas. Reconheço que há um mar de "perdas" no caminho... em diversos tópicos em que isso já foi discutido, inclusive o que linkei, discuti melhor sobre isso... :)
« Última modificação: 12 de Setembro de 2014, 15:13:49 por Pai Donna de Irôko »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22003 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:08:18 »
Renda média no Brasil 1000 dinheiros, renda média na Suiça 9000 dinheiros. Brasileiros pagam 30% de imposto, suiços pagam 20%. Basta fazer uma conta simples pra saber o porque não temos os mesmos serviços de suiços, mesmo pagando uma porcentagem maior...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22004 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:14:41 »
Renda média no Brasil 1000 dinheiros, renda média na Suiça 9000 dinheiros. Brasileiros pagam 30% de imposto, suiços pagam 20%. Basta fazer uma conta simples pra saber o porque não temos os mesmos serviços de suiços, mesmo pagando uma porcentagem maior...

O problema é que esse raciocínio parece reduzir nossos problemas a mera falta de dinheiro. Como se bastasse arrecadar mais e tudo se resolveria.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #22005 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:20:41 »
Aquela velha fórmula: "temos que aumentar o bolo para melhor dividir". :enjoo:

Caô. Arrecadamos muito. Se começarmos a fazer as contas, individualmente, só em impostos, seríamos capazes de construir um escola de ensino fundamental completa, em um ano.

O que falta é uma gestão controlada e planificada, de maneira a conter os ralos por onde escoam os recursos.

"Muita saúva e pouca saúde, os males do Brasil são!" Macunaíma ( e isso há  mais de 80 anos atrás...)
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22006 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:24:06 »

O problema é que esse raciocínio parece reduzir nossos problemas a mera falta de dinheiro. Como se bastasse arrecadar mais e tudo se resolveria.

Esse raciocínio serve pra demonstrar que porcentagem de arrecadação não é igual a arrecadação total e que usar porcentagem de arrecadação pra dizer que deveríamos ter serviços comparados a de países que cobram uma porcentagem menor, é errado. Claro que o Brasil tem imenso desperdício de recursos, mas ainda sim, mesmo que não houvesse, não teríamos como comparar com Suiça, Suécia, etc...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #22007 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:27:32 »

Mas não é bem assim não. Essa é uma renda por pessoa física. A maioria dos tributos no Brasil são pagos por pessoas jurídicas e isso não entra nessa renda média.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #22008 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:46:25 »
Não me importo em pagar impostos. Me importo em pagar impostos suíços para ter serviços somalianos.

Acontece, Brienne, que esta frase (ou qualquer uma das suas variáveis famosas "pagar impostos norugueses para ter serviço de Haiti", "pagar impostos de Canadá para ter serviços de Angola") tem dois erros básicos, as suas duas metades não são de qualquer modo verdadeiras: nós nem de longe pagamos impostos de Suíça e nem de longe temos serviço de Somália. :)

SQN, o Brasil arrecada três vezes menos por habitante, talvez até menos no caso da Suiça.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,arrecadacao-de-impostos-per-capita-no-brasil-e-um-terco-da-de-paises-ricos,123836e

106% do PIB seria preciso para se ter um serviço público equivalente ao dos países desenvolvidos, quando reclamarem que pagamos impostos suiços, lembrem-se, teriam que pagar tudo aquilo que ganham no ano inteiro e mais uns dias do outro ano para pagarem impostos suiços.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22009 Online: 12 de Setembro de 2014, 15:49:33 »
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #22010 Online: 12 de Setembro de 2014, 16:01:58 »
Ok, todo mundo já entendeu que a comparação foi uma figura de metáfora? Ótimo!
Próximo comentário (que não seja sobre a comparação dos lugares)?

Queria saber se nós, mimimizadores dos impostos considerados escorchantes, estamos fazendo, vamos fazer, ou já fizemos algo para fiscalizar ou controlar o que é arrecadado em seu município? Em seu Estado? Alguém aqui frequenta assembléias nas Câmaras para opinar, decidir ou transigir sobre alguma iniciativa que efetivamente revise nossa carga tributária?
GNOSE

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22011 Online: 12 de Setembro de 2014, 16:20:48 »
esse é um ponto chave, Brienne.

De verdade, não tenho muito tempo e tenho ficado mais viajando do que no brasil. Mas gostaria de ter, pois acho isso a parte mais importante que o povo pode fazer para ter um estado mais eficiente.

A esquerda latino americana pensa em aumento de impostos e não aumento de eficiência, meritocracia, demissões e combate a corrupção. E eles estão no poder e são os agentes da ineficiência, corrupção, aumento do estado e cunhadismo.

Não sei como fazer a coisa funcionar.*

edit * a partir da população
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22012 Online: 12 de Setembro de 2014, 18:06:37 »
Essas noções de "os impostos na Suíça são na verdade maiores", fazem vista grossa para o fato de que os recursos são sub-aproveitados, independentemente de quão aquém de um ideal sejam as verbas.

Uma comparação melhor talvez seria que, na maior parte do país se paga os impostos brasileiros, por serviços brasileiros de quinta categoria, enquanto que em alguns lugares, com os mesmos recursos ou gastando ainda menos, se têm serviços consideravelmente melhores.

Não é tão sucinto/sloganesco quanto a linha de "impostos suíços", mas talvez desse para resumir melhor. Acaba com a margem para divergir com mimimis e fingir que não vê o óbvio.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #22013 Online: 12 de Setembro de 2014, 19:35:40 »

SQN, o Brasil arrecada três vezes menos por habitante, talvez até menos no caso da Suiça.

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,arrecadacao-de-impostos-per-capita-no-brasil-e-um-terco-da-de-paises-ricos,123836e

106% do PIB seria preciso para se ter um serviço público equivalente ao dos países desenvolvidos, quando reclamarem que pagamos impostos suiços, lembrem-se, teriam que pagar tudo aquilo que ganham no ano inteiro e mais uns dias do outro ano para pagarem impostos suiços.
Se eu ganho 1.000 e tenho que pagar 360.00 de imposto, só me sobra 440.00 para a subsistência enquanto que ganhando 9.000 e pagando 2.520.00 me sobram 6.480.00 ou seja, pago do que me sobeja no segundo caso enquanto no primeiro, pago o que me falta.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22014 Online: 12 de Setembro de 2014, 19:41:44 »
Essas noções de "os impostos na Suíça são na verdade maiores", fazem vista grossa para o fato de que os recursos são sub-aproveitados, independentemente de quão aquém de um ideal sejam as verbas.

Uma comparação melhor talvez seria que, na maior parte do país se paga os impostos brasileiros, por serviços brasileiros de quinta categoria, enquanto que em alguns lugares, com os mesmos recursos ou gastando ainda menos, se têm serviços consideravelmente melhores.

Não é tão sucinto/sloganesco quanto a linha de "impostos suíços", mas talvez desse para resumir melhor. Acaba com a margem para divergir com mimimis e fingir que não vê o óbvio.

concordo 100%. É o que tento dizer sobre o sub financiamento do SUS. Dou até o exemplo do filho pródigo. A mãe dele fala, ele não tem dinheiro para comprar roupa, come mal, está sempre cançado e reclamando que não tem dinheiro. Temos que mandar mais dinheiro.

Aí o pai olha e vê que o filho gasta em bebida, com putas, drogas e aluga carros caros.

A visão da esquerda latino americana é: Dar mais dinheiro. A dos ponderados é: reestruture seus hábitos.

SE após isso, for confirmado que existe ganho de eficiência proporcional ao acréscimo de verbas, aí podemos colocar mais verbas.

Mas de verdade, a esquerda latino americana não entende.

Infelizmente, estou sendo um dos vetores de uma mudança na empresa em um dos países. Foi observado que não havia o que fazer, a estrutura tinha que ser quebrada por seus vícios, falta de comprometimento, etc..

Metade vai para a rua, incluindo gestores.

Imagine com essa visão, o que iria acontecer com o SUS? Se for em uma empresa com "pegada", sobra 10%.

É isso que precisamos, os empregos perdidos? Duro, mas são prejudiciais ao sistema, justo o sistema que a esquerda latino americana tanto quer defender.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #22015 Online: 14 de Setembro de 2014, 10:23:00 »
Lamento ter que ficar um tempo sem usar internet. Trabalho, tsc, tsc... :P

Até!

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #22016 Online: 14 de Setembro de 2014, 12:51:41 »
Faço uma pergunta para vocês que acham que nós subfinanciamos o estado (olhando só para o número absoluto da receita), o que produz mais crescimento economico: uma fábrica de produzir tratores ou uma escola pública? JUSTIFIQUE.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #22018 Online: 14 de Setembro de 2014, 13:37:41 »
Nenhum, nem outro, mas helicópteros.
O mais importante é justificar.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #22019 Online: 14 de Setembro de 2014, 14:02:18 »
Faço uma pergunta para vocês que acham que nós subfinanciamos o estado (olhando só para o número absoluto da receita), o que produz mais crescimento economico: uma fábrica de produzir tratores ou uma escola pública? JUSTIFIQUE.
Não vejo Estado sendo subfinanciado aqui, até porque, da "perspectiva" de comunistas, "Estado é capaz de gerar PIB", e, mais ainda, "riqueza"!, o que me leva a não compreender porque o Estado precisaria de financiamento/subvenção, ainda mais permanente. Eu gostaria de saber é quanto seria suficiente a 'escorva' para o 'sistema hidráulico partir', a 'magnetização residual' para o 'dínamo sem permanentes gerar', a 'carga mínima da bateria' para o 'veículo partir'. Só isso.

Agora, mesmo essa pergunta não sendo direcionada a alguém como o Cientista, mesmo que, levando bem a sério, isso não é simples dessa forma absoluta, vou dar uma ajuda reformulando-a: "uma fábrica de tratores ou uma de ignorantes"?  Muito bem...  no Brasil, a tendência forte, em grande independência de outras condições, é ser a fábrica de tratores a produzir mais "economia". (Lembrando sempre que "aumentar economia" não é gerar riqueza. Se fosse gerar riqueza, a escola pública não entraria na parada de forma alguma.)

Mas o mundo é muito complicado. É melhor descomeçar a ler jornais, inclusive um aumentativo de um grande Estado brasileiro...   hahahahahahahahahahahhahahaha...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22020 Online: 14 de Setembro de 2014, 14:51:48 »
Nenhum, nem outro, mas helicópteros.
O mais importante é justificar.

Trator é coisa de peão, logo pobre, enquanto helicópteros são de luxo, logo de rico, logo geram mais crescimento econômico. Escola pública, por fim, não só é de pobre, como é pública, significando do governo, logo mal administrada, por definição. Sem governo/leis só haveria prosperidade sem fim.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #22021 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:22:14 »
Cada um de nós, no intuito de não ficar com as calças na mão no final do mês, sem conseguir zerar suas contas, sabe que a máxima da contabilidade é "para cada despesa, uma receita".
Obviamente, se somos capazes de enxergar nessa máxima nossa conduta financeira, qual seria a dificuldade para acompanhar então a gestão e a designação das verbas amealhadas com nossos IMPOSTOS, pois como o nome já diz, são compulsórios e, a menos que o sujeito faça um Caixa2, desviando por acrobacias contábeis algum, restaria apenas a conta e o reabastecimento de víveres, nada sobrando para a viagem de férias, ou os cursos de especialização, ou a manutenção dos bens?
O acompanhamento dos relatórios dos balanços contábeis dos Ministérios e demais órgãos do governo, no Portal da Transparência, pode servir como embasamento para moção de repúdio ao atos administrativos?
Não caberia a nós, espoliados cidadãos, cobrar a gestão dos recursos?
"Hay gobierno, soy contra." ??? E estamos dispostos a administrar a carga tributária? Estamos disponíveis para declinar nas Assembléias?
Nossa Democracia está calcada na responsabilidade que nossos representantes assumem na defesa dos interesses daqueles que os elegeram, portanto qual o espanto quando defendem interesses não compatíveis com os nossos?
GNOSE

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #22022 Online: 15 de Setembro de 2014, 17:28:10 »
Ainda te desafio a responder a minha pergunta.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, 17:45:20 por parcus »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22023 Online: 15 de Setembro de 2014, 17:33:57 »

Vou tentar.

Acho que a fábrica, porque ela gera emprego imediatamente e os tratores agilizam processos que acabam por tornar produtos mais baratos, fazendo com que sobre mais dinheiro pros consumidores gastarem com outras coisas que estimulariam ainda mais a economia.

Já uma escola pública, além de quase inútil no Brasil por não conseguir nem alfabetizar as pessoas, acaba por gerar um certo benefício que só seria colhido à longo prazo, mas sem refletir no que o mercado de trabalho mais carece no momento. A escola pública não consegue fornecer mão-de-obra qualificada à curto prazo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #22024 Online: 15 de Setembro de 2014, 17:45:53 »
Então a longo prazo a escola traz mais crescimento que a fábrica de tratores?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!