Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499901 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Muro das Lamentações do CC
« Resposta #22150 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:59:09 »
Aaaargh!

Passei meses trabalhando num problema. Tirei os resultados e estava escrevendo o artigo, quando hoje vejo na internet um preprint com exatamente os mesmos resultados! Tinha que ser um grupo da China mesmo. Agora é sentar e pensar numa modificaćão do trabalho para não ter sido tudo em vão...[1]

[1] A quem interessar possa: http://arxiv.org/abs/1411.4275

Ahh, os China papers. Eles usam a lei dos grandes números pra se favorecer, hehehe

O pior é que vc vai ter que citar esses caras :hmph:

Nunca tinha ouvido falar de fosforeno :|. Parece interessante.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, 14:02:05 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22151 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:03:05 »
Dá, só fica meio comprido: primeiro de tudo, segundo a Mecânica Quântica, toda vez  que alguém confina uma partícula ela passa a ter apenas valores específicos de energia permitidos. São os níveis de energia. Não é diferente das oscilaćões de uma corda de violão: o fato de suas pontas estarem presas faz com que ela só possa oscilar com alguns comprimentos de onda. O maior comprimento de onda permitido corresponde ao seu harmônico fundamental, daí porque os sons mais graves exigem cordas mais compridas, como as de um baixo. Resumindo: uma partícula presa tem o que chamaos de níveis discretos de energia. Uma partícula livre pode ter qualquer valor de energia [1].

Outro conceito importante é o do movimento de uma carga sob um campo magnético. O que o campo faz é curvar a trajetória da carga. Se ela estiver restrita a se mover num plano e se o campo estiver perpendicular a esse plano, então ela deve se mover em círculos. Daí que muito tempo atrás o Landau percebeu que: um círculo fechado = partícula confinada = níveis de energia. Ou seja, se cargas estiverem presas num plano e você aplicar um campo magnético perpendicular a esse plano, então o sistema como um todo vai ter valores discretos de energia, em vez de um intervalo contínuo. Isso tudo é muito conhecido. Sabe-se, por exemplo, que essas energias crescem linearmente com o campo.

Ok, recentemente as pesoas se interessaram por estudar alguns materiais que consistem de um único plano de átomos. A estrela desses materiais é o grafeno. No caso do grafeno há uma diferenća: os níveis de Landau nesse sistema dependem da raiz quadrada do campo. Tem também o caso de duas camadas coladas de grafeno, e nesse caso os níveis têm uma dependência mais complicada com o campo [2]. Pois é, então tem um material 2D que comećou a ser estudado agora, que é uma camada de átomos de Fósforo - esse foi o sistema que escolhi estudar no meu pós-doc aqui na Holanda. Eu calculei os níveis de Landau para ele, plotei os resultados, achei as fórmulas... só que os chineses chegaram na frente.

Antes que alguém pergunte: não é só curiosidade acadêmica. Investigar esses níveis permite obter informaćões importantes sobre as propriedades eletrônicas desses materiais.

[1] Acima de mc^2, para os pedantes.

[2] A fórmula para esses níveis quem calculou fui eu, em 2007. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22152 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:07:10 »
uau  :ok:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22153 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:31:00 »
Muito didático, Manhattan! Te invejo! :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22154 Online: 18 de Novembro de 2014, 14:41:02 »
Obrigado! O que vou fazer agora é mudar um pouco o foco do artigo: vou considerar a dupla camada também. Aliás, o Fazzio tem trabalhado com isso recentemente: http://arxiv.org/abs/1411.3932

Curiosamente, quando fiz meu primeiro pós-doc também fui "scooped" ... por um trabalho do meu atual chefe. Trabalho esse que foi capa da Nature Physics e é citado pra burro [1]. Acho que ele nem sabe disso. :)

[1] http://www.nature.com/nphys/journal/v2/n9/full/nphys384.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22155 Online: 18 de Novembro de 2014, 15:11:32 »
Putz, eu lembro dessa história do paradoxo de Klein.

Vai se benzer! :hihi:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22156 Online: 28 de Novembro de 2014, 20:24:00 »

:(
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #22157 Online: 28 de Novembro de 2014, 21:14:20 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22158 Online: 28 de Novembro de 2014, 21:45:22 »
Dá, só fica meio comprido: primeiro de tudo, segundo a Mecânica Quântica, toda vez  que alguém confina uma partícula ela passa a ter apenas valores específicos de energia permitidos. São os níveis de energia. Não é diferente das oscilaćões de uma corda de violão: o fato de suas pontas estarem presas faz com que ela só possa oscilar com alguns comprimentos de onda. O maior comprimento de onda permitido corresponde ao seu harmônico fundamental, daí porque os sons mais graves exigem cordas mais compridas, como as de um baixo. Resumindo: uma partícula presa tem o que chamaos de níveis discretos de energia. Uma partícula livre pode ter qualquer valor de energia [1].

Outro conceito importante é o do movimento de uma carga sob um campo magnético. O que o campo faz é curvar a trajetória da carga. Se ela estiver restrita a se mover num plano e se o campo estiver perpendicular a esse plano, então ela deve se mover em círculos. Daí que muito tempo atrás o Landau percebeu que: um círculo fechado = partícula confinada = níveis de energia. Ou seja, se cargas estiverem presas num plano e você aplicar um campo magnético perpendicular a esse plano, então o sistema como um todo vai ter valores discretos de energia, em vez de um intervalo contínuo. Isso tudo é muito conhecido. Sabe-se, por exemplo, que essas energias crescem linearmente com o campo.

Ok, recentemente as pesoas se interessaram por estudar alguns materiais que consistem de um único plano de átomos. A estrela desses materiais é o grafeno. No caso do grafeno há uma diferenća: os níveis de Landau nesse sistema dependem da raiz quadrada do campo. Tem também o caso de duas camadas coladas de grafeno, e nesse caso os níveis têm uma dependência mais complicada com o campo [2]. Pois é, então tem um material 2D que comećou a ser estudado agora, que é uma camada de átomos de Fósforo - esse foi o sistema que escolhi estudar no meu pós-doc aqui na Holanda. Eu calculei os níveis de Landau para ele, plotei os resultados, achei as fórmulas... só que os chineses chegaram na frente.

Antes que alguém pergunte: não é só curiosidade acadêmica. Investigar esses níveis permite obter informaćões importantes sobre as propriedades eletrônicas desses materiais.

[1] Acima de mc^2, para os pedantes.

[2] A fórmula para esses níveis quem calculou fui eu, em 2007. :)

PQP!!!

Como é que um texto interessante como este está nesta área?

E parabéns Dr. Manhattan.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22159 Online: 19 de Dezembro de 2014, 07:33:11 »
Desgraça pouca é bobagem. Chegamos em casa ontem e demos de cara com um dos cachorros com um rasgo na lateral do corpo que tava dando pra ver até o osso. Nem ideia de como se machucou. Levou 8 pontos.

Depois que chegamos do veterinário, encontro um morcego correndo... CORRENDO!!! No meu quarto. Se já é impossível pegar eles quando voam, quando correm pelo chão e saltitam são ainda piores.

E enquanto eu tentava pegar o morcego, o cachorro, ainda dopado da anestesia, foi cambaleando e caiu da escada... felizmente ele desceu deslizando e não se machucou.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #22160 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:25:35 »
Desgraça pouca é bobagem. Chegamos em casa ontem e demos de cara com um dos cachorros com um rasgo na lateral do corpo que tava dando pra ver até o osso. Nem ideia de como se machucou. Levou 8 pontos.

Depois que chegamos do veterinário, encontro um morcego correndo... CORRENDO!!! No meu quarto. Se já é impossível pegar eles quando voam, quando correm pelo chão e saltitam são ainda piores.

E enquanto eu tentava pegar o morcego, o cachorro, ainda dopado da anestesia, foi cambaleando e caiu da escada... felizmente ele desceu deslizando e não se machucou.

Tragicômico.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22161 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:29:51 »

Tragicômico.

A parte do cachorro dá dó, mas a parte de imaginar o Jaf correndo atrás do morcego é boa  :biglol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22162 Online: 19 de Dezembro de 2014, 09:42:25 »
Morcegos não transmitem raiva? Tem que cuidar isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22163 Online: 19 de Dezembro de 2014, 11:00:37 »
Morcegos não transmitem raiva? Tem que cuidar isso.

Só se forem hematófagos, não deve ser o caso.
"Deus prefere os ateus"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #22164 Online: 19 de Dezembro de 2014, 12:23:17 »
Muito didático, Manhattan! Te invejo! :ok:

2! :)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #22165 Online: 19 de Dezembro de 2014, 13:43:23 »

Estimo melhoras para o cachorro. Mas a imagem do terror dos zumbis tentando pegar um morcego não tem preço.
Por acaso a Lua não filmou? :P

Offline Georg Hagedorn

• Nível 13
  • *
« Resposta #22166 Online: 19 de Dezembro de 2014, 15:05:37 »
Eu já esquivei de ums 10 morcegos aqui em casa. Sou o Batman.
"Alguma frase aleátoria na assinatura"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22167 Online: 29 de Dezembro de 2014, 09:59:38 »
Temporal noturno aqui bairro, a chuva era tão forte que descia quase na horizontal com a ventania que veio junto.

A força do vento arrancou do lugar dois calhetões do telhado, cada um com 6m de comprimento por 50 cm de largura, chegou a arrebentar o pedaço em que estavam parafusados.

Sorte que a coisa se soltou e voou sobre o telhado mesmo ao invés de cair de lá, mas agora preciso arrumar alguém para fazer o conserto...quase em véspera de fim de ano. :x

É a melhor época do ano para arrumar mão de obra.

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 10:02:55 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22168 Online: 29 de Dezembro de 2014, 13:06:29 »
Pela manhã fui a um supermercado Extra aqui perto de casa, várias árvores arrancadas pelo caminho, algumas delas pela base mesmo.

O tronco dessa quebrou ao meio e a copa acabou sobre o muro do supermercado que estava às escuras, ela arrastou a rede elétrica junto.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22169 Online: 08 de Janeiro de 2015, 01:54:08 »
Eu ia começar uma nova graduação (FIES) e daí descubro que preciso pagar a primeira mensalidade para que a faculdade entregue a declaração de matrícula para que eu posso requerer o financiamento, se este der certo eles me devolvem o dinheiro.
E é claro que eu não tenho esse dinheiro... kkk

Mas o que eu lamento mesmo é que eu deveria ter perguntado isso antes de ter feito o vestibular.

Burrão... burrão... burrão...
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

EDIT: também lamento ser pobre.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, 02:00:20 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22170 Online: 08 de Janeiro de 2015, 08:06:10 »
Eu ia começar uma nova graduação (FIES) e daí descubro que preciso pagar a primeira mensalidade para que a faculdade entregue a declaração de matrícula para que eu posso requerer o financiamento, se este der certo eles me devolvem o dinheiro.
E é claro que eu não tenho esse dinheiro... kkk

Mas o que eu lamento mesmo é que eu deveria ter perguntado isso antes de ter feito o vestibular.

Burrão... burrão... burrão...
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:

EDIT: também lamento ser pobre.

Qual é o valor da inscrição?

Você não consegue um empréstimo do tipo 'consignado' no banco em que tem conta?
Foto USGS

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22171 Online: 08 de Janeiro de 2015, 12:45:24 »
Mil dilmas. Não consigo, já estourei minha margem e não consigo refinanciar mais nenhum (vida de pobre é foda).
Mas julho tem de novo, até lá junto a grana. Falta a Dilma cancelar o FIES só. KKKKK.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22172 Online: 10 de Janeiro de 2015, 19:14:34 »
Meu microondas estragou, minha placa mãe também (de novo)... PQP... que maré.
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22173 Online: 10 de Janeiro de 2015, 19:18:09 »
Como tá a rede elétrica da sua casa? Aterramento? Não tem fuga de corrente?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22174 Online: 10 de Janeiro de 2015, 19:46:50 »
Como tá a rede elétrica da sua casa? Aterramento? Não tem fuga de corrente?

Um eletricista vai verificar para mim na semana que vem, há umas duas semanas atrás queimou o chuveiro, se bem que tem gente aqui em casa que leva quarenta minutos no banho.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!