Autor Tópico: Muro das Lamentações do CC  (Lida 1499900 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Muro das Lamentações do CC
« Resposta #22125 Online: 20 de Outubro de 2014, 17:40:22 »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22128 Online: 20 de Outubro de 2014, 18:59:41 »
"Ajuda", mas teoricamente poderia ser só um ator fingindo ser acupunturista, espetando todos lugares "errados", que se fosse convincente o suficiente, surtiria o mesmo efeito. Porque não tem mecanismo real algum específico ao procedimento.

Placebo existe, e é algo muito forte, é segundo alguns estudos, parece ser responsável por cerca de 50% do efeito anestésico da morfina.

Em outras palavras, a eficácia da morfina é "50% placebo", se a outra forma de colocar não era clara o bastante. Não é que placebo sozinho poderá ter algo como 50% do efeito de morfina "pura" (não que eu saiba), mas que o efeito de morfina "pura" é algo praticamente "inexistente", raramente é usada assim; morfina é bem menos eficaz quando a pessoa não tem consciência de estar sendo anestesiada. Se ela sabe, então seu efeito se combina ao placebo, e esse é o efeito normalmente atribuído exclusivamente à morfina, não sendo exclusivo dela, então.

Com crianças pelo menos, placebo pode ter um efeito mesmo que a criança saiba que um medicamento é mesmo "de mentira". Davam alguma balinha de açúcar, dizendo que era só isso, explicando que não tinha nenhuma química que fosse reduzir dor ou qualquer outro sintoma, mas já ajudava. Acho que talvez tenha sido desprezado um efeito do açúcar em si como contribuinte no resultado, o que eu não acharia surpreendente, há estudos sobre exaustão de "força de vontade" que mostram que a ingestão ou provar açúcar (mas não adoçante, se bem me lembro!) dá uma ajuda nisso.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22129 Online: 20 de Outubro de 2014, 19:22:46 »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22130 Online: 20 de Outubro de 2014, 19:27:24 »
Confirmando o que eu disse.

Posso me citar ?  :)

Existem diversas revisões sistemáticas quanto à eficácia da acupuntura , sendo que há evidẽncias de efeito superior ao placebo no tratamento de dores osteoarticulares por um período de tempo limitado (2-4 semanas). O efeito ocorre mesmo quando se faz acupountura em pontos aleatórios e não nos preconizados pela tradição (sham acupunture) , o que é evidẽncia contrária à hipótese tradicional dos meridianos por onde circularia o Chi.
Pessoalmente já encaminhei pacientes meus com dor crônica por osteoartrose de joelho e coluna para tratamento adjuvante com acupuntura para reduzir o uso de antiinflamatórios não-hormonais.
Em relação a outras patologias não há evidẽncias de que a acupuntura tenha efeito superior ao placebo.
[...]
Quem se interessar vai aqui o link da paǵina da  Cochrane Iniciative com as revisões em medicina complementar (a.k.a. alternativa): http://www2.cochrane.org/reviews/en/subtopics/22.html

Aí a comparação não é realmente de "acupuntura versus placebo", mas entre duas administrações diferentes de placebo, o que não é inesperado do que se sabe de placebo.

Acupuntura "não existe".

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22131 Online: 20 de Outubro de 2014, 19:58:47 »
Idade.

Sedentarismo.

Sedentarismo não é, pratico atividades fisicas 4 vezes por semana. Segundo o médico é genético, ja aconteceu vários casos na familia.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22132 Online: 20 de Outubro de 2014, 20:44:25 »
Idade.

Sedentarismo.

Sedentarismo não é, pratico atividades fisicas 4 vezes por semana. Segundo o médico é genético, ja aconteceu vários casos na familia.

Passa muito tempo sentado durante o dia?

Isso é pior que carregar peso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22133 Online: 20 de Outubro de 2014, 20:56:34 »
Idade.

Sedentarismo.

No minimo 10 horas por dia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #22134 Online: 20 de Outubro de 2014, 21:06:17 »
Com crianças pelo menos, placebo pode ter um efeito mesmo que a criança saiba que um medicamento é mesmo "de mentira". Davam alguma balinha de açúcar, dizendo que era só isso, explicando que não tinha nenhuma química que fosse reduzir dor ou qualquer outro sintoma, mas já ajudava.
Qual a fonte desta informação?

Se era dito as crianças participantes do experimento que a balinha não reduziria a dor (ou qualquer outro tipo de sintoma), o efeito placebo pode entrar em ação através da sugestão implícita dentro desta negativa: "não irá reduzir a dor". A mensagem "irá reduzir a dor" está escrita na mensagem maior "não irá reduzir a dor". Além do mais, para imaginarmos como é reagir a uma negativa, é preciso imaginar antes o que ela esta negando, ou seja, neste caso, a diminuição da dor. Esta imaginação de redução da dor poderia ser a responsável pelo efeito placebo observado.

Este truque é muito utilizado por hipnoterapeutas modernos com o objetivo de eliciar o estado mental desejado em seu paciente. Alguns estudiosos de hipnose chamam a este truque de sugestão negativa, sua estrutura consiste em criar uma frase na negativa (com a sugestão que se deseja que o paciente siga), como por exemplo: não pense em "X". Ela funciona por que, para evitar algo, eu preciso estar consciente do que preciso evitar, logo, para não pensar em "X", eu preciso literalmente pensar em "X" para saber o que exatamente eu devo evitar de pensar.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22135 Online: 20 de Outubro de 2014, 21:29:35 »
Bem, ao que parece há mais de um estudo confirmando algum efeito de "placebo consciente", ou "placebo honesto". Não sei dar detalhes do que exatamente era dito aos pacientes, não tenho nenhuma referência exata "de cabeça", são coisas que li ou ouvi em podcasts. Mas acho duvidosa essa explicação "neurolingüística" do "não" ser ignorado, acho que mais provavelmente o "ambiente" de tratamento evoca uma o condicionamento pavloviano de "estar sendo tratado" e a expectativa de melhora, com alguma independência do que é dito, nessa circunstância. Sem contar que a criança pode nem estar entendendo nada, só concordando e achando que é alguma explicação técnica que não entende ou brincadeira do médico, não sei se controlaram isso. Mas possivelmente se fosse dito algo nas linhas de sugerir um forte efeito "nocebo", o "placebo ruim", com efeitos colaterais negativos, então seria esse o resultado (acho que também existe alguma indicação de que as pessoas saberem dos possíveis efeitos colaterais "genéricos" de uma medicação aumenta as chances de tê-los). O estado de "humor" das pessoas no ambiente provavelmente deve também contribuir, algo mais casual e descontraído versus algo mais sério e transmitindo sutilmente preocupação, temor. Efeitos diversos de "priming".

http://www.npr.org/2010/12/23/132276823/Even-Knowingly-Taking-A-Placebo-Seems-To-Help

https://portal.rfsuny.org/portal/page/portal/The%20Research%20Foundation%20of%20SUNY/home/rf_news_articles/03-03-11_teasing_out_placebo_effect_psychiatric_medication

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22136 Online: 20 de Outubro de 2014, 21:39:58 »
Idade.

Sedentarismo.

No minimo 10 horas por dia.

Não sou médico, mas pode ser uma parte do problema.

Eu conhecia um cara que teve problemas de coluna justamente por passar tempo demais sentado no trabalho. 

Muito tempo no mesmo lugar, dia após dia durante anos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22137 Online: 20 de Outubro de 2014, 21:42:54 »
Realmente "ficar sentado" parece que tem um efeito negativo que não é descontado por atividade regular "compartimentalizada" no tempo. O ideal é estar sempre se movendo ao menos um pouco em intervalos como de 20 minutos, pelo menos. Mas acho que os efeitos negativos não têm ligação possível com hérnia, são mais metabólicos e cardiovasculares, acho.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #22138 Online: 21 de Outubro de 2014, 09:20:34 »
Minha mãe tem mais de 60 anos e está com duas hérnias, um médico falou que teria até que operar, mas ela controla com fisioterapia, não sente dor alguma hoje, tenho que ficar brigando com ela para não parar de fazer fisioterapia, porque acha que está boa e relaxa, mas tem que ser um bom fisioterapeuta. Pilates e RPG também são muito bons depois que já fez muitas sessões de fisio.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #22139 Online: 21 de Outubro de 2014, 19:07:33 »
Minha mãe tem mais de 60 anos e está com duas hérnias, um médico falou que teria até que operar, mas ela controla com fisioterapia, não sente dor alguma hoje, tenho que ficar brigando com ela para não parar de fazer fisioterapia, porque acha que está boa e relaxa, mas tem que ser um bom fisioterapeuta. Pilates e RPG também são muito bons depois que já fez muitas sessões de fisio.
Já fiz RPG (tenho desvio de coluna), para mim foi ótimo, nunca mais tive dor na coluna, corrigi minha postura e meu desviou praticamente sumiu.   :ok:
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #22140 Online: 25 de Outubro de 2014, 03:25:20 »
Novo (aproximadamente 20) - cheguei caindo de beado sozinho... Sozinho
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22141 Online: 25 de Outubro de 2014, 03:54:01 »
Novo (aproximadamente 20) - cheguei caindo de beado sozinho... Sozinho

Well, é o que acontece normalmente quando se bebe demais. Beber até cair não é exatamente um atrativo para o sexo oposto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22142 Online: 25 de Outubro de 2014, 15:16:05 »
e ainda pode dar dor na bunda, sabe como é aquela máxima
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #22143 Online: 26 de Outubro de 2014, 23:28:06 »
Quem sabe nesse caso ele não estivesse mais feliz. :P

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22144 Online: 05 de Novembro de 2014, 12:56:44 »
Se eu trabalhasse na iniciativa privada, este seria um excelente momento pra pedir um aumento... ou promoção. :/
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #22145 Online: 12 de Novembro de 2014, 01:00:24 »
Plantão, pacientes histéricas parindo, procedimentos chatos de obstetrícia, residente de TPM, dever de casa, 24 horas de atividades sem dormir, mosquitos me picando. A definição do inferno.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22146 Online: 12 de Novembro de 2014, 01:03:07 »
pacientes histéricas parindo

Se elas não fossem histéricas, elas não teriam como parir, né? :hihi:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22147 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:39:55 »
Aaaargh!

Passei meses trabalhando num problema. Tirei os resultados e estava escrevendo o artigo, quando hoje vejo na internet um preprint com exatamente os mesmos resultados! Tinha que ser um grupo da China mesmo. Agora é sentar e pensar numa modificaćão do trabalho para não ter sido tudo em vão...[1]

[1] A quem interessar possa: http://arxiv.org/abs/1411.4275
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22148 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:43:05 »
dá para explicar em lingua de gente sobre o que é esse estudo :-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22149 Online: 18 de Novembro de 2014, 13:47:49 »
dá para explicar em lingua de gente sobre o que é esse estudo :-)

Ué, você não entendeu? Está tudo tão claro, é um estudo sobre os níveis de Landau e transporte magnético do phosphoreno multi-camadas.

Leigos...  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!