"Ajuda", mas teoricamente poderia ser só um ator fingindo ser acupunturista, espetando todos lugares "errados", que se fosse convincente o suficiente, surtiria o mesmo efeito. Porque não tem mecanismo real algum específico ao procedimento.
Placebo existe, e é algo muito forte, é segundo alguns estudos, parece ser responsável por cerca de 50% do efeito anestésico da morfina.
Em outras palavras, a eficácia da morfina é "50% placebo", se a outra forma de colocar não era clara o bastante. Não é que placebo sozinho poderá ter algo como 50% do efeito de morfina "pura" (não que eu saiba), mas que o efeito de morfina "pura" é algo praticamente "inexistente", raramente é usada assim; morfina é bem menos eficaz quando a pessoa não tem consciência de estar sendo anestesiada. Se ela sabe, então seu efeito se combina ao placebo, e esse é o efeito normalmente atribuído exclusivamente à morfina, não sendo exclusivo dela, então.
Com crianças pelo menos, placebo pode ter um efeito mesmo que a criança saiba que um medicamento é mesmo "de mentira". Davam alguma balinha de açúcar, dizendo que era só isso, explicando que não tinha nenhuma química que fosse reduzir dor ou qualquer outro sintoma, mas já ajudava. Acho que talvez tenha sido desprezado um efeito do açúcar em si como contribuinte no resultado, o que eu não acharia surpreendente, há estudos sobre exaustão de "força de vontade" que mostram que a ingestão ou provar açúcar (mas não adoçante, se bem me lembro!) dá uma ajuda nisso.