Transporte público em SP é um lixo (Com excessão do Metrô) , então se é quase obrigado a andar de carro.
Você não vai querer andar de ônibus em Brasília... 
Tente pegar um ônibus em SP...vou contar o que aconteceu comigo uns anos atrás.
Eu trabalhava em São Caetano do Sul que faz divisa com São Paulo e moro bem próximo da divisa das duas cidades que são separadas apenas por um rio de esgoto.
Por mais absurdo que pareça,eu costumava ir ao trabalho de carro porque saia MAIS BARATO que pagar duas passagens de ônibus(Ida e volta) por dia.
Era um percurso de uns 2 kms de distancia e um litro de gasolina ao preço atual de R$2,40 dava para andar 8 kms no mínimo, ou seja,um litro dava para pelo menos dois dias.Então se fosse de ônibus eu gastaria R$4,60 por dia e em dois dias de trabalho gastaria R$9,20.
Bom, acontece que fiquei sem carro por uns dias e resolvi ir de ônibus ao trabalho, então descobri que ele levava em média 45 minutos só para aparecer no ponto, mais uns 20 minutos de percurso.
Como eram apenas 2 km resolvi ir andando mesmo e então chegava em casa em 30 min no máximo.
Resumo: Andando eu era mais rápido que o ônibus e de carro eu gastava menos dinheiro.