Às vezes você vê um vídeo de alguma luta de MMA em que o sujeito usa um golpe mais "exótico" de uma arte marcial não muito convencional na luta, por exemplo: capoeira, aí vem uma turba falar da "eficiência" da capoeira como arte marcial.
O que ninguém daquela turba percebe, é que a eficiência que se vê em 99,9% das lutas são as coisas básicas, os golpes simples de boxe, muay thai ou jiu jitsu (ou então golpes de outras artes marciais não tão conhecidas, mas que se limitam e são praticamente iguais as que citei, por exemplo: sambo). Não aparece ninguém pra defender que algumas dessas artes básicas são superiores.
Uma coisa que percebo, é que nas grandes lutas dos lutadores top, independente da arte que eles praticam, eles utilizam os mesmo golpes sendo uma variação das artes básicas que citei. Mesmo que os lutadores tenham como arte base o karate, o tae kwon do etc. eles não aplicam os golpes dessas artes como se estivessem lutando com oponentes da mesma arte. Só pra exemplificar: quando você vê uma luta de MMA em que algum lutador é praticante de tae kwon do, ele não luta essa arte da mesma forma que se aprende numa aula comum de tae kwon do, ele meio que a adapta, utilizando somente o básico, aproximando os chutes do tae kwon do ao do muay thai.